15 Benefícios do Pilates! Quando você pratica Pilates, seu corpo e sua saúde agradecem

by Margareth

Movimentos calmos e relaxantes, ou intensos e desafiadores, que criam músculos longos, fortes, e redefinem seu corpo. Pode ser exatamente o que você precisa para se manter saudável e em forma. E isso é Pilates! Onde você vive e respira fitness.

Pilates é uma ótima maneira de obter bem-estar físico e mental, praticando exercícios de forma integrada, que aprimoram concentração, controle, precisão, respiração e fluidez. Esse método é perfeito para ativar todos os músculos do seu corpo, e deixar você especialmente motivado, com os resultados eficazes que acontecem de forma rápida.

Neste artigo você confere 15 dos principais benefícios do Pilates, de uma extensa lista de excelentes motivos, para incorporar a prática em sua rotina de exercícios. 

Sobre Pilates

Pilates é uma das fortes tendências de fitness em todo o mundo, e isso se deve principalmente, aos muitos benefícios que o método oferece, e aos excelentes resultados de condicionamento físico, alcançados por quem pratica os exercícios. Criado por Joseph Pilates na década de 1920, o método foi desenvolvido com a intenção de restaurar a vitalidade, revigorar a mente e elevar o espírito.

Quando você pratica Pilates, segue os princípios de centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluidez, dessa forma, a experiência e os efeitos dos exercícios passam a fazer parte da sua vida. Especialmente eficiente para você alcançar e manter uma vida saudável, e ter o corpo com boa forma física.

Os benefícios de ter um Núcleo forte

O que é o “núcleo”? E por que no Pilates, essa força central é tão importante?

O núcleo é formado por 29 pares de músculos, que envolvem, suportam e estabilizam, ombros, quadril, região lombar, abdômen e órgãos, sendo os principais: transverso da espinha, eretor da espinha, quadrado lombar, latíssimo dorsal, reto abdominal, oblíquo externo, oblicuo interno, transverso abdominal, multifidus, psoas, glúteo médio, glúteo máximo, isquiotibiais e assoalho pélvico.

No Pilates o núcleo impulsiona a sua força, pois é nele que se localiza o centro de gravidade do corpo, e de onde se iniciam e são sustentados todos os movimentos do Pilates.

O que é a força do núcleo?

Não é somente a boa aparência da camada externa tonificada e definida, da musculatura abdominal, que resulta em um núcleo forte. A força está relacionada com a estabilidade central do corpo, e sua capacidade de manter o alinhamento correto da coluna, cintura escapular e a posição pélvica. Sem sobrecarregar as articulações, quando os membros se movimentam.

No cotidiano, você recorre a essa força para manter com facilidade movimentos como agachar, levantar, sentar, subir, girar, empurrar e caminhar, além de muitos outros. Já para os atletas, essa força central possibilita movimentos mais eficientes, maior estabilidade, melhorando o desempenho e evitando lesões.

Veja seu núcleo central como um elo de ligação, que conecta todo o seu corpo, quando você faz movimentos básicos diariamente.

Quando um núcleo é fraco, pode causar problemas em todo o corpo, os movimentos podem se tornar difíceis e dolorosos. A dor nos joelhos podem ter como causa, pouca estabilização pélvica. Quem pratica uma atividade física, pode ter dor nas pernas, costas, braços e pescoço, quando treina, porque seu núcleo precisa desenvolver força e resistência. Riscos de queda e lesões também aumentam, quando o centro do seu corpo perde a força.

Praticar Pilates pode ser a melhor escolha para você, porque os benefícios são inegáveis, conheça os principais:

1. Pilates desenvolve músculos longos e fortes

Quando você pratica Pilates, está trabalhando a contração concêntrica, isométrica e principalmente a excêntrica. É essa a contração responsável por construir músculos longos e fortes, um dos grandes diferenciais do método, em relação a outras técnicas de exercícios.

Com isso o Método Pilates fortalece de forma efetiva, os músculos do corpo como um todo, melhorando tanto a sua forma física como a qualidade funcional da musculatura durante sua vida.

Os músculos são tonificados em aparelhos como o Reformer, cadeira de Pilates ou torre, usando resistência à gravidade. A contração excêntrica também ocorre nos exercícios com pequenos equipamentos como o círculo mágico e a faixa de tensão. Nos movimentos de solo sobre o tapete de Pilates, um exemplo desse tipo de contração é alongar o tronco contra a força da gravidade, no rolar para baixo do roll up ou roll over.

