Como escolher a melhor máscara de proteção para prática de esportes?

As máscaras de proteção surgiram como aliadas no controle da pandemia de covid19, um vírus letal para muitos, que pode ter seu contágio evitado através de máscaras e higienização das mãos.

O covid 19 pode ser transmitido facilmente de uma pessoa para outra, através de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando alguém doente tosse ou espirra. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos, como mesas ou telefones.

O uso de máscara de proteção é indicado para todos os lugares, mesmo que em locais abertos. Mesmo com o avanço da vacinação enquanto todos não estiverem vacinados com as duas doses da vacina,  o uso das máscaras continua sendo indicado.

Logo as máscaras vão continuar sendo nossas companheiras por um bom tempo.

Saiba quais os melhores modelos de máscara para prática de esportes e quais devem ser evitados durante a sua atividade física.

Recomendações

Confira os destaques entre as máscaras de proteção esportivas

Escolha Premium

Esta máscara é um dispositivo de treinamento respiratório para controlar o fluxo de ar fornecido para seu corpo.

Ela pode ser usada durante as diferentes formas de exercício para pessoas que praticam ioga, artes marciais, esportes radicais, escalada de montanha, entre outras coisas.

Simula treino em altitudes elevadas, regula a respiração e aumenta a resistência.

Nossa recomendação

Esta é a nossa indicação que conta com formato anatômico proporcionando mais conforto durante o uso, não possui costura o que a deixa ainda mais confortável no rosto, ideal para a prática de esportes, máxima proteção contra vírus, bactérias, pólen e poluição. Entrega ainda a tecnologia de proteção e96.

Melhor para o seu bolso

Esta é a opção Ideal para a prática de esportes e perfeita para o seu dia a dia, ela possui regulagem nas alças que prendem na orelha, alças extremamente flexíveis que não incomodam a orelha, máxima proteção contra vírus, bactérias, pólen e poluição e não necessita filtro e suporte.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui as melhores sugestões de máscaras de proteção contra covid 19 esportivas.

Melhor Máscara esportiva

Índice

Mini Guia de Compra

A função principal das Máscaras independente do seu tipo é reter gotículas e nos  proteger contra aerossóis contendo vírus, bactérias e fungos.

Em ambientes hospitalares, para proteção contra aerossóis contendo agentes biológicos, o respirador deve ter um filtro com aprovação mínima, afinal o risco de infecção é bem maior.

O consenso é de que precisamos melhorar o uso de máscaras, não importa qual seja, independente da fabricação caseira ou industrial, com ou sem filtros o mais importante é sejam utilizadas por toda população para minimizar as infecções através do vírus.

E a prática de esportes como fica? Os exercícios físicos já foram apontados como uma forma de se manter longe do vírus, mas durante a pandemia sua execução foi muito prejudicada, com algumas cidades em decretos onde limitava a população em academias e também não permitiam atividades ao ar livre.

A partir do retorno das atividades físicas, fomos obrigados a nos adaptar, com o uso de máscaras obrigatórias dentro e fora de locais específicos, logo as máscaras passaram a ser mais um equipamento indispensável durante os exercícios para conter o contágio da covid 19.

Confira agora os detalhes de cada máscara específica e escolha a que melhor se adapta ao seu esporte.

Máscara de treino Crossfit altitude - Astro mix

Apesar de ser um dispositivo de treinamento respiratório, indicado para controlar o fluxo de ar fornecido para seu corpo, esta máscara também pode ser usada durante sua atividade física como ioga, artes marciais, esportes radicais, escalada de montanha, entre outras coisas.

Ela simula treino em altitudes elevadas, regula a respiração e aumenta a resistência, além de aumentar a capacidade pulmonar, capacidade de oxigênio, produção de energia e resistência física e mental.

Ela é confeccionada em poliéster, borracha e plástico. Sendo muito confortável, além de possuir fechamento e abertura de ar com regulagem de 1 a 4.

Máscara esportiva Knit, Fiber

Esta máscara esportiva com tecnologia 3d knit, é sustentável e 100% lavável, com formato anatômico que traz mais comodidade ao rosto, possui alça regulável que permite uma fixação única.

Possui um suporte para filtro de ar compatível com refil de proteção contra vírus, bactérias, pólen e poluição. Este modelo não possui costura, o que a mantém bem ajustada ao rosto e muito mais confortável. Ela ainda possui o filtro de ar E96 que  é 100% eficaz contra poeira e pólen, te protegendo também da poluição. Ele ainda filtra 96% das partículas (de até 0,3 micrômetros) presentes no ar.

Máscara esportiva KNIT unique class

Este modelo é Ideal para a prática de esportes e também perfeita para o seu dia a dia, ela possui regulagem nas alças que prendem na orelha, suas alças são extremamente flexíveis e não incomodam a orelha.

Entrega máxima proteção contra vírus, bactérias, pólen e poluição, e o melhor de tudo ela não necessita filtro e suporte sendo assim mais maleável sem perder a confiabilidade.

Máscara esportiva Safe Sport Brasil

A máscara esportiva Safe Sport oferece segurança, conforto, respirabilidade e performance. Sua tecnologia 3D Safe, com camada tripla frontal em poliéster, poliuretano e tela Aero, a torna altamente respirável e segura.

Com sistema duplo de regulagem elástica no pescoço e na cabeça, sem nada em volta das orelhas, entrega mais conforto, em tempos de muito incômodo nas orelhas, além de oferecer o clip nasal que auxilia o encaixe.

Este modelo se encaixa anatomicamente no rosto, evitando a formação de bolsa de ar e garantindo conforto e adaptabilidade tanto para atletas amadores, quanto profissionais.  

O modelo é bem firme para falar e não se move no rosto, confortável para correr, caminhar, exercitar e etc. Possui estrutura de neoprene de 1mm e é extremamente leve.

Kit com 5 Máscaras Staron com filtro

Feita em material de fibra superfina este kit contém 5 máscaras e 10 unidades de almofada. O seu ajuste é confortável e seu material leve, em textura macia, possui  secagem rápida, além de ser super respirável e confortável de usar.

Seu tamanho é único, possui alça elástica e ajustável, adequada para a maioria das pessoas. Esta máscara antipoluição possui  clipe para o nariz ajustável, design de orelha suspensa e alça de nylon removível, ela ajuda a vedação eficaz e evitar embaçamento, evitando ainda  que a máscara escorregue.

Também é fácil ajustar o tamanho para atender ao maior tipo de cabeça. Ela é lavável, reutilizável, fácil de respirar e fácil de usar. Ajuda a filtrar poeira, fumaça, pólen e é ideal para tarefas domésticas, viagens e atividades ao ar livre.

Guia do comprador

Tire agora todas as possíveis dúvidas sobre as máscaras contra o covid 19 esportivas.

Quanto tempo o vírus permanece em superfícies?

O vírus pode permanecer por até 72 horas em plásticos e em aço inoxidável, 24 horas em papelão e 4 horas em superfícies de cobre.

Logo, se você utiliza a academia e os equipamentos lá existentes saiba que a melhor prática é a higienização antes do seu uso com álcool 70%.

Como manter o ambiente livre co covid 19?

A melhor opção é manter  o ambiente de trabalho ou onde você pratica suas atividades físicas,  sempre higienizado e desinfetado, principalmente superfícies e objetos que são tocados com frequência; incentive sempre  que os usuários do ambiente lavem as mãos regularmente ou higienize com álcool gel 70%.

Incentive  o uso e disponibilize máscaras faciais, assim como lixeiras fechadas para o seu descarte; informando que todo usuário que apresentar sintomas deve ficar em casa ou procurar atendimento médico.

Qual a diferença entre gotículas e aerossóis?

As gotículas têm tamanho maior que 5 µm (micrômetros). Cada micrômetro equivale à milionésima parte do metro. Elas podem atingir a via respiratória alta, ou seja, a mucosa das fossas nasais e a mucosa da cavidade bucal. Nos aerossóis, as partículas são menores e permanecem suspensas no ar por longos períodos. Quando inaladas, podem penetrar mais profundamente no trato respiratório.

O que distingue, basicamente, a máscara de proteção de uso não profissional das demais? 

A máscara de proteção de uso não profissional é um protetor que pode ser confeccionado artesanalmente, em tecido comum, mas que não possui um elemento filtrante.

Deve ser utilizada por pessoas comuns durante a pandemia, para reduzir a disseminação da Covid-19.

Entretanto, não deve ser utilizada por profissionais de saúde durante a realização de procedimentos. As máscaras cirúrgicas e os respiradores utilizados por profissionais de saúde são considerados produtos para a saúde, devendo atender normas técnicas e sanitárias em relação aos processos de fabricação, distribuição, comercialização e uso.

Máscaras N95/PFF2 protegem melhor da Covid-19?

Para começar, as duas siglas se referem ao mesmo tipo de equipamento: a PFF2 é a certificação brasileira e a N95, a norte-americana.

Ambas têm um poder de filtragem superior aos das máscaras cirúrgicas e de pano, recomendadas para barrar vírus disseminados por aerossóis (que permanecem suspensos no ar em minúsculas partículas por horas e horas).

Você pode descobrir se afinal existe mesmo máscara para prática de esporte e qual é o melhor modelo de máscara para corrida ou caminhada mesmo durante o distanciamento social.

E o que dizem os especialistas, sobre fazer atividade física com máscara? É possível pegar covid 19 ao ar livre?

Qual a porcentagem de contaminação do covid 19 com e sem máscara?

A porcentagem fica em torno de 70% de chance de ser infectado sem o uso da máscara, 5% quando apenas o portador do vírus está com máscara e apenas 1,5% quando ambos, o portador e a pessoa ao lado, estão com máscaras.

Lembrando que esse foi o resultado de uma probabilidade matemática e não de um estudo científico que comprove a real infecção por pessoas com e sem máscaras de proteção. O resultado foi divulgado mas com a intenção de conscientização das pessoas que o uso da máscara pode diminuir o contágio.

Na dúvida, use máscara!

Conclusão

Concluímos que a Máscara esportiva Knit, Fiber com tecnologia 3d knit, é a mais indicada para a prática de exercícios por ser sustentável, 100% lavável, com formato anatômico que traz mais comodidade ao rosto e possuir alça regulável que permite uma fixação única.

Além do filtro de ar E96 que é 100% eficaz contra poeira e pólen, te protegendo também da poluição. Ele ainda filtra 96% das partículas (de até 0,3 micrômetros) presentes no ar.

Sendo assim busque a máscara que se adequa melhor ao seu esporte, faça suas atividades físicas regularmente, isso te manterá saudável física e mentalmente, mas não descuide dos cuidados contra a disseminação do covid19.

A pandemia ainda não acabou, use máscara.

FAQ

As  duas siglas se referem ao mesmo tipo de equipamento: a PFF2 é a certificação brasileira e a N95, a norte-americana.

Ambas têm um poder de filtragem superior aos das máscaras cirúrgicas e de pano, recomendadas para barrar vírus disseminados por aerossóis (que permanecem suspensos no ar em minúsculas partículas por horas e horas).

As gotículas têm tamanho maior que 5 µm (micrômetros). Cada micrômetro equivale à milionésima parte do metro. Elas podem atingir a via respiratória alta, ou seja, a mucosa das fossas nasais e a mucosa da cavidade bucal. Nos aerossóis, as partículas são menores e permanecem suspensas no ar por longos períodos. Quando inaladas, podem penetrar mais profundamente no trato respiratório.

O vírus pode permanecer por até 72 horas em plásticos e em aço inoxidável, 24 horas em papelão e 4 horas em superfícies de cobre. Logo, se você utiliza a academia e os equipamentos lá existentes saiba que a melhor prática é a higienização antes do seu uso com álcool 70%.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados