6 de August de 2021
Sem respostas

A natação e os seus benefícios para a saúde: como praticar o esporte e viver melhor

Bem diferente de qualquer outra modalidade esportiva, a natação é uma das atividades mais valorizadas no mundo fitness e possui um potencial de alto impacto no corpo humano. Por ser praticada em um meio onde não estamos acostumados, ela oferece todos os recursos necessários para estimular o conjunto musculoesquelético e proporcionar incontáveis benefícios para esportistas amadores, atletas e também para a medicina alternativa.

Muito antes de ser considerada habilidade competitiva, a natação já possuía registros históricos, e há cerca de 7000 anos, ela já estava presente na rotina da humanidade como forma de aptidão para a sobrevivência. Em 1896, ela adentrou o mundo competidor e passou a fazer parte do universo dos esportes. Atualmente a natação possui cerca de 10 milhões de adeptos no Brasil e já alcançou o pódio de segundo esporte mais praticado em todo o mundo.

Toda essa fama não é à toa, além dos esportes, a natação também é recurso de áreas como a fisioterapia e a ortopedia, participando ativamente como ferramenta valiosa na reabilitação e na boa postura dos músculos e ossos do corpo.  Com todas essas características, ela pode ser o esporte que você necessita para viver mais e melhor. Saiba um pouco mais sobre como isso é possível!

Índice

Por que escolher a prática da natação no lugar de outros esportes?

Que a prática de atividades físicas é benéfica para o corpo humano é fato indiscutível! Além de aprimorar todo o desenvolvimento muscular e promover resistência, ela também atua no bem-estar emocional e na prevenção de sérias doenças que acometem a humanidade atualmente. Segundo relatórios da OMS (Organização Mundial da Saúde), o sedentarismo é visto como um dos maiores fatores de risco de mortes no mundo, principalmente quando combinado com outros hábitos perigosos, como o tabagismo e o alcoolismo.

Felizmente, conforme o Ministério da Saúde, a busca pela prática de esportes tem aumentado todos os anos no Brasil. Mas escolher qual modalidade praticar, para sair de vez do sedentarismo, ainda é uma dúvida de muitas pessoas. Saiba porque a natação pode ser a atividade perfeita para você!

É indicada para quem possui baixa mobilidade

Realizar movimentos na água é uma das melhores escolhas para quem tem baixa mobilidade ou pouca coordenação motora, como é o caso de pessoas em recuperação muscular e óssea, idosos e crianças. Por ser de menor impacto gravitacional, as manobras realizadas na água ajudam a tonificar, fortalecer e estimular todos os membros sem sobrecarregá-los. Isso acontece porque o peso da massa corporal diminui drasticamente, tornando os movimentos mais fáceis para os seus praticantes e os resultados ainda mais vantajosos.

É um dos esportes mais completos

Se você já pratica alguma atividade física, sabe que boa parte das modalidades esportivas buscam o desenvolvimento de membros e músculos específicos, e precisam estar sempre em conjunto com outros movimentos corporais para equilibrar o ganho de massa e a resistência de todas as partes do corpo. A corrida e o ciclismo são ótimos exemplos disso, e se caracterizam como treinos cardiorrespiratórios que atuam com foco na musculação inferior, podendo ser aliados de atividades como a própria musculação.

Ao contrário desses, a natação ativa o maior número de grupos musculares, e é a atividade mais indicada para quem quer aumentar a massa muscular, perder peso e ganhar resistência simultaneamente.  Ela também melhora o sistema cardiovascular e previne doenças como o AVC (Acidente Vascular Cerebral), o Infarto do Miocárdio e outras.

Trata diversas doenças respiratórias

A natação também tem um diferencial enorme com relação a outros esportes, que é a capacidade de tratar com maestria algumas das principais doenças do sistema respiratório, fazendo com que os seus sintomas se tornem quase inexistentes. A pressão que a água realiza sobre o peito exige mais do sistema cardiorrespiratório que no meio comum, ampliando e aumentando a capacidade pulmonar. A umidade do ambiente também auxilia na manutenção correta das vias respiratórias, evitando alergias em tempos secos e inflamações dos brônquios. Todo o movimento do diafragma é exercitado gradualmente, o que te deixa mais resistente em casos de problemas pulmonares como as crises de asma, bronquite e no tratamento de alergias comuns.

Alguns desses resultados também podem ser alcançados com o Pilates e outros exercícios aeróbicos, mas nenhum é tão eficiente quanto a natação nesse quesito.

Conheça os 5 principais benefícios da natação para o corpo

Ajuda a perder peso

Embora pareça pouco característico da modalidade, o auxílio na perda de peso é uma das vantagens mais relevantes da natação. A “chave  de ouro” para emagrecer nadando é manter um déficit calórico sempre constante.

De acordo com especialistas e atletas, as aulas de natação de alta intensidade podem trazer uma ótima perda calórica, mas também traz aumento de apetite. Se você conseguir ingerir menos calorias do que perde, nadar vai sim, te ajudar a perder bastante peso.

Por outro lado, perder peso nadando vai ser mais “confortável” que correndo ou pedalando, já que a baixa ação da gravidade sobre o corpo irá desgastar menos os seus músculos e articulações.

Traz saúde emocional e diminui o estresse

Focando sobretudo no equilíbrio cardiorrespiratório, a natação consegue diminuir os níveis de estresse do corpo e atuar como cura para problemas como a ansiedade, Síndrome de Burnout e insônia. O esgotamento emocional é a causa de diversas doenças emocionais, que hoje crescem exponencialmente em todo o mundo, e nadar pode ser o melhor tratamento para pessoas que sofrem com esses sintomas.

Muitos médicos já recomendam a natação para pessoas com depressão e estresse, e ela tem se mostrado perfeita para regular os hormônios, reconectar ao presente e melhorar o funcionamento do sistema nervoso, além de trazer felicidade e bem-estar geral.

Fortalece o corpo

Na parte fisioterápica, a natação também ajuda a recuperar e a restabelecer o funcionamento do sistema esquelético. Os ligamentos e as articulações são os principais alvos, aprimorando os movimentos dos membros e estimulando os músculos. Alguns problemas como a osteoartrite e a artrose podem ser pouco significativos com a prática frequente da atividade, sobretudo em pacientes idosos.

Melhora a respiração e os batimentos cardíacos

Nadar também aprimora o funcionamento do conjunto cardiorrespiratório, fazendo com o que o coração bombeie mais sangue para o corpo e leve mais oxigênio para os músculos que necessitam. Todo esse esforço é importante para manter os bons índices de órgãos como o coração e pulmão, além de uma melhor dilatação dos vasos sanguíneos.

Corrige a postura

Sentir dores no corpo provocadas pela má postura é cada vez mais comum atualmente, e alguns exercícios podem tratar e até solucionar de vez esses sintomas. Aliviando a pressão sobre áreas como a coluna vertebral, a natação previne sérias doenças ósseas através do fortalecimento dos músculos, dando uma melhor sustentação e dividindo de forma equilibrada o peso do corpo. Portanto, se você sente dores incômodas relacionadas a má postura, nadar vai te ajudar a se livrar definitivamente disso!

Saiba como iniciar uma aula de natação hoje mesmo!

Agora que você já conhece todos os benefícios da natação para a saúde, deve estar ansioso(a) para investir em um dos melhores esportes da atualidade. Mas antes disso, saiba que você precisa seguir algumas dicas que separamos abaixo!

Sempre busque por ajuda profissional

Como qualquer outro esporte, a natação também pode trazer malefícios quando executada de maneira incorreta, especialmente quando os movimentos são executados sem critérios. O primeiro passo para nadar de forma segura é buscando o apoio de profissionais de educação física. Eles poderão te ajudar a construir um pequeno projeto com base nas suas necessidades, e com isso será possível planejar a sua rotina de treinos.

O descanso é importante

Valorizar o descanso entre os intervalos da semana também é indispensável para uma natação equilibrada e completa, e por mais que a natação seja de baixo impacto, os seus músculos também precisam descansar entre as sessões, nunca se esqueça disso!

Mantenha a constância!

Isso já deve ser bem claro, mas não custa lembrar que levar a natação a sério é crucial para obter os resultados que você espera, seja emagrecimento, ganho de massa muscular ou fortalecimento do corpo. Dessa forma, ela continuará sendo a melhor aliada da sua rotina.

Conclusão

Após todas essas informações que separamos sobre o que a natação pode oferecer para a sua saúde, basta escolher o seu traje e aproveitar as aulas com um bom profissional. A prática é sempre a melhor alternativa para transformar os seus hábitos em uma rotina saudável e viver melhor.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados