Como escolher o melhor smartwatch para esportes?

Melhor para o seu bolso

Se você já procurou um smartwatch para quem pratica esportes, já deve ter percebido a infinidade de modelos e marcas que oferecem este produto.

Você encontra opções mais simples que medem passos, batimentos cardíacos, calorias perdidas e outros indicadores relacionados a exercícios físicos. Porém, também há modelos mais avançados que permitem até atender uma ligação ou enviar um WhatsApp.

Apesar de ser um produto moderno, relógios inteligentes já existem desde meados do século XX, mas eram focados, principalmente, em funcionar como calculadora. Nos últimos anos, as empresas inovaram oferecendo múltiplas funções no mesmo produto. E isso atrai milhares de consumidores, principalmente os focados em acompanhar melhor os seus treinos.

Pensando nisso, fiz este texto para comparar algumas opções de relógio e ajudar você a escolher qual é o melhor smatwatch para esportes.

Recomendações

Primeiramente, vou te mostrar um resumo das minhas três principais recomendações de produtos.

Escolha Premium

O Garmin é um modelo caro, mas com GPS muito preciso. O produto é compatível com Android e IOS, informa dados do seu exercício físico e permite ver notificações do seu celular como mensagens e ligações. Porém, ele foca em caminhada, corrida e bicicleta, sem contabilizar outros tipos de exercício.

Nossa recomendação

O Xiaomi Amazfit oferece o melhor custo-benefício do mercado. A bateria dele dura em torno de 20 dias e ele consegue monitorar diversos tipos de exercício. Porém, o relógio só funciona em inglês e o monitoramento do sono apresenta algumas falhas.

Melhor para o seu bolso

O XFTOPSE é bastante barato e compatível com grande parte dos smartphones. Ele rastreia 24 diferentes tipos de exercício e sua bateria dura em torno de 7 dias. Mas não é tão preciso quanto modelos superiores.

Itens que você também pode se interessar:

Melhor smartwatch para esportes

Índice

Miniguia de compra

Primeiramente, vou explicar a você o que são smartwatchs e como eles podem facilitar a sua rotina diária.

O termo significa “relógios inteligentes” e se refere a produtos que, além de marcar a hora, também têm outras funcionalidades, geralmente integradas a um celular smartphone.

Dependendo do modelo, você consegue receber notificações de redes sociais, atender chamadas e ver WhatsApps.

Porém, as funções mais utilizadas desse produto são relacionadas a exercícios físicos e à saúde. Ele consegue monitorar o sono, acompanhar batimentos cardíacos, medir passos e calorias perdidas e até medir a pressão arterial em alguns casos.

Os relógios inteligentes são muito úteis por trazer agilidade para o nosso dia a dia. Assim como os celulares, eles têm uma bateria que precisa ser recarregada. Além disso, a conexão com o smartphone costuma ser feita por bluetooth.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre este tipo de produto, vou te mostrar os melhores modelos com detalhes para você decidir qual é o melhor smartwatch para quem pratica esportes.

Resenha dos produtos de Smartwatch

Reunimos seis modelos bem diferentes entre si para comparar suas características, preços e funções.

Smartwatch Garmin Forerunner 235 – Alto custo, mas GPS muito preciso e diversas funcionalidades

O modelo da Garmin é compatível com a tecnologia IQ. Ele monitora distância percorrida, tempo de exercício, frequência cardíaca, ritmo do treino e outros indicadores deste segmento.

Além disso, o Garmin Forerunner se conecta com o seu smartphone e te avisa, em tempo real, sobre recebimento de áudios e outras notificações relacionadas, por exemplo, a redes sociais.

Este modelo também é à prova d’água e sua bateria oferece alta durabilidade. Por isso, você consegue usar o relógio direto sem desligá-lo por, cerca de três dias. E o modelo já vem com o carregador para alimentar a bateria.

Esse smartwatch é compatível tanto para Android quanto para IOS. O foco deste produto é monitorar atividades de caminhada, corrida ou bicicleta. Se você for nadar, ele seguirá funcionando por ser à prova d’água, porém, não computará o exercício.

Galaxy Watch Active2 – Ótimo custo-benefício para o sistema Android

O Galaxy Watch Active2 é o modelo da Samsung, ou seja, ele não é compatível com IOS. Este produto tem um design bem bonito e minimalista. Além disso, ele também já vem com o carregador do relógio.

O smartwatch da Samsung acompanha microfone e alto-falante, permitindo que o consumidor faça chamadas, escute áudios e ainda veja mensagens e notificações.

Este modelo tem um GPS integrado que visa mapear trilhas com maior precisão. Ele mede os seus batimentos cardíacos, passos dados e outras estatísticas do seu exercício.

Além disso, ele também funciona como calculadora e controlador de câmera. Apesar de todas essas funções, a bateria do Galaxy Watch Active2 não dura muito, geralmente um dia e meio. E essa é uma das principais reclamações dos consumidores deste produto.

Xiaomi Amazfit Verge Lite – Alta durabilidade da bateria, mas GPS pouco preciso

O modelo da Xiaomi é ainda mais barato do que o Galaxy e o Garmin e é compatível tanto com IOS quanto com Android. Assim como os outros modelos, ele também acompanha cabo USB. Porém, o seu grande diferencial é a alta durabilidade da bateria, que dura, em média, 20 dias.

Este é um dos modelos com mais funções esportivas. Assim, você consegue usá-lo para acompanhar a sua corrida, caminhada, ciclismo, futebol, tênis e mais. Até alpinismo está na lista.

O relógio inteligente é resistente à água e tem um tamanho ajustável para você deixá-lo na melhor forma para o seu corpo.

Além disso, você consegue receber notificações do seu smartphone e também controlar a música e a câmera do seu celular.

Smartwatch XFTOPSE – Barato e monitora 24 tipos de exercício físico

O modelo da marca XFTOPSE é uma das opções mais baratas do mercado. Ele é compatível com Android 4.4 e IOS 9.0, ou superiores, e consegue monitorar 24 esportes como corrida, natação, bicicleta e até tênis de mesa.

Este smartwatch para esportes também monitora o seu sono e é à prova d’água. Ele se conecta com o seu celular permitindo que você veja notificações de mensagens e de chamadas perdidas. Além disso, ele também apresenta cronômetro, despertador, controlador de música e outras funções.

A bateria dele dura, em média, 7 dias e o modelo também vem com o carregador.

Guia do comprador

Este guia vai ajudar você a tirar algumas dúvidas sobre smartwatch e como escolher o melhor para você.

O que diferencia um smartwatch?

A maioria dos modelos tem funções semelhantes, como medir calorias perdidas, distância percorrida, passos dados e frequência cardíaca.

Porém, a precisão de cada um pode mudar bastante. Por isso, se você quiser saber com exatidão os seus indicadores de exercício, sugiro que invista em um smartwatch para esportes mais caro.

Além disso, outro fator de diferenciação é a bateria. Ela não costuma ter uma alta durabilidade, principalmente se você deixa o relógio ligado durante a noite para monitorar o sono. Por isso, modelos com uma bateria melhor fazem bastante diferença.

Outra característica a ser observada é a conexão com o smartphone e as funções que o smartwatch permite. Alguns modelos permitem atender chamadas e ouvir áudios. Outros apenas possibilitam que você veja as notificações.

Qual é o melhor smartwatch para esportes?

Se você é o tipo de pessoa que pratica vários esportes diferentes, então é melhor comprar um modelo que suporte várias atividades físicas, como o XFTOPSE e o Xiaomi.

Porém, se você é focado em uma atividade, como corrida, por exemplo, então pode optar pela marca que ofereça um melhor custo-benefício para você, considerando preço, precisão dos registros e funcionalidades do aparelho.

Além disso, lembre-se de verificar a compatibilidade do smartwatch com o seu celular antes de realizar a compra.

Quais são os problemas deste produto?

O smartwatch facilita bastante a rotina de quem pratica exercício. Mesmo assim, ele pode ter alguns problemas.

Alguns modelos, principalmente os mais baratos, não são tão precisos. Por isso, você pode ter uma impressão equivocada sobre o seu desemprenho e condição física, considerando o monitoramento da frequência cardíaca e do nível de oxigênio, por exemplo.

Ou seja, não utilize esses dados como regra e sempre procure o seu médico em caso de dúvidas.

Como encontrar o smartwatch ideal para o meu orçamento?

O primeiro passo para encontrar o melhor smartwatch para quem pratica esportes é definir o orçamento.

A partir disso, você deve analisar quais são as suas prioridades. Se o mais importante para você for o relógio inteligente ter uma bateria de alta durabilidade, então já descarte as outras opções que ficarem fora do seu orçamento.

Mas, se você prioriza a precisão do registro e monitoramento, então já olhe esta estatística de cada produto para fazer um filtro inicial.

Caso você faça muitos esportes e queira um smartwatch que seja compatível com diversas atividades, também já exclua as outras opções para seguir comparando os produtos.

Em resumo, defina suas prioridades, aplique o filtro de preço que você precisa e encontre o melhor smartwatch para você.

Conclusão

Está claro que há muitos modelos de relógios inteligentes, principalmente smartwatch para esportes.

Nós recomendamos o Xiaomi Amazfit pelo seu ótimo custo-benefício e compatibilidade tanto com IOS quanto com Android.

Além disso, ele tem como grande diferencial a alta durabilidade da bateria e as diversas funcionalidades atreladas ao smartphone, assim como o tamanho adaptável para cada cliente.

Mas, dependendo do seu orçamento e prioridades, também pode optar pelos outros modelos que citamos e explicamos neste artigo.

FAQ

O modelo Xiaomi Amazfit Verge Lite tem uma bateria que dura em torno de 20 dias. Já o XFTOPSE funciona por 7 dias quando ligado 24 horas por dia. Os outros modelos têm baterias menos potentes. O Galaxy Watch Active2 dura pouco mais de um dia e o Garmin Forerunner 235 entre 2 e 3 dias.

O XFTOPSE é compatível com 24 diferentes tipos de atividade como pular corda, correr e nadar. O Xiaomi Amazfit Verge também suporta vários tipos de exercício. Isso não ocorre com o Garmin Forerunner2 e com o Galaxy Watch Active2, porque eles são mais focados em corrida, caminhada e bicicleta.

Para escolher o melhor smartwatch para o seu caso, defina o seu orçamento e as suas prioridades. Assim, você conseguirá definir qual modelo se enquadra melhor a você.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados