Creatina engorda ou emagrece? Acabe com essa dúvida hoje!

by Joanna Pimentel

Você se pergunta se a creatina engorda ou emagrece? Muitas pessoas tomam esse suplemento visando o ganho de massa muscular. Com isso, elas ficam apreensivas se isso pode ter algum efeito relacionado a ganho de peso ou gordura.

Para esclarecer essa dúvida e outras relacionadas a esse assunto, preparamos este artigo bem detalhado explicando para você como funciona a creatina.

E se você tem bastante preocupação se a creatina incha barriga ou tem outros efeitos relacionados, deixaremos claro ao longo deste artigo. Além disso, abordaremos os seus efeitos colaterais e em quais casos ela é indicada.

Então continue a leitura para aprender mais sobre este assunto e analisar se esse suplemento é uma boa opção para você.

Creatina engorda ou emagrece Acabe com essa dúvida hoje!

Como a creatina age no organismo?

Explicando de forma direta, a creatina age fornecendo energia para os músculos, estimulando a capacidade muscular.

Com isso, ela é capaz de melhorar o nosso desempenho nos treinos e o funcionamento do nosso metabolismo. Além disso, a creatina também facilita o ganho de massa magra e a recuperação muscular.

Ela ainda age em nosso organismo com funções menos evidentes e pouco conhecidas, como reduzindo os efeitos do envelhecimento e otimizando as nossas funções cerebrais.

Essa substância também é produzida de forma natural pelo nosso corpo, principalmente nos rins, pâncreas e fígado. Mesmo assim, o reforço desse elemento pode ajudar bastante os nossos músculos a exercerem plenamente as suas funções.

Além do suplemento, você também pode encontrar alimentos ricos em creatina. Esse é o caso das carnes e peixes. Mas recomendamos que você consulte um profissional da saúde para verificar se você precisa suplementar a creatina e qual é a melhor forma de ingerir essa substância de acordo com a sua realidade.

Creatina engorda ou emagrece?

Já sabemos que a creatina favorece o ganho de massa magra. Mas ela também faz as pessoas engordarem? É verdade que a retenção de líquido é um efeito colateral que gera o acúmulo de peso?

Essas são dúvidas comuns que surgem quando as pessoas começam a ingerir esse suplemento. Isso provém tanto de percepções pessoais quanto de opiniões populares que se espalham mesmo sem ser verdade.

A creatina não engorda. Esse suplemento nem tem calorias. Associar o seu uso ao ganho de peso é uma falácia e pode levar a pessoa a tomar medidas erradas.

Ou seja, esse suplemento não aumenta a quantidade de gordura e sim de massa magra. Mesmo que a pessoa ganhe peso, se trata de um volume saudável ou de água, principalmente nos primeiros dias após iniciar a ingestão do suplemento.

Em contrapartida, a creatina pode ajudar sim a emagrecer, embora essa não seja a sua função principal.

Como ela facilita o ganho de músculos, você se sente preparado para fazer mais exercícios e queimar mais gordura.

Quando tomar creatina para emagrecer?

Como comentamos, emagrecer não é a função principal da creatina. Por isso, o ideal é você optar por uma dieta balanceada junto com bastante exercício físico de acordo com o que o seu nutricionista orientar.

Porém, se além de emagrecer você também desejar alcançar a hipertrofia muscular, então pode tomar creatina. Porque, além de facilitar a perda de peso, este suplemento também aumentará os seus músculos e garantirá uma melhor recuperação deles após os exercícios físicos.

Creatina engorda ou incha?

Quando as pessoas falam que a creatina engorda, elas podem estar querendo dizer que esse suplemento deixa a pessoa inchada.

Como já comentamos, isso acontece, principalmente, nos primeiros dias em que você começa a tomar a creatina. E ocorre devido à retenção de líquido que esse suplemento provoca.

Assim, a água fica retida em nossos músculos e também nas células da nossa pele. Isso causa essa sensação de inchaço. Porém, não tem relação com aumento de gordura ou de peso a longo prazo.

Creatina tem efeitos colaterais?

A creatina gera alguns efeitos colaterais e um deles é exatamente essa sensação de inchaço causada pela retenção de líquido.

Além disso, alguns estudos indicam que esse suplemento também pode sobrecarregar os rins. Porém, isso só costuma ocorrer quando você toma a creatina em excesso. Ou seja, se respeitar o limite máximo diário, dificilmente terá problemas em detrimento desse suplemento.

Mesmo assim, nós recomendamos que você beba bastante água se fizer uso de creatina. Isso ajudará o seu corpo a lidar com os efeitos do suplemento e poderá ajudar os seus rins a exercerem as suas funções de forma ainda melhor.

Qual é a quantidade máxima de creatina recomendada por dia?

Essa não é uma resposta fixa porque depende de alguns fatores como o peso, idade e objetivo de cada um ao consumir a creatina.

Por isso, nós sugerimos que você fale com um profissional da saúde, nutricionista, para verificar qual é a quantidade indicada de acordo com a sua realidade.

Mesmo assim, podemos informar os valores recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA. Ela diz que a pessoa não deve superar 3 gramas diários de creatina.

Como é difícil medir essa quantidade quando consumimos alimentos, muitas pessoas preferem ingerir o suplemento para fazer o controle da substância.

Também vale ressaltar que não existe um horário melhor para tomar creatina, como antes do treino, depois ou antes de dormir.

Diferentemente de outros suplementos, a creatina não produz um efeito imediato, e sim a longo prazo. Por isso, não faz diferença escolher um horário próximo dos treinos querendo obter resultados superiores.

Como saber se a creatina é indicada para mim?

Na maioria das vezes a creatina é recomendada para esportistas ou outras pessoas que fazem exercícios de alto impacto. Isso porque ela pode estar em déficit e faz toda a diferença para quem busca proteger os músculos e alcançar a hipertrofia.

Porém, também existe outro público que pode precisar desse suplemento. É o caso dos veganos e vegetarianos. Como os alimentos que possuem creatina são as carnes e os peixes, essas pessoas não costumam ingerir a quantidade ideal.

Por isso, dependendo do caso, elas podem precisar fazer a suplementação, principalmente se quiserem ganhar massa magra.

Principais conclusões

Se você queria saber se a creatina engorda ou emagrece, já sabe que a sua principal função é favorecer o ganho de massa magra. Ou seja, esse suplemento não interfere diretamente no peso corporal e não tem nenhuma relação com o ganho de gordura.

Ele pode até emagrecer porque possibilita que você faça exercícios mais intensos e, assim, acabe queimando gordura.

Mesmo assim, os principais benefícios da creatina são melhorar a hipertrofia muscular e a recuperação dos músculos após uma atividade. Tudo isso porque ela fornece energia para os músculos do nosso corpo.

FAQs