Conheça as melhores luvas Muay Thai e aumente seu rendimento nos treinos

O Muay Thai é uma arte marcial milenar tailandesa que exige a aplicação de golpes que combinem o uso de punhos, cotovelos, pernas, joelhos e pés. Por isso, a utilização de alguma das melhores luvas de Muay Thai é essencial para qualquer praticante.

Além de proteger suas mãos e braços, diferentemente do que ocorre em outros tipos de luta, como o boxe, por exemplo, a luva de Muay Thai também é utilizada para proteger o lutador durante a realização de movimentos de bloqueios, incluindo o agarre de chutes dos adversários.

E com o crescimento do interesse de pessoas que desejam praticar esse estilo de luta, é claro que a procura por uma luva adequada também aumentou. Porém, com tantas opções de luvas disponíveis no mercado, como saber qual escolher?

Para responder essa pergunta, reunimos neste artigo tudo que você precisa saber sobre esse assunto e ainda te apresentamos as melhores luvas Muay Thai para tornar seu treino ainda mais eficiente!

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre as melhores luvas de Muay Thai, vamos mostrar as nossas três recomendações:

Escolha Premium

Considerada a melhor luva de Muay Thai para atletas, esse modelo é fabricado em couro legítimo de alta qualidade, conta com sistema de três camadas internas de espuma e foi produzido de forma 100% artesanal. Além disso, ele possui fechamento ajustável em velcro, o que aumenta seu nível de proteção. Porém, seu preço é elevado.

Nossa recomendação

Nossa recomendação é uma luva desenvolvida especialmente para quem deseja treinar ou competir com segurança. Seu exterior é fabricado em couro legítimo de pele bovina. Já a parte interna é produzida em PU e forro suave. Além disso, ela conta com preenchimento de espuma pré-moldada com múltiplas camadas e possui uma tira larga e rígida com fecho de velcro. Mas, também tem valor alto.

Melhor para o seu bolso

Indicada para quem está começando a treinar e se envolver no mundo do Muay Thai, essa luva é revestida externamente com tecido sintético e costuras reforçadas. Já a parte interna é revestida por um tecido bactericida. Além disso, ela ainda conta com fechamento rápido autocolante e preenchimento de 4 camadas de espuma. Porém, esse modelo não é tão resistente quanto as luvas fabricadas em couro.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões das melhores luvas de Muay Thai que podem te interessar:

Melhores luvas Muay Thai

Índice

Mini Guia de Compra

Seja por questões físicas, mentais e/ou estéticas, o interesse pela prática dessa arte marcial milenar que é o Muay Thai só tem aumentado. E é claro que as empresas que fabricam materiais esportivos estão acompanhando essa tendência.

Por isso, hoje o mercado oferece uma grande variedade de modelos de luvas de Muay Thai, incluindo opções desenvolvidas especialmente para o público feminino e até para crianças.

No entanto, apesar dessas especificações, o que importa mesmo na hora de escolher a luva ideal são as especificações que ela possui, que devem ser compatíveis com suas necessidades de treino.

Por isso, é importante verificar se o material de fabricação, o tamanho da luva, bem como se a ergonomia e conforto de cada opção são adequados com o que você precisa. Mas como fazer isso?

Para te ajudar a encontrar a melhor luva de Muay Thai, avaliamos as melhores opções do mercado e compartilhamos as resenhas completas de cada uma delas nos próximos tópicos. 

Porém, antes de comprar, não deixe de conferir o nosso Guia do Comprador, com informações e dicas importantes para te ajudar a escolher a sua luva ideal.

Luva Muay Thai Fairtex – A melhor luva de Muay Thai

Reconhecida mundialmente pela qualidade de seus equipamentos e roupas para Muay Thai e Artes Marciais Mistas (MMA), a Fairtex se destaca pela ergonomia, eficiência e durabilidade dos seus produtos. E é claro que essas características também podem ser observadas nas suas luvas de Muay Thai.

Desenvolvidas com o apoio de vários lutadores, essas luvas foram construídas para serem utilizadas pelos melhores. Para isso, ela é fabricada em couro legítimo de alta qualidade, sendo produzida de forma 100% artesanal, por pessoas especializadas no assunto.

Além disso, esse modelo ainda conta com um sistema com três camadas internas de espuma. Dessa forma, a luva consegue absorver os choques resultantes dos golpes, sendo útil tanto para proteger as mãos do lutador, quanto do colega de treino em sparring.

Outro ponto positivo desta luva é o fechamento total em velcro, que permite seu ajuste ao tamanho das mãos. Consequentemente, seus braços e mãos permaneceram seguros durante a luta.

Vale ressaltar que essa luva pode ser encontrada em tamanhos que variam entre 10 Oz e 16 Oz, sendo que ela também está disponível em diferentes cores (branco, preto, azul, vermelho, amarelo e rosa).

No entanto, para adquirir esse produto de alta qualidade, você precisa estar disposto a gastar. Afinal, essa luva possui um preço elevado.

Porém, se você precisa de uma luva que seja durável e que te ofereça alta proteção durante o combate, especialmente se você é ou deseja se tornar um lutador de alto nível, vale a pena fazer esse investimento.

Diante dessas características, essa pode ser considerada a melhor luva de Muay Thai do mercado. Contudo, em função do seu preço, ela foi eleita nossa escolha premium.

Luva de Boxe Muay Thai Adidas Hybrid 300 – Máximo conforto e proteção ao atleta

Com um design, qualidade e durabilidade semelhantes à Luva Muay Thai Fairtex, esse modelo da Adidas Hybrid 300 também é uma excelente opção para quem deseja treinar ou competir com segurança.

Para isso, o exterior dessa luva da linha Hybrid 300 é fabricado em couro legítimo de pele bovina, que garante a durabilidade máxima para esse equipamento. Já a parte interna é produzida em Poliuretano (PU) e conta com forro suave como a seda, promovendo conforto durante seu uso.

Além disso, essa luva é preenchida por espuma pré-moldada com múltiplas camadas, formando um acolchoamento que absorve o impacto dos golpes, tornando a luva ainda mais confortável e ergonômica.

Outro ponto positivo é que esse modelo conta com uma tira larga e rígida com fecho de velcro, permitindo o ajuste no punho.

Vale ressaltar que essa luva pode ser encontrada em 5 cores diferentes (preto e dourado; preto e amarelo; preto e branco; vermelho e azul; e azul e vermelho). Além disso, ela está disponível em tamanhos que variam entre 10 Oz e 16 Oz.

No entanto, apesar de apresentar um preço mais acessível do que o modelo Fairtex, esse modelo da Adidas ainda tem um preço elevado. Mesmo assim, levando em consideração seu conforto e qualidade, vale a pena investir nessa luva. Por isso, ela foi eleita nossa recomendação de compra.

Luva de Boxe e Muay Thai Spank – O melhor custo-benefício

Se você procura uma luva para treinar que ofereça qualidade por um preço acessível, então essa é a opção certa! Para começar, além de ser indicada para praticantes de Muay Thai, essa luva também pode ser utilizada por lutadores de boxe, Kickboxing, entre outros esportes de combate.

E para aguentar o impacto dos golpes, a parte externa desta luva é fabricada com revestimento sintético e costuras reforçadas. Já a sua parte interna é revestida por um tecido bactericida, que evita o mau cheiro e a proliferação de bactérias em função do suor e ambiente úmido.

Além disso, esse equipamento de proteção ainda conta com fechamento rápido autocolante. E para tornar seu uso confortável e ergonômico, essa luva possui preenchimento de 4 camadas de espuma, necessárias para absorver o impacto dos golpes.

Lembrando que esse modelo está disponível nos tamanhos de 10 Oz a 18 Oz, mas só pode ser adquirido na cor preta.

Apesar das suas qualidades, é importante lembrar que, por ser fabricada em tecido sintético, a resistência e a durabilidade deste modelo não são tão grandes quanto da Luva Muay Thai Fairtex ou Luva de Boxe Muay Thai Adidas Hybrid 300, por exemplo, que são fabricadas em couro legítimo.

No entanto, o fato de não ser confeccionado em couro legítimo é um dos motivos que diminui – e muito – o seu preço de venda. Mesmo assim, essa luva da Spank continua sendo uma ótima opção para quem está começando a treinar e se envolver com os esportes de combate.

Em função de todos esses motivos, o investimento nessa luva oferece um ótimo custo-benefício e, por isso, ela foi eleita como a melhor recomendação para o seu bolso.

Luva de Treinamento Powerlock Everlast – A melhor luva Muay Thai feminina

Embora a prática do Muay Thai ainda seja predominantemente masculina, o interesse das mulheres em aprender e se especializar nessa arte marcial tailandesa só tem aumentado.

Seja por questões relacionadas à defesa pessoal, seja para melhora do condicionamento físico e estético, o fato é que o público feminino não só tem investido no Muay Thai, como também procurado equipamentos e vestimentas apropriadas para essa prática.

Percebendo essa demanda de mercado, a Everlast investiu no desenvolvimento dessa luva, cujo design foi pensado para se adaptar às mãos e punhos das mulheres.

Para isso, essa luva é construída com couro sintético de alta qualidade que, embora não ofereça a mesma qualidade do couro legítimo, é resistente e apresenta uma boa durabilidade.

Além disso, esse modelo conta com estrutura moderna e anatômica, resultante do uso de uma espuma especial. Outro ponto positivo é a presença de um fecho superior e tira ajustável de velcro.

Dessa forma, a luva consegue não só se adaptar melhor ao corpo, mas também absorver o impacto dos golpes, protegendo as mãos e os punhos da atleta.

Vale ressaltar que esse modelo pode ser encontrado nos tamanhos entre 12 Oz e 16 Oz. Além disso, você pode escolher entre 3 cores disponíveis: preto e branco; vermelho e azul; e branco e ouro.

No entanto, embora não seja tão cara quanto outros modelos dessa lista, essa luva ainda possui um custo mais alto. Mesmo assim, diante de suas vantagens, este exemplar pode ser considerado a melhor luva Muay Thai feminina.

Luva Power 100 SMU Colors Adidas – Para quem procura eficiência e preço acessível

Embora a luva de Boxe Muay Thai Adidas Hybrid 300 seja considerada uma das melhores do mercado, ela não é a única opção de luva fabricada pela Adidas. Na verdade, a marca desenvolve vários produtos voltados para atletas que praticam artes marciais.

Outro produto que se encaixa nessa categoria e que tem uma boa fama é a Luva Power 100 SMU Colors Adidas. Apesar de não ser fabricada com couro legítimo, esse modelo possui revestimento em couro sintético, que garante uma maior durabilidade e resistência ao produto.

Além disso, essa luva também conta com preenchimento de várias camadas de espuma pré-moldada, criando uma região acolchoada que absorve o impacto dos golpes.

Essa região não chega a ser tão espessa quanto o acolchoamento do modelo Hybrid 300, mas ainda sim deixa seu uso mais confortável e ergonômico.

Outra vantagem desse modelo é a presença de uma tira larga e rígida com fecho de velcro, que permite o ajuste no punho do atleta.

Lembrando que essa luva pode ser encontrada em 5 cores diferentes (preto e dourado; preto e amarelo; preto e branco; vermelho e azul; e azul e vermelho). Para completar, ela está disponível em tamanhos que variam entre 10 Oz e 16 Oz.

Com essas características, essa é uma opção perfeita para treinamentos e lutas oficiais de atletas com desempenho médio.

Para completar, apesar de não ser o modelo mais barato do mercado, essa luva da Adidas oferece muitas vantagens por um preço mais acessível. Por isso, esse equipamento de proteção é considerado um ótimo investimento custo-benefício.

Guia do comprador

Qual a diferença entre luva de Muay Thai e luva de boxe?

Apesar de suas semelhanças, é importante entender que as luvas de Muay Thai e as luvas de boxe apresentam diferenças importantes em relação ao design e fabricação.

A luva de boxe apresenta uma estrutura mais rígida, garantindo que a palma da mão permaneça fechada. Além disso, ela conta com região dos dedos mais arredondadas e ainda se ajusta melhor ao pulso, impedindo que ele dobre durante a aplicação dos golpes.

Todas essas características são necessárias para garantir que o atleta deixe o punho cerrado na posição perfeita para realizar seus movimentos rápidos.

Por outro lado, as luvas de Muay Thai são mais flexíveis do que as luvas de boxe e ainda contam com uma camada grossa de preenchimento na parte lateral de cada mão, que se se molda à mão do atleta para que ela fique aberta.

Dessa forma, além de aplicar os golpes, o lutador de Muay Thai também pode agarrar os pés e pernas do adversário com mais facilidade e proteção durante a luta.

Além disso, esse tipo de luva apresenta um ajuste mais curto nos pulsos, além de um manguito mais grosso, aumentando a proteção dessa parte do corpo. Afinal, os praticantes da arte marcial tailandesa também utilizam os pulsos para bloquear chutes.

No entanto, apesar dessas diferenças, muitas marcas investem na produção de modelos híbridos, que podem ser utilizados por praticantes das duas modalidades de luta.

Por isso, esse tipo de luva híbrida é indicado para pessoas em treinamento ou os chamados atletas amadores. Agora, se você pretende levar sua prática esportiva mais a sério, o ideal é investir numa luva específica para boxe ou Muay Thai.

Como escolher a melhor luva de Muay Thai?

Com tantas opções de luvas de Muay Thai disponíveis no mercado, é necessário analisar os modelos seguindo alguns critérios de compra. E para te ajudar nessa missão, nos próximos tópicos você vai conhecer cada um desses critérios. Assim, ficará mais fácil escolher a luva certa.

Saiba como escolher o tamanho ideal da luva de Muay Thai

Uma das características mais importantes que devem ser consideradas antes da sua compra é o tamanho da luva.

Para que esse equipamento realmente fique confortável e ainda consiga te proteger, é essencial que ele apresente um tamanho ajustável às suas mãos e pulsos.

Por isso, para fazer a escolha certa, é fundamental entender como as luvas de Muay Thai são medidas. O tamanho dessas luvas é expresso em onças (Oz), que podem ser interpretados da seguinte forma:

Dê preferência às luvas ergonômicas

As melhores luvas de Muay Thai são aquelas que, além do acolchoamento tradicional, também apresentam um reforço ao redor das mãos e dos pulsos.

Afinal, essas regiões são muito utilizadas para golpes e bloqueios e, portanto, precisam ser muito bem protegidas para evitar contusões e machucados.

Outra característica que influencia no conforto da sua luva é a presença de um sistema de ventilação, que é um material com aberturas que permitem a transpiração das suas mãos. Alguns modelos também contam com pequenos buracos na região da palma da mão, o que aumenta essa área de transpiração.

Dessa forma, o suor acumulado nas mãos durante o exercício será bem menor. Essa é uma das maneiras de evitar o mau cheiro nas suas luvas.

Contudo, vale lembrar que não adianta comprar uma luva ergonômica e confortável, se você adquirir o modelo no tamanho errado. Por isso, fique atento às instruções do tópico anterior.

Preste atenção no material de fabricação

As luvas fabricadas em couro legítimo são as mais resistentes e adaptáveis do mercado. Em compensação, também são as mais caras. Por isso, geralmente são utilizadas por lutadores profissionais ou atletas de alto desempenho.

Felizmente, você também pode escolher luvas confeccionadas em couro sintético, como o Poliuretano (PU). Hoje, muitas empresas investem em materiais de alta qualidade que também oferecem uma boa resistência. Além disso, esse tipo de luva é mais confortável e mais barato do que as luvas de couro.

Também existem opções fabricadas em vinil e PVC. Apesar de serem mais econômicas, a durabilidade e proteção desse material é bem inferior. Por esse motivo, muitas academias nem permitem o uso de luvas fabricadas com esse material.

Para conferir mais dicas e instruções sobre como escolher a sua luva ideal, assista ao vídeo abaixo.

Conclusão

Desenvolvidas especialmente para proteger e facilitar a aplicação e defesa de golpes realizados com punhos, joelhos e pés, as luvas de Muay Thai são acessórios indispensáveis para a prática desse tipo de luta.

Antes restritas aos atletas, o Muay Thai está se tornando cada vez mais democrático, atingindo diferentes perfis de lutadores. Por isso, para atender tanta variedade, as empresas têm investido cada vez mais na fabricação de luvas de Muay Thai destinadas a diferentes praticantes e situações.

No entanto, apesar dessa variedade, nossas análises indicaram que a Luva de Boxe Muay Thai Adidas Hybrid 300 é a melhor escolha.

Esse modelo se diferencia por apresentar várias características, como revestimento em couro legítimo e preenchimento com espuma pré-moldada, o que o torna uma excelente opção para quem deseja aumentar seu desempenho com conforto e segurança.

F.A.Q.

O tamanho das luvas de Muay Thai é expresso em onças (Oz) e deve ser escolhido de acordo com o peso do lutador. Para isso, é importante verificar a nossa lista de conversão de medidas.

Apesar de já existirem modelos de luvas desenvolvidos especialmente para mulheres, como a Luvas de Treinamento Powerlock Everlast, o principal critério de compra de uma luva feminina é o tamanho. Portanto, tenha cuidado para investir em uma luva com a medida correta. 

Em geral, as luvas de Muay Thai são mais flexíveis do que as luvas de boxe e contam com uma camada grossa de preenchimento na parte lateral de cada mão, que se molda à mão do atleta para que a mão fique aberta. Em contrapartida, na luva de box, a estrutura é mais rígida para que suas mãos permaneçam em posição de punho cerrado.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados