Mini Band: Qual a melhor para exercícios em casa?

Fazer exercícios em casa é cada vez mais frequente para quem tem pouco tempo disponível na rotina. Ir às academias durante a semana exige muito esforço, além de demandar mais disciplina e constância nos treinos, o que pode levar muitas pessoas a desistirem das práticas saudáveis de exercícios físicos. Neste caso, planejar uma rotina movimentada em casa pode ser a alternativa mais interessante se você procura por flexibilidade, sem abrir mão do bem-estar.

De acordo com algumas pesquisas recentes, a busca por estas práticas de forma remota tem crescido exponencialmente nos últimos anos, o que também impulsiona a indústria para a criação de equipamentos que auxiliem na preparação física. Pensando em ferramentas versáteis e flexíveis, muitas marcas desenvolveram as mini bands, consideradas indispensáveis para quem quer melhorar o condicionamento e a resistência do corpo.

Com poucas atividades diárias e atrelada a outros aparelhos e acessórios para aptidão física, é possível alcançar hipertrofia muscular, tonificação e a preparação das articulações, sem ter acesso às grandes estruturas das academias tradicionais.

Mas quais são as melhores opções de acordo com o que você precisa? Conheça o nosso guia completo e todas as nossas recomendações para você!

Recomendações

As tão utilizadas faixas elásticas são ótimas para quem precisa movimentar o corpo, muito recomendadas por profissionais de preparação físico e fisioterapeutas. Alguns dos benefícios mais notáveis desse acessório estão o tratamento de lesões e a preparação de vários músculos importantes.

Mas antes de iniciar as práticas, escolher a mini band correta é muito relevante para assegurar a durabilidade do produto, a segurança e a utilidade desta para os seus treinos em casa. Para te ajudar nessa escolha, separamos as nossas 3 melhores recomendações, divididas entre a Escolha Premium, a Nossa Recomendação e a melhor compra para o seu bolso.

Escolha Premium

Este kit acompanha 3 faixas elásticas de alta qualidade, produzidas por uma das melhores marcas de produtos fitness em todo o mundo. Cada uma das faixas possui um nível de resistência ideal para as necessidades personalizadas do seu dia a dia, seja para o alongamento de músculos, redução de lesões ou treinamento de hipertrofia. Produzidas com borracha 100% natural entrelaçadas com tecido, elas são antiderrapantes e perfeitas para o treinamento de alta performance.

Nossa recomendação

Perfeita para o treinamento de resistência, essa mini band, também da Vollo Sports, traz qualidade e durabilidade em tecido trançado. Muito recomendada para o fortalecimento do quadril, esta faixa possui resistência média, recomendada para alongamentos e para a flexibilidade dos músculos. A faixa interna dupla garante que a sua mini band não vai se torcer durante a realização dos movimentos corporais.

Melhor para o seu bolso

Como um dos modelos mais básicos do mercado, a mini band da Liveup Sports tem alta durabilidade, ótimas avaliações na Amazon e 5 níveis diferentes de resistência, sendo bem mais adequada para funções fisioterápicas que tragam conforto, fortalecimento e mobilidade para os músculos. A resistência progressiva é a maior vantagem do látex natural utilizado neste acessório.

Itens que também podem interessar:

Além das nossas recomendações mais importantes, separamos também alguns outros produtos que podem ser interessantes na sua decisão de compra!

Melhor Mini Band

Índice

Mini Guia de Compra

Comprar mini bands para treinar em casa é a melhor dica se você quer evitar academias ou exercícios em áreas externas. Além de auxiliar muito na hipertrofia e na tonificação muscular, elas também são consideradas acessórios “multiuso”, promovendo o aquecimento dos membros, a flexibilidade do corpo e a prevenção importante de lesões.

Mesmo nos ambientes das academias, as mini bands são de extrema importância em treinos de diferentes níveis, desde exercícios de alta performance, como os funcionais com acessórios, até os alongamentos de baixa intensidade antes de esteiras e da musculação. Neste sentido, tendo em mente a preparação prévia dos músculos para os exercícios, as mini bands são separadas em diferentes níveis, garantindo que você terá a resistência ideal para cada necessidade do seu dia a dia.

Pensando nisso, se você quer adquirir um acessório de qualidade para o que você precisa, saiba que além da qualidade, da marca e de alguns diferenciais relevantes das faixas elásticas, você precisa saber qual o nível de resistência recomendado para cada fase do seu treino.

Conjunto com Mini Faixas p/Exercício de Poliéster (Leve - Média - Forte), Vollo Sports - Te acompanha em diferentes estágios do seu treino

Um dos kits mais vendidos pela Vollo Sports, marca internacional de acessórios para preparação física, são as faixas elásticas de alta qualidade e flexibilidade. Acompanhando três produtos versáteis, a empresa possibilita um suporte detalhado para cada fase de desenvolvimento muscular, sem provocar lesões por esforços demasiados e sem promover baixos resultados nos seus treinos. Para cada uma das faixas existe um nível distinto de resistência e vários desafios para a sua rotina.

Mais conhecidas como hip bands, essas faixas têm qualidade superior se comparadas com as mini bands comuns, trazendo detalhes perceptíveis, na prática, como uma aderência maior na pele, evitando dobras na execução de exercícios, superfície respirável e um material de maior espessura e resistência.

Essas três faixas são separadas em níveis de resistência leve (cor cinza-claro), média (cor laranja) e forte (cor cinza-escuro). A depender especificamente do seu desenvolvimento muscular, uma pode ser mais adequada que outra na busca por resultados evolutivos, por esse motivo, adquirir um kit como esse pode ser a melhor recomendação para quem já treina e quer acrescentar performance. São as faixas ideais para treinar músculos menores, já que possuem uma menor dimensão.

Falando sobre os pontos negativos, a desvantagem desse produto é exatamente quanto às suas limitações de tamanho (320 X 55 mm), o que pode ser pouco interessante para quem precisa fazer alongamentos mais livres ou atrelados a exercícios de pilates, ou funcional. Neste caso, podem ser melhores as faixas com dimensões maiores.

Hip Band, Faixa de Exercício de Poliéster, Vollo Sports, Laranja - Treino que aquece e tonifica os membros inferiores

Disponível para compra em duas dimensões de largura, a hip band laranja também é um produto da Vollo Sports, perfeita para quem quer acrescentar um pouco mais de dificuldade no treino de glúteos e pernas. A sua utilização é recomendada em paralelo com outros exercícios, especialmente caminhadas, pedaladas ou no aquecimento de treinos com peso. Ela tem um nível de resistência intermediário, representado por sua cor laranja.

Composta por material de tecido poliéster e borracha trançados, essa hip band tem um nível de flexibilidade um pouco menor que outras opções 100% borracha do mercado, mas foi feita exatamente para treinos pouco espaçados, com duas faixas internas que impedem que ela se dobre durante a execução de exercícios, especialmente se eles exigem alto desempenho, impedindo que o suor atrapalhe o seu foco. Ela também é respirável, sem marcar as pernas ou provocar alergias. O seu tamanho de 37×5 cm permite que ela seja dobrável para ser levada para qualquer lugar, como treinamentos na areia da praia, academia ou nos cômodos da sua casa.

Mini Bands 5, Extra Forte, 25 * 5 * 0,12 Cm, Liveup Sports - A faixa com alta flexibilidade para exercícios funcionais

Diferente das hip bands que já apresentamos, a mini band extra forte da Liveup Sports é a nossa principal recomendação para quem quer unir músculos fortes e resistentes aos treinos funcionais. Geralmente, este é um produto mais adequado para quem já pratica esportes performáticos ou musculação a um certo tempo, pois exige um pouco mais de força no seu manuseio.

Especialmente para a reabilitação de lesões, essa é uma das melhores faixas elásticas disponíveis no mercado, capaz de alongar músculos inferiores e superiores em diversas modalidades de uso. A principal vantagem de utilizar este modelo é a maior possibilidade de escolha entre os vários níveis de resistência da marca: cinza para extra forte, roxa para super forte, verde para média e laranja para leve. Com todas essas opções, encontrar a mini band mais recomendada para você fica ainda mais fácil.

Composta 100% por látex, essa faixa tem aplicações diversas, desde o uso para reabilitação terapêutica até a melhora da coordenação motora e tonificação dos músculos. Entretanto, este quesito também a torna pouco interessante em outros momentos, pois ela pode enrolar durante os exercícios, provocar alergias na pele ou escorregar com o suor, já que não é respirável nem antiderrapante, podendo incomodar bastante em dias mais quentes.

Super Band 2.1, 2080 * 4.5 * 21Mm, Laranja, Liveup Sports - Menor tamanho, mais portabilidade e eficácia nos treinos.

Também constituída por material totalmente em látex, a nossa outra recomendação de mini band é a Super band laranja, da Liveup Sports. A sua principal distinção dos modelos anteriores é a sua largura, que tem apenas 3 centímetros. Isso facilita a execução de diversos exercícios, trabalhando a resistência em músculos localizados e específicos. O formato circular de apenas 23 centímetros é outra vantagem desse produto, permitindo a sua utilização discreta durante sessões de yoga ou funcionais. 

Por ser uma faixa mais curta que as outras opções que apresentamos, ela possui um pouco mais de rigidez, não sendo recomendada para quem quer iniciar exercícios físicos em casa, neste caso, faixas mais largas podem ser bem melhores durante as práticas.

Outra desvantagem deste modelo, assim como já ressaltamos no modelo anterior, é os problemas que podem ser causados pelo látex, podendo ocasionar reações alérgicas ou dificultar na execução dos treinos, inclusive, diminuindo a sua durabilidade. Por outro lado, essas trazem ótimos benefícios quando se trata de alongar músculos menores. Ela possui cor laranja, com resistência leve.

Bandas de resistência ajustadas - O kit completo para carregar a sua rotina de exercícios a qualquer lugar.

Considerado um dos kits mais completos e versáteis do mercado, as hip bands da Hanbaili têm um custo-benefício bastante vantajoso para quem quer iniciar na prática de exercícios físicos. Focadas para movimentos multimodais, elas são práticas, pequenas e completas para qualquer desafio da sua rotina.

O kit deste produto acompanha três faixas elásticas de alta durabilidade, antiderrapantes e reforçadas com tecido trançado, além de bolsa adequada para trazer portabilidade para os seus treinamentos. A durabilidade de todos os produtos desta compra é assegurada pela garantia de 12 meses da marca. Na prática, as três faixas elásticas são divididas nas cores Rosa, Cinza e Preto, que representam respectivamente os níveis de resistência leve, intermediário e forte.

Elas foram totalmente produzidas em tecido de poliéster e látex, com superfícies respiráveis e aderentes à pele, sem que se dobrem no ato de esticar. Unindo todas essas características, é possível utilizá-las durante treinos de Pilates, Agachamentos, Lunges, Glute Bridge, dentre muitos outros, inclusive em casa ou nas academias. Com um ótimo preço de venda, a desvantagem deste produto está apenas na menor flexibilidade oferecida, se comparada com o modelo anterior.

Faixa Elástica 0,65mm Extra Forte Tipo Thera Band Azul - A faixa elástica multifunções para exercícios livres.

Com um estilo bem diferente das outras faixas elásticas que já citamos acima, a Thera band é o produto mais relevante para quem procura por treinos livres, podendo utilizar a faixa como o principal acessório dos seus exercícios. Especificamente para a prática física em casa, esse modelo entrega todo o necessário na busca por força muscular e coordenação motora, alongando membros inferiores e superiores com poucas técnicas de utilização. Por ser uma faixa aberta, diferente das circulares, a sua intensidade pode ser ajustada de acordo com a área de apoio em cada treino.

Também atuando como um essencial acessório fisioterápico, melhora a mobilidade dos membros e estimula a hipertrofia em poucos dias de utilização. Para treinamentos esportivos, ela também é um bom diferencial no alongamento anterior à natação, ciclismo, musculação ou corrida. O ponto negativo desse produto é a sua baixa durabilidade com relação às outras mini bands e hip bands que apresentamos neste guia de compra, já que esta não recebe nenhum material além do látex na sua fabricação.

Guia do comprador

Adicionar a prática de exercícios físicos na rotina traz incontáveis benefícios para a saúde, promovendo preparo físico e desencadeando substâncias importantes para a manutenção do nosso humor. Nos últimos anos essa prática tem ficado cada vez mais frequente, especialmente quando se trata de atividades esportivas de alto desempenho, como o ciclismo, a corrida e a natação. Entretanto, a realização correta destes exercícios exige uma série de cuidados, como o pré-alongamento dos músculos. As faixas elásticas são acessórios indispensáveis para quem já pratica esses esportes, sendo aliada da hipertrofia muscular e dos resultados obtidos em várias outras modalidades de exercícios, inclusive a yoga e o funcional.

Por sua grande versatilidade, as mini bands são especialmente indicadas para quem busca melhorar o condicionamento físico em casa, trazendo, com o manuseio correto, a resistência muscular e todos os outros benefícios proporcionados por quem frequenta academias.

Contudo, o que muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de adquirir a faixa elástica ideal é sobre a sua indicação para cada exercício, de que formas elas podem ser utilizadas e como escolher a melhor para o seu nível de preparo físico. Por esse motivo, preparamos este guia de compra com todas as dicas que você precisa.

1.0 Como escolher a faixa elástica ideal para você?

Embora possam parecer acessórios idênticos, as faixas elásticas possuem classificações distintas, que podem ser divididas na modalidade de execução dos exercícios físicos, na sua qualidade de fabricação ou nos níveis de resistência, que relaciona a flexibilidade e a força necessária para manuseá-la. Comprar qualquer um desses produtos sem levar isso em conta pode trazer péssimas experiências para você! 

Decida entre as modalidades de faixas elásticas

As faixas elásticas são subdivididas em duas principais modalidades, as mini bands e as hip bandas. Entenda as diferenças entre cada uma delas.

Mini bands:

As mini bands geralmente são fabricadas de forma diferente das hip bands, tendo como única matéria-prima o látex, o que possibilita um nível maior de flexibilidade durante o uso. Elas podem ser circulares ou abertas. As abertas oferecem uma maior gama de exercícios possíveis e são mais recomendadas para músculos superiores, já as circulares são muito utilizadas para aquecimento muscular antes da prática de esportes. Elas possuem mais níveis de resistência, como leve, intermediário, forte e extraforte.

Hip bands:

As faixas elásticas desse tipo possuem uma fabricação bem diferente, mais durável e resistente, tendo como principais materiais o tecido (geralmente o poliéster) e o látex trançados. Elas são encontradas apenas no modelo circular. São muito utilizadas para treinos de músculos inferiores, como glúteos e pernas, já que são antiderrapantes e exigem um pouco mais de esforço. São as melhores quando se trata da realização de agachamentos e ponte, além de esportes na praia e na academia. Diferente das mini bands, elas possuem apenas três níveis de resistência, classificados em leve, intermediário e forte.

Saiba o nível de resistência ideal para você

Outro grande erro que as pessoas geralmente cometem na hora de escolher faixas elásticas é decidir entre os vários níveis de resistência sem critérios, principalmente se tratando das que oferecem mais opções. Vale ressaltar que eles não existem aleatoriamente, e tanto podem ajudar no seu desenvolvimento muscular, como causar sérias lesões se utilizados de forma incorreta.

O ideal é sempre avaliar o seu nível na prática de exercícios físicos, considerando a sua preparação muscular. Caso você tenha dúvidas sobre qual deles é o mais recomendado, opte pela compra de kits, dessa forma você pode utilizar cada uma nos momentos mais oportunos para o seu corpo.

A dica para não se perder nessa avaliação é observar as cores das faixas, que geralmente são dispostas em tons mais claros para a menor resistência e em tons mais escuros, para maior resistência.

2.0 Treinos para se fazer em casa com as mini bands

Que as mini bands são ótimas para treinos em casa, já é fato. Mas você sabe como utilizá-las e em quais exercícios elas podem ser úteis? Veja alguns deles que separamos no nosso guia!

Membros inferiores

Para os membros inferiores, alguns exercícios que podem ser realizados com as mini bands são os agachamentos, ponte para glúteos, prancha, extensão e flexão de pernas (esta última deve ser realizada com mini bands abertas). Além dessas, um outro muito relevante para coordenação motora é a caminhada lateral com faixa elástica, que aprimora o equilíbrio e a resistência corporal.

Membros superiores

Quando se trata dos músculos superiores, os exercícios ficam ainda mais simples, a  exemplo da remada, das flexões com mini band e do treino lenhador. Todos esses buscam fortalecer e tonificar os bíceps e tríceps, exigindo também de outros músculos do corpo. 

Alongamentos pré-treino

Se você vai praticar algum esporte, as faixas elásticas podem ser ótimas companheiras dos seus exercícios de alongamento corporal. Um corpo bem-aquecido pode evitar sérios problemas com torções e lesões em membros importantes. Para fazer corretamente exercícios de alongamento, recomenda-se de 3 a 5 repetições, com o intervalo de pelo menos 20 segundos entre cada série. É relevante lembrar que para esses casos, a indicação de um fisioterapeuta ou educador físico é essencial para obter melhores rendimentos.

Veja mais informações aqui: 13 exercícios com faixa elástica para fazer em casa

Conclusão

Agora que você já conhece todas as mini bands que trouxemos neste artigo, além de cada uma das suas especificações e como utilizá-las no seu dia a dia, basta fazer a sua decisão de compra e ter incontáveis possibilidades de exercícios disponíveis na sua casa, aproveitando a portabilidade deste acessório para levar os seus treinos sempre com você!

O que achou das nossas sugestões? Gostou das melhores mini bands? Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

O kit da Vollo Sports acompanha 3 faixas elásticas de alta qualidade, cada uma possui um nível de resistência ideal para as necessidades personalizadas do seu dia a dia, seja para o alongamento de músculos, redução de lesões ou treinamento de hipertrofia.

As tão utilizadas faixas elásticas são ótimas para quem precisa movimentar o corpo, muito recomendadas por profissionais de preparação físico e fisioterapeutas. Alguns dos benefícios mais notáveis desse acessório estão o tratamento de lesões e a preparação vários músculos importantes

Para treinos em casa, alguns exercícios que podem ser realizados com as mini bands são os agachamentos, ponte para glúteos, prancha, extensão e flexão de pernas, remada, flexões de braço e muitos outros.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados