Para que servem os aparelhos elípticos?

by fitnessislife

Os aparelhos elípticos têm caído no gosto de quem pretende fazer atividades aeróbicas e ao mesmo tempo busca algo com menos impacto para entrar em forma.

A busca por perder peso ou ter uma vida mais saudável a partir de exercícios físicos está cada vez mais em alta, mas nem todo mundo quer ir a uma academia ou se sente seguro em se exercitar na rua, por esse motivo, a procura por aparelhos que ajudam a ficar em forma, também vem aumentando.

No entanto, durante a procura é comum surgir dúvidas se o aparelho é melhor para perder peso, ou ganhar massa muscular, por exemplo, .é sempre bom saber para que serve cada aparelho.

Por este motivo, nesse artigo explicaremos para que servem os aparelhos elípticos e como seu funcionamento auxilia na perda de peso, trazendo diversos benefícios para os usuários.

O que são e para que servem os aparelhos elípticos?

Os aparelhos elétricos ou como também são conhecidos, transport são máquinas que simulam uma caminhada, corrida, subida de escada e em alguns modelos, é possível acoplar uma cadeira simular percurso de bicicleta, com a vantagem de causar menos impacto nas articulações, como outros aparelhos acabam causando.

Eles servem como uma alternativa para quem busca um exercício físico, semelhante a treinos aeróbicos ou cardio, e também, para desejar se exercitar com frequência, mas quer alternar entre exercícios mais leves e pesados.

Apesar de ser classificado como um aparelho leve, em alguns casos, seus resultados são superiores à esteira ou bicicleta ergométrica, por exemplo, mas como ele tem menos impacto nas articulações e quadril, sendo preferido por quem passou por alguma lesão ou não tem muito condicionamento físico.

Benefícios dos aparelhos elípticos

Aparelhos de academia como os elípticos oferecem diversos benefícios às pessoas, especialmente para quem está começando a fazer atividade física, desta forma, ele acaba sendo um dos mais procurados seja por quem deseja perder peso ou ganhar massa muscular.

Entretanto, como ele acaba fazendo o papel de outros aparelhos da academia, muitas vezes acaba sendo ignorado e sendo menos presente em academias pequenas, mas ao comparar os impactos que cada um tem no corpo ele se torna a melhor opção.

Menor impacto nas articulações

Em exercícios de alto impacto, como a corrida, os joelhos, coluna, tornozelos e calcanhares são os mais afetados, pois recebem o impacto de todo o seu peso de uma forma mais agressiva.

Por exemplo, em uma caminhada é gerado uma força que equivale a 112% do seu peso, já com o elíptico esta força cai para 73% do seu peso, uma diminuição significativa quando comparado.

Por ser aparelho onde os pés ficam em contato com uma superfície durante todo o exercício, o peso é melhor distribuído e consequentemente não deixa nenhuma área sobrecarregada.

Aumento da resistência de membros inferiores e superiores

Outro benefício deste aparelho é que ele é uma das poucas máquinas que de exercício cardio que exercitam todo o corpo de uma só vez.

Ele permite que os braços e pernas façam movimentos coordenados que podem variar de intensidade conforme sua resistência e preferências.

Ou seja, é possível exercitar membros inferiores e superiores na mesma intensidade em um único aparelho, ganhando resistência de maneira uniforme.

Melhora no equilíbrio e coordenação motora

Como ele exige que haja uma movimentação constante dos braços e pernas, algo que exige coordenação para que tenha mais eficiência. Para a segurança é recomendado que sempre faça a utilização do aparelho segurando nas barras, seja na móvel ou na fixa em alguns modelos.

Porém, o elíptico permite que o usuário faça variações do movimento, como alternar o apoio das mãos e mudar a direção dos pedais, algo que auxilia no equilíbrio e coordenação motora.

Aumento do condicionamento físico para outras atividades

Com o uso regular do aparelho é possível notar que seu corpo se torna mais resistente de uma maneira uniforme na parte inferior e superior do corpo, algo que melhora o condicionamento físico.

Essa resistência e aumento do condicionamento, ajuda consideravelmente quem pratica outras atividades físicas, seja musculação, pilates, yoga ou algum esporte como futebol e vôlei.

Isso acontece porque o esforço que o elíptico exige, apesar de ser de baixo impacto, tem influência direta na respiração e circulação sanguínea, dois fatores que influenciam muito no condicionamento físico de uma pessoa.

O que é melhor elíptico ou esteira?

Um aparelho elíptico é bem semelhante a uma esteira em relação às calorias perdidas, ambos apresentam uma perda de 200 a 600 calorias por hora, podendo variar de acordo com intensidade escolhida, tempo de exercício, inclinação do aparelho e qual simulação você escolheu para seu treino, caminhada, corrida, percurso de bicicleta ou subida de escada.

Contudo, existem algumas diferenças entre os dois que vai depender de cada usuário, suas preferências e os objetivos que deseja alcançar com o exercício.

Por exemplo, em uma esteira você consegue ajustar a inclinação em uma corrida ou caminhada, o que por sua vez, exige mais esforço e consequentemente aumenta a perda de calorias.

Porém, essa inclinação e a corrida em si, aplicam muito impacto nos joelhos, tornozelos, calcanhar e quadril, algo que pode acarretar em uma lesão ou até mesmo no agravamento de problemas pré-existentes.

Na esteira, você trabalha os músculos das pernas, glúteos, quadríceps e panturrilha, além de promover a perda de peso, melhora do sistema cardiovascular e condicionamento físico.

Já com um aparelho elíptico, também é possível modificar a inclinação, mas não exige tanto da pessoa, mas como ele coordena os movimentos dos braços e pernas faz com que as pessoas percam mais calorias.

Por ser um aparelho onde os pés ficam em contato com a superfície do aparelho o tempo todo e os movimentos são mais suaves, não há sobrecarga nas articulações, assim as chances de lesões são menores.

O exercício no aparelho elíptico movimenta mais partes do corpo, resultando em maior consumo de oxigênio, auxilia no equilíbrio e aumento da frequência cardíaca mais do que a esteira.

O que queima mais calorias elíptico ou esteira?

Em média, ambos queimam a mesma quantidade de calorias por hora, mas essa perda vai depender de quanta intensidade você aplica durante os exercícios.

Por exemplo, em uma esteira, você consegue mudar a inclinação e nas mais modernas é possível simular terrenos o que exige mais esforço físico durante a corrida ou caminhada.

Nos aparelhos elípticos a forma de aplicar intensidade é diferente, afinal trata-se de uma equipamento que trabalha várias partes do corpo e não só as pernas, mas também a parte superior do corpo.

Com o elíptico é possível escolher diferentes níveis e tipos de carga, fator que define o esforço aplicado para se movimentar.

Sendo assim, o que determina a quantidade de calorias que serão perdidas, não é o equipamento e sim o tipo de rotina de treinos adotada por você e o nível de dificuldade.

Que parte do corpo o aparelho elíptico trabalha?

Uma das vantagens do aparelho elíptico é que ele acaba movimentando todo o corpo, é muito comum pensar que ele também fortalece os músculos como musculação, mas não é bem assim que os aparelhos elípticos funcionam.

Por ser uma atividade com baixa intensidade, de caráter aeróbico e cardio, um treino focado neste aparelho, auxilia no fortalecimento dos músculos do coração e da respiração, pois ele aumenta a frequência cardíaca o que ajuda a fortalecer o coração e com o aumento da respiração, os pulmões também se fortalecem.

Por outro lado, esta movimentação constante também acaba trabalhando outras partes do corpo, como os músculos das costas, peitoral, bíceps, abdômen, glúteo, panturrilha e coxas.

Vale ressaltar que apesar de trabalhar todos esses músculos e elíptico não é um aparelho de musculação e sozinho não fortalece os músculos da mesma forma que o levantamento de peso faz, porém, ele é uma ótima opção para tornar estas partes do corpo torneadas e prepará-las para mais carga.

Qual a diferença de elíptico, magnético, mecânico e eletromagnético?

Se você pretende comprar um aparelho elíptico para ter sem ao seu alcance em casa, é importante saber quais são os tipos que existem disponíveis no mercado e qual a diferença de cada um.

O principal detalhe a ser observado é o sistema de carga do aparelho, que é responsável por tornar o exercício mais leve ou mais pesado, além desse sistema ser sinônimo de qualidade e modernidade.

Atualmente, existem aparelhos elípticos com 3 tipos de sistema de carga no mercado, magnéticos, mecânicos e o eletromagnético.

Elíptico magnético: Este modelo usa um sistema de imãs para ajustar a intensidade do exercício, no entanto, eles são controlados de forma manual através de botões do painel.

Elíptico mecânico: Apesar de ser o modelo mais simples, o sistema mecânico é o que exige mais esforço durante o exercício, pois a regulagem de carga é feito por meio de atrito, conforme você faz o movimento.

Elíptico eletromagnético: Nesse modelo, também é utilizado um sistema de imãs para ajustar a intensidade, mas ao contrário do magnético, a mudança é feita de forma eletrônica, quanto mais os imãs ficam perto das rodas, mais pesado será o exercício.

A maior diferença entre os 3 modelos, é que como o mecânico funciona por meio de atrito há mais desgastes do aparelho o que diminui a sua durabilidade, já o eletromagnético é o utilizado em academias e tem maior durabilidade e valor mais elevado.

Para escolher o melhor aparelho elíptico é importante ficar atento às suas necessidades e limitações, só assim você escolherá o aparelho que será mais eficaz para o seu caso.

Aparelhos elípticos servem para perder barriga?

Fazer o uso regular do aparelho elíptico ajuda sim a perder barriga, afinal este exercício é muito recomendado para a perda de calorias, além de que atividades físicas ajudam a acelerar o metabolismo.

Entre as partes do corpo que são trabalhadas no uso do elíptico está o abdômen, apesar do movimento parecer de pouco impacto nesta região do corpo, ao programar o aparelho com este objetivo os resultados serão ainda melhores.

Lembre-se que o elíptico não é um equipamento milagroso, para perder barriga é indispensável aliar a prática regular de exercícios com uma alimentação saudável e balanceada.

Quantos minutos de elíptico por dia para emagrecer?

Por ser um aparelho de baixa intensidade, para emagrecer somente com o elíptico é preciso manter uma constância no seu uso, combinando tempo de uso, com a carga certa, só assim haverá resultados.

Para perder peso com o auxílio desse aparelho, o recomendado é fazer treinos com duração de 45 minutos a 1 hora por dia. Para fazer um treino superior a este tempo o melhor é consultar um profissional de educação física e também um médico, para saber se seu corpo aguenta mais tempo de atividade.

Contudo, para quem está começando e não tem condicionamento físico ou costume com o uso do equipamento é recomendado usá-lo por 30 minutos e fazer o aumento do treino gradualmente. Assim, o seu corpo irá se acostumar com a atividade sem o risco de se machucar.

Pode fazer elíptico todos os dias?

O ideal é fazer o uso de 3 a 5 vezes por semana, mas se deseja se exercitar todos os dias, é importante montar uma rotina que intercale dias com atividades mais pesadas e outros mais leves.

Por exemplo, se você faz atividade física durante 5 dias da semana, escolha 3 dias com foco na perda de calorias, com um treino mais longo e pesado, já nos outros 2 dias, faça o uso mais leve, com menor tempo e passadas mais suaves sem tanta carga, como uma caminhada.

Qual a passada ideal do elíptico?

A amplitude da passada do elíptico é um fator muito importante para o uso do aparelho, que está diretamente ligada ao seu conforto e facilidade de movimento durante o uso do equipamento.

Para se ter uma ideia, a passada natural de uma pessoa tem em média 50 cm, sendo assim, o ideal é que o aparelho tenha a passada o mais próximo dessa medida que muda de acordo com o modelo elíptico.

Geralmente, os equipamentos mais atuais, tem passada de 40 a 50 cm, quanto menor este tamanho, mais difícil será o uso do aparelho, pois o será mais difícil o uso e terá a sensação de tranco durante o movimento.

Como usar o elíptico para ganhar massa muscular?

Apesar de esse não ser o principal objetivo do aparelho, é possível regular o elíptico para auxiliar no ganho de massa muscular.

Para isso é necessário regular o equipamento de forma correta, aumentando a carga, tipo de treino e pressão nos pedais, ou seja, aumentar o nível de dificuldade.

Estas medidas ajudam a tonificar os músculos, mas não dará ganho significativo de massa muscular, para alcançar este objetivo somente com a prática de musculação.

Conclusão

O elíptico ou transport é um aparelho excelente para quem busca um exercício cardiovascular de baixa intensidade, que ajude a ganhar condicionamento físico e perder calorias, através da simulação de caminhada, corridas, subida de escada e percursos de bicicleta.

Como benefício esse aparelho ajuda você a melhorar o condicionamento físico, melhora da capacidade respiratória e ajuda na circulação sanguínea, sem sobrecarregar as articulações e costas.

Sendo assim, ele é recomendado tanto para pessoas que estão começando a fazer exercícios físicos, quanto para quem está se recuperando de uma lesão ou quem não pode fazer atividades semelhantes que tenham impacto nos joelhos e costas, como acontece na corrida e caminhada, seja na rua ou na esteira.

Para melhorar sua experiência com o aparelho, há diversos modelos disponíveis no mercado, com funções e atributos que ajudarão você a entrar em forma.

FAQ

Leave a Comment