Já com o círculo mágico, ao apertar você exerce uma contração concêntrica, e quando controla o movimento para o círculo voltar ao normal, ocorre a contração excêntrica que trabalha o alongamento muscular.

2. Pilates trabalha a respiração profunda

Com o Pilates você trabalha várias técnicas de respiração profunda, porque cada exercício do método, tem um padrão de respiração associado. Como por exemplo, a respiração costal lateral, que visa expandir as costelas e contrair o abdômen. A respiração correta vai ajudar a realizar os exercícios, e obter melhores resultados durante as sessões de Pilates.

Adotar a prática de respirar profundamente no cotidiano, vai ajudar você a se sentir mais relaxado, descansado e revigorado. Segundo Joseph Pilates, criador do método, a respiração profunda é fundamental na prática de Pilates, afinal nossa vida depende disso, e mesmo assim, a grande maioria das pessoas não se tornaram especialistas em respirar.

Quando você desenvolve um controle maior sobre sua respiração, melhora a saúde física e mental, e isso no Pilates é um efeito natural. Por outro lado, estudos revelam que uma respiração rápida, superficial, e desatenta, contribui muito para uma série de problemas de saúde, além da depressão, ansiedade e o aumento da pressão arterial.

3. Pilates aumenta a força do núcleo

Seu núcleo reúne vários grupos de músculos, como: músculos abdominais, assoalho pélvico, diafragma, flexores do quadril e extensores das costas. O centro do corpo (núcleo ou core), é de onde se originam os movimentos no Método Pilates. Músculos fortes e flexíveis, sustentam e estabilizam adequadamente o seu corpo, permitindo o alinhamento correto e os movimentos eficientes durante os exercícios.

Portanto, trabalhar a força central é um fator chave, para que seu corpo tenha uma estrutura de apoio eficaz, e a prática de Pilates faz isso com perfeição, ajudando a aumentar, não só a força desses músculos, mas também a resistência.

Um dos movimentos mais conhecidos no Pilates, para trabalhar o abdômen, é o Hundred ou Cem, sendo que a maioria dos movimentos do método exigem alinhamento, estabilidade e equilíbrio.

4. Pilates desenvolve a flexibilidade, mobilidade e força

É por um bom motivo que praticar Pilates – desde o início do primeiro estúdio em Nova York – foi uma das atividades físicas preferidas de bailarinos. O Método Pilates integra transições suaves, movimentos precisos, lentos e controlados, essa combinação tem fatores de alongamento e flexibilidade. Os movimentos trabalham seu corpo para se expressar com força, mas de forma harmoniosa.

A flexibilidade está relacionada ao alongamento de um músculo, e a mobilidade a amplitude em um movimento da articulação. E no Pilates você consegue manter os músculos fortes, o que vai aprimorar cada vez mais, a sua flexibilidade, mobilidade e estabilidade. Os exercícios de alongamentos dinâmicos visam expandir os músculos, sem agrupá-los e sem aumentar o volume.

O seu corpo ficará mais forte e flexível, além de centrado e equilibrado, e irá se mover com grande eficiência, além disso irá reduzir o risco de lesões.

5. Pilates melhora a postura

Com Pilates você trabalha o alinhamento correto do corpo, apoiado em um núcleo forte, e por esse motivo, quem pratica a técnica costuma ter uma excelente postura. Na prática você consegue fortalecer os músculos posturais, que não só irão influir na boa aparência, mas também, atuar para reverter uma postura inadequada, e outros problemas na coluna causados por musculatura subdesenvolvida.

Quando sua coluna não tem boa estabilidade muscular, acaba sendo comprimida, e você sofre com a movimentação, sente dificuldade de sentar e ficar em pé na postura correta.

O seu equilíbrio será comprometido, mesmo em relação aos movimentos simples e funcionais do cotidiano. E com frequência é possível sentir dores nas costas, nos ombros, braços, e de cabeça.

No Pilates, você aprende a manter a postura correta e trabalhar o núcleo, pernas e glúteos, para apoiar e descomprimir a coluna.

6. Pilates diminui a dor nas costas

Estudos demonstram que o Pilates auxilia no alívio da dor crônica nas costas. A prática beneficia a lombar, com o suporte de um núcleo fortalecido através dos exercícios. Além do que, uma rotina regular das sessões de Pilates, irá ajudar a prevenir lesões, ao aprimorar sua estabilidade, flexibilidade e mobilidade.

Ao contrair e relaxar os músculos mais profundos e o assoalho pélvico, nos movimentos de Pilates, essa musculatura passa a funcionar como uma cinta, que consegue apoiar os órgãos, protegendo e estabilizando as costas.

7. Pilates é bom para o coração

No Pilates alguns exercícios trabalham o sistema cardiovascular, como por exemplo, certos movimentos realizados no Reformer, que são feitos com maior energia, e irão acelerar sua frequência cardíaca.

Outro ponto, é que ao desenvolver a força muscular, aprimorar o sistema respiratório e ativar a circulação sanguínea, o Pilates reduz a pressão arterial, combate estresse e ansiedade, e tudo isso irá ajudar a manter seu coração saudável.

8. Pilates ajuda a perder peso

A prática regular de Pilates mudará o seu corpo, como Joseph Pilates sempre procurou dar ênfase a essa conquista obtida com o método. Afinal, Pilates é conhecido por criar músculos longos e fortes, e melhorar significativamente o tônus muscular.

Mesmo não queimando um volume muito alto de calorias, como outras atividades físicas de alto impacto, o Pilates possibilita o condicionamento físico do corpo inteiro, uma técnica que ajuda a reduzir a gordura corporal.  Se o seu objetivo é perder peso significativo, sessões três vezes por semana, com trabalho realizado nos aparelhos, e treinos cruzados com outros esportes, é o ideal.

É possível aumentar a massa magra, e quanto mais músculos adicionados, maior o número de calorias queimadas, mesmo em repouso.

No Pilates sua postura é aprimorada constantemente, os músculos fortalecidos em todos os exercícios, com isso sua coluna se alonga, a cintura afina e o peito se mantém na posição correta, e a aparência adquire um efeito de emagrecimento. No entanto, é preciso combinar a prática regular de Pilates, com uma dieta saudável, para você obter os efeitos desejados.

9. Pilates aumenta a energia

Quando você realiza os exercícios de Pilates, irá  ativar a circulação sanguínea, estimulando a força do núcleo e dos músculos, já com o trabalho de respiração profunda, consegue aumentar a oxigenação do corpo, e isso se reflete em sensações estimulantes, características da prática de atividades físicas.

No Pilates, quanto mais você manter uma prática regular, mais energia você vai conseguir. O método de baixo impacto, pode ser incorporado com facilidade em sua rotina diária, e trazer uma vitalidade extra para seu corpo, melhorando a disposição mental e física. 

10. Pilates desenvolve a consciência corporal

Praticar Pilates é uma forma de conhecer melhor o seu corpo, e isso está relacionado diretamente, com a forma correta de executar os movimentos durante os exercícios. O método procura a integração perfeita, entre a mente e o corpo, para aumentar a sua consciência corporal.

No Pilates será preciso ter atenção plena nos exercícios, o que ajuda você a se manter presente, e entrar em sintonia com seu corpo. Com essa percepção aprimorada, fica mais fácil entender as sensações, ter consciência sobre os limites, perceber conforto e desconforto, e identificar o que seu corpo realmente precisa.

A consciência corporal evita que você exija do que seu corpo, mais do que ele está preparado para executar, gaste energia desnecessária, e prejudique a sua evolução no Pilates. Não ouvir o seu corpo, pode gerar fadiga, desmotivação e lesões.

Quando você desenvolve a atenção sobre seu corpo, consegue trazer esses benefícios para o dia a dia, corrigindo hábitos que diminuem a sua qualidade de vida.

11. Pilates diminui o estresse

Praticar atividades físicas libera endorfinas, e isso ocorre nas sessões de Pilates, porém, estudos científicos sobre os benefícios do método, indicaram também, a redução da ansiedade, dos sintomas depressivos e dos padrões de pensamentos negativos.

Com a consciência corporal desenvolvida através do Pilates, é possível obter um controle do sistema nervoso, diminuindo o cortisol e o estresse. Já o extenso trabalho de respiração durante os movimentos, é responsável por ajudar a aumentar a sensação de relaxamento, estimular o autocontrole, a confiança e provocar um efeito restaurador.

Esse bem-estar irá se refletir em melhor qualidade do sono, e uma boa noite de sono, pode melhorar significativamente o bom humor.

12. Pilates melhora o equilíbrio

O equilíbrio é um fator fundamental para atividades funcionais no dia a dia, que envolvem desde um simples caminhar, ou movimentos que necessitam de coordenação, e firmeza para serem executados.

No Pilates ocorre um trabalho aprimorado de equilíbrio durante os movimentos, sempre que você for alinhar o corpo da forma correta, e buscar a estabilidade do núcleo. 

Com a prática regular do Método Pilates, a capacidade de manter o equilíbrio dinâmico, enquanto você se move ou muda de posição, aumenta muito, já com poucas sessões. E isso ocorre pelo fato do equilíbrio estar fortemente relacionado com sua força central, onde é a origem dos movimentos de Pilates.

13. Pilates aumenta a imunidade

Os exercícios praticados nas sessões de Pilates, ajudam de várias formas a estimular o funcionamento do sistema imunológico, para pessoas de todas as idades, sendo extremamente benéfico para idosos.

Praticar o método melhora a circulação, e o fluxo adequado de sangue e linfa, são estimulados durante os exercícios de Pilates, o que ajuda também, a fortalecer o sistema imunológico.

14. Pilates melhora o desempenho nos esportes

Pilates é uma ótima forma de complementar qualquer preparação física, aumentando a flexibilidade, mobilidade e força. Habilidades essas que melhoram de forma eficaz, os movimentos de forma geral, e podem ajudar um atleta a ser melhor na atividade que ele pratica.

Atletas de alto nível, que atuam nas mais diversas modalidades esportivas, costumam praticar Pilates regularmente. Como por exemplo no tênis, surf e basquete.

No futebol, o Pilates auxilia na prevenção e recuperação de lesões, além de melhorar a concentração e a coordenação motora. O que otimiza a estratégia, potencializa movimentos precisos e aprimora a técnica para os jogos. Já a resistência do núcleo, a força do tronco e o desenvolvimento muscular, permitem maior velocidade e amplitude de movimento, e melhor flexibilidade ao chutar.

Portanto, seja você um atleta profissional, ou um dedicado esportista iniciante, o Pilates pode refinar o seu desempenho.

15. Pilates é exercício de baixo impacto

Uma ótima opção, se você quer melhorar o condicionamento físico, sem realizar atividades de alto impacto como a corrida, e os movimentos explosivos do CrossFit, por exemplo.

Por ser um método com exercícios de baixo impacto, Pilates é uma prática que trabalha a musculatura interna, sem causar sobrecarga nos ossos e articulações.

Nas sessões de Pilates você verá que:

  • Os exercícios são suaves;
  • As repetições de cada exercício são poucas;
  • O método tem um número grande de movimentos diferentes;
  • Aparelhos específicos ajudam a aprimorar os exercícios;
  • Os resultados são duradouros, mesmo com pouco tempo de prática;
  • É possível construir uma musculatura forte;
  • Não tem grande desgaste físico.

Para pessoas sedentárias e idosos, os exercícios de Pilates ajudam a recuperar a elasticidade do corpo, aumentar a vascularização muscular e oxigenação, e reduzir o encurtamento dos músculos. Além de aumentar a densidade óssea, evitando osteoporose e osteoartrite.

Como você viu até agora, Pilates é uma ótima forma de se exercitar, e tem mais alguns benefícios que são importantes considerar, confira:

Pilates é exercício de corpo inteiro

O Pilates é um sistema completo de exercícios, que possui uma integração difícil de encontrar em outras atividades físicas. A prática beneficia o condicionamento do corpo como um todo, e também a mente.

O método promove a força, potencializa um desenvolvimento muscular profundo, e equilibrado, que envolve principalmente o núcleo, trabalhando a parte inferior e superior do corpo.

Com Pilates, a respiração, postura, flexibilidade, estabilidade, e a amplitude dos movimentos das articulações, melhora. O Método Pilates faz parte dos ambientes de reabilitação, e é uma excelente base para qualquer tipo de atividade física.

Pilates integra corpo e mente

Diferentes de outras atividades físicas, os exercícios não são apenas uma série de movimentos repetidos, o conceito do método evidencia a total coordenação de corpo e mente, para trazer o máximo de benefícios durante as sessões de Pilates.

A base para a integração ideal do corpo e a mente, está relacionada aos principais princípios do Pilates: centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluidez. E no fato de Joseph Pilates, ter se inspirado nas práticas orientais e no zen-budismo, para aprimorar o desenvolvimento da técnica.

Leave a Comment