Por que a bola de pilates é tão importante nos exercícios? Ela promove a consciência corporal

Seu corpo precisa de movimento! E a prática de Pilates da forma correta, com séries bem feitas e equilibradas, valem por muitas horas de exercícios.

Segundo Joseph Pilates, criador do método: “você desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito. Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.”

E o que faz uma bola ser tão especial nos treinos de Pilates? Ela traz consciência corporal para seus treinos, melhora a força central, com desafios de equilíbrio e intensidade.

É hora de escolher a melhor bola de Pilates, para você alcançar os melhores resultados – e existem muitas opções.

Reunimos 5 das melhores bolas de pilates que estão disponíveis no mercado.

Recomendações

Antes de conhecer em detalhes, e analisar todas as opções, conheça nossas 3 recomendações de bola de pilates.

Confira nossas sugestões

Escolha Premium

A VersaBall é feita de PVC espesso, nível profissional, e não ira explodir se acontecer alguma perfuração. Possui um ótimo equilíbrio entre maciez e aderência, tamanho de 55 cm, suporta um peso de até 350 kg, e tem o preço mais alto entre as recomendações.

Nossa recomendação

Gymnic é marca italiana líder de mercado. A bola é feita em PVC de alta resistência, livre de BPA e ftalatos, suporta até 300 kg de peso. Tem sistema anti-burst,  tamanho de 65 cm e a aderência é considerada excelente. É a nossa melhor escolha, entre as recomendações.

Melhor para o seu bolso

Feita em PVC espesso livre de BPA, a bola Liveup Premium tem superfície com nervuras, para melhor aderência. Possui revestimento anti-estouro e suporta peso de até 300 kg. Bola de pilates com 65 cm, possui o melhor preço entre as três recomendações.

Você também pode se interessar por algumas das outras bolas de pilates.

Para facilitar na escolha, confira abaixo, uma tabela comparativa das bolas de pilates com as melhores opções de compra, em diferentes categorias

Melhor bola de Pilates

Índice

Mini Guia

À primeira vista, elas até podem parecer todas iguais: são bolas de pilates feitas de PVC, que seguem um padrão similar. No entanto, a grande diferença está nos detalhes e nos critérios técnicos. Seja na composição do material, na resistência combinada com textura e aderência, ou nos recursos de segurança tão necessários para você ter o melhor treino de pilates.

Para  escolher a sua melhor bola de pilates, consideramos alguns dos principais requisitos. E reunimos em nosso Mini Guia, informações importantes sobre  características, vantagens e desvantagens, de algumas das melhores bolas de pilates, disponíveis no mercado. São marcas com atuação expressiva no segmento fitness, que trazem qualidade para seus produtos.

Veja tudo isso a seguir!

Bola de Pilates VersaBall - Melhor bola de exercício em resistência

A VersaBall é feita de PVC espesso da mais alta qualidade, de nível profissional, que não vai explodir se acontecer alguma perfuração. Tem o  equilíbrio certo entre suavidade e aderência. Essa bola de pilates vai exercitar múltiplos grupos musculares e fortalecer os músculos centrais. Auxiliar você a manter uma postura correta, e trabalhar o equilíbrio de forma dinâmica, durante as séries de exercício.

É uma bola fácil de inflar, têm cinco opções de  cores e quatro de tamanhos. Em nosso artigo a bola tem 55 cm, sendo indicada para pessoas com altura entre 1,55 e 1,69 metros, e a cor é prata. A VersaBall tem um limite de peso alto (800 libras) que ultrapassa 350 quilogramas. É resistente à explosão, ou seja, ela possui o sistema anti-burst, não vai explodir caso ocorra algum furo na bola, ao invés disso, ela vai esvaziar lentamente, evitando o risco de acidentes sérios.

A marca Power Systems já está há muitos anos no mercado fitness, e o  preço mais alto desse modelo, está relacionado aos diferenciais que a bola de pilates oferece. Essa bola consta da lista das melhores bolas suíças, entre marcas como TheraBand. Acompanha o produto uma fita métrica para indicar o enchimento adequado, mas não vem com bomba de inflar.

Conheça os prós e os contras dessa bola de pilates

Bola de Pilates Gymnic Classic - Melhor bola de exercício em aderência

Gymnic é uma marca italiana líder de mercado. A bola é recomendada para exercícios de pilates, como também é indicada para vários usos fitness, na fisioterapia e dança. Feita de PVC de alta resistência, livre de BPA e ftalatos, suporta até 300 kg de peso. A aderência é considerada excelente, e essa bola tem sistema anti-burst. Sendo assim, quando perfurada ela apenas esvazia lentamente, oferecendo maior segurança nas atividades físicas.

É uma bola de pilates macia, útil para trabalhar flexibilidade, como também tônus muscular, correção de coluna e equilíbrio, com diferentes graus de intensidade. O tamanho da bola é de 65 cm, ideal para pessoas com 1,70 até 1,87 metros de altura. Você vai encontrar diversos tamanhos, menores e maiores, além de cores e superfícies diferentes.

A marca Gymnic é pioneira no desenvolvimento de bolas para fisioterapia. Duráveis, resistentes e flexíveis, ganharam o mercado fitness e são vendidas e usadas em academias de mais de 40 países.

Essa bola de pilates da Gymnic, não vem com bomba, mas acompanha plug extra e adaptador, para que seja possível utilizar qualquer bomba de inflar. Segundo a fabricante, ao encher pela primeira vez a sua bola, ela pode não atingir de imediato o tamanho especificado. É só aguardar alguns dias e terminar de encher à medida que a bola amaciar.

Conheça os prós e os contras dessa bola de pilates

Bola de Pilates Liveup Premium - Melhor bola de exercício em preço

A bola de pilates da Liveup é espessa, resistente e, segundo o fabricante, tem capacidade de peso de até 300 quilos. A superfície é aderente com nervuras, para você ter melhor controle quando segurar e movimentar a bola. É antiderrapante, o que traz maior segurança durante os exercícios. Essa bola fitness é feita em PVC, material atóxico, livre de BPA e metais pesados. Possui revestimento anti-estouro, assim caso a bola fure, ela esvazia lentamente, evitando que você se machuque.

Essa Liveup é ideal para treinos de pilates, ajuda a tonificar abdominais, costas, glúteos, quadris, braços e muito mais. Como é uma bola de exercícios, também pode ser usada na yoga e fisioterapia. Além de funcionar bem como cadeira em seu home office, trazendo benefícios para sua coluna lombar. Em nosso artigo a bola da Liveup é na cor azul e no tamanho – 65 cm, sendo indicado para pessoas entre 1,70 e 1,87 metros. Mas você encontra a mesma bola em outras cores e tamanhos diferentes.  Essa bola de pilates acompanha um bico reserva e uma bomba de inflar manual. São várias avaliações positivas sobre a bola, porém a bomba de inflar é considerada fraca.

Conheça os prós e os contras dessa bola de pilates

Bola de Pilates Liveup Extensores - Melhor bola de exercício com extensor

A bola de pilates com extensores da marca Liveup, permite ampliar a variedade de exercícios, nos treinos. Ao combinar o uso do peso corporal, a resistência dos extensores e a bola, você realiza desde exercícios simples de braços e troncos, até os mais complexos, que trabalham vários grupos musculares em simultâneo. Os dois extensores são em elástico de média tensão, medem 75 cm sem esticar, são removíveis e possuem pegadores macios.

Essa bola é feita de PVC, resistente e atóxico, com superfície em textura antiderrapante. Suporta até 200 kg de peso e possui sistema anti-explosão. Caso a bola seja perfurada, o esvaziamento ocorre lentamente, para não causar nenhum dano. Além de ser ideal para praticar pilates, a bola da Liveup é indicada para fisioterapia e outros exercícios fitness de baixo impacto.

O tamanho dessa bola é 65 cm, ideal para pessoas de 1,70 até 1,87 m de altura. Possui boas avaliações. Acompanha uma mini bomba para inflar, e um bico reserva.

Conheça os prós e os contras dessa bola de pilates

Bola de Pilates Acte Gym Ball T9 - Melhor bola de exercício no dia a dia

A Bola de pilates Acte é desenvolvida em PVC resistente, tem superfície aderente com nervuras.  Antiderrapante, ela possui sistema anti-estouro, ou seja, para maior segurança, a bola não estoura de forma repentina caso seja perfurada. Ela irá esvaziar lentamente, evitando acidentes.

Essa bola é ideal para trabalhar o centro de força, com diferentes graus de intensidade. Realizar um treinamento funcional completo, fortalecendo grupos musculares. A bola de pilates também pode ser usada como assento, pois ela auxilia na postura correta da coluna, beneficiando articulações e circulação. É importante observar, que quando uma bola de pilates é usada como assento, por longos períodos, o mais indicado é alternar as horas sentadas com uma cadeira. E não esquecer que mesmo em uma bola, é muito fácil se curvar e acabar forçando a coluna.

O tamanho de 55 cm é indicado para pessoas com 1,55 e 1,69 m de altura. A capacidade máxima de peso suportada é de até 250 kg. A marca Acte possui uma variedade de tamanhos e cores de bolas de pilates, o que permite encontrar o melhor modelo, para diferentes alturas. São várias as avaliações positivas sobre essa bola de pilates, e alguns questionamentos em relação à bomba de inflar, que acompanha o produto.

Conheça os prós e os contras dessa bola de pilates

Guia Do Comprador

Prestar atenção nos detalhes referentes a sua bola de pilates, vão fazer toda a diferença, para você encontrar a melhor bola para os seus exercícios. Os principais pontos que você deve considerar são: tamanho, peso, material, textura, e sistema anti-estouro. Em nosso Guia do Comprador, vamos falar um pouco mais sobre cada um desses tópicos.

Qual o tamanho ideal da bola de pilates?

Você precisa encontrar uma bola que seja proporcional a sua altura, para que o treino seja eficaz. Observe que:

Seus pés precisam ficar apoiados no chão e a coluna em posição ereta, sem inclinações para frente ou para trás. Os joelhos devem estar nivelados e criar um ângulo de 90 graus. O quadril pode ficar um pouco mais alto que os joelhos, mas não deve ficar mais baixo.

Geralmente as bolas de pilates têm 5 tamanhos de diâmetros, e cada um deles é indicado para pessoas de alturas diferentes.

É importante considerar também o peso, para determinar o tamanho da bola de pilates. Como é uma bola flexível, caso o peso corporal seja maior que a proporção média em relação à altura, ao sentar na bola ela será comprimida. Para manter a regra dos joelhos em 90 graus, pode ser recomendado o próximo tamanho de bola.

O peso que a bola de pilates suporta

Outro ponto importante que você precisa observar é o peso máximo que a bola de pilates suporta. A maioria dos modelos suporta até 200 kg de peso, sendo que as bolas mais resistentes, têm capacidade para suportar de 250 kg até 300 kg de peso corporal. Você também vai encontrar bolas com peso máximo de 150 kg, porém essas são mais frágeis.

Material de fabricação e a Textura da superfície

O material mais usado na bola de pilates é o PVC de alta qualidade, atóxico, livre de ftalatos e metais pesados. O material deve ser resistente e maleável, grosso o suficiente para durar por um bom tempo.

O padrão de texturas na superfície mais conhecido é o de nervuras, mas existem variações nos modelos e marcas das bolas, como, por exemplo, a superfície texturizada da bola de pilates tipo melão.

A melhor escolha é o equilíbrio entre uma textura macia e confortável, superfície com  boa aderência e um revestimento antiderrapante. Para que a bola ofereça maior segurança, evitando que você escorregue, quando praticar os exercícios de pilates.

Sistema anti-estouro (anti-burst)

Anti-estouro ou anti-explosão, é um sistema que afeta diretamente a segurança, de quem usa a bola de pilates. O recurso faz com que a bola quando for perfurada, esvazie lentamente, sem estouros repentinos e grandes impactos. Isso evita acidentes, que possam machucar quem está praticando os exercícios. As bolas de pilates de qualidade possuem sistema anti-estouro.

Os benefícios dos exercícios de Pilates

O método Pilates, pode ter como principais objetivos:  fortalecer a musculatura, aprimorar equilíbrio e coordenação, aumentar o condicionamento físico. Ou simplesmente, proporcionar o equilíbrio das forças do corpo, para melhor qualidade de vida, física e mental.

Seja com finalidades terapêuticas ou fitness, o Pilates vem atraindo cada vez mais praticantes. E mesmo que a sua história se inicie em meados dos anos 20, para muitas pessoas o método é visto como uma novidade.

Por que você deve praticar pilates? Por muitos motivos, entre eles estão:

Exercícios de pilates com bola

O que faz uma bola ser tão especial nos treinos de pilates?

Os vários benefícios adicionais, que a bola agrega em uma rotina de exercícios, na modalidade solo.

Ao mesmo tempo que a bola de pilates é segura, previne lesões, e se torna uma ótima opção para fazer exercícios em casa, ela também é um grande desafio para o corpo, durante os treinos. O que além de ser excelente para estimular sua flexibilidade e força, é considerado uma das formas mais eficientes de trabalhar o corpo como um todo.

Hoje em dia, essa mesma bola é usada em várias atividades físicas, como na yoga, nos treinamentos esportivos e nas sessões de fisioterapia. O nome também tem variações: bola de exercícios, bola suíça, bola de yoga ou bola fitness.

Praticar Pilates emagrece?

Muitas pessoas querem emagrecer, por isso resolvem praticar pilates. E mesmo que não seja o principal objetivo do Método Pilates, tem séries de exercícios, que ajudam na perda de peso. No entanto, é preciso treinar regularmente, manter uma alimentação adequada, e não esquecer, que a prática de pilates, está associada a saúde e bem-estar.

Conclusão

A bola de pilates Gymnic Classic é nossa melhor escolha, por vários “bons motivos”. Além de oferecer qualidade superior, para intensificar seus treinos de pilates, vai ajudar você a melhorar seu equilíbrio, força central, coordenação e flexibilidade. Ela é feita de PVC sem látex, sem BPA e livre de ftalato. É macia, flexível e foi desenvolvida para ser resistente a estouro, no caso dessa bola furar, o ar é liberado lentamente, o que a torna segura nos exercícios.

A bola Gymnic suporta um peso grande, são até 300 kg de peso corporal, permitindo uma ampla variedade de movimentos de força. Considerada de qualidade profissional, vem em vários tamanhos e cores. O tamanho de 65 cm de diâmetro, é indicado para alturas de 1,70 m até 1,87 m.

A marca italiana Gymnic, é referência no desenvolvimento de bolas para fisioterapia. Duráveis, resistentes e flexíveis, ganharam o mercado fitness, e são vendidas em mais de 40 países.

Essa bola de pilates não vem com bomba, mas acompanha plug extra e adaptador, para você poder usar qualquer bomba de inflar. São várias avaliações positivas da Gymnic Classic.

Aproveite as dicas, faça a melhor escolha, afinal Pilates é uma excelente opção para se manter fitness.

FAQ

Gymnic é uma marca italiana líder de mercado. A bola é recomendada para exercícios de pilates, como também é indicada para vários usos fitness, na fisioterapia e dança. Feita de PVC de alta resistência, livre de BPA e ftalatos, suporta até 300 kg de peso.

E mesmo que não seja o principal objetivo do Método Pilates, tem séries de exercícios, que ajudam na perda de peso.

Você precisa encontrar uma bola que seja proporcional a sua altura, para que o treino seja eficaz. Geralmente as bolas de pilates têm 5 tamanhos de diâmetros, e cada um deles é indicado para pessoas de alturas diferentes.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados