Como escolher qual é o melhor BCAA para o seu treino?

Para aqueles que estão praticando atividades físicas, principalmente, as de alta demanda dos músculos ou ainda treinos bastante longos, a recuperação muscular pode acabar se tornando desconforto. Há suplementos que podem auxiliar na recuperação dos músculos após atividades que demandam bastante esforço e ainda aumentar a massa magra.

O BCAA é um aminoácido (composto neste caso específico por: leucina, isoleucina e valina). Ele pode ser encontrado em alimentos (exemplos: ovos, leite, frango, peixe), mas ao tomar o BCAA, o atleta ou a pessoa que pratica atividades físicas intensas podem ter uma ajuda na recuperação do pós treino, principalmente.

Para que nossa construção e recuperação muscular aconteça de forma completa e efetiva é necessário a ingestão de aminoácidos. Esta ingestão é importante para a formação da proteína. Ingerindo o suplemento, esta absorção pelo corpo será feita mais rápida, porque não precisará esperar a “quebra do alimento” para absorção pelo corpo.

O BCAA também ajuda no ganho de massa magra, isto porque ao realizarmos uma atividade física, o gasto energético fica acelerado e pode ser que acabe extraindo energia do músculo, para quem quer ganhar massa magra (e não perder), é recomendado a utilização do suplemento justamente para não degradar o músculo (perda muscular).

O BCAA pode ser encontrado de várias formas: líquido, em pó, em cápsulas ou tabletes, com ou sem sabor. Podendo ser ingerido antes, durante ou depois das atividades de alto desenvolvimento, vamos te ajudar a considerar aspectos importantes para escolher qual produto se adequa mais à sua atividade e o que mais você pode analisar na hora de escolher, vamos lá.

Recomendações

A proposta do BCAA é auxiliar na recuperação mais rápida das fibras musculares após a realização de exercícios e treinos que demandam muito do nosso corpo, seja pelo exercício em si ou pela quantidade de tempo que o exercício é realizado (principalmente, em caso de atletas que treinam muitas horas todos os dias).

Com uma alta frequência da realização de exercícios ou da intensidade que eles são realizados podem ter desconfortos nos músculos, e o BCAA pode auxiliar nesta recuperação e até mesmo no ganho de massa magra.

Vamos te mostrar agora três produtos que são nossas recomendações principais e as razões pelas quais nós recomendamos cada  produto.

Escolha Premium

O BCAA Mega-Size Optimum Nutrition é uma opção com necessidade de um maior investimento. Para quem prefere tomar o suplemento em forma de cápsula esta é uma opção muito completa, marca super estabelecida e com forte recomendação na plataforma de venda.

Nossa recomendação

O Max Titanium BCAA é a nossa melhor escolha por ser um ótimo produto, com preço intermediário. Esta opção também é voltada para aqueles que preferem tomar o BCAA em forma de cápsulas. Nesta recomendação temos opção do produto com 200 cápsulas ou 450 cápsulas.

Melhor para o seu bolso

O BCAA com sabor, Atlhetica Nutrition é o BCAA mais barato, com um ótimo custo benefício, as avaliações são muito positivas, além de agradar aqueles que optam por tomar o produto em pó. Além disso, conta com sabor, esta opção tem sabor de morango com maracujá.

Itens que também podem te interessar:

Continue lendo para obter mais detalhes dos produtos já indicados e mais algumas opções que também podem ter características diferenciadas que possam se encaixar no seu uso. 

Veja qual produto e quais características são mais relevantes para o que você está procurando.

Os melhores BCAA

Índice

Mini Guia de Compra

Ao chegar até aqui, apesar de todos os produtos se comprometerem com o objetivo de recuperar o músculo, diminuir a fadiga, aumentar a resistência e otimizar o ganho de massa magra, percebemos também que a escolha da melhor opção vai depender muito do que você está buscando, das atividades específicas que você realiza e suas preferências de como tomar o BCAA.

Um guia prático de tomada de decisão: analise seu nível de prática de exercícios e intensidade em que eles são realizados; pense em qual é seu objetivo (ganhar massa magra; recuperar músculos mais rapidamente; diminuir a fadiga) e por último um ponto importante para ser considerado, como você prefere tomar supletivos (cápsulas, tabletes, pó).

Ponto de atenção: escolha uma marca confiável, aqui apresentamos várias marcas com diversas opiniões dos consumidores e reconhecimento no mercado. Tenha cuidado com falsificações e importações ilegais, é um produto que será ingerido, então, é muito importante verificar estes detalhes.

Importante ressaltar outro aspecto para sua tomada de decisão pelo melhor produto para você: verifique nos produtos se não há nenhum componente que você é alérgico ou tem indisposição em consumir. Como há diversas opções, em formatos, sabores ou não, os componentes mudam e é importante verificar quais são eles e quais são suas restrições.

Resenha dos produtos

Confira os melhores BCAA

BCAA Mega-Size Optimum Nutrition - melhor para quem realiza uma rotina de exercício muito intensa

Este é um produto com bastante investimento pela qualidade, a marca realiza estudos aprofundados para oferecer um produto com os melhores componentes. Devido ao seu valor de investimento, é indicado para quem realmente realiza uma rotina de exercícios intensa e por períodos prolongados, sendo esta a situação do dia a dia. 

Este produto traz a opção de 200 cápsulas com produto de formulação equilibrada, auxiliando na absorção dos nutrientes necessários para melhorar a retenção de nitrogênio no músculo ao auxiliar outros grupos de aminoácidos a reconstruírem. Também foi adicionada neste produto a vitamina B6, com finalidade também para auxiliar na recuperação muscular e mais rápida absorção.  

Detalhes

  • Marca: Optimum Nutrition
  • BCAA 1000
  • 200 cápsulas por produto
  • Não contém glúten 

Max Titanium BCAA - melhor opção para quem busca rápida percepção de resultados

Esta corda de pular é nossa melhor opção, produto com ótima qualidade, excelente marca, data de validade bem longa por um preço acessível. Opção em cápsulas, assim como a primeira, com uma composição com finalidade de reduzir os danos musculares e queda na força durante os treinos.

Opção de BCAA super recomendada para aqueles que consomem o produto, por realmente fazer a diferença na hora do treino, tendo benefícios perceptíveis na reconstrução muscular, evitando hipertrofia e aumentando a imunidade.

Detalhes

  • Marca: Atlhetica Nutrition
  • BCAA 2400
  • 200 ou 450 cápsulas por produto
  • Não contém glúten

BCAA com sabor, Atlhetica Nutrition - ótima opção quem vai começar a suplementar pela primeira vez

Este é um produto ideal para quem vai tomar pela primeira vez o BCAA, em pó com sabor, deixando a experiência mais agradável ao paladar. Por contar também com um preço bem acessível, o mais barato entre as opções, ainda assim mantém as propriedades que os consumidores buscam em um BCAA.

Este BCAA é em pó e oferece diversas opções de sabores: guaraná e açaí; morango com maracujá; morango com limão; tangerina; uva.

Detalhes

  • Marca: Atlhetica Nutrition
  • BCAA 2:1:1
  • 210 gramas
  • Não contém glúten

BCAA 5200 em pó, Rev Nutrition - ideal para quem compra BCAA para bastante tempo

Para aqueles que têm na rotina diária exercícios com grande necessidade de esforço, vale a pena investir neste BCAA, o preço é intermediário e em cada pacote vem 1 quilo de BCAA, tornando prática a vida de quem toma BCAA rotineiramente. Conta com adição de vitamina B6 para intensificar a absorção do BCAA.

Assim como a opção anterior, este produto também é em pó e conta com opção saborizada, neste caso o sabor é melancia (o que diferencia também do produto anterior, que não tem essa opção de sabor, aqui vai muito de gosto particular mesmo).

Detalhes

  • Marca: Rev Nutrition
  • 125 doses
  • 1000 gramas

Bcaa Fix Darkness - melhor opção para quem prefere BCAA em tablete

Esta é uma opção de BCAA em tabletes, o que é um diferencial comparado às nossas outras opções (BCAA em pó ou cápsulas). Indicado para atletas de alta performance, praticantes de musculação ou esportes de endurance.

Proposta da marca para o produto é intensificar sua formulação com alta tecnologia de fixação muscular, preparando a musculatura para entrar em ação durante os exercícios, ajudando no consumo de oxigênio e protegendo a musculatura da degradação.  A fabricante é a Integralmédica.

Detalhes

  • Marca: Darkness
  • 4500 Mg (na opção de 120 tabletes)
  • Não contém glúten
     

Bcaa Fku, Black Skull - ideal para quem faz exercícios todos os dias

Opção de BCAA similar ao produto anterior, para quem prefere tomar em tabletes, mas em outra marca. Ambas as marcas são super reconhecidas no mercado, o que muda além do fabricante é quanto à composição de todos os componentes presentes em cada produto e também quantos gramas há em cada um deles.

Este produto foi pensado em um melhor desenvolvimento atlético, conta com 120 tabletes ou com 240 e tem por objetivo manter uma vida saudável daqueles que praticam bastante exercício. Como tem a opção de vários tabletes, tem uma duração maior, em dias, propício para quem faz exercícios e utiliza o BCAA todos os dias.

Detalhes

  • Marca: Black Skull
  • 120 ou 240 tabletes
  • Não contém glúten

Guia do comprador

Como e quando tomar o BCAA?

Se você pratica exercícios de alta intensidade, sejam eles aeróbicos (exemplos: natação, corrida) ou de gasto energético bem alto e que demandam força (exemplo: musculação), o BCAA é indicado, isso porque ele age de forma a mais rápida absorção pelo corpo dos aminoácidos, possibilitando uma maior eficiência do músculo, sem fadiga e possibilitando um ganho de massa magra.

Atualmente, há diversas marcas bem conceituadas no mercado, e trouxemos algumas delas entre as nossas sugestões e recomendações. Há aquelas com o produto em cápsula, em pó ou tabletes, adequando a cada pessoa.

Os BCAA em cápsulas são os mais tradicionais no mercado. Já os tabletes, podem ter uma concentração maior de BCAA por tablete, comparados aos de cápsula. Já os BCAA em pó são a formulação mais recente no mercado brasileiro, podem ser misturados com água e tem grande concentração, mais indicado para quem precisa ingerir doses maiores.

O BCAA pode ser tomado antes, durante ou depois do treino, é ideal fazer uma avaliação da intensidade do treino e a realidade de cada um, como peso, se a pessoa tem alguma restrição alimentar, altura, intensidade dos exercícios.

Qual a quantidade ideal de BCAA por dia?

A quantidade ideal de BCAA para cada pessoa vai depender muito de aspectos biológicos, como peso, altura e massa muscular. Mas também da intensidade de exercícios praticados.

Em média a dosagem de BCAA por dia praticando exercícios, seria de 0,2g por quilo de peso corporal. Vale fazer um paralelo também com a sua alimentação, esta dosagem pode alterar conforme suas restrições alimentares. Diante disso, considerando que a alimentação supre uma parte da necessidade do aminoácido, a dosagem estabelecida fica de 4g a 8g por dia.

Ainda auxiliando você nessa escolha e futura compra do BCAA, há este vídeo que pode ajudar bastante. Aqui a nutricionista apresenta: sobre como tomar o BCAA, porque ele é recomendado e como ocorre a absorção muito mais rápida.

A youtuber não é ligada a nenhuma marca específica, é uma nutricionista e traz diversas dicas interessantes e importantes sobre os a utilização do BCAA e aspectos nutricionais e também biológicos, de como o BCAA age no organismo.

Conclusão

E então, qual é a melhor opção BCAA?

Nas nossas pesquisas identificamos Max Titanium BCAA como a melhor opção. É um produto de preço intermediário com ótimos benefícios para quem pratica exercícios.

Este BCAA é em cápsula, há uma absorção super rápida no organismo, mas não conta com uma dosagem tão alta quanto os BCAA em pó, o que fica ideal para diversas pessoas, aquelas que são atletas e também para aquelas que não querem perder massa magra, por exemplo.

Vale reforçar que é sempre importante verificar qual o seu peso, altura, rotina de exercícios, restrições alimentares para adequar melhor a utilização do BCAA na sua rotina, escolhendo utilizá-lo antes, durante ou depois do treino, de acordo com cada atividade.

Após fazer as análises que comentamos, a utilização do BCAA vai trazer inúmeros benefícios, contribuindo e muito, para sua rotina de exercícios, principalmente, aqueles que demandam muito esforço dos músculos.

FAQ

O BCAA traz inúmeros benefícios, diminuindo a fadiga dos músculos, auxiliando no desenvolvimento do exercício e contribuindo para a recuperação dos músculos após os treinos. Pode ainda, melhorar a imunidade e diminuir o grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico. Pode ser usado também para suplementar possíveis defasagens nutricionais causadas por restrições alimentares. 

A utilização de um ou outro depende do seu objetivo. Se a finalidade for ganho de massa, com absorção e resultados mais rápidos o BCAA é mais indicado. Se a finalidade já for a recuperação do pós treino, a Glutamina atua mais rápido e de forma mais direcionada para restaurar os tecidos de modo mais eficiente.

Após a ingestão do BCAA, ele é metabolizado rapidamente, em período curto de tempo, algum tempo após ingerir ele já atuará no seu corpo, contribuindo para recuperar os músculos utilizados no exercício. Isso ocorre porque ele não precisa ser metabolizado pelo fígado.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados