Os 6 princípios essenciais do Pilates

by Margareth

Cuidar da saúde do nosso corpo é uma das melhores ações para mantermos o nosso bem-estar e qualidade de vida, e para isso, podemos aliar diversos cuidados que se complementam em sua relevância, como alimentação equilibrada, exercício físico, sono reparador, por exemplo.

Hoje em dia, podemos aliar algumas práticas aos exercícios físicos convencionais, visando trazer mais equilíbrio, estabilidade e tônus aos nossos músculos. Sendo a prática mais procurada o Pilates, ideal para quem procura tratar lesões e dores crônicas com movimentos que ajudam no fortalecimento do corpo como um todo.

Entretanto, encontrar as informações corretas sobre o Pilates, sua prática, os  princípios do Pilates e outras questões, pode ser um desafio, ainda mais para quem é iniciante. Pensando nisso, separamos os principais conceitos e perguntas a respeito do Pilates, confira:

O que é o pilates?

Pilates é um método que mistura exercícios físicos com alongamentos, utilizando o peso do seu próprio corpo para a execução dos movimentos, sendo visto também como uma técnica de reeducação dos movimentos do corpo. Ajudando a trazer o equilíbrio mental e muscular, trabalhando o corpo como um todo.

Esta prática consegue, ao mesmo tempo, trabalhar diversos grupos musculares, com movimentos contínuos, suaves e possíveis para a maioria das pessoas, tendo ênfase em fortalecer, concentrar e estabilizar os músculos centrais do corpo, como a pelve, coluna e abdômen.

Quais são os 6 pilares do pilates?

Como o maior objetivo do pilates é estabelecer e priorizar o equilíbrio do indivíduo, não deixando que nenhum grupo muscular fique sobrecarregado, sendo também um aliado dos outros exercícios físicos. Pensando nisso, o pilates traz seis princípios que nos ajudam a entender melhor esta prática, tendo como objetivo devolver às pessoas seus movimentos mais espontâneos e uma vida mais consciente:

1. Centro de força (core)

O centro de força, conhecido também como “power house” ou “centro”, é o nome que denomina o conjunto de músculos responsáveis pela sustentação dos nossos órgãos internos e da nossa coluna. Ao fortalecer este grupo, tornamos nosso centro mais estável no tronco, obtendo um melhor alinhamento corporal com menor gasto de energia. Os músculos que se beneficiam desse fortalecimento são as quatro camadas do abdômen (oblíquo externo, oblíquo interno, reto abdominal e transverso do abdômen), flexores e assoalho pélvico.

2. Concentração

De acordo com Joseph Pilates – o criador da prática – “É a mente que guia o corpo, logo, é importante dar atenção e relevância a todas as partes do corpo para que seus movimentos sejam realizados com toda eficiência possível”. Ao usar toda a sua concentração e intenção na prática dos exercícios, sua mente transforma seus pensamentos em movimentos, tornando o exercício mais fluido de realizar, mostrando o real poder que a nossa mente tem.

3. Controle

Este princípio mostra o recrutamento de controle que devemos obter para a musculatura, pois a partir do momento em que temos o controle dos nossos movimentos, nosso corpo consegue seguir um padrão mais suave, confortável e harmônico em seu funcionamento e ao se movimentar. O controle, também conhecido por aprendizado motor dos movimentos, faz parte também da lista dos principais benefícios dos pilates, estando relacionado com o princípio da concentração.

4. Fluidez de movimento

Aqui, aprendemos a resgatar a leveza dos nossos movimentos, tornando possível a utilização da proporção ideal de energia para essa prática, sem desperdiçar nada, encontrando o equilíbrio entre a força e a energia usada em cada movimento.

5. Precisão

Na precisão, é estudado sobre o refinamento do nosso controle e do equilíbrio de diferentes músculos que envolvem nossos movimentos, usando apenas o necessário da nossa energia.

6. Respiração

A respiração é imprescindível na prática de todos os exercícios, e seu uso correto coordena todos os seus movimentos, trazendo diversos benefícios para o seu corpo e para os seus treinos de pilates. Ao treinar a respiração, sua expiração deve ser forçada para fora e a inspiração, o mais natural possível, usando a musculatura profunda do nosso abdômen.

Quem foi Joseph Pilates?

O criador dos exercícios de mesmo nome, Joseph Pilates, nasceu em 1883 na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, e desde criança sofria com problemas de saúde, como febre reumática e asma. Com muito estudo e dedicação, depois de anos de pesquisa e leitura de muitos livros e conceitos, desenvolveu as práticas do Pilates, conhecido na época como “Contrologia”, testando em si mesmo e em seus companheiros de exílio na época da primeira guerra mundial. Ele mostra em sua prática que, através do controle da mente e do corpo, é possível fazer movimentos e exercícios que usem o mínimo de energia possível.

Quais são os benefícios do pilates?

A prática do pilates oferece diversos benefícios à nossa saúde, sendo alguns deles:

  • Alongamento de todo o corpo
  • Trabalha todos os grupos musculares de forma uniforme
  • Aliado de todas as práticas físicas
  • Pode ser feito por idosos e gestantes
  • Define e tonifica os músculos
  • Tonifica o abdômen de forma suave
  • Reduz a tensão corporal
  • Define o corpo
  • Atua contra a ansiedade
  • Recupera de lesões e as previne
  • Corrige as sobrecargas do corpo
  • Alinha os músculos
  • Melhora a sua agilidade e mobilidade do corpo
  • Mantém seu corpo ativo
  • Ajuda a aumentar sua autoestima
  • Não tem restrições de prática
  • Ajuda a ter uma boa noite de sono
  • Aumenta a sua resistência física
  • Melhora as articulações e circulação sanguínea
  • Deixa a coluna mais forte

Qual a diferença entre o pilates feito em aparelhos e pilates feitos em solo?

O Mat Pilates ou o Pilates de solo, é feito ao usar o seu próprio corpo ou alguns acessórios que ajudam na realização dos movimentos. Este tipo foi idealizado para ser feito apenas com o peso do próprio corpo, exigindo mais do corpo que os outros exercícios.

Entretanto, com o passar do tempo, outras necessidades foram surgindo, logo, alguns acessórios foram sendo introduzidos na prática. Este se caracteriza pelo uso de acessórios como a meia lua, banda elástica, rolo, espuma e outros acessórios.

Já o Pilates em aparelhos é realizado com a ajuda destes, envolvendo uma ampla possibilidade de movimentos, com uma forma rítmica e mais controlada de se fazer, da mesma forma como pode ser executado no Pilates solo. Os aparelhos de Pilates são compostos por molas, que reduzem o esforço do atleta, tornando os movimentos mais fáceis, e carregando para você uma parte do peso que deveria estar puxando, dando mais resistência para a prática dos exercícios.

O uso das molas e dos aparelhos deve ser guiado por um profissional, pois dependendo do seu objetivo, ele o instruirá para atingir os seus resultados. Os aparelhos mais importantes para o exercício, desenvolvidos por Joseph Pilates, usados geralmente em estúdio são o Barrel, Chair, Cadillac.

A prática do Pilates ajuda no processo de emagrecimento?

Sim, o pilates é um grande aliado do processo de emagrecimento, e também define o corpo. Apesar de não ser o principal foco do exercício, ele mantém o corpo ativo e tonifica os músculos, estabilizando também as articulações e reeducando todos os movimentos do corpo. Como você se mantém mais ativo, a sua queima calórica se torna mais eficiente, ganhando mais condicionamento físico, o que impacta de forma positiva a prática de outros exercícios físicos.

Em quanto tempo começo a ver os resultados do pilates no meu corpo?

Para responder esta pergunta de forma mais eficaz, é necessário ter em mente qual é o seu principal objetivo na prática do Pilates. A frequência e o tempo é o que mostrarão os resultados dos exercícios em seu corpo, não é um processo rápido, mas vale a pena em nome da sua saúde, sendo potencializado também com boa alimentação e sono reparador.

A grande questão, recomendada por profissionais da saúde, é não manter o foco nos ganhos físicos e imediatos que os exercícios podem proporcionar, e sim na mudança de vida trazida por um corpo ativo, e também que sejam resultados duradouros. Todas as mudanças bruscas, que visam apenas objetivos rápidos, tendem a proporcionar resultados rápidos e não duradouros, trazendo frustração e muitas vezes efeitos colaterais à sua saúde.

Quais são os exercícios que podemos fazer no Pilates?

Como explicamos acima, o pilates pode ser feito no solo ou com ajuda de equipamentos, sendo as duas principais modalidades. Outros exercícios que trabalham partes específicas do nosso corpo ou favorecem as demais situações que passamos em nossa dia a dia são:

  • Coluna: O desequilíbrio muscular e a sobrecarga são os principais motivos das dores lombares, assim como excesso de tempo em frente ao computador, má postura, uso de bolsas pesadas por tempo prolongado, por exemplo, que favorecem a desestabilização dos seus músculos. Para isso, o Pilates tem exercícios específicos para o alívio das dores e fortalecimento da coluna.
  • Exercícios focados em gestantes: A gestação é um momento de mudança no corpo da mulher, que pode causar diástase abdominal, dores, má postura e diversos desconfortos. Caso seja liberado pelo médico de confiança da gestante, o Pilates é uma ótima opção para estabilizar os músculos e tirar a sobrecarga causada pelo peso da barriga, ganhando condicionamento físico e proporcionando bem estar.
  • Exercícios para idosos: Os idosos também podem se beneficiar do Pilates, caso seja liberado pelo seu médico de confiança, pois o sedentarismo, algo comum nesta faixa etária pela restrição de movimentos e dores crônicas, pode favorecer o aparecimento de novas patologias. Com isto, a terceira idade ganha mais condicionamento físico, tonificação muscular e ajuda a tratar dores no corpo.

Como funcionam os principais aparelhos usados no Pilates?

  • Cadeira: A cadeira usada na prática de Pilates usa duas molas de alta intensidade, um pedal antiderrapante e três pares de parafusos em alavancas, ajudando o praticante a controlar sua carga de peso.
  • Cadillac: Este equipamento se assemelha às camas de hospital, onde se encontram duas barras de ferros fixadas ao colchão, uma barra de trapézio, dois pares de alça de tornozelo e de coxa ajustável, com duas barras móveis, ajudando a corrigir possíveis desequilíbrios musculares.
  • Barrel: Este é o menor aparelho utilizado no Pilates, sendo composto por degraus em um espaldar com meia lua fixa à frente do praticante, ajudando a relaxar os músculos e tonificá-los ao mesmo tempo.
  • Wall Unit: O Wall Unit é um aparelho que se fixa na parede, junto com um colchão, contendo um par de molas, barra móvel, cinto de segurança, alças para os pés e mãos e dez pares de ganhos, que determinam a intensidade do exercício, ajudando para tratar problemas de postura e condicionamento físico.

Para entender melhor o uso, assista a este vídeo explicativo sobre tudo o que você precisa saber sobre os aparelhos de Pilates. 

Conclusão

A prática do Pilates, ao ser executada com auxílio profissional, é ideal para manter seu corpo ativo e com a saúde em dia, visando sempre o seu bem-estar e qualidade de vida. Por proporcionar a reabilitação de lesões e um melhor condicionamento físico, pode ser feita em conjunto com outras atividades, potencializando ainda mais o seus resultados.

FAQ

Leave a Comment