Saiba como escolher o melhor tênis para crossfit para você?

Os exercícios físicos são parte fundamental dos cuidados com a nossa saúde, sendo de extrema importância investir no que torna este momento mais prazeroso, ajudando até mesmo a aumentar nossa motivação. Para os treinos de alta intensidade, como o CrossFit, se faz ainda mais importante investir em equipamentos com maciez, conforto e apoio para movimentos mais estáveis.

Pensando nisso, separamos dicas e recomendações dos melhores modelos de tênis para CrossFit, dicas, perguntas frequentes e mais informações. Vamos juntos conhecer os modelos que tornarão seus treinos mais confortáveis?

Recomendações

O crossfit é uma atividade física de alta intensidade que demanda bastante energia e foco do atleta, por isso, o conforto é uma das principais prioridades para tornar o treino mais prazeroso, sendo os pés uma das partes do corpo que sente maior impacto na hora do exercício.

Antes de irmos às dicas de uso dos tênis e outras informações, separamos recomendações de tênis para crossfit para proporcionar mais facilidade e conforto na hora do treino de crossfit, confira:

Escolha Premium

Este modelo da Nike une sofisticação, tecnologia e leveza. Projetado especificamente para exercícios de alto impacto como o CrossFit, possui amortecimento de impacto elevado, além de um sistema de amarração de cadarços único, que se ajusta de forma rápida e fácil aos pés.

Nossa recomendação

Durabilidade, conforto e design único são os adjetivos que melhor descrevem o modelo FuzeX da Asics. Feito em fibra sintética, altamente respirável e sem costuras, visa em primeiro lugar o conforto na hora da atividade física. Seu amortecimento é em gel e espuma com Solyte, que ajuda na propulsão, contando ainda com a palmilha ComforDry Sockliner, feita exclusivamente para proporcionar maior maciez aos pés.

Melhor para o seu bolso

O modelo de tênis crossfit da Norwalk, marca já bem conceituada no ramo de calçados e também mochilas, pastas, entre outros itens. É feito em nylon soft de alta qualidade, visando máximo conforto para os pés.  Seu solado é trabalhado em borracha com sistema antigrip, evitando derrapadas e deslizes na hora da atividade física.

Os melhores tênis de crossfit

Índice

Resenha

Tênis Nike React Metcon CrossFit Training - Modelo premium para exercícios de alto impacto

O conforto e a leveza deste modelo com certeza irão cativar você! Com diversas tecnologias próprias da marca, já conhecida pelas soluções inovadoras, o React Metcon CrossFit é feito em malha leve, proporcionando mais maciez, durabilidade e a possibilidade de o tecido respirar.

Com amortecimento de impacto elevado, o modelo conta também com um sistema único de amarração rápida, que ajuda o cadarço a se manter camuflado no tecido, evitando distrações na hora do treino. Sua entressola tem a tecnologia React responsivo, que promove mais rapidez e estabilidade nos exercícios de alto impacto.

Tênis Asics FuzeX Workout Training CrossFit Wod - Durabilidade e conforto em um só tênis

Este modelo é uma opção completa para atividade física. Feito em fibra sintética respirável e sem costuras, proporciona conforto desde o momento de calçar o tênis para crossfit, mostrando sua leveza e suporte para os exercícios de alto impacto.

Seu solado é em borracha de alta qualidade, que garante maior durabilidade nas áreas com mais desgaste e exposição ao impacto, e as entressolas com amortecimento em gel e espuma, que contém Solyte, tecnologia de ponto para ajudar na propulsão. O modelo ainda conta com palmilhas ComforDry Sockliner, que oferecem conforto e estabilidade para o seu momento do crossfit.

Tênis Sapatilha SpeedCross 3 Crossfit Escalada Ciclismo por Norwalk (NW) - Opção completa e acessível para o crossfit

Para exercícios físicos, principalmente os de alto impacto, o conforto deve vir em primeiro lugar. Pensando nisso, a Norwalk, marca já reconhecida pela sua gama de produtos de altíssima qualidade e durabilidade, entrega um modelo de tênis para crossfit projetado para exercícios de alto impacto e Trail Running, feito em couro sintético com nylon soft resistente à água, com fechamento em elástico, com sistema de regulagem, ideal para quem não se dá bem com os tradicionais cadarços.

A parte interna é forrada em nylon soft, o que garante maior conforto, revestindo também as palmilhas, feitas em EVA. O solado é feito em borracha com sistema antiderrapante (antigrip), que proporciona maior estabilidade durante os exercícios.

Tênis Reebok Crossfit Crosstrain Sprint 3.0 Academia - Modelo projetado especialmente para exercícios de alto impacto

Um modelo perfeito para quem gosta de tecnologia em calçados. O modelo de tênis para crossfit da Reebok conta com diversos diferenciais, desde o solado até a confecção do calçado. Sua estrutura é feita em Smooth Fuse, que proporciona leveza durante os exercícios físicos, mas também dá suporte e tração aos movimentos.

O solado é feito em borracha de alta qualidade, que garante movimentos firmes com mais velocidade, e contando com a tecnologia FitFrame, foca na estabilidade dos movimentos na região do médio-pé.

Tênis Crossfit Everlast Climber II - Modelo ideal para mais tração e aderência ao caminhar

O modelo de tênis para crossfit da Everlast, o Climber II, foi projetado pensando nos momentos de alto impacto do exercício, e em trazer maior conforto e estabilidade na hora dos mais variados movimentos. Seu solado é emborrachado, proporcionando maior firmeza e aderência ao caminhar, além de ajudar na tração.

Confeccionado na parte interna e externa com materiais sintéticos, o modelo conta com sistema de amarração em cadarços tradicionais, além de palmilhas em EVA, um material confortável e adaptável às formas do calçado.

Tênis Reebok Crossfit Speed Training Field Nano Wod Bear Strong - Tecnologia de ponta para a hora do treino

Um par de tênis para crossfit é um calçado que exige qualidade em todos os seus aspectos, o que este modelo oferece com maestria. Com a tecnologia ETC 360, o revestimento do calçado é feito pensando em reduzir o atrito, eliminando o acúmulo de calor dentro do tênis, o que reduz a umidade, odores e até mesmo o risco de bolores nos calçados. Contando com RopePro, que proporciona maior aderência e apoio para os momentos de atividade de alto impacto, como por exemplo, nas subidas de corda do CrossFit.

O modelo possui, ainda, a tecnologia Metasplit, que são sulcos estratégicos na região da sola, proporcionando mais flexibilidade nos movimentos, e placas de TPU na região do calcanhar, para completar a firmeza no caminhar. Com certeza é um modelo completo para o crossfit!

Guia do comprador

Depois de apresentar os melhores produtos da categoria, separamos as principais informações para te ajudar na escolha definitiva do seu tênis de crossfit.

O que eu devo considerar antes de comprar um tênis para crossfit?

O tênis para crossfit é projetado especificamente para estes momentos e movimentos de maior impacto, assim como as luvas, muitas vezes sendo diferenciado dos demais modelos. Entretanto, para escolher o calçado correto para a sequência de treinos, você não pode esquecer de checar se ele tem:

Estes são apenas alguns pontos para prestar atenção em um tênis para crossfit antes de comprá-lo, entretanto, leve sempre em consideração também as suas necessidades e gostos pessoais.

O que é melhor para o tênis crossfit: cadarço tradicional ou elástico?

Depende muito da preferência de cada um. O cadarço com elástico é mais moderno, se camufla melhor no tecido, evitando quedas, distrações ou que o calçado fique folgado ao longo das sequências de treinos.

Já o cadarço tradicional mantém o tênis firme se a amarração for bem feita, entretanto, ao desamarrar, pode afetar o equilíbrio. Logo, para esta escolha, leve sempre em consideração os prós e contras de cada tipo de cadarço.

 

Qual é o melhor material para a confecção interna e externa do tênis para crossfit?

O tênis crossfit pode ser feito de diversas matérias primas, desde a fibra ao couro sintético. Levando em consideração que a fibra é um tecido confortável e respirável, é uma boa opção para a parte externa, considerando estas características. Mas se o objetivo for a durabilidade, o que vale a pena é a lona.

Já a parte de dentro de maior destaque, sendo a mais apreciada pela maioria dos consumidores, a de acolchoamento em nylon soft, que proporciona maior maciez e reduz o atrito, tornando a parte interna mais respirável.

 

Por que o tênis para crossfit deve ser diferenciado dos demais?

CrossFit é um treino diferente de todas as propostas de exercícios físicos que víamos até então, desde a sua complexidade, abrangência de treinos até a sua dificuldade. Por ser considerado um treino de alto impacto, diferente da musculação usual ou ritmos, vale a pena investir em um tênis projetado para essa finalidade, pois será mais confortável, durável e também ajudará nos movimentos, trazendo maior propulsão e tração.

Para entender mais sobre a diferença de um tênis comum para o tênis de crossfit, separamos um vídeo rápido e prático que explica o porquê é necessário ter um tênis específico para treinar.

Qual é a função do amortecedor no tênis crossfit?

O amortecedor é comum em tênis específicos para esportes, mas podemos notar que em sua grande maioria, nos tênis para crossfit, o amortecedor ganha mais destaque e muitas vezes tecnologias diferenciadas. Por ser uma sequência de treinos de alta intensidade, os amortecedores do tênis crossfit são projetados para aguentar maior impacto, proporcionar tração e firmeza na hora do treino e ajudar com maior propulsão para os movimentos.

Conclusão

O tênis para crossfit vencedor do nosso ranking é o Tênis FuzeX Workout Training CrossFit Wod por Asics, um modelo que une todas as funcionalidades mais importantes para o seu WOD (sigla para Workout of the Day, “treino do dia”). O calçado foi projetado especificamente para os exercícios de alto impacto, contando com diversas tecnologias de ponta para uma melhor performance.

Uma destas tecnologias do tênis para crossfit FuzeX da Asics é a palmilha em ComforDry Sockliner, desenvolvida especialmente para oferecer mais maciez e conforto aos pés, região que geralmente sofre maior impacto durante os exercícios físicos. Conta ainda com gel e espuma Solyte em seu amortecedor, perfeitos para uma propulsão poderosa na hora das sequências, trazendo também mais tração e estabilidade para o caminhar. Com certeza é uma opção completa para o seu WOD!

FAQ

Geralmente, as lojas online deixam, junto com as descrições do calçado, uma tabela de conversão de tamanhos, ou que instrui como medir em casa, para que a compra seja assertiva. Caso não esteja disponível, não hesite em entrar em contato com o vendedor para obter ajuda, afinal, o conforto é de extrema importância para um bom treino!

Muita gente pode não saber, mas a escolha do tênis ideal compromete diretamente a prática esportiva. Isso porque, o crossfit trata-se de uma atividade que mistura diversos exercícios e abordagens diferentes, sendo assim, para garantir o máximo de segurança e efetividade durante os treinos, você precisa ter um tênis que garanta flexibilidade, estabilidade e conforto, através de um amortecimento firme, entressola plana e muita respirabilidade.  No entanto, não se engane: o tênis crossfit não deve ser o mesmo do que o tênis para caminhada, por exemplo.

Para que o tênis crossfit mantenha sua durabilidade e funções originais, mantenha-o longe de produtos químicos, umidade excessiva e não lave em máquinas de lavar. Sempre que possível, após os treinos, deixe tanto as palminhas como o próprio calçado ao ar livre, para receberem ar puro, retirando a umidade e quaisquer bactérias que possam estar em sua parte interna. 

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados