17 de December de 2021
Sem respostas

Saiba como identificar o melhor horário do dia para você praticar yoga

O yoga é uma atividade que pode trazer diversos benefícios para a sua vida e até mesmo melhor o seu rendimento no trabalho, como controle de respiração, que levam a outros benefícios para a saúde e facilitar a sua relação com outras pessoas.

Entretanto, é comum surgir a dúvida de qual o melhor horário para fazer yoga? O horário da prática pode interferir nos seus benefícios, seja de forma positiva ou negativa.

Quando a assunto é o melhor horário para praticar uma atividade física, há diversas opiniões sobre o assunto e também há as preferências de cada pessoa, como ela se sentirá durante o dia caso opte por fazer atividade logo de manhã ou como será sua noite se decidir se exercitar no final do dia.

Um dos preceitos da yoga é trazer a consciência para o momento, algo que a maioria das pessoas acaba esquecendo de fazer durante a rotina diária. A prática regular da yoga relaxa a mente e proporciona o maior controle dos pensamentos.

Para ajudar a sanar as dúvidas referente ao melhor horário para fazer yoga, neste artigo explicaremos sobre as influências que a escolha pode ter em sua rotina e assim ajudar a decidir qual será o melhor para você.

Índice

Afinal, qual o melhor horário para fazer yoga?

Não existe um horário específico ou correto para praticar a atividade, este detalhe pode variar de acordo com a rotina de cada pessoa e o que ela precisa naquele momento.

Geralmente, o recomendado é fazer yoga de manhã ou no final da tarde, mas é importante ressaltar que a prática feita de manhã deve ser diferente de uma realizada à tarde, sendo assim, o indicado é testar qual horário funciona melhor para você.

Para auxiliar na hora de escolher um bom horário para fazer yoga, a dica é saber o objetivo que se busca com aquela atividade e o que ela tem a oferecer.

Para fazer yoga de manhã

Algumas pessoas têm mais facilidade em se concentrar no período da manhã, pois é um horário em que a mente está mais tranquila e será mais fácil silenciar os pensamentos e focar na respiração.

Durante a pandemia, surgiram muitos relatos de pessoas que sentiram mais dificuldade em acordar cedo e manter uma rotina saudável e com equilíbrio entre o home office, as tarefas domésticas e o tempo de lazer e distração.

Caso esteja passando pelo mesmo, começar o dia cedo e com uma atividade como o yoga pode ser a chave para que você organize a rotina e tenha um dia mais tranquilo, onde suas tarefas serão realizadas com calma e concentração.

Acordar cedo pode ser muito difícil, principalmente para quem tem o hábito de dormir tarde, mas o silêncio da manhã é um grande aliado na hora da yoga, visto que o silêncio ajuda na percepção dos sentimentos e pensamentos.

O período da manhã é melhor para a mente, pois está mais silenciada e sem o estresse do trabalho e outros fatores, mas o corpo está mais rígido por ter passado muitas horas na mesma posição.

Para fazer yoga durante a tarde

Lembre-se que não é obrigatório praticar durante a manhã, mas para quem tem dificuldade de concentração este é um bom horário para fazer yoga.

Já durante a tarde e a noite é melhor para o corpo, porque não estará tão rígido como quando acabamos de acordar, mas em compensação a mente está lotada dos acontecimentos do dia e pode ser mais difícil se concentrar, por estar mais suscetível a devaneios.

Caso você não consiga incluir a atividade na sua rotina da manhã, ela pode ser incluída em um horário no meio ou no final da tarde e algumas pessoas até preferem para conseguir relaxar depois de um dia estressante.

É comum no meio do dia sentir mais lento, como se sua energia tivesse abaixado, principalmente após realizar algumas tarefas e almoçar. praticar yoga neste horário pode renovar as energias e sua produtividade não cairá.

Apenas alguns minutos de pausa para a yoga durante o dia pode trazer diversos benefícios e afastar aquela vontade de parar o trabalho e tirar uma soneca.

Outro horário para fazer yoga para quem não consegue madrugar é no final da tarde, após finalizar o trabalho e outras tarefas indispensáveis no dia a dia.

Muitas vezes mesmo depois de ter 8 horas de sono, algumas pessoas ainda se sentem cansadas e com o sentimento que dormiram mal, esse é um efeito do estresse que faz com que sua mente e corpo não consigam relaxar mesmo durante o sono.

A prática de yoga no final do dia auxilia a desacelerar o ritmo e os movimentos certos ajudam a relaxar os músculos e a mente, melhorando assim, a qualidade do sono.

O que é horário de Brahma Muhurta?

Principalmente para quem está começando, é normal surgir dúvida da hora ideal para fazer yoga, geralmente essa dúvida surge devido aos estereótipos criados com base na imagem criada de uma pessoa que faz yoga.

Tradicionalmente o horário ideal para praticar yoga é o Brahma Muhurta, conhecido também como “horário do criador”. Este horário refere-se ao período antes do sol nascer, que ainda está escuro.

Ao procurar sobre Brahma Muhurta é comum encontrar referências de que a hora exata para se começar, é às 4 horas da manhã e dura em média 1h30min, mas é importante ressaltar que o nascer do sol pode variar de acordo com a estação do ano.

O conceito deste horário, está ligado a começar a prática do yoga no silêncio mais profundo do dia e acompanhar o nascer do sol.

Os praticantes mais avançados que conseguem alcançar um estado profundo de meditação conseguem mais regeneração de energia vital do que durante o sono e para chegar a este estado é preciso criar uma rotina e incluir a prática no seu dia.

Vantagens de manter um horário para fazer yoga

Assim como outras atividades físicas, para alcançar os benefícios que o yoga proporciona é preciso que a prática seja incorporada em sua rotina para ter resultados.

O ideal é que seja praticada diariamente ou no mínimo 3 vezes por semana, durante o tempo que você tiver disponível, seja 5, 10 ou 15 minutos já será o suficiente para tornar um hábito e trazer vantagens.

Neste caso, manter a regularidade é algo fundamental, mas não se sinta pressionado, afinal também é importante considerar seus objetivos e disponibilidade.

Mas quais são as vantagens? A seguir preparamos uma lista com as 3 principais vantagens de manter um horário dedicado para a prática da yoga no seu dia.

1. Melhora o hábito do sono

O sono deve ser algo revigorante, mas para isso é preciso ter uma boa noite de sono o que nem sempre é possível, seja por conta da insônia ou pelo acúmulo de estresse diário, as vezes é difícil desligar a mente.

Como a yoga é uma prática capaz de atingir diversos campos é possível por meio dela, se preparar para uma boa noite e conseguir descansar plenamente. Se esse é o seu objetivo, o mais indicado é praticar durante a noite.

Existem aulas com movimentos específicos que auxiliam neste campo e proporcionam alívio do estresse e diminui a ansiedade de uma rotina cheia.

A combinação de movimentos suaves, exercícios de respiração e meditação vão relaxar o corpo e mente tornando as horas de sono muito mais aproveitáveis.

2. Cria uma rotina mais saudável

Para muitas pessoas, manter uma rotina é algo muito difícil principalmente para quem tem de equilibrar o trabalho, com afazeres domésticos e cuidar dos filhos, nesses casos tudo tem de ser feito o mais rápido possível.

Essa é a realidade de muitas pessoas e a atividade física acaba ficando esquecida, inserir hábitos saudáveis nestas rotinas durante a manhã faz muita diferença na saúde física e mental.

Com poucos minutos de prática diária já é possível notar a diferença, principalmente enquanto todos ainda dormem, assim você terá mais silêncio para se concentrar e começar o dia com o corpo e mente calmos.

3. Promove silêncio num horário pontual

Para esse momento o silêncio é imprescindível, principalmente para quem deseja focar na meditação.

Por isso é indicado fazer no Brahma Muhurta, pois é um horário com mais silêncio e menos interferências externas, mas durante a noite também pode funcionar. Isso vai depender do local onde você mora ou se optará por praticar yoga em um estúdio, por exemplo.

Como fazer yoga em casa?

Uma grande vantagem de se praticar yoga é que a atividade pode ser feita em casa e sem contar que desta forma fica muito mais fácil encaixar na rotina.

Mas existem alguns detalhes que devem ser considerados para melhorar ainda mais os benefícios e você consegue inserir o hábito no dia a dia.

Separe um espaço adequado

Este é um momento de reconexão e relaxamento e não pode ser feito de qualquer forma, não é necessário montar um espaço zen cheio de referências hindu como é comum ver por aí.

Escolha um lugar tranquilo que não será incomodado, pode ser na sala, no quarto ou até mesmo na varanda, ou jardim, onde você se sinta confortável e que tenha espaço suficiente para fazer os movimentos e posições, se necessário afaste os móveis para ter mais espaço.

Conte com acessórios

É possível praticar yoga sem usar nenhum acessório e até mesmo usar um cobertor ou tapete comum para proteger o chão, mas os acessórios podem ser muito vantajosos principalmente para quem está começando.

Entretanto, ter um yoga mat, ou seja, aqueles tapetinhos próprios para a prática é mais seguro, pois eles são antiderrapantes e oferecem mais aderência ao corpo.

Além do mat, também é recomendado o uso de outros acessórios como um bloco de espuma que ajuda para quem não é muito flexível a se apoiar, ou um cinto de yoga para facilitar em momentos específicos.

Use aplicativos de yoga

Não é necessário contratar um instrutor de yoga, para realizar a atividade sem causar nenhum dano físico a si mesmo. Para sua segurança, você pode baixar aplicativos no seu celular que te ajudarão nos movimentos e na meditação respeitando os seus limites.

Existem diversas opções de apps gratuitas para Android e iOS que irão ajudar a começar ou até mesmo dar continuidade, caso você já tenha tido algum contato com a atividade.

Nos aplicativos mais bem avaliados, você pode escolher entre aulas em vídeo com diferentes tempos de duração e que você monte sua própria rotina de movimentos de acordo com o objetivo que deseja naquele momento.

Mantenha uma rotina

Praticar yoga em casa é algo muito vantajoso, pois é uma atividade física capaz de exercitar corpo e mente e promove mudanças em diversas áreas da vida dos praticantes.

Porém, para que ela funcione da forma correta é necessário manter uma rotina, seja praticando diariamente ou até mesmo 3 vezes por semana, durante 5 minutos ou mais.é importante fazer com que a prática se torne um hábito.

Conclusão

O horário perfeito para fazer yoga é aquele que se adapta a sua rotina e necessidades, seja durante a manhã, no meio do dia ou no final da tarde, mas o Brahma Muhurta ou “horário do criador” não deve ser desconsiderado.

Afinal, uma rotina que se inicia cedo pode trazer diversos benefícios, mas não é todo mundo que tem essa disposição.

Determinar o seu objetivo com a prática do yoga vai te ajudar não somente a definir um horário, mas também a saber quais os movimentos são mais benéficos.

Sendo assim, teste qual o horário melhor e adapte a sua rotina de acordo com sua necessidade e te proporciona melhores resultados.

FAQ

Sim, mas nem todo mundo consegue levantar às 4 horas da manhã, sendo assim, não se preocupe tanto em seguir este horário.

Escolha um período do seu dia que seja mais silencioso, quando conseguirá se concentrar e se dedicar à prática com mais facilidade.

Sim, mas fica bem mais difícil realmente se concentrar e se conectar durante a yoga. Uma solução é colocar barulho de chuva, isso pode ajudar a relaxar.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados