Descubra quais são os 10 melhores apps de meditação!

Escolha Premium

Nossa recomendação

Melhor para o seu bolso

Não há dúvidas de que a prática de meditação traz uma série de benefícios tanto para nossa saúde mental como física.

Hoje sabemos que além de reduzir os níveis de estresse e ansiedade, o ato de meditar pode melhorar a noite de sono e prover um maior rendimento nas tarefas diárias — essencial em tempos de regime home office.

E o melhor, o que antes exigia um local, ambiente e profissionais a disposição, hoje pode ser feito e praticado com a ajuda de um item que cabe  na palma da sua mão – o celular.

Como provavelmente você já deve saber, o celular é muito utilizado hoje no trabalho e em outras situações do cotidiano, porém o que muitos não sabem é que este aparelho também é útil na hora de diminuir o ritmo e relaxar.

Com a ajuda de alguns aplicativos de meditação, por exemplo, você poderá criar uma rotina para o bem-estar próprio, com sessões adaptadas para a sua disponibilidade de tempo.

Tais práticas podem ser configuradas para diferentes objetivos, como reduzir o estresse, aumentar o foco ou melhorar a noite de sono. Basta acessar os conteúdos e praticar. Mas, dentre todos os apps de meditação, qual é o mais completo do mercado? Com tantos disponíveis, então qual escolher?

Bom, para te ajudar na escolha do app de meditação ideal, criamos este guia onde analisaremos todos os melhores e mais conhecidos apps de meditação do mercado.

Confira, a seguir, as melhores opções e faça a melhor escolha:

Recomendações

Antes de descobrir qual é o app para meditação do mercado, conheça nossas 3 principais recomendações:

Escolha Premium

Como indicação premium temos o app para meditação Calm, uma das opções mais completas para desenvolver hábitos de meditação. Com sessões guiadas de 3 a 25 minutos, é possível dedicar um espaço para o seu bem-estar sem atrapalhar outras tarefas do dia.

O app conta com um catálogo muito amplo, com opções de meditação guiada e atenção plena para diferentes temas. Oferece histórias para dormir e um acervo de paisagens sonoras que ajudam com o relaxamento e exercícios rápidos para a sua respiração.

Além disso, caso queira um atalho para o app, é possível adicionar widgets na tela inicial do aparelho.

Nossa recomendação

App capaz de desenvolver uma rotina de sessões guiadas de meditação conforme o seu nível de experiência e tempo desejado de prática por dia e ainda disponibiliza conteúdos que podem te ajudar a dormir melhor ou aumentar o foco durante trabalho e estudos, o Headspace é hoje a nossa indicação.

App voltado para ensinar práticas de meditação e atenção plena, separado em três frentes: meditar, sono e foco, um dos destaques do Headspace é a presença de Sleepcasts, uma espécie de “podcast do sono” –  são histórias combinadas com efeitos sonoros e músicas que ajudam na preparação para dormir.

Além disso, o aplicativo possui uma extensa biblioteca de paisagens sonoras e músicas relaxantes. Para a concentração, oferece playlists de foco com curadoria de artistas famosos, como John Legend e Hans Zimmer.

Melhor para o seu bolso

Disponível para Android e iOS, e criado por um grupo de psicólogos australianos, o Smilling Mind é hoje o app mais acessível do mercado.

O app conta com uma abordagem diferenciada dos demais, com foco no mindfulness e que leva seu perfil em consideração na hora de montar o roteiro da técnica. Se você for um atleta, receberá recomendações específicas de acordo com seu estilo de vida.

E as crianças não ficam de fora, já que existem meditações disponíveis no Smilling Mind para quem tem a partir de 7 anos de idade, o que promove a meditação e uma maior qualidade de vida desde cedo.

Veja agora abaixo nossa tabela comparativa com os melhores apps para meditação do mercado – as melhores opções de compra, em diferentes categorias:

Melhor App de Meditação

Zen

Índice

Mini Guia de Compra

Como falamos no início do artigo, a prática da meditação traz muitos benefícios para a saúde mental, emocional e física. Dentre eles, podemos destacar a melhora da qualidade do sono, a redução dos sintomas de ansiedade e estresse e o controle da pressão sanguínea.

E o melhor, hoje graças aos avanços tecnológicos, é possível praticar a atividade com o auxílio de um aplicativo de meditação. Tais apps oferecem programas de meditação conforme seus objetivos e preferências e te ajudam a relaxar com apenas alguns cliques na tela do celular.

Tudo na palma da mão para você meditar onde estiver e quando quiser te permitindo cuidar da sua saúde emocional em casa, no trabalho, na faculdade ou até mesmo em um transporte público.

Porém, dentre todos os apps de meditação, qual é o mais completo do mercado? Atualmente existem inúmeras opções nas lojas de aplicativos. Alguns oferecem, por exemplo, meditação guiada, enquanto outros, Mindfulness.

Além disso, alguns deles disponibilizam também conteúdos na forma de tema, ou seja, para tratar o estresse, a ansiedade, o foco e a autoestima, por exemplo.

A grande questão é, afinal, com tantos disponíveis, então qual escolher? Bom, para te ajudar reunimos algumas dicas essenciais. A primeira delas é: opte por aquele que reúna várias modalidades de meditação.

Alguns tipos de meditação são mais voltados a iniciantes, enquanto outros, são recomendados para quem já tem algum conhecimento sobre a prática. A escolha certa pode influenciar na sua concentração, portanto, analise o seu perfil para encontrar o app para meditação ideal.

Além disso, confira também as funções e recursos que o aplicativo oferece, como músicas, sons relaxantes, vídeos, temporizador e outros. Claro, quanto mais opções tiver, melhor será a sua experiência! Além disso, confira também se tem as estatísticas de progresso para acompanhar como anda a prática da meditação.

Alguns oferecem a opção de monitorar o humor e criar notas que podem te ajudar no autoconhecimento!

O recomendado também é que você prefira Aplicativos Compatíveis com Android e iOS. Atualmente, alguns aplicativos são compatíveis com os dois, mas existem os que só funcionam em um sistema operacional. Isso pode ser um problema se você usa um aparelho Android e o app é apenas para iPhone.

Verifique também os Planos de Assinatura. Atualmente, existem muitos aplicativos gratuitos, mas possuem planos de assinatura. Para quem deseja usar só as funções básicas e não sente a necessidade de acessar todo o conteúdo do aplicativo, o gratuito é suficiente.

Mas para quem quer ter acesso a todas as ferramentas, é legal optar pelos planos de assinatura. Caso esteja com dúvida se vale a pena pagar o plano de assinatura, escolha o gratuito. Comece a usar e vá analisando, se sentir a necessidade de usar mais ferramentas, confira o valor e vantagens de cada plano.

Eles podem ser mensais, semestrais ou anuais. Veja o que cabe no seu bolso e aproveite!

Além desses pontos, é muito importante que você conheça muito bem cada opção para assim, fazer a melhor escolha. No final, este artigo vai te ajudar a conhecer melhor o que é um app para meditação, assim como conhecer as principais características, avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção.

Os 10 principais apps de Meditação do mercado

Calm

Considerados uma das opções mais completas para desenvolver hábitos de meditação, o Calm é um app para meditação repleto de funções e recursos.

Com sessões guiadas de 3 a 25 minutos, com este app é possível dedicar um espaço para o seu bem-estar sem atrapalhar outras tarefas do dia. Além disso, para aprimorar o foco, o app disponibiliza programas de atenção de 7 a 21 dias, voltados para iniciantes e experientes.

O app disponibiliza ainda o Daily Calm, plataforma com sugestões diárias para preparar a sua manhã ou noite de sono.

O catálogo oferecido pelo app é muito amplo, com opções de meditação guiada e atenção plena para diferentes temas e oferece histórias para dormir e um acervo de paisagens sonoras que ajudam com o relaxamento e exercícios rápidos para a sua respiração.

Outro detalhe muito interessante é que, caso você queira um atalho para o app, é possível adicionar widgets na tela inicial do aparelho.

Uma desvantagem do Calm, no entanto, é a versão gratuita, que limita uma grande parte de todo o acervo. Neste caso, para conferir todos os conteúdos, é necessário adquirir uma assinatura premium.

Headspace

App voltado para ensinar práticas de meditação e atenção plena, separado em três frentes: meditar, sono e foco, o Headspace é hoje considerado um dos apps para meditação mais completos do mercado.

O app permite que você possa desenvolver uma rotina de sessões guiadas de meditação conforme o seu nível de experiência e tempo desejado de prática por dia. O app ainda disponibiliza conteúdos que podem te ajudar a dormir melhor ou aumentar o foco durante trabalho e estudos.

Além das funções anteriores, um outro ponto muito interessante do Headspace é a presença de Sleepcasts, uma espécie de “podcast do sono”, que são histórias combinadas com efeitos sonoros e músicas que ajudam na preparação para dormir.

O aplicativo possui também uma extensa biblioteca de paisagens sonoras e músicas relaxantes. Para a concentração, por exemplo, o app oferece playlists de foco com curadoria de artistas famosos, como John Legend e Hans Zimmer.

Porém, nem tudo são flores, diferente de alguns apps, a versão gratuita do Headspace tem acesso limitado ao catálogo, com apenas algumas sessões de meditação, sons e Sleepcasts. Para obter o conteúdo completo, é necessário assinar o serviço pago, oferecido pelo app.

Zen

Considerado o primeiro aplicativo brasileiro de meditações guiadas, o Zen foi criado pela blogueira e YouTuber, Juliana Goes, feito para todas as pessoas que desejam levar uma vida mais equilibrada.

O app oferece um conteúdo completo que vai desde reflexões, trilhas sonoras, vídeos para relaxamento e termômetro de emoções, até meditações guiadas que são feitas pela própria Juliana.

E o melhor, cada módulo serve a um propósito diferente, como para ter mais disposição, alívio do estresse ou mesmo para todas as horas, e possui duas meditações que duram aproximadamente 10 minutos cada.

Sattva

O app para meditação Sattva oferece mantras e meditações dos princípios védicos, ou seja, os mais tradicionais e antigos do hinduísmo. Totalmente personalizável, o app separa as práticas guiadas através de temas como tranquilidade, aceitação, gerenciamento de pensamentos, entre outros.

Atualmente, uma das ferramentas interessantes é a possibilidade de registrar seu humor antes e depois da meditação, assim você pode ver os efeitos da prática. Além disso, o aplicativo permite também criar notificações personalizadas para você lembrar de meditar todos os dias.

O download hoje em dia está disponível para iOS e Android e oferece mais funcionalidades a partir de uma assinatura mensal.

Insight timer

O app que foca em regularizar os ciclos de sono dos praticantes, as práticas disponibilizadas pelo app Insight Timer contam, ainda, com assuntos como reduzir o estresse, amor próprio, compaixão e concentração.

O app conta também com um timer que pode ser usado em meditações silenciosas, que ajudam a desintoxicar os pensamentos. Outro ponto muito interessante é que o app conta também com uma seção de músicas que podem ajudar na hora de dormir ou para relaxar.

O app oferece ainda cursos pagos produzidos por professores de yoga ao redor do mundo. Atualmente, o app está disponível para iOS e Android. 

Aura

Altamente recomendado para os usuários que optarem por um guia personalizado, o app para Aura é hoje uns dos apps mais modernos do mercado e personalizados do mercado.

Tanto que, para começar, é necessário responder um questionário sobre sua rotina e sobre os níveis de estresse e ansiedade para que a ferramenta apresente práticas direcionadas de acordo com os objetivos.

O pode ainda ser baixado tanto em smartphones iOS quanto em dispositivos Android. Além disso, também é possível assinar um serviço de coaching pessoal para aprimorar os exercícios.

Mindbliss

O Mindbliss é hoje uma das melhores opções dentro do campo de meditações rápidas. E o melhor, além das meditações rápidas, o app também conta com exercícios longos, que podem durar de cinco a nove dias.

O aplicativo oferece práticas meditativas que podem, por exemplo, durar de cinco a nove dias, promovendo exercícios profundos e restauradores.

Atualmente, o Mindbliss, traz áudios que irão guiar sua prática, exercícios de respiração, sons em 3D e até mesmo hipnoterapia, que promove um melhor convívio com as marcas de nosso passado.

Disponível para Android e iOS, o Mindbliss ajuda a melhorar a respiração, conta com sons em 3D e dispõe até de hipnoterapia. Interessante, não?

Lojong

Aplicativo que oferece auxílio na meditação guiada, o Lojong foi Criado em 2017 pela Lojong Meditation, Mindfullness and Sleep e promete ensinar a meditar, relaxar, entre outros, precisando apenas de alguns minutos de prática por dia.

E por mais que o nome da empresa que criou seja em inglês, o app é todo em português.

Ao baixar, você terá acesso a sua versão gratuita, que incluem por exemplo, meditações guiadas para alívio da ansiedade, diário de gratidão, controle do stress, entre diversas outras, porém, para ter acesso a todo o conteúdo disponível no aplicativo, é necessário fazer uma assinatura premium.

Serenity

Criado em 2018 pela Olson Meditation and Mindfulness AppsSaúde e fitness, o serenity é um aplicativo que auxilia na meditação guiada. O app possui funções como: guias de sono, alívio de estresse, meditações rápidas, meditações diárias, etc.

O app oferece a opção de assinatura, onde os conteúdos extras estão disponíveis através de compras permanentes ou podendo ser desbloqueados todos de uma vez fazendo uma assinatura.

Além disso, ainda é possível criar lembretes diários para fazer meditação todos os dias e fazer desafios que devem ser concluídos e através das sessões gratuitas, que serão desbloqueadas à medida que você progride para que você possa conferir seu progresso, por meio de estatísticas e gráficos.

Smilling Mind

Criado por um grupo de psicólogos australianos, o app para meditação Smilling Mind vem com uma abordagem diferenciada dos demais, com foco no mindfulness.

Neste app seu perfil é levado em consideração na hora de montar o roteiro da técnica: Se você for um atleta, receberá recomendações específicas de acordo com seu estilo de vida.

E o melhor, as crianças não ficam de fora, já que existem meditações disponíveis no Smilling Mind para quem tem a partir de 7 anos de idade, o que promove a meditação e uma maior qualidade de vida desde cedo.

Tudo que você precisa saber sobre Apps para meditação

Agora iremos te apresentar o Guia Completo do Comprador onde daremos dicas para você poder escolher bem o seu app para meditação:   

Meditação: mais do que uma simples prática, um estilo de vida

A prática de meditação que antes era vista pelo público ocidental como uma experiência restrita e exótica, hoje virou um novo estilo de vida.

Hoje não há dúvidas de que ter um momento para prestar atenção em você e nas sensações do seu corpo pode fazer a diferença no seu dia. Tal prática é, inclusive, cada vez mais indicada para aumentar o bem-estar e a performance dos praticantes, além de tratar problemas graves como depressão e ansiedade.

Sabemos que a meditação reduz o estresse e a pressão sanguínea, melhora a insônia e os sintomas de depressão e ansiedade, aumenta o foco e estimula a criatividade.

Na meditação é possível deixar toda a atenção direcionada para o momento em que está vivendo. Nesse meio tempo, a ideia é observar o seu corpo e as suas sensações, nada mais importa. Com isso, você relaxa a sua mente.

Neste caso, ao usarmos a mente totalmente voltada para dentro, treinamos ela para que atinja concentração e relaxamento cada vez mais rápido e de maneira mais eficiente.  É como o antídoto para o estress.

Além disso, enquanto o estresse aumenta a produção de cortisol (hormônio liberado pelo organismo quando ele se sente ameaçado), quando a mente está mais relaxada, essa produção diminui.

O interesse nessa modalidade de autocuidado fica cada vez mais evidente ao se observar, por exemplo, o crescimento das ofertas e das projeções para o setor.

Apps para meditação: forma útil e prática de diminuir o ritmo e relaxar

Como já falamos no decorrer deste artigo, atualmente, enquanto o celular é muito utilizado no trabalho e em outras situações do cotidiano, o aparelho também é útil na hora de diminuir o ritmo e relaxar.

Aplicativos de meditação permitem criar uma rotina para o bem-estar próprio, com sessões adaptadas para a sua disponibilidade de tempo. As práticas podem ser configuradas para diferentes objetivos, como reduzir o estresse, aumentar o foco ou melhorar a noite de sono.

Neste guia foi possível conhecer alguns dos principais apps como a Calm, criada pelo empreendedor britânico Michael Acton Smith, que se tornou unicórnio no ano passado e o Headspace, fundado pelo ex-monge Andy Puddicombe, que captou US$ 93 milhões em uma rodada série C em fevereiro.

A grande verdade é que cada aplicativo possui funções diferentes. Alguns utilizam vídeos dinâmicos e outros músicas relaxantes para tornar a experiência da meditação mais leve considerando o seu perfil.

 

Principais funções:

– Exercícios de respiração

Não há dúvidas de que na meditação a respiração é uma parte muito importante. Neste caso, se você ainda não tem um bom controle e concentração, recomendamos que confira se o aplicativo oferece exercícios de respiração para aprender e continuar na prática sem ter muitos problemas!

– Vídeos

Uma das funcionalidades mais práticas e úteis disponíveis por alguns apps para meditação é a disponibilização de vídeos. Para quem gosta de aplicativos com design dinâmico, os vídeos podem ser essenciais. Isso porque eles tornam o passo a passo muito mais simples e fácil de entender.

– Músicas

Atualmente para facilitar o processo de meditação, alguns aplicativos têm oferecido músicas para ajudar na concentração antes e durante a meditação. Além disso, muitos contam até com uma grande biblioteca para você escolher  a música ideal.

– Temporizador

O temporizador é uma outra função muito útil disponibilizada por alguns apps para meditação. Como você já deve saber, na meditação guiada o tempo já é marcado e controlado.

Porém, se você quer meditar sozinho, o ideal é que consiga marcar o tempo. Neste caso, confira se o aplicativo oferece a opção de temporizador para controlar o tempo da meditação.

– Frases motivacionais

Atualmente, alguns aplicativos oferecem frases motivacionais diariamente, o que pode ajudar a manter o usuário mais inspirado. Infelizmente, é normal com o passar do tempo ficarmos desmotivados e desanimados. Neste caso, tal funcionalidade pode ser muito útil nestes dias de desmotivação.

– Comunidade

Quando fazemos algo em grupo, a tendência é muito maior de continuarmos. Pensando nisso, alguns apps têm oferecido a função de comunidade. Se você gosta de conhecer várias pessoas e quer manter contato com amigos é legal escolher um aplicativo com a comunidade. Você pode construir ou participar de grupos, além de meditar com amigos.

– Localização

Função muito útil para manter uma rotina e criar o hábito de meditação, a função de localização já está disponível na grande maioria dos apps para meditação do mercado. Trata-se de uma função interessante para analisar e relembrar lugares onde você já meditou.

– Estatísticas

Alguns aplicativos oferecem a opção de anotar as experiências, criar lembretes e registrar os dias que meditou, exibindo tudo com estatísticas bem organizadas. Com elas você consegue saber a frequência e ritmo em que medita.

Além dessas, existem outras como modo offline, para baixar e meditar sem conexão com internet, histórias para dormir, que ajudam no sono, e colorterapia. Pensando nisso, é importante que você analise o seu perfil para encontrar o app para meditação ideal.

O recomendado é que você analise uma série de fatores e, para te ajudar neste momento, separamos alguns dos principais pontos e critérios que precisam ser analisados no momento de escolha do seu app de meditação.

 

Principais critérios para escolha do seu app para meditação

Atualmente, como existem muitos modelos de apps para meditação, para escolher a melhor alternativa, é necessário considerar alguns pontos. Vamos a eles:

Analise a compatibilidade do aparelho

O primeiro ponto que você precisa analisar antes de adquirir um app para meditação é a compatibilidade do seu aparelho. E mesmo que existam alguns sistemas operacionais para celular e tablet, os mais populares são Android e iOS.

Atualmente, alguns aplicativos são compatíveis com os dois, mas existem os que só funcionam em um sistema operacional. O que, no final, pode ser um problema se você usa um aparelho Android e o app é apenas para iPhone.

Neste caso, para não correr esse risco, verifique se ele é compatível com os dois sistemas operacionais ou com o sistema que você usa. Assim, você garantirá o funcionamento do aplicativo no seu celular sem grandes problemas.

Analise o idioma disponibilizado pelo App

O próximo ponto que você precisará analisar é o idioma disponibilizado pelo app. Se você não sabe falar outro idioma além do português, o ideal é que o aplicativo esteja na nossa língua nativa.

Dessa forma, você vai conseguir ouvir os áudios, ler as instruções e o passo a passo para aprender a meditar sem problemas. Além disso, caso você esteja estudando ou saiba falar outros idiomas, confira se ele oferece também o idioma em questão.

Isso porque ao usar diariamente pode ser que te ajude a se familiarizar com algumas palavras, além de ser uma ótima forma de treinar durante a meditação guiada.

Analise a quantidade funções disponibilizadas pelo App

Analisar a quantidade de funções disponibilizadas pelo app é um outro ponto essencial no momento da escolha do app para meditação. Como falamos no anteriormente, cada aplicativo possui funções diferentes.

Alguns utilizam vídeos dinâmicos e outros músicas relaxantes para tornar a experiência da meditação mais leve. Recomendamos que você confira quais funções o aplicativo oferece e escolha as que mais te agradam.

Analise os planos oferecidos

Por último, mas não menos importante, analise todos os planos que são oferecidos pelo app escolhido.

Para aqueles que desejam usar só as funções básicas e não sentem a necessidade de acessar todo o conteúdo do aplicativo, o gratuito é suficiente. Para quem quer ter acesso a todas as ferramentas, no entanto, talvez seja legal optar pelos planos de assinatura.

Agora, caso esteja com dúvida se vale a pena pagar o plano de assinatura, escolha o gratuito. O recomendado é que você comece a usar e vá analisando, se sentir a necessidade de usar mais ferramentas, confira o valor e vantagens de cada plano. Eles podem ser mensais, semestrais ou anuais. Veja o que cabe no seu bolso e aproveite!

 

Conclusão

E aí? O que achou das dicas e informações? Já sabe qual app escolher?

Para finalizar, é importante frisarmos que o Headspace é a hoje a melhor opção do mercado.

App capaz de desenvolver uma rotina de sessões guiadas de meditação conforme o seu nível de experiência e tempo desejado de prática por dia, e ainda disponibiliza conteúdos que podem te ajudar a dormir melhor ou aumentar o foco durante trabalho e estudos, o Headspace é hoje a nossa indicação.

App voltado para ensinar práticas de meditação e atenção plena, separado em três frentes: meditar, sono e foco, um dos destaques do Headspace é a presença de Sleepcasts, uma espécie de “podcast do sono” – que são histórias combinadas com efeitos sonoros e músicas que ajudam na preparação para dormir.

Além disso, o aplicativo possui uma extensa biblioteca de paisagens sonoras e músicas relaxantes. Para a concentração, oferece playlists de foco com curadoria de artistas famosos, como John Legend e Hans Zimmer.

Até a próxima!

FAQ

Os aplicativos de meditação permitem que o usuário possa criar uma rotina para o bem-estar próprio, com sessões adaptadas para a sua disponibilidade de tempo e, por isso, são hoje muito utilizados. As práticas disponibilizadas podem ser configuradas para diferentes objetivos, como reduzir o estresse, aumentar o foco ou melhorar a noite de sono.

E o melhor, temos no mercado hoje inúmeras opções onde cada aplicativo possui funções diferentes. Alguns utilizam vídeos dinâmicos e outros músicas relaxantes para tornar a experiência da meditação mais leve considerando o seu perfil.

A resposta para esta pergunta é muito simples – sempre onde você se sentir bem: em casa, na natureza ou em uma sala. O objetivo é se sentir à vontade em ambiente tranqüilo, sem distrações.

Caso prefira ficar em caso mesmo, o recomendado é que você escolha um local em sua casa que seja mais tranquilo e reservado. Coloque uma cadeira (se tiver dificuldade ou não quiser se sentar no chão), uma almofada ou um pequeno banco no qual você possa estar bem confortável.

Adotar uma postura confortável. A posição ideal para a prática da meditação, de acordo com as técnicas orientais, é a postura de lótus, em que se permanece sentado, com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos, e com a coluna reta.

A meditação pode ser feita em pé, sentado ou deitado, o importante mesmo é que você adote uma postura confortável. De acordo com as técnicas orientais, a posição mais recomendada é a postura de lótus, em que se permanece sentado, com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos, e com a coluna reta.

Os benefícios da meditação já podem ser percebidos de imediato. Ou seja, assim que a sua prática chegar ao fim, você experimentará a sensação de relaxamento e bem-estar.

Porém, o ideal mesmo é praticar a meditação diariamente. E sim, no início, a mente vai querer fugir, pela força do hábito. Mas, todas as vezes que isso acontecer, o recomendado é que você a traga de volta, com calma e determinação.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados