22 de November de 2021
Sem respostas

Escalada esportiva: Entenda o que é, como funciona e quais os benefícios desse esporte!

Apesar de ser uma atividade antiga, a prática da escalada esportiva voltou a chamar atenção depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o esporte como uma nova modalidade olímpica.

Por isso, assim como o skate e o surfe, a escalada também fez sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e, a partir de então, estará sempre presente no programa dos jogos olímpicos.

Aliás, foi exatamente durante a transmissão dos jogos da Olimpíadas de Tóquio que muita gente teve seu primeiro contato com o esporte – e descobriu que ele não é tão fácil assim quanto parece.

Mas você sabe o que é escalada esportiva indoor? Entende quais são as diferentes modalidades do esporte?

E mais importante: você sabia que também pode aproveitar os benefícios proporcionados pela prática desse exercício físico?

Para responder essas e outras dúvidas, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre esse esporte. Com esse guia completo, você entenderá a história, as modalidades, os benefícios e ainda vai conhecer dicas para começar a se exercitar.

Vamos começar?

Índice

O que é escalada esportiva?

A escalada esportiva é um esporte inspirado no montanhismo. No entanto, ao invés de escalar paredões e montanhas naturais ao ar livre, você se exercita escalando muros e paredões artificiais.

Ou seja, você consegue aproveitar toda a diversão e a sensação de escalada de forma mais fácil e segura.

A melhor parte é que a escalada esportiva é um exercício muito intenso, que trabalha vários grupos musculares e exige muita flexibilidade, equilíbrio, agilidade, força e resistência física.

Além disso, esse é um excelente aliado para quem quer emagrecer. Afinal, você pode queimar entre 500 e 700 calorias por hora de treinamento.

Ou seja, em comparação a outros exercícios, a escalada esportiva é uma das melhores atividades para quem quer ganhar força e equilíbrio, e ainda reduzir sua gordura corporal.

Por exigir tanto do corpo, o começo dessa prática pode ser um pouco desafiador. No entanto, com disciplina e regularidade nos treinamentos, você conseguirá aproveitar todos os benefícios dessa modalidade esportiva.

Qual a origem da escalada esportiva?

Agora você pode estar se perguntando: mas quem teve essa ideia de começar a usar a escalada como atividade física?

Bem, apesar desse esporte ter sido considerado uma modalidade olímpica recentemente, na verdade, assim como a corrida, a origem da escalada esportiva é muito antiga.

Provavelmente, assim como outros esportes, a escalada também começou por necessidade. Como dissemos anteriormente, esse esporte é derivado do montanhismo, uma das práticas mais antigas da humanidade.

Para você ter uma ideia, pinturas rupestres indicam que o homem já escalava montanhas na China por volta de 400 A.C. Contudo, a escalada só passou a ser realizada como esporte mesmo muito tempo depois.

Sua origem como modalidade esportiva é um pouco incerta, mas os historiadores já encontraram dados que indicam a realização da escalada como esporte em vários países, como Alemanha e Grã-Bretanha, que datam de meados de 1800.

Desde então, o esporte atrai cada vez mais adeptos ao redor do mundo. No entanto, somente em 1986, foi realizada a primeira competição de escalada esportiva indoor em Vaulx-en-Velin, localizado no subúrbio da cidade de Lyon, na França.

Um ano depois, em 1987, a primeira academia de escalada do mundo foi aberta em Seattle, nos Estados Unidos.

Ou seja, a origem da prática da escalada é realmente antiga. Porém, faz pouco que o exercício realmente passou a ser visto como esporte, como uma modalidade digna de competições, e que começou a chamar atenção das pessoas que gostam de desafios.

E esse deve ter sido um dos motivos pelos quais demorou tanto para a escalada esportiva se tornar uma modalidade olímpica.

Mas antes tarde do que nunca! Agora, resta ao resto do mundo entender como funciona e quais são os benefícios desse esporte. É sobre isso que trataremos nos próximos tópicos.

Escalada Indoor x Escalada Outdoor

Antes de se aprofundar nesse assunto, é importante deixar uma informação bem clara.  Existem basicamente 2 tipos de escalada: a indoor e a outdoor.

A escalada outdoor, também chamada de escalada ao ar livre, é a modalidade realizada em paredões artificiais ou naturais, desde que estejam em locais abertos, como ginásios e clubes.

Para isso, os praticantes dessa modalidade utilizam técnicas do montanhismo para alcançar o topo dos paredões.

Já a escalada indoor é realizada em paredões artificiais montados em locais fechados. Por isso, sua prática é mais segura, uma vez que o muro artificial fica mais estável e deve ser instalado em local protegido contra o vento, o sol e a chuva.

Mas isso não significa que a modalidade exige menos esforço físico, ok?

Em função dessas condições, somente a escalada indoor é considerada uma modalidade esportiva e pode ser utilizada em competições.

De acordo com Janine Cardoso, Diretora técnica da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), isso ocorre porque uma competição de montanhismo e escalada ao ar livre ofereceria vantagens entre aqueles que conhecem o local.

Além disso, o desafio de vencer a escalada de uma montanha por si só, já é algo surpreendente.

Por outro lado, na competição com escalada indoor, o percurso é criado especialmente para cada evento esportivo. Assim, a disputa é bem mais justa, uma vez que nenhum competidor sabe o que está por vir.

Como funciona a escalada esportiva indoor?

Se engana quem pensa que para praticar esse esporte basta apenas escalar e pronto. Calma, não é bem assim. Além de usar roupas e tênis adequados, é fundamental treinar num local adequado.

Geralmente, esse treino é realizado de forma a trabalhar várias técnicas e aspectos do corpo. No entanto, para competições, os escaladores podem se especializar na prática de 3 modalidades diferentes: lead (dificuldade), boulder e speed (velocidade).

Entenda abaixo a diferença entre elas:

Lead

Na disputa de lead, os atletas devem escalar muros com até 15 metros de altura e com agarras, permitindo que o escalador se movimente. Lembrando que, apesar da utilização de cordas de segurança, os atletas não podem se apoiar nelas para se movimentar.

Por isso, a modalidade de lead é considerada uma prova de resistência, em função da altura e dos obstáculos utilizados.

Além disso, vale lembrar que, dentro da competição, o atleta que subir mais alto, dentro do tempo especificado nas regras do evento, será o ganhador.

Boulder

No boulder ou bouldering, como também é chamado, a escalada é realizada em paredes menores, com até 4 metros de altura. Por isso, dessa vez o desafio não está relacionado à altura, mas aos obstáculos.

Afinal, esses paredões contam com módulos, como peças arredondadas e retas, espalhadas em sua superfície e que devem ser escaladas pelos atletas.

Em função desse desafio, os atletas devem dominar as técnicas do esporte e trabalhar bastante a força para conseguir fazer seus movimentos.

Vale lembrar que, diferentemente do lead, no boulder os competidores não utilizam cordas de segurança, uma vez que a altura do paredão é menor.

Ao invés disso, são colocados colchões perto dos paredões. Dessa forma, caso o atleta se desequilibre, terá sua queda amortecida, evitando lesões e machucados.

Speed

Por fim, temos a modalidade que, ao que parece, é considerada a mais desafiadora pelos competidores. De acordo com Janine Cardoso, ela possui menos praticantes.

Como o próprio nome indica, nesse tipo de escalada vence o atleta que for mais rápido. Nesse caso, a competição ocorre entre 2 escaladores, que disputam para ver quem é capaz de subir o paredão em menos tempo.

Esse paredão também tem 15 metros de altura e inclinação de 5 graus negativos. No entanto, diferentemente das outras modalidades, nesse caso as agarras, que são os locais onde os atletas apoiam as mãos e os pés, são sempre iguais. Afinal, o foco da disputa é a velocidade, não os obstáculos.

Conheça os 10 benefícios da escalada esportiva

A prática da escalada esportiva, principalmente a escalada indoor, proporciona vários efeitos positivos para a saúde mental e física dos escaladores.

Esses benefícios não surgem de uma hora para outra, é claro. Mas isso não significa que você deve desistir logo no início, por achar que o exercício é difícil demais.

No início, pode até ser difícil, mas com o tempo, à medida que seu desempenho nos treinos for evoluindo, será muito mais fácil perceber como sua vida mudou – para melhor – depois que você começou a escalar.

Quer saber por que sua vida vai melhorar? Então conheça os benefícios desse exercício.

Fortalece e tonifica os músculos

A prática da escalada indoor exige o trabalho de vários grupos musculares, como panturrilhas, antebraços e core. Além disso, ela exige que você movimente quase todo o seu corpo durante o treino, o que demanda muito esforço e força.

Por isso, com a prática constante desse exercício, você vai perceber que seus músculos ficarão mais fortes e tonificados, deixando o seu corpo mais definido.

Aumenta a resistência física

Assim como a corrida, a escalada também é um excelente exercício para aumentar sua resistência física. Afinal, o esforço necessário para a realização desses movimentos aumenta não só sua força, mas também sua resistência física e sua capacidade de vencer os desafios da escalada.

Mas é importante lembrar que isso não ocorre de uma hora para outra. Porém, à medida que você evoluir seu progresso nos seus treinos, esse aumento da sua resistência ficará mais evidente.

Reduz a gordura corporal

Como explicamos anteriormente, a prática da escalada indoor exige muita força e energia, o que significa que esse exercício queima muitas calorias! Para você ter uma ideia, a estimativa é que, em apenas uma hora de treino, o atleta consegue queimar entre 500 e 700 calorias – ou mais!

É claro que esse número varia de pessoa para pessoa, mas é bom para você ter uma ideia do seu gasto calórico.

A título de comparação, a prática de uma hora de corrida, em ritmo acelerado, atingindo cerca de 8 km/h, exige o gasto de, aproximadamente, 560 calorias. Esse é mais ou menos o mesmo gasto calórico exigido para a prática de uma hora de tênis, voleibol, basquete e futebol.

No entanto, além de exigir mais energia, como dissemos anteriormente, a escalada trabalha quase todo o corpo e ainda aumenta sua resistência física. Por isso, se você quer emagrecer, esse é um excelente exercício.

Aumenta a flexibilidade

Para conseguir se movimentar e subir os paredões você também precisa desenvolver outra habilidade: a flexibilidade. Isso porque a escalada exige que seus praticantes façam movimentos amplos para conseguir atingir as agarras.

Por isso, além de força e energia para escalar, você também deve ser capaz de se “esticar” para alcançar e vencer os obstáculos.

Mas se você não se considera uma pessoa flexível, não tem problema. À medida que for treinando e evoluindo nos exercícios, vai perceber que sua flexibilidade também vai aumentar.

Melhora a coordenação motora e aumenta o foco

Outra habilidade que você vai desenvolver durante a escalada indoor é a coordenação motora. E isso também pode ser desenvolvido com o tempo, assim como sua capacidade de foco, concentração e equilíbrio para não cair toda vez que tentar se movimentar.

Afinal, é necessário ter muita atenção e cuidado para escalar o paredão artificial ou natural. E se você deseja aumentar sua velocidade, por exemplo, para escalar ainda mais rápido, o desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio é fundamental.

Deixa o corpo definido

Como explicamos anteriormente, a escalada indoor é um exercício que exige muito esforço, tonifica os músculos, aumenta a sua resistência física e ainda te ajuda a reduzir a gordura corporal.

Por isso, com a realização de treinos constantes, você vai perceber uma mudança corporal que vai atingir vários aspectos da sua vida. O primeiro deles – e um dos mais aguardados – é o ganho estético.

Afinal, por trabalhar o corpo todo e exigir muita energia, os escaladores geralmente possuem um corpo mais definido – que é o sonho de muita gente.

Reduz o estresse e melhora a saúde mental

A prática constante desse esporte promove vários benefícios para a sua saúde mental. Isso porque, assim como outros exercícios praticados regularmente, a escalada promove a liberação de dois hormônios responsáveis por gerar uma sensação de bem-estar e conforto: a endorfina e a dopamina.

A endorfina ficou conhecida como o hormônio da felicidade em função das sensações que ela proporciona, tais como bem-estar, alívio e euforia. Já a dopamina possui um efeito tranquilizante e analgésico, o que te ajuda a ter aquela sensação boa pós-treino.

Como consequência disso tudo, a prática regular da escalada indoor te ajuda a reduzir os níveis de estresse e ainda melhora o seu humor e disposição, o que significa que você ficará muito mais preparado para os desafios do dia a dia.

Previne o desenvolvimento de doenças crônicas

No tópico anterior explicamos como a prática regular da escalada pode ter efeitos positivos na sua saúde mental. Mas os benefícios desse exercício não param por aí.

Afinal, assim como outras atividades físicas, a escalada também é capaz de produzir vários efeitos positivos na sua saúde corporal.

Isso porque esse exercício também promove o fortalecimento do seu sistema cardiovascular, o controle da insulina e a redução do colesterol, entre outros parâmetros de saúde.

Como consequência, os escaladores têm menos chance de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, pressão alta, angina e miocardite.

Aumenta a autoestima e a autoconfiança

A escalada também produz um efeito muito importante para os escaladores: aumenta a autoestima e a autoconfiança. Afinal, esse exercício ajuda as pessoas a superarem seus medos e vencerem seus próprios limites corporais e mentais.

Por isso, à medida que os treinos se tornam mais complexos e desafiadores, os escaladores passam a ter mais confiança em si mesmos e no seu próprio potencial.

Como consequência, muita gente passa a ver a vida de outra forma e conseguem criar coragem e ter força para encarar até mesmo os desafios da vida profissional e pessoal.

Para todas as idades!

Por fim, é importante lembrar que a escalada pode ser praticada por pessoas de todas as idades. As crianças, por exemplo, geralmente amam esse esporte.

Mas tenha cuidado! Por ser um esporte que exige muito esforço físico de todo o corpo, além de força e trabalho das articulações, ele não deve ser feito por qualquer pessoa.

Por isso, se você tem algum problema de saúde, por exemplo, vale a pena conferir com o seu médico, fisioterapeuta e/ou educador físico, se você realmente pode investir nesse esporte.

Por onde começar?

Agora que você já entendeu o que é a escalada esportiva e quais são os seus benefícios, pode estar se perguntando: ok, e como eu faço para começar?

Para responder essa pergunta, criamos uma lista com 6 dicas indispensáveis para quem quer se tornar um escalador.

Confira abaixo:

Prepare seu corpo

Se você quer escalar apenas como brincadeira, como mais uma atividade de fim de semana para se distrair com amigos e familiares, o que significa que você vai fazer treinos mais leves e seguros, então não precisa se preocupar muito com isso.

No entanto, se a sua intenção é vencer desafios e se desenvolver enquanto atleta amador ou profissional, então deve preparar o seu corpo para a escalada.

Afinal, como explicamos anteriormente, a escalada exige muito esforço dos seus músculos e do seu condicionamento físico como um todo. Por isso, o ideal é alternar os treinos de escalada indoor com outras modalidades.

Para melhorar sua resistência física e prevenir o desenvolvimento de lesões, por exemplo, vale a pena investir na corrida e na bicicleta, que são exercícios aeróbicos.

Além disso, para preparar e aumentar sua força muscular, também vale a pena investir na musculação.

Se você é iniciante e ainda não pratica nenhum exercício físico, você também pode fazer o treino apresentado abaixo, que foi montado especialmente para escaladores.

Não se esqueça de exercitar as mãos

Pode parecer uma orientação estranha, mas é importante lembrar que os escaladores precisam ter mãos e punhos fortalecidos para conseguir segurar as agarras.

E quando falamos em mãos, os dedos merecem uma atenção especial, já que você precisa ter muita força nesses membros para conseguir se movimentar.

Por isso, quando for pensar no seu treino ou pedir a orientação de um profissional da educação física, lembre-se de pedir/fazer exercícios específicos para fortalecer os músculos e tendões das mãos e dos pulsos. Acredite: isso vai fazer diferença durante a escalada.

Encontre uma academia

Diferentemente de outros exercícios que você pode fazer em casa, para praticar a escalada você precisa da orientação correta e de um local adequado para praticar.

Por isso, seja para praticar a escalada indoor ou outdoor, você deve encontrar uma academia e um profissional qualificado para te ajudar a começar e aumentar o seu rendimento.

Então, antes de começar a investir nisso, procure informações sobre ginásios e academias de escalada na sua cidade. Tente entrar em contato e verificar qual a modalidade de escalada que eles oferecem.

Aprenda a técnica

Pode não parecer, mas escalar com segurança e eficiência exige a aplicação de várias técnicas básicas. Essas técnicas vão te ajudar a manter sua postura, saber como se movimentar, onde apoiar suas mãos e pés, entre outros detalhes.

Por isso, escute as orientações do seu instrutor, aprenda essas técnicas e treine esses detalhes. Dessa forma, você vai evitar o desenvolvimento de vícios com movimentos errados, que vão prejudicar seu desempenho no esporte e que podem te levar a sofrer alguma lesão.

Invista em bons equipamentos

Nem todas as academias disponibilizam equipamentos de escalada gratuitamente. Por isso, pode ser que você tenha que alugar o seu próprio equipamento de segurança no local.

Contudo, se você quiser e perceber que vale a pena, também pode comprar o seu próprio equipamento de escalada. Esse equipamento varia de acordo com a modalidade da escalada, já que a modalidade boulder, por exemplo, não utiliza cordas.

Portanto, se você decidir comprar esses objetos, sempre priorize equipamentos que tenham sido testados e recomendados por outros escaladores mais experientes. Segurança é coisa séria, então não economize nisso.

Registre seu progresso

Não se esqueça de registrar seus resultados ao longo de sua jornada como escalador. Isso não vai fazer diferença no seu treino, mas vai te ajudar a acompanhar seu desempenho e o seu progresso no esporte.

Você pode anotar dados, usar um smartwatch, registrar fotos e até pedir para alguém te filmar. Além disso, você também pode estabelecer metas e tentar alcançá-las, o que vai te ajudar a se manter motivado e a continuar treinando.

Conclusão

A escalada esportiva é uma modalidade que surgiu a partir do montanhismo. Porém, ao invés de escalar as montanhas ao ar livre, os escaladores fazem seus exercícios em paredões artificiais.

No entanto, apesar da existência da escalada outdoor, somente a escalada indoor é considerada um esporte mesmo e já tem até competições. Apesar disso, mesmo que você não queira competir, pode se beneficiar com todos os efeitos positivos desse exercício.

Afinal, além de trabalhar o corpo todo, a escalada fortalece os músculos, aumenta a resistência física, queima muitas calorias, aumenta sua flexibilidade, promove um ganho estético e ainda melhora sua saúde física e mental.

A melhor parte é que até mesmo as crianças podem fazer escalada. No entanto, se você quer crescer no esporte e vencer cada vez mais desafios, terá que se esforçar um pouco mais e até alternar esse esporte junto com outros exercícios.

Mas não se preocupe. No fim, o esforço vai valer a pena e você terá sua vida transformada pela escalada.

F.A.Q.

A escalada esportiva é um esporte inspirado no montanhismo que exige a utilização de técnicas e movimentos para escalar blocos e obstáculos fixados em paredões artificiais. O esporte é intenso, exige força e energia, e possui 3 modalidades: lead (dificuldade), boulder e speed (velocidade), que variam de acordo com o tipo de paredão, obstáculos e movimentos.

A prática regular da escalada esportiva é capaz de promover vários efeitos positivos para a sua saúde física e mental, tais como fortalecimento e tonificação dos músculos, aumento da resistência física e da flexibilidade e melhora da coordenação motora. Além disso, esse esporte também reduz o estresse e ainda previne o desenvolvimento de doenças crônicas.

A escalada esportiva indoor é composta por três modalidades: lead (dificuldade), boulder e speed (velocidade). No lead, o escalador precisa escalar uma parede de até 15 metros de altura. Já no boulder, o atleta deve vencer os obstáculos numa parede de até 4 metros de altura. Por fim, no speed, o importante é subir o paredão de 15 metros o mais rápido possível.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados