Qual é a melhor estação de musculação?

E aí? Pretende montar uma academia em casa, mas ainda não sabe como e por onde deve começar?

Bom, se essa é a sua dúvida, não se preocupe, pois você está no lugar certo! Não há dúvidas de que treinar em casa é uma ótima ideia para quem tem disciplina e deseja se exercitar mesmo com uma rotina corrida. E o melhor, hoje podemos contar com alguns aparelhos de academia completos, que não ocupam muito espaço e são perfeitos para ter em casa.

Com apenas um aparelho com uma estação de musculação, é totalmente possível, por exemplo, exercitar os membros superiores e inferiores! Ou seja, um treinamento completo e localizado! Atualmente podemos encontrar no mercado diversas estações de musculação desde a Kikos, Podiumfit até WCT e inúmeras outras marcas.

Porém, qual seria a melhor escolha? Para te ajudar, neste artigo te explicaremos tudo o que você deve saber para fazer uma ótima escolha e apresentaremos quais são as 7 melhores estações de musculação do momento. Vamos lá?

Confira agora qual é a melhor estação de musculação do mercado e faça a melhor escolha:

Recomendações

Antes de entender como escolher a melhor estação de musculação do mercado, conheça nossas 3 melhores recomendações:

Confira nossas sugestões:

Escolha Premium

Como indicação premium temos a Multi Estação de Musculação – Academia Completa – DSR, uma das estações para musculação mais completas do mercado.

Com 44 tipos de exercícios disponíveis, com este equipamento você poderá treinar os músculos do abdômen, peito, braços, ombros, pernas e costas.

Seu banco é ajustável e confortável e conta também com um cinto, aperto de mão e tornozelo e  uma proteção para a lombar dos usuários.

Nossa recomendação

A Estação De Musculação Academia Podiumfit Me200-65kg  é a nossa recomendação, sendo perfeita para quem quer treinar em casa com qualidade.

Essa estação pode ser usada por até 3 pessoas, servindo tanto para o fortalecimento muscular como para melhora do condicionamento físico.

Com esse equipamento você pode treinar até 44 exercícios entre abdômen, peito, braços, ombros, pernas e costas. O produto conta também com um saco de boxe.

Melhor para o seu bolso

A Academia de Porta Estação para Exercícios de Musculação (Pista e Campo) é uma outra estação para musculação muito completa e que possui também um ótimo custo benefício.

Equipamento de treinamento muito resistente, com 200 opções de exercícios desde leve a mais intensos, o aparelho é composto por peças robustas que tornam qualquer movimento seguro para o seu usuário.

Silencioso e de fácil manuseio, o aparelho vem também com um par de cabos de alimentação de várias tensões, que ajudam a trabalhar os braços, peito, ombros, costas, abdominais e pernas.

Confira agora abaixo nossa tabela comparativa com as melhores estações de musculação do mercado – as melhores opções de compra, em diferentes categorias.

Confira agora:

Melhor Estação de Musculação

Índice

Mini Guia de Compra

Não há dúvidas de que, a união de uma alimentação balanceada, com a prática de atividades físicas e a manutenção de hábitos saudáveis integram e sempre integraram os cuidados com a saúde.

No final, isso não se resume apenas a uma questão estética, mas também de levar uma vida mais saudável e se sentir bem consigo mesmo. Porém, a grande verdade é que, nesse mundo corrido que vivemos, não é todo mundo que tem tempo para ir à academia ou fazer um exercício fora de casa todos os dias.

É exatamente aqui que entra a importância das estações de musculação. Com ajuda desse equipamento é possível fazer um treino completo em casa. Como foi falado no início do artigo, com apenas um aparelho é totalmente possível, por exemplo, exercitar os membros superiores e inferiores!

Ou seja, um treinamento completo e localizado! Claro, sempre sob a devida análise de um profissional da área. Além disso, para obter os efeitos mais rápidos e treinar corretamente, é essencial que escolha o equipamento certo levando em consideração o seu perfil. E para isso, é essencial que você siga alguns critérios no momento de compra para assim, fazer uma escolha mais assertiva. Neste momento, por exemplo, a durabilidade e segurança são fatores importantes na sua escolha e não podem ser negligenciados.

Lembre-se que você vai investir um valor razoavelmente alto e, portanto, tem o direito de aproveitar sua compra por um longo período. Além disso, antes de começar essa pesquisa, você precisa estar ciente que vai ser necessário um espaço apropriado para montar a sua estação de musculação em casa. O recomendado é que você confira quais são as dimensões e altura do aparelho de musculação e separe uma distância considerável a sua volta.

Isso é importante para que você consiga se movimentar e até mesmo fazer atividades extras de alongamento, por exemplo. Claro, se você está buscando um equipamento deste tipo, certamente você deve ter um amplo espaço na sua casa para realizar exercícios e atividades.

Agora, se este não for o seu caso, o recomendado é que você opte pelas estações mais compactas e lembre-se de comparar as dimensões com o ambiente que você possui antes de fechar a compra. Além disso, quando estiver fazendo a pesquisa, não escolha apenas pelo mais barato. Pelo contrário, avalie o total, tamanho, variedade de acessórios e possibilidade de exercícios, peso das anilhas e é claro, o preço e a marca do produto.

O recomendado é que você opte por aquelas que sejam marcas reconhecidas no mercado e que tenham uma boa reputação entre os seus compradores. Além disso, verifique também o material (aço) e qual a garantia da fábrica. Para finalizar, lembre-se que para fazer a melhor escolha, você deve considerar quais são os exercícios que você deseja realizar.

Na grande maioria das vezes, quem procura por esse tipo de equipamento, já se exercitou na academia e tem familiaridade com as estações. Caso contrário, consulte um profissional para que ele possa avaliar e indicar quais são os possíveis exercícios. No final, quanto mais completa ela for, mais exercícios você conseguirá realizar.

Além dos critérios que elencamos acima, para fazer a melhor escola, é importante que você se atente a muitos outros fatores e pontos. 

Para te ajudar, elaboramos uma lista com as melhores estações de musculação do mercado. Este artigo vai te ajudar a conhecer melhor as estações de musculação e conhecer as principais características, avaliar as vantagens e desvantagens de cada modelo. Saiba que ao levar em conta esses detalhes, ficará muito mais fácil fazer a melhor escolha, e encontrar o produto ideal para você. Então, para descobrir quais são as melhores estações de musculação do mercado, é importante ler esse Guia até o final.

Apresentaremos agora os melhores produtos com mais detalhes! Vamos lá?

As 7 melhores Estações de Musculação do Mercado

Veja agora nosso review bastante completo sobre as melhores estações de musculação que estão fazendo sucesso no mercado brasileiro e no mundo. Lembre-se que cada uma delas tem características diferentes, mas que podem ser exatamente aquilo que você está buscando em uma Estação de Musculação.

Felizmente, atualmente também podemos contar com diversos equipamentos para quem deseja malhar em casa. Uma academia em casa deve contar com, por exemplo, um banco de musculação e aparelhos aeróbicos, como a bicicleta ergométrica e a esteira ergométrica.

Confira agora também nossas seleções dos melhores equipamentos para montar uma academia em casa:

Multi Estação de Musculação - Academia Completa – DSR : uma das estações para musculação mais completas do mercado

A estação Academia Completa DSR é hoje uma das estações para musculação mais completas do mercado.

Essa estação de musculação pode ser usada por até 3 pessoas, servindo tanto para o fortalecimento muscular quanto para a resistência.

Com 44 tipos de exercícios disponíveis, com este equipamento você poderá treinar os músculos do abdômen, peito, braços, ombros, pernas e costas.

O aparelho vem também com um saco de boxe e estação de mergulho. O seu equipamento construído de 218x225x230cm e seus blocos de peso 100 kg, expansíveis até 65/76 kg.

Além disso, seu banco é ajustável e confortável. A estação de musculação da DSR academia completa possui também cinto com aperto de mão e tornozelo e  uma proteção para a lombar dos usuários.

Multi Estação de Musculação VKR Tander 70kg em Anilhas : equipamento ideal para treinos residenciais

A Multi Estação de Musculação Tander é considerada o equipamento ideal para treinos residenciais.

Ela é ideal para exercícios de resistência, circuito ganho de massa muscular e tonificação dos músculos trabalhando os membros superiores e inferiores.

Você pode treinar Press Up/ Voador/ Lat Pull/ Treino ABS/ Extensão da perna/Bíceps/Ombro/ Tríceps/ Remada/ Panturrilha/ Glúteos entre outros.

O aparelho conta com 3 estações de trabalho para exercícios exclusivos e complementares tanto para homens  com para mulheres

Seu banco confortável e sua grande almofada permite melhor apoio para você executar seu treino.

O aparelho conta também com um fácil ajuste dos braços e de movimento livre para uma variedade de exercícios.

Essa estação de musculação te permite trabalhar uma série de exercícios como os abdominais em elevação de pernas ou seus peitorais e tríceps com movimento dips.

As espumas dessa estação também são bem confortáveis constituídas para dar mais proteção e conforto ao usuário.

Estação De Musculação Academia Podiumfit Me200-65kg : perfeita para quem quer treinar em casa com qualidade

Com designer para ser silencioso, e se adequar às residências, a estação de Musculação Academia Podiumfit Me200-65kg é perfeita para quem quer treinar em casa de forma prática e saudável.

A estação de musculação da Podiumfit, ME200, é sem dúvidas um aparelho de muita qualidade.

Essa estação pode ser usada por até 3 pessoas, servindo tanto para o fortalecimento muscular como para melhora do condicionamento físico.

E apesar de poder ser usada por mais de uma pessoa, a estação é confortável e com banco ajustável.

Com esse equipamento você pode treinar até 44 exercícios entre abdômen, peito, braços, ombros, pernas e costas.

O produto conta também com um saco de boxe. E mesmo que tenha apenas 4 estruturas de exercícios, seu diferencial está na carga, que graças às polias extensoras consegue chegar a 100 kg!

Esse aparelho permite a realização de treinos mais intensos, o que é uma grande vantagem para quem já é mais experiente.

Estação de Musculação com 80kg Aparelho Ginastica Academia (Nagano) : Ideal para exercícios de resistência, circuito, ganho de massa muscular e tonificar

A Estação de Musculação com 80kg da Nagano é o aparelho mais indicado para circuitos, ganho de massa muscular, resistência e saúde.

Essa estação de musculação é silenciosa e suporta uma grande variedade de exercícios. 

Ideal para exercícios de resistência – circuito – ganho de massa muscular e tonificar – pode se exercitar e tonificar os músculos das pernas, coxas, glúteos, braços, bíceps, tríceps, peitoral, costas, ombro e muitas outras variações com até 80kg de peso.

Você também pode alternar os exercícios de supino, peck deck, fly/voador, voador inverso, puxada frente, puxada costas, extensão, trapézio, bíceps, bíceps rosca scott, biceps concentrado, tríceps, remada alta, remada baixa e muitas outras variações.

Com sistema de cabos reforçados, aço tubular super resistente e duradouro, você pode fazer vários tipos de treinamento com o peso máximo de 80kg tranquilamente com mais precisão e força no conforto da sua residência tome cuidado ao manusear e utilizar os aparelhos.

O aparelho suporta o peso de 120kg do usuário, suas anilhas pesam um total de 80kg para usar nos exercícios com a barra.

O equipamento montado tem a dimensão de 170.00 x 196.00 x 85.00 cm, não possui ajuste de banco.

Estação Completa de Musculação com Barra e 6 Anilhas S600 : estação completa para prática de ginástica em casa

Estação completa para prática de ginástica em casa, o aparelho pode ser usado para vários tipos de treinos, entre eles resistência, saúde, ganho de massa muscular.

O seu equipamento foi fabricado em ferro reforçado e banco com revestimento em espuma macia.

O usuário pode ter até 100kg e vem com anilhas de 1 kg, 2kg e 5kg, além da barra de 120cm, para ser usado junto com a estação para potencializar sua eficácia.

Quando montado o equipamento tem 192 x 162 x 130 cm, verifique o ambiente para que ele tenha o espaço apropriado para as trocas de exercícios que o equipamento disponibiliza.

Estação de Musculação com Barra e Anilhas S400 : mais simplicidade e dinamismo para seus treinos

Esse equipamento é mais simples e não tem tantas variações de exercícios para serem efetuados.

Porém, ainda assim é uma estação muscular para uso doméstico que pode auxiliar e muito as pessoas que têm intenção de ganhar massa muscular e resistência.

O aparelho permite você efetuar vários grupos musculares e também vem com anilhas e, mesmo que sejam de mesmo peso, pode ser usada na barra para potencializar o resultado.

Claro, você pode também adquirir mais anilhas com o passar do tempo quando as de 1 kilo ficarem leves.

O aparelho possui as dimensões 120 x 192 x 162 cm, quando está montado e suporta o peso de 150 quilos.

Academia de Porta Estação para Exercícios de Musculação (Pista e Campo) : sistema versátil e compacto que oferece muito retorno para seu investimento

Equipamento de treinamento muito resistente, com 200 opções de exercícios desde leve a mais intensos, a Academia de Porta Estação para Exercícios de Musculação é um outro produto muito completo e com um ótimo custo benefício.

Estação de treinamento residencial é um sistema altamente versátil e compacto que oferece muito retorno para seu investimento.

O aparelho é composto por peças robustas que tornam qualquer movimento seguro para o seu usuário.

Silencioso e de fácil manuseio, o aparelho vem também com um par de cabos de alimentação de várias tensões, que ajudam a trabalhar os braços, peito, ombros, costas, abdominais e pernas.

Seu sistema é compacto sendo projetado para instalar em portas de casa, escritório ou quartos com encaixes inteligentes que não danificam a porta.

Guia do Comprador – Tudo que você precisa saber sobre Estações de Musculação

E aí? Gostou do nosso Ranking com as melhores Estações de Musculação do mercado?

Agora iremos te apresentar o Guia Completo do Comprador onde daremos dicas para que você possa escolher bem a sua Estação de Musculação.

Siga conosco nessa leitura e confira as características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de uma Estação de Musculação para começar o seu treino da forma correta. Conheça agora:

O que é uma Estação de Musculação? Como funciona?

Uma estação de musculação pode ser definida com um aparelho multifuncional que serve para ajudar a fortalecer braços, pernas, peitoral, ombros e músculos do corpo no geral.

O aparelho permite a realização de muitos exercícios e algumas até vêm com saco de pancadas para boxe. Aqueles que já frequentam a academia conhecem bem as famosas estações de musculação. Os aparelhos, geralmente, estão separados e você utiliza-os de diferentes formas dependendo da orientação do seu instrutor.

Porém, o que muitos não sabem é que, além de ser utilizada na academia, uma estação de musculação é também perfeita para quem deseja treinar em casa!

O aparelho permite, por exemplo, que você faça os treinos no seu tempo, a qualquer momento sem que para isso, tenha que se deslocar para uma academia lotada, onde provavelmente terá que revezar os equipamentos. E o melhor, hoje podemos contar com diversas opções e modelos adaptados para cada perfil. Temos, por exemplo, opções compactas com a possibilidade de execução de um grande número de exercícios em um mesmo aparelho.

Com uma base central, pesos e acessórios que se conectam a essa torre de anilhas por meio de cabos de aço e polias, o aparelho pode te proporcionar um treino completo completo e personalizado. Neste caso, se o seu objetivo é ganhar massa, recomendamos que aposte na superação de limites com o aumento de peso gradualmente.

Já se o seu objetivo é perder peso, associe os exercícios às atividades aeróbicas como correr ou pular corda. Para resultados ainda mais surpreendentes procure orientação de um profissional.

A dica principal mesmo é que você estude todos os potenciais do equipamento e aproveite ao máximo sua estação de musculação

Conheça agora quais são os principais vantagens e desvantagens de uma estação de musculação:

Estação de Musculação: Principais benefícios e Vantagens

Perfeita para quem deseja treinar em casa, a estação de musculação é muito indicada para quem tem o tempo muito corrido e precisa manter a sua rotina de exercícios.

Isso porque um dos seus maiores diferenciais é permitir que você possa fazer os treinos no seu tempo, a qualquer momento, não precisando ter que se deslocar para uma academia lotada, por exemplo, onde provavelmente terá que revezar os equipamentos.

Compacta, e com diversas estruturas de exercícios em um único equipamento, a estação de musculação te permite realizar inúmeros exercícios para os membros superiores ou inferiores do seu corpo.

Tudo isso, no final, tornará o seu treino mais organizado e eficiente. Porém, nem tudo são flores, e a estação de musculação também pode ter algumas desvantagens.

E uma delas é a montagem, que pode ser um pouco complicada pela grande quantidade de peças, ferramentas e manuais de instrução.

Para contornar esse problema, você pode contratar alguém para realizar a montagem.

Depois, é só começar os treinos!

Como usar uma Estação de Musculação corretamente?

Para treinar de forma correta e evitar problemas futuros, o mais recomendado mesmo é que você procure ajuda profissional.

Isso porque além de montar um treino, um profissional irá indicar como usar melhor a estação de musculação! Infelizmente, nem todo mundo conhece todas as possibilidades que a estação de musculação oferece.

O que acontece devido ao desconhecimento dos exercícios, por isso uma instrução profissional é valiosa. Por isso, lembre-se que é sempre melhor contratar alguém para montar um treino específico para você.

Lembre-se também que o compromisso é o segredo do resultado para quem tem um equipamento tão completo em casa. Adquirir uma estação de musculação nem sempre é uma garantia de corpo perfeito.

Pelo contrário, você também precisa se comprometer com os treinos. No final, com a motivação correta e os equipamentos em casa, os treinos podem se tornar mais frequentes do que você imagina. Claro, lembre-se também de que – nada de exageros e cuidado com possíveis lesões!

Reforçamos aqui a importância do suporte de um profissional, caso você não seja qualificado para montar os treinos, assim como executá-los da forma correta. Com os exercícios corretos e a prática constante, você conseguirá atingir os seus objetivos.

Conheça agora quais são os principais critérios para compra de uma estação de musculação:

Estação de Musculação: principais critérios para compra

Selecionamos aqui alguns dos principais critérios que precisam ser considerados no momento da compra.

Com as dicas que elencamos neste artigo, você vai conseguir definir o que você deseja e qual a melhor opção para você.

E o primeiro deles é que você não deixe se levar pelas emoções. Lembre-se que, apesar de serem bonitas e cheias de acessórios interessantes, as estações de musculação têm como propósito atender uma demanda de mercado com foco bem definido.

Por isso, pense bem, pois se você está em um nível avançado de treinamento, talvez ela te deixe um pouco limitado.

Já se você ainda é um iniciante, pode ser que acabe não aproveitando tudo o que elas têm para oferecer.

Portanto, podemos dizer que o equilíbrio é o principal critério de avaliação desta compra.

Além disso, temos alguns outros critérios e fatores que serão decisivos para a compra da sua estação de musculação como o tamanho, peso da anilha e a possibilidade de exercicíos.

Para te ajudar, detalhamos cada um deles para te ajudar a encontrar a melhor opção para entrar em forma.

Conheça agora:

Tamanho

O primeiro ponto que você precisa considerar é o espaço disponível para montar o equipamento e, um extra para que você consiga se movimentar.

Uma estação de musculação é como se você tivesse uma mini academia em casa.

Por isso, o recomendado é que você confira quais são as dimensões e altura do aparelho de musculação e separe uma distância considerável a sua volta.

Fazer isso é essencial para que você possa se movimentar e até mesmo fazer atividades extras de alongamento, por exemplo.

O recomendado é que você tenha um amplo espaço na sua casa para realizar exercícios.

Caso contrário, o recomendado é que você opte pelas estações mais compactas e lembre-se de comparar as dimensões com o ambiente que você possui antes de fechar a compra.

Peso de anilhas

O próximo ponto recomendado é que você avalie bem qual a sua necessidade e capacidade antes de escolher o seu equipamento baseado apenas na quantidade de pesos disponíveis, por exemplo.

Lembre-se que, diferente dos acessórios de musculação da academia em que as anilhas de pesos circulares são acopladas as barras ou aos outros equipamentos, as estações de musculação possuem uma torre de barras de peso (geralmente de 5kg cada) em que você regula conforme a sua necessidade e objetivos.

Inclusive, a grande maioria das pessoas, executa os exercícios sem peso no início e vão aumentando a carga conforme o avanço da capacidade física.

Possibilidade de exercícios

Compostas de mecanismos que se ligam entre si e possibilitam uma série de movimentos com focos em diferentes músculos a serem trabalhados, uma estação de musculação permite a realização de exercícios diferenciados.

Porém, é importante que você avalie a possibilidade de exercícios de cada aparelho.

Algumas estações, por exemplo, demonstram ter mais eficiência no treino de membros superiores.

Já outras são mais completas, permitem trabalhar todas as partes do corpo.

Aqui também é importante mencionarmos que, se você pretende “puxar peso” de verdade, este pode não ser o equipamento ideal.

Saiba que até mesmo a melhor estação de musculação completa não oferece possibilidades elevadas.

Por isso, o recomendado mesmo é que você considere os seus limites e objetivos antes de escolher o melhor investimento.

Além disso, o seu peso também precisa ser considerado.

Custo-benefício

Por último, mas não menos importante, avalie também o custo-benefício do aparelho.

Lembre-se que investir numa estação de musculação não é algo barato. Porém, o custo-benefício a longo prazo, principalmente para quem vai praticar os exercícios com regularidade, compensa e muito no final.

Para que você possa ter uma ideia mais clara disso, pense nos meses de academia que você não pagará, por ter o aparelho em casa!

Felizmente, e como você pode perceber, atualmente temos diversas estações de musculação no mercado, com os mais variados preços.

Como já falamos no início do artigo, ao fazer a procura, não escolha apenas pelo mais barato. Pelo contrário, avalie o total, tamanho, variedade de acessórios e possibilidade de exercícios, peso das anilhas e é claro, o preço e a marca do produto.

O recomendado é que você opte por aquelas que sejam marcas reconhecidas no mercado e que tenham uma boa reputação entre os seus compradores.

Além disso, verifique também o material (aço) e qual a garantia da fábrica.

Para finalizar, lembre-se que para fazer a melhor escolha, você deve considerar quais são os exercícios que você deseja realizar.

Na grande maioria das vezes, quem procura por esse tipo de equipamento, já se exercitou na academia e tem familiaridade com as estações.

Caso contrário, consulte um profissional para que ele possa avaliar e indicar quais são os possíveis exercícios.

No final, quanto mais completa ela for, mais exercícios você conseguirá realizar.

Estação de musculação academia podiumfit Me200-65kg – A melhor escolha

A estação de musculação academia podium fit Me200-65kg foi eleita pela maioria dos consumidores como a melhor escolha.

E não poderia ser diferente, afinal, com um designer para ser silencioso, e se adequar às residências, a estação de Musculação Academia Podiumfit Me200-65kg acaba sendo perfeita para quem quer treinar em casa com qualidade.

Como já foi demonstrado na lista que elaboramos, essa estação pode ser usada por até 3 pessoas, servindo tanto para o fortalecimento muscular como para melhora do condicionamento físico.

Com a ajuda desse equipamento você pode treinar até 44 exercícios entre abdômen, peito, braços, ombros, pernas e costas.

O produto conta também com um saco de boxe. E mesmo que tenha apenas 4 estruturas de exercícios, seu diferencial está na carga, que graças às polias extensoras consegue chegar a 100 kg!

Conclusão

E aí? O que achou do artigo? Gostou de saber mais sobre como escolher uma estação de musculação completa, adequada para o seu uso?

Agora ficou mais fácil encontrar o modelo perfeito para o seu espaço. Não é mesmo?

Para finalizar, recomendamos que você verifique sempre as possibilidades de treino, a proteção dos tijolos de carga, a capacidade de altura e peso suportados, assim como o tamanho do aparelho que você escolher.

Se você gostou de alguma estação de musculação que mostramos nesse artigo, compre uma e comece a treinar em casa agora mesmo.

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários.

Até a próxima!

FAQ

Uma estação de musculação pode ser definida com um aparelho multifuncional que serve para ajudar a fortalecer braços, pernas, peitoral, ombros e músculos do corpo no geral.

O aparelho permite a realização de muitos exercícios e algumas até vêm com saco de pancadas para boxe.

Por se tratar de um equipamento multi-funções, com ajuda de uma estação de musculação é possível fazer um treino completo e localizado de dentro da sua própria casa.

Além disso, ele também ajuda na execução dos exercícios e dá mais motivação durante os treinos.

Uma Estação de Musculação é um equipamento multi-funções e, por isso, permite fazer inúmeros exercícios.

A grande maioria dos equipamentos, por exemplo, permite fazer aproximadamente 30 tipos diferentes de exercícios, para trabalhar os braços, pernas, ombros, peito, costas e abdômen.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados