3 de December de 2021
Sem respostas

Conheça 11 Benefícios do Yoga para te motivar a praticar

Hoje vamos conversar sobre os 11 Benefícios do Yoga, mas além disso, vamos também conhecer um pouco mais a fundo o que realmente significa ser adepto do Yoga.

O Yoga é uma filosofia milenar que envolve mente, corpo e espírito formando um conjunto de práticas que tem a finalidade da evolução global de seus praticantes.

Algumas pessoas o consideram uma terapia, outras como atividade física, para qualquer uma dessas compreensões haverá ganhos amplos. São, sim, exercícios posturais, respiratórios, relaxamentos e meditações que trabalham em conjunto ou separadamente a mente, o corpo e o espírito.

Siga a leitura e saiba mais sobre o Yoga e seus benefícios.

Índice

O que é o Yoga?

Muitas pessoas conhecem o Yoga como um exercício físico, e de fato, não deixa de ser, mas a sua principal definição é a de uma ciência de autoconhecimento, que atua trabalhando a mente para que aja de maneira mais inteligente.

É fundamental que se compreenda a essência do yoga para que todos os movimentos e técnicas façam sentido ao seu praticante. Contribui para que tenha maior conhecimento de si e da existência humana como um todo.

A palavra yoga significa a junção do eu individual com o infinito, com o universo, essa união é o principal objetivo da filosofia.

O yoga é uma prática de exercícios bem completa tanto a nível físico quanto mental, por isso é totalmente viável que você realize somente as técnicas isoladamente, sendo assim, você pode só fazer os exercícios de postura ou respiração por exemplo.

Estilos de Yoga

As posturas do yoga, se executadas corretamente, conseguem controlar a produção e liberação de hormônios, pois os movimentos aplicados realizam uma espécie de “massagem” das glândulas endócrinas.

Os hormônios também são responsáveis por nossos estados mentais, ou seja, dependendo da dosagem existente no organismo podemos estar mais felizes e otimistas ou com dificuldade de controle emocional.

Mas, vamos conhecer as modalidades do Yoga e seus objetivos.

 

Saiba como identificar o melhor horário do dia para você praticar yoga

Hatha Yoga

É o estilo mais popular do yoga, trata-se de movimentos mais lentos e com permanência prolongada. O maior objetivo desse estilo de yoga é acalmar a mente para alcançar o crescimento espiritual.

Indicado como yoga para iniciantes, essa vertente é composta por manobras de respiração e posturas leves que trabalham para purificar as energias do corpo.

Ashtanga Vinyasa Yoga

Essa variação é um pouco mais exigente, pois trabalha em conjunto a respiração, posturas, meditação e mantras, demandando do usuário níveis elevados de concentração e disciplina.

Se você busca alcançar melhor condicionamento físico e flexibilidade com a yoga, essa é a melhor opção. Como a sua realização resulta na elevação da temperatura corporal e, por consequência, estimula a produção de suor, promovendo a desintoxicação e purificação do corpo.

Em resumo, a Ashtanga Vinyasa aplica métodos de equilíbrio da respiração para a execução das posturas.

Vinyasa Flow Yoga

Esse estilo de prática do Yoga é formado por um conjunto de “coreografias”, trabalhando em simultâneo diversas sequências respiratórias e posturais, porém com maior leveza de movimentos.

Refere-se a uma cinesia contínua que, ao ser executada, promove maior consciência corporal e flexibilidade. É uma variação mais leve e dinâmica da yoga que se dedica na conexão da mente e do corpo através da respiração consciente.

Iyengar Yoga

É uma verdadeira sessão de terapia, sua principal técnica é permanência em determinadas posturas com o auxílio de materiais de apoio como cadeiras, barras, cordas, almofadas.

Os materiais utilizados permitem que as posturas sejam feitas corretamente, sucedendo no alinhamento correto do corpo e respiração.

Kundalini Yoga

Essa variação da ioga tem o objetivo maior de trabalhar a área espiritual de seu praticante, a técnica empregada é voltada para a contemplação.

Sua estratégia é a ativação da energia Kundalini e dos sete chakras do corpo, atuando através de exercícios respiratórios, contrações e movimentos das mãos.

Onde praticar Yoga?

O Yoga pode ser praticado em vários lugares, não é uma modalidade que aprisiona seu praticante a um espaço físico, pelo contrário, ele pode ser feito onde você se sinta mais confortável e propício para a sua prática.

Stúdio de Yoga

Você pode praticá-lo em um estúdio de yoga, com profissionais capacitados que conduzirão as sessões e podendo variar os estilos.

Além disso, o instrutor saberá aprimorar com maestria as suas habilidades e desenvolvimento para que você evolua a cada sessão.

Praticar ioga no estúdio especializado te levará a um aprofundamento maior em relação aos estilos e metodologias de cada tipo de ioga.

 

Yoga em casa

A internet é uma fonte inesgotável de informações sobre tudo que você precisar e imaginar, basta dar uma busca e pronto o conteúdo estará em sua mão.

Com a ioga não poderia ser diferente, há uma infinidade de aplicativos e vídeo-aulas que te auxiliam a realizar as posturas e demais técnicas do yoga, porém a desvantagem é não poder contar com um profissional ao seu lado para te conduzir e administrar o seu desempenho.

Yoga ao ar livre

Dificilmente alguém nunca tenha presenciado um praticante de ioga em um parque, praça, praia ou no campo, é bem comum avistá-los por aí.

Praticar a ioga ao ar livre contribui para a conexão com o ambiente e com a natureza na qual está inserido, demandando maior exercício de concentração.

Bom, sem mais delongas vamos às vantagens do Yoga para a sua mente, corpo e espírito, continue a leitura!

11 Benefícios do Yoga

Já que agora você entendeu que o yoga pode ser praticado de maneiras diferentes e com metodologias distintas que são próprias de cada modalidade, vamos para os ganhos que você vai ter com o yoga.

1 - Autoconhecimento

Uma das maiores buscas do ser humano é sobre si e o mundo, ansiamos por entender mais quem somos e o nosso papel no universo.

Um dos objetivos do yoga é o bem-estar físico e mental, nisso inclui-se ter um aprofundamento sobre si próprio em relação ao mundo e como agimos e reagimos a ele.

O yoga envolve a meditação em diferentes intensidades, o ato de meditar implica na concentração e condução de relaxamento elevado para atingir paz e tranquilidade.

Com isso, o yoga atua como condutor para que você encontre dentro de si as explicações que busca para o que sente, o que busca ou o que pensa, isso é autoconhecimento com a yoga que abrange mente e corpo.

2 - Bem-estar

Entre os benefícios do yoga está o bem-estar que não se limita a uma área humana, pode incluir na sua lista o bem-estar físico, mental, espiritual, social entre outros.

Se sentir satisfeito com a vida e sua condição atual é um estado de bem-estar promovido pela prática da yoga, pois essa filosofia tem a propriedade de minimizar emoções ruins como a raiva, impaciência entre outras.

3 - Combate dores crônicas

A yoga pode ajudar a minimizar a intensidade de dores e, também, reduzir a frequência com que surgem.

Desde enxaquecas á dores musculares, o yoga auxilia o seu praticante a ter clareza sobre a dor que está sofrendo, ou seja, com a meditação e relaxamento acontece a percepção real da causa do problema.

As posturas empregam a necessidade do alinhamento correto do corpo, “forçando” o esqueleto a se manter firme e contido durante um tempo, isso promove o fortalecimento e a flexibilidade que resultam na redução de dores corporais.

 As técnicas do yoga são ferramentas eficazes para compor um tratamento contra as dores, dedicando alívio quase que imediato.

4 - Melhora do sono

Você sofre com insônia? Se sim, o yoga pode te ajudar muito a se livrar desse problema.

Muitas vezes ao perder o sono, ficamos “rolando” de um lado para o outro da cama tentando se desligar do mundo e acalmar a mente, nesse sentido a ioga promove um relaxamento profundo que realmente te desconecta do ambiente e melhora a sua qualidade de sono.

5 - Relaxamento

Ao desacelerar seus pensamentos e reduzir a tensão acumulada durante todo o dia você alcança o relaxamento, que nada mais é que reduzir todo o sentimento de urgência da rotina e suas consequências para a mente e corpo.

Dessa forma, relaxar na yoga significa tanto descansar de pensamentos e emoções suprimidas quanto descansar o corpo, os músculos e ossos que ficaram em atividade constante por longos períodos.

Veja, essa habilidade é alcançada através da prática constante do yoga aplicando as técnicas propícias.

6 - Boa saúde

Você sabia que o yoga pode te ajudar a controlar doenças cardíacas e respiratórias? Pois, é!

Graças às manobras de respiração consciente você aprende a respirar corretamente e fortalecer os pulmões. Problemas cardíacos como a hipertensão também podem ser minimizados com a prática do yoga, pois a atividade constante reduz a pressão arterial.

7 - Fortalecimento Muscular

Seria errado afirmar que o yoga promove o aumento de massa muscular, mas é verídico que as posturas e demais manobras geram o fortalecimento e o tônus muscular.

As várias posturas do yoga trabalham os diversos grupos musculares com maior ou menor intensidade, fazendo com que a massa se torne mais firme e forte.

Isso porque é justamente através dos músculos fortalecidos que você alcançará maior flexibilidade corporal, promovendo o impedimento de doenças circulatórias e dores.

8 - Flexibilidade e equilíbrio

O yoga demanda um corpo flexível o suficiente para conquistar a plenitude dos movimentos, ou seja, quando o seu corpo é estimulado a execução de determinadas posturas ele rompe seus próprios limites e se torna mais elástico.

O mesmo princípio se aplica ao equilíbrio, porque é necessário nivelar o corpo para realizar as posturas que demandam essa habilidade, e com a prática constante isso é aprimorado.

9 - Emagrecimento

Além de contribuir para o emagrecimento também ajuda a manter o peso, mas perder peso com a yoga na verdade é uma consequência, sabe por quê?

Porque o yoga te conduz ao conhecimento de si próprio, isso inclui também como você se relaciona com a sua alimentação, faz com que você busque dentro de si as respostas para o seu processo de emagrecimento.

Além de afetar consideravelmente fatores que influenciam no ganho de peso como a ansiedade, estresse, descontrole emocional.

Através do bem-estar físico e mental obtidos com a yoga você terá mais energia e disposição para praticá-lo bem como outros exercícios físicos.

10 - Prevenção e redução do estresse e ansiedade

A ansiedade é o excesso de preocupação com o futuro, é estar constantemente com o pensamento naquilo que ainda não aconteceu, nisso o yoga pode ajudar muito.

Já o estresse é uma condição biológica de adaptação do ser humano á condições inesperadas, que causam a saturação do organismo sob diversos aspectos.

O yoga trabalha com a presença plena no tempo presente, isso quer dizer que você obtém a habilidade de se conectar exclusivamente àquilo que está fazendo, deixando em segundo plano todo o resto.

Com a execução das asanas (posturas) acontece a liberação da tensão acumulada, ameniza as sensações e emoções sejam elas boas ou ruins, te ajudando a administrá-las a seu favor.

Além disso, os exercícios de respiração do yoga (pranayamas) promovem o relaxamento evoluído da mente e melhor oxigenação, fatores que contribuem satisfatoriamente para o equilíbrio mental.

11 - Melhora a qualidade de vida

A yoga e suas técnicas geram repercussões internas que resultam no bem-estar em sua totalidade. Para quem está enfrentando alguma enfermidade, o yoga pode amenizar os sintomas e fortalecer o organismo para subsidiar um tratamento médico.

Aos idosos, agrega fortalecimento corporal e mental tão importantes para se manter ativo e saudável nessa fase da vida.

A terapia pode ser feita por todas as pessoas de qualquer faixa etária, por isso ela se torna democrática, independente se será feita individualmente ou acompanhada.

Melhora a saúde global, aprimora a qualidade do sono, combate a ansiedade e demais doenças psicossomáticas, fortalece a mente e o corpo, enfim, todas essas vantagens elevam a sua vida ao patamar da plenitude.

É perceptível logo nas primeiras sessões de ioga os ganhos alcançados, ao longo da constância em sua execução o corpo, a mente e o espírito se tornam mais dóceis às demandas do yoga e à evolução do desempenho.

O yoga é uma terapia eficiente para o combate de sofrimentos em diversos âmbitos, é uma “válvula de escape” para a rotina acelerada e, muitas vezes, insana na qual somos inseridos.

Hoje conversamos sobre os 11 benefícios do yoga, mas como em qualquer terapia ou exercício físico os ganhos dependem de cada um e de sua entrega, você pode ter maior ou menor nível de ganho, vai depender de seu desempenho e constância.

Pratique yoga e alcance todos os benefícios dessa terapia!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados