Quais os principais equipamentos para prática de yoga?

A prática de yoga traz diversos benefícios para a saúde, como maior flexibilidade e redução de estresse. A escolha de equipamentos que funcionam bem é essencial para um bom treino. Só assim você pode atingir todo seu potencial com menos riscos de se machucar.

Quando se pensa em prática de yoga o primeiro acessório citado é o mat, ou tapete, de yoga. Este é com certeza um equipamento muito importante, afinal garante o conforto e segurança para não derrapar na hora do exercício.

No entanto, existem diversos outros produtos que podem auxiliar na hora do treino. Dentre eles o bloco, a bola e o cinto, estão entre os mais usados. Por isso escolhemos diferentes tipos de acessórios para você poder entender como cada um funciona e como escolher o ideal para sua prática.

Recomendações

Escolha Premium

Se você quer se aventurar com a prática de yoga aérea em casa, esse conjunto conta com todos os acessórios. O Up Circle Seven inclui um assento de ioga, uma  rede com dois braços de balanços para ioga com três alças de tamanho. Ainda acompanha correntes de margarida multi-loop para ajuste de altura, quatro mosquetões de alta resistência e uma bolsa preta para viagem.

Nossa recomendação

Investir em um bom tapete é essencial para uma boa prática de yoga. O manto da ARIMO é antiderrapante e conta com 6 mm de espessura e 1,81 m de largura. Além disso, é feito em TPE, livre de PVC, ou seja, é biodegradável e ecologicamente correto. O seu material é ainda fácil de limpar e secar, e também antifúngico, antimofo, antialérgico e atóxico.

Melhor para o seu bolso

O bloco para yoga é muito usado para apoio em práticas que exigem um pouco mais de flexibilidade e força. Esse acessório simples e barato pode ajudar a evitar acidentes e lesões. Fabricado em E.V.A suas medidas são de 22 x 12 x 8 cm. Pequeno e fácil de transportar ainda vem em diversas cores.

Itens que você também pode se interessar:

Melhores acessórios de yoga

Índice

Mini Guia de Compra

Yoga é uma prática que pode ser feita em qualquer lugar. Para tanto você deve apenas investir em bons acessórios para começar. Um mat deve ser o primeiro passo, se certifique que o material seja confiável e de preferência antiderrapante. É muito importante se atentar a estes detalhes para evitar acidentes.

Outros acessórios muito comuns são bloco e cinto de yoga. Estes ajudam a expandir sua capacidade de tentar novas posições com menos riscos de se machucar. O seu preço é bastante em conta o que torna ainda mais atrativo para quem está começando.

Existe ainda a possibilidade de usar a bola, muito presente no pilates. Esse acessório ajuda a melhorar sua postura e fortalecer seu equilíbrio, o que é muito bem-vindo para quem pratica yoga.  Com esse equipamento você pode ainda ativar a musculatura e aumentar a mobilidade.

Se não quer gastar tempo olhando todos esses acessórios pode investir em um kit. Essa pode ser uma boa solução para quem está começando e quer testar todos os equipamentos antes de se comprometer com um ou outro. No entanto, é  importante checar sempre o material de fabricação, e se possível, veja se o custo benefício realmente faz sentido caso escolha adquirir os produtos separadamente.

Resenha dos produtos

Conjunto de balanço de ioga aéreo UpCircleSeven (Para se aventurar em uma nova prática)

Yoga aérea é muito indicada para terapia de inversão para descompressão na coluna ou para fortalecimento da força do corpo superior. Esse conjunto básico conta com os acessórios necessários para sua prática em casa, exceto o suporte de teto caso não haja espaço adequado disponível. Suas alças, braços, correntes e mosquetões são ajustáveis, o que o torna fácil de ser adaptado para pessoas de qualquer altura.

ARIMO Tapete Yoga Antiderrapante (Para quem procurar o essencial)

Este mat para prática de yoga da marca ARIMO conta com uma textura aveludada, absorvente e antiderrapante. Todos esses elementos contribuem para uma experiência mais confortável e segura durante seu uso. Seu material também é simples de limpar e secar assim como ecologicamente correto. O tapete ainda acompanha uma bolsa de transporte.

Bloco para Yoga (Para exercício e meditação)

O bloco de yoga é um acessório simples e, em geral, barato que pode ser de grande ajuda na hora de alongar ou tentar posições mais difíceis. Pequeno e fácil de transportar, pode ser até mesmo o substituto de uma almofada na hora de meditar. Firme e feito em E.V.A o bloco ainda vem em cores variadas.

bigbigfamily Yoga Starter Kit (Os principais acessórios juntos)

Para muitas pessoas escolher diversos acessórios de uma vez pode parecer difícil ou intimidador. Se você não tem tempo ou disposição para isso, comprar um kit pode facilitar essa tarefa. Este conta com cinco peças básicas para qualquer iniciante: uma bola de ioga, um tijolo de ioga, uma toalha de látex, uma  faixa elástica e um anel de resistência.

Cinto de Yoga - Fita para Alongamento Yangfit (Para alongar melhor)

Conhecido como cinto ou fita de yoga, esse acessório é muito útil na hora do alongamento. Seu uso também contribui para uma melhor postura, o que é essencial para uma boa prática. Seu material é 100% algodão com fivela de metal e é ajustável em até 2,50 metros. Macia ao toque é também fácil de lavar.

Bola Suiça Premium, Liveup Sports (Para antes da prática)

Exercícios com bola auxiliam para o aumento da força, agilidade e velocidade. Muito usadas na prática de yoga, podem ajudar com alongamento e preparo antes do exercício. A bola suíça da Liveup Sports é bastante resistente e possui um bom tamanho com 75 cm e com peso de 1,2 quilogramas.

Guia do comprador

O que é preciso para começar a praticar yoga?

A prática de yoga atrai muitos adeptos por seus benefícios para saúde e mente, assim como sua praticidade. Basta reservar um horário e local tranquilo, instalar seu mat e começar a prática. É importante, no entanto, seguir instruções de profissionais, seja presencialmente ou à distância. Yoga é mais que postura, é também respiração e meditação. Por isso, não pule essas etapas.

É comum sentir certo desconforto no começo caso seu corpo não esteja acostumado ou sua última prática tenha sido a bastante tempo. Por isso, respeite seus limites e faça as pausas e ajustes necessários para continuar. Alongamento e meditação servem justamente para que você se escute com mais atenção.

Acessórios podem ser de grande ajuda nesse quesito, pois facilitam atingir as posições necessárias sem forçar seu corpo. Dessa forma. Você garante maior segurança ao evitar lesões e não forçar seu corpo mais do que necessário.

Quais os estilos de yoga?

Yoga é uma prática antiga e com diversas ramificações, portanto não é de se espantar que existam diversos tipos. Aqui vamos explanar sobre algumas das práticas mais conhecidas, caso se interesse sugerimos que procure saber mais sobre.

O mais conhecido de todos é a hatha yoga. A prática é mais voltada ao exercício físico, como a busca pela flexibilidade e o fortalecimento dos músculos. Este estilo é recomendado para todos os tipos físicos e idades, o que o contribui para sua popularidade. Apesar de ser bastante corporal, com foco em posturas que não necessariamente se conectam, ainda assim inclui equilíbrio com a mente.

A partir dessa prática surgiu o ashtanga, que consiste em estabelecer seis séries de posturas. Nela você deve iniciar na série um e repetir até puder evoluir para o próximo e assim por diante. Seu foco é na consciência corporal, flexibilidade e força assim como hatha.

O yoga aéreo ou Aerial Yoga, é uma técnica elaborada a partir de tecidos presos ao teto. O seu objetivo é fazer com que seus praticantes permaneçam equilibrados, através da concentração e do peso do próprio corpo. A partir disso deve executar as posturas do yoga tradicional. Essa e as mencionadas anteriormente são apenas algumas das práticas mais conhecidas. A seguir, conheça alguns acessórios que podem ser incorporados no treino.

Conheça os principais acessórios

O principal acessório é o tapete ou yoga mat. Este deve ser antiderrapante para que você não escorregue durante as posições. Além disso, sua superfície precisa ser elástica e absorver o impacto em ambos os lados. O cinto para yoga, também conhecido como yoga strap, também é uma ótima ajuda na hora de alongar. Em qualquer nível de experiência o acessório fornece suporte, alinha sua coluna e contribui para manter a postura correta.

Outro acessório bastante comum é o bloco de yoga. O bloco serve como apoio para quadris e joelhos e para extensão de posturas onde serve de apoio para a coluna, mãos e pés. Seu uso contribui para manter o equilíbrio, e pode ainda substituir a almofada de meditação.

A bola, já conhecida pelos praticantes de pilates, também pode ter grande utilidade na yoga. O seu uso é ótimo para trabalhar equilíbrio, estabilização do tronco e da coluna, assim como dos quadris. O acessório pode ainda promover a melhora da postura ao desenvolver a consciência corporal.

Como escolher tapete de yoga?

O ideal é o tapete de yoga que tenha alguns centímetros a mais que a sua altura. O tamanho mínimo o padrão de 60 cm de largura por 1,70 m de comprimento.  É importante também que seja antiderrapante e aderente, para ficar firme no solo enquanto você se movimenta.

Tenha atenção também quanto ao peso. Caso pratique em casa pode investir em mat mais pesados. Porém, se pretende carregar para um parque ou academia pode apostar em uma mais leve. Verifique a qualidade também da bolsa, olhe na descrição do material e se possui espaços extra, caso isso seja necessário para você. Algumas possuem bolso para celular, por exemplo.

Os tapetes podem vir em diversos materiais diferentes, entre os mais comuns estão o PVC, NBR, o TPE, o EVA e as fibras naturais. Os modelos têm variação de qualidade, preço e durabilidade. Os que são feitos de EVA, por exemplo, costuma ser mais barato, porém deixa marcas e é tem menor durabilidade. Já o TPE é mais ecologicamente correto e mais leve.

O que é e como praticar yoga aéreo?

O yoga aéreo, também conhecido como Aerial Yoga, é uma modalidade que consiste em yoga tradicional praticada em suspenso através de tecidos no teto. Tendo surgido no começo dos anos 2000, tem ganhado cada vez mais adeptos por sua natureza lúdica, atraindo cada vez mais adeptos.

Ao estarem em suspenso os praticamente precisam treinar seu corpo para se manter em equilíbrio através da concentração. As posições são basicamente as mesmas da yoga tradicional, no entanto, adaptadas para o corpo em suspensão.

Dentre seus principais benefícios estão o alinhamento do corpo, maior equilíbrio, alívio de dores e tensões musculares, correção de postura, etc. É recomendado para iniciantes que tenham a priori aulas presenciais para experimentar e entender como a prática funciona, para então poder praticar solo.

Conclusão

A prática de yoga é responsável por melhorar a postura, condicionamento físico e até mesmo diminuir a ansiedade e melhorar o sono. Os benefícios dessa prática são muitos, por isso estão sempre surgindo novos adeptos em todas as vertentes. Neste artigo estão presentes alguns dos principais acessórios para todos os níveis.

Considerando sua utilidade e popularidade, escolhemos o yoga mat, também conhecido como tapete de yoga, como a melhor escolha. Seja você iniciante ou alguém que já pratica há algum tempo, é sempre importante checar quais as novidades desse departamento.

No caso do mat da marca ARIMO é possível destacar o fato de ser ecologicamente consciente. Antiderrapante, o tapete é feito em material biodegradável, fácil de limpar e secar, e também antifúngico, antimofo, antialérgico, atóxico. Sendo assim uma boa escolha a longo prazo.

E você conseguiu encontrar o acessório de yoga que procurava? Compartilhe com seus amigos que também estejam à procura de equipamentos para ioga. Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões!

FAQ

O tapete é um pouco maior que sua altura e tem uma espessura em torno de 6 mm. O ideal é que seja também antiderrapante.

O tapete ou yoga mat é o essencial, assim como roupas de ginástica. O bloco e cinto também podem ajudar na posição de meditação, além de fornecer apoio em alongamentos.

O bloco serve de apoio no alongamento, e pode ainda substituir a almofada de meditação.

O cinto ou yoga strap é uma maneira de garantir melhor aproveitamento do alongamento em qualquer nível.

A bola suíça é responsável por trabalhar o equilíbrio e a estabilização do tronco, da coluna e dos quadris. Pode ser usada como relaxamento e ainda em exercícios complexos.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados