Com a evolução das diversas modalidades de atividades físicas, a prática de exercícios corporais nas academias tem se tornado apenas mais uma das alternativas disponíveis para quem quer sair do sedentarismo.
Considerando a rotina cada vez mais corrida, a ginástica corporal, a musculação e o próprio atletismo estão criando diferentes conceitos de movimentos, os quais permitem mobilidade e liberdade para os “adeptos remotos” dos esportes. Isso significa mais tempo livre na agenda, maior praticidade, consistência e melhores resultados nos treinos em casa.
A Calistenia, a Yoga, o Pilates são algumas das formas de ginásticas mais comuns para quem quer começar a se exercitar a qualquer momento, sem precisar sair em busca de uma academia no bairro. Muitas modalidades também permitem a prática livre de quaisquer equipamentos, como é o caso da Calistenia, que utiliza o peso do próprio corpo para estimular a hipertrofia.
Por outro lado, utilizar alguns acessórios pode facilitar os movimentos e melhorar o seu desempenho, especialmente no caso do Pilates e da própria musculação. A Mini Band é um dos itens mais utilizados. Entenda um pouco mais sobre ela e saiba como ela pode te auxiliar nas atividades físicas em casa!
O que é a Mini Band e o que ela pode oferecer?
Tão importante quanto os pesos utilizados na musculação, a Mini Band é uma faixa elástica, quase fundamental para a ginástica corporal, possibilitando a melhor execução de exercícios e melhorando a aptidão física para outras finalidades do dia a dia. Quando bem utilizada, ela também funciona como recurso fisioterapêutico e preventivo, contra lesões e traumas musculares relevantes.
Separamos algumas das vantagens de utilizar a Mini Band nos seus treinos!
Alongamento fácil e potente
Para quem gosta de corridas, natação, luta e esportes que exigem mais disposição dos membros, a Mini Band se coloca como um bom recurso na execução dos alongamentos.
Músculos mais flexíveis, mais velocidade de resposta e maior liberdade de movimentos são alguns dos benefícios de quem pratica alongamentos com frequência. Além disso, ele também pode prevenir lesões e dores provocadas pela rigidez muscular.
Articulações resistentes contra impactos
Dores e problemas nas articulações são bem comuns atualmente, sobretudo na musculação, onde a carga constante acende o alerta de atenção para o fortalecimento destas áreas.
A repetição de movimentos com a faixa elástica vai estimular o desenvolvimento da força nestes locais, tornando-os menos propícios a problemas como o deslocamento de tendões, desgastes e outros.
Músculos mais robustos e tonificados
A hipertrofia muscular é uma das finalidades mais buscadas por quem pratica esportes, o que acaba resultando em uma boa aptidão física, conforme a modalidade praticada. A falta de repetição e estímulos corretos dos músculos podem retardar esse processo, por isso o uso diário da faixa elástica é importante.
Por possibilitar a concentração dos exercícios em determinadas regiões do corpo, o seu uso alavanca o tônus e melhora a resposta de áreas mais “escondidas” em atividades comuns, como os Abdutores, o Deltoide posterior e os músculos dorsais.
Uma boa dica para treinar os músculos específicos é conhecer um pouco mais sobre a fisiologia corporal, o que vai permitir um uso mais consciente desse “aparelho”.
Faça tudo em qualquer lugar!
Outra vantagem da Mini Band é ser bastante portátil para o dia a dia, o que facilita o uso em casa, durante uma viagem e até durante exercícios ao ar livre nas praças. Isso também ajuda na consistência e diminui o risco da descontinuidade do esporte na sua rotina.
Como utilizar a Mini Band da forma correta?
Diferente dos equipamentos comuns de academia, aos quais já estamos acostumados, a Mi Band funciona como um acessório extra para aprimorar a sua musculatura, e deve ser utilizada da forma correta para viabilizar todos os benefícios que citamos mais acima. Apesar disso, utilizá-la no dia a dia é bastante simples e seguro. Trouxemos algumas dicas para aproveitar ao máximo esse recurso nos seus treinos!
1. Utilize a Mini Band como uma extensão dos seus treinos
Embora muitas pessoas a utilizem como principal acessório para a prática de atividades físicas (o que não é considerado nenhum erro), a Mini Band funciona bem melhor de forma dinâmica: aproveitando da prática de alguns movimentos já executados em outros esportes para melhorar o desempenho do corpo.
Um bom exemplo disso é o uso das Mini Bands nas academias e no aquecimento anterior às corridas (sobretudo para os atletas profissionais), para dificultar a execução e tornar o corpo mais resistente.
Esse uso não precisa ser feito em simultâneo, já que a recomendação dos próprios especialistas para os alongamentos é que ele seja feito antes ou depois das atividades de alto impacto, por tanto, não há nenhum problema em utilizar a Mini Band um dia depois do seu treino.
2. Concentre-se nos músculos de forma isolada
Um dos erros mais comuns das pessoas é não fortalecer regiões específicas do corpo, o que prejudica a aptidão física e diminui o rendimento nos esportes paralelos. As faixas elásticas devem ser utilizadas para desenvolver músculos de forma concentrada, exercitando-os para reduzir o risco de lesões e aumentar a liberdade de movimentos com flexibilidade.
3. Conheças os exercícios que podem ser realizados com o acessório
Aproveitar ao máximo o recurso é a nossa maior dica para usuários das Mini Bands. Existem muitíssimos exercícios que podem ser feitos com esse estilo de acessório, em uma ampla variedade de ambientes e com ou sem a prática de outras atividades esportivas paralelas.
Inclusive, para os amantes dos treinos guiados, também existem aplicativos que indicam exatamente como começar com esse acessório, incluindo treinos personalizados e de diferentes intensidades. O mais importante é executá-los da forma correta, regulando a postura corporal e utilizando a modalidade de exercício gradativo, para acostumar o seu corpo ao novo equipamento.
Conclusão
As Mini Bands são alguns dos acessórios mais comuns de encontrarmos atualmente. Recomendados por diversos especialistas de educação física, elas são bastantes úteis para aumentar a flexibilidade, tonificar e reduzir o risco de lesões. Agora que você já entende sobre como ela funciona, acrescente-a à sua rotina e aproveite todos os seus benefícios no mundo dos esportes.