Melhor tênis de corrida masculino: as 7 melhores sugestões de compra

E aí? Está procurando por um tênis de corrida para começar a se exercitar, mas ainda não sabe qual modelo de tênis escolher?

Bom, se é isso que realmente está procurando, saiba que você está no lugar certo!

Na hora da compra do seu tênis de corrida há alguns pontos que precisam ser analisados para que você possa fazer a melhor escolha e assim, eleve a qualidade do treino e não prejudique o seu bem-estar.

Neste momento você precisa considerar, por exemplo, o sistema de amortecimento do tênis, assim como a aderência, flexibilidade, ventilação e seu tipo de pisada.

Além disso, e se possível, pesquise também sobre a fabricante visto que, assim como acontece com os femininos, os tênis para corrida masculinos também podem ser encontrados em diversos formatos e modelos, com tecnologias de amortecimento diferenciadas, sendo os melhores fabricados por marcas como Nike, Adidas, Mizuno, Asics e New Balance.

Neste caso, para te ajudar, e para que não tenha erro no momento da compra, neste review completo e detalhado, além de selecionarmos os melhores tênis para corrida masculinos de 2021, elaboramos também um guia com tudo que você precisa para encontrar o melhor tênis de corrida masculino do mercado.

Vamos lá?

Recomendações

Antes de descobrir qual é o melhor tênis de corrida masculino do mercado, conheça nossas 3 melhores recomendações:

Escolha Premium

Como indicação premium temos o tênis New Balance Masculino Corrida FuelCell Echolucent, tênis capaz de oferecer um ótimo conforto, segurança e durabilidade. 

Tênis para corrida masculino com ótimo amortecimento devido à tecnologia FuelCell, que proporciona um excelente retorno de energia a cada pisada, o tênis New Balance conta com uma estrutura superior que abraça seu pé para um ajuste confortável e com suporte, além do seu cabedal sintético/de malha e palmilha OrthoLite capaz de trazer mais respirabilidade para os pés tornando-o ideal tanto para corridas em trilhas ou mesmo na rua.

Nossa recomendação

O Tênis Asics Gel-Nimbus 23 Masculino é a nossa recomendação, principalmente, por ser capaz de oferecer e mesclar, ao mesmo tempo, eficiência e conforto em um só lugar.

Tênis ideal para corridas longas e seu design moderno transpira estilo e sofisticação, o tênis Asics Gel-Nimbus é composto por um cabedal confeccionado em Mesh além de um solado construído em borracha antiderrapante e feito por uma tecnologia AHAR que garante uma maior durabilidade e conforto.

Melhor para o seu bolso

Indicado para corredores iniciantes que buscam por conforto, estilo e segurança durante o treino, o tênis de corrida masculinos Nike Revolution 5 é um dos tênis mais completos e com um melhor custo-benefício da marca.

Com um design simples e minimalista, esse tênis de corrida masculino da Nike conta com uma sola de borracha de qualidade e traz reforço no calcanhar e uma espuma macia que amortece a pisada. Seu tecido em Mesh torna esse tênis também leve e respirável além de confortável, ideal para corridas longas ou curtas.

Veja agora abaixo nossa tabela comparativa com os melhores tênis de corrida masculinos do mercado – as melhores opções de compra, em diferentes categorias.

Melhor Tênis de Corrida Masculino

Índice

Mini Guia de Compra

O tênis é o principal equipamento de quem pratica corrida e caminhada, responsável, principalmente, por reduzir o impacto e garantir conforto durante as passadas.

Neste caso, para quem pretende começar a correr e deseja evitar problemas de lesões ou de saúde a longo prazo, escolher um tênis de corrida ideal para as suas necessidades é uma decisão de extrema importância.

Acontece que diante de tantas marcas e modelos disponíveis —com diferentes tecnologias, tipos de pisada, versões, cores e preços— é muito comum que quem esteja começando a treinar ou até mesmo quem já é experiente na atividade física tenha dúvidas na hora de comprar um calçado.

Além disso, existem alguns fatores fundamentais, que precisam ser levados em consideração na hora de comprar o melhor tênis de corrida, principalmente se você quiser alavancar a performance dos seus treinos.

Então, para fazer a melhor escolha, o tênis ideal para corrida deve apresentar características fundamentais, como um sistema de amortecimento, aderência, flexibilidade e ventilação, além de ser adequado ao seu tipo de pisada.

E por mais que o tênis tenha toda a tecnologia que você precisa para correr, não se esqueça de que o conforto durante o uso do produto é uma das regras para manter a longevidade dos treinos.

A ventilação também é um item fundamental, que não pode ser deixado de lado. Afinal, ele impacta diretamente nos resultados da atividade, e pode prolongar o tempo de uso do produto se usado de maneira correta.

Neste caso, além de considerar os pontos que mostramos acima, para fazer a melhor escolha, é preciso que você se atente a muitos outros fatores e pontos.

Para te ajudar, elaboramos uma lista com os melhores tênis de corrida masculinos do mercado. No final, este artigo vai te ajudar a conhecer melhor o que é um tênis de corrida, assim como conhecer também as principais características, avaliar as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Saiba que ao considerar esses detalhes, ficará muito mais fácil fazer a melhor escolha, e encontrar o produto ideal para você.

Então, para descobrir quais são os melhores tênis de corrida masculinos do mercado, é importante ler esse Guia até o final. Apresentaremos agora os melhores produtos com mais detalhes!

Vamos lá?

Os 7 Melhores Tênis de Corrida Masculinos do mercado

Tênis New Balance Masculino Corrida FuelCell Echolucent - tênis capaz de oferecer um ótimo conforto, segurança e durabilidade

Se o que você procura é um tênis capaz de proporcionar conforto, segurança e uma maior durabilidade, o Tênis New Balance Masculino Corrida FuelCell Echolucent é o tênis indicado para você.

O produto é feito de um material do tipo Mesh o que garante, além do conforto, segurança e também uma maior durabilidade.

Sua estrutura superior abraça seu pé para um ajuste confortável e com suporte e o seu amortecimento da entressola Fresh Foam foi projetado com precisão para proporcionar um passeio ultraleve e leve.

Composto por um cabedal sintético/de malha e uma palmilha OrthoLite para conforto, sua ventilação interna presente na sola garante também uma maior respirabilidade para os pés tornando-o ideal tanto para corridas em trilhas ou mesmo na rua.

Além disso, não podemos nos esquecer de mencionar que o Echolucent é um tênis para corrida masculino com ótimo amortecimento devido à tecnologia FuelCell, que proporciona um excelente retorno de energia a cada pisada.

Tênis Asics Gel-Nimbus 23 Masculino - mais eficiência e conforto para suas corridas

A Ascis decidiu inovar e trouxe o Tênis Asics Gel-Nimbus, tênis capaz de oferecer e mesclar, ao mesmo tempo, eficiência e conforto em um só lugar.

Este tênis é ideal para corridas longas e seu design moderno transpira estilo e sofisticação.

Versátil e composto por um cabedal confeccionado em Mesh, este tênis é capaz de oferecer uma ótima respiração e controle de umidade, deixando seus pés secos por mais tempo.

Com um solado construído em borracha antiderrapante e feito por uma tecnologia AHAR que garante uma maior durabilidade e conforto, o Tênis Asics Gel-Nimbus pode ser usado em terrenos mais abrasivos sem que isso seja prejudicial para sua saúde.

Outro ponto muito interessante é que sua entressola SpEVA em Gel fornece amortecimento que unido à tecnologia Flytefoam EVA com fibras orgânicas, permite passadas mais leves, voltando a sua forma original após o uso.

Este tênis conta também com a tecnologia Trusstic System, que reduz o peso do calçado, mantém a integridade estrutural e proporciona estabilidade.

Tênis Mizuno Wave Creation 21 - desenhado para trazer um maior conforto durante as corridas

A Mizuno raramente deixou a deixar quando o assunto é qualidade, e com seu novo lançamento o Tênis Nike Air Zoom Vomero não poderia ser diferente.

Pelo contrário, o ​tênis de corrida masculino Mizuno Wave Creation 21 está repleto de tecnologias que asseguram a corrida, o que justifica seu preço mais elevado também.

Segundo a própria Mizuno, esse tênis de corrida da Mizuno foi redesenhado com cortes estratégicos nos pontos de flexão do pé, trazendo maior conforto para a corrida.

Composto por um cabedal em Mesh e reforço no calcanhar, este tênis pode te ajudar a evitar possíveis lesões, garante a respirabilidade dos pés e também traz uma maior confiança na passada.

Outro ponto muito interessante é a sua entressola, que traz tecnologia de placa Wave para dissipar energia e material em EVA para melhorar o amortecimento e a durabilidade.

Nike Air Zoom Vomero - tênis repleto de tecnologias inovadoras

Tênis de corrida masculino indicado para uma modalidade que está em crescimento, que é a corrida em esteiras, tanto profissional quanto amadoras, o Nike Air Zoom Vomero é um tênis repleto de tecnologias inovadoras.

Com o logo da Nike na lateral, este tênis possui um design elegante e foi projetado para dar suporte ao seu ritmo.

Esse tênis conta ainda com tecnologia Nike React, que proporciona maior estabilidade na passada, e uma sensação de maciez e conforto e o seus apoios de espuma dentro do cano envolvem a parte de trás do pé para uma sensação de segurança.

Além disso, a sola de borracha desse modelo é capaz de absorver o impacto da corrida, o que diminui o risco de lesão e garante maior segurança durante a prática.

Isso porque seu sistema Air de amortecimento que se espalha por todo o solado absorve o impacto e guia o pé com segurança.

Seu fechamento em cadarço proporciona também uma melhor ajuste ao pé garantindo maior estabilidade e firmeza a cada movimento, colarinho acolchoado proporcionando maior conforto na região do calcanhar.

Tênis Adidas Masculino SL20 M - tênis capaz de oferecer uma ótima leveza e ventilação aos pés

Produzido com um tecido flexível e sem costura, o tênis Adidas SL20 é o mais indicado para aqueles que possuem pisada neutra e tranquila.

Como grande diferencial, podemos dizer que é o fato de que esse tênis pode ser utilizado nas mais diversas superfícies, o que o torna ​à disposição dos iniciantes e também dos mais experientes em corrida.

Este modelo de tênis conta com a parte superior em Mesh, sendo assim capaz de proporcionar uma ótima leveza e ventilação aos pés.

O  seu amortecimento na entressola também é leve na medida certa para responder com velocidade explosiva e devolver energia com total conforto.

E o seu design não deixa a desejar, sendo que suas Três Listras, por exemplo, são inspiradas na caligrafia japonesa, deixando o design ainda mais dinâmico.

Tênis Masculino Fila Racer Silva Preto - para aqueles que procuram por qualidade e custo-benefício

Uma das novidades mais surpreendentes da marca, o tênis Masculino Fila Racer é um tênis capaz de proporcionar uma maior qualidade e custo-benefício.

Com uma ótima qualidade de construção e materiais capazes de trazer um maior conforto durante as corridas, esse tênis é um dos mais indicados para corrida, caminhada e uso diário.

Outro ponto muito interessante é que sua durabilidade é grande, isso porque conta com um cabedal em mesh tecnológico.

No final, isso vai garantir a ventilação e que o modelo não perca a forma, mesmo após dias de uso.

O Racer Silva também conta com uma espuma que auxilia no amortecimento e na resposta ao usuário.

Tênis Nike Revolution 5 Masculino - indicado para corredores iniciantes que buscam por conforto, estilo e segurança durante o treino

Indicado para corredores iniciantes que buscam por conforto, estilo e segurança durante o treino, o tênis de corrida masculinos Nike Revolution 5 é um dos tênis mais completos e com um melhor custo-benefício da marca.

Com um design simples e minimalista, esse tênis de corrida masculino da Nike conta com uma sola de borracha de qualidade.

Além disso, pensando na proteção contra possíveis torções ou impactos, esse tênis de corrida barato traz reforço no calcanhar e uma espuma macia que amortece a pisada.

Seu tecido em Mesh torna esse tênis também leve e respirável além de confortável, ideal para corridas longas ou curtas.

Guia do Comprador – Tudo que você precisa saber sobre Tênis de Corrida

E aí? Gostou do nosso Ranking com os melhores tênis de corrida do mercado atualmente? Já sabe qual modelo escolher?

Agora iremos te apresentar o Guia Completo do Comprador onde daremos dicas para você poder escolher bem seu tênis de corrida

Siga conosco nessa leitura e confira as características para as quais você deve se atentar para fazer a melhor escolha.

O que são Tênis de Corrida?

Principal equipamento de quem pratica corrida e caminhada, os tênis são responsáveis por reduzir impacto e garantir conforto durante as passadas.

Atualmente, e de acordo com a Associação Americana de Podiatria, usar tênis específicos para cada modalidade esportiva ainda é fundamental.

Acontece que diante de tantas marcas e modelos disponíveis —com diferentes tecnologias, tipos de pisada, versões, cores e preços— é muito comum que quem esteja começando a treinar ou até mesmo quem já é experiente não conheça os benefícios da utilização de um tênis de corrida.

Conheça agora quais são esses benefícios de uma forma detalhada:

Afinal, quais são as vantagens e benefícios de se utilizar um tênis de corrida durante os treinos?

Ao contrário do que muitos possam pensar, além das diferenças de estilo e cor entre os modelos, as tecnologias empregadas ajudam a amenizar o impacto causado nos joelhos e nos pés.

Como falamos no início do artigo, o tênis é o principal equipamento de quem pratica corrida e caminhada, responsável por reduzir impacto e garantir conforto durante as passadas.

Neste caso, para quem pretende começar a correr e deseja evitar problemas de lesões ou de saúde a longo prazo, escolher um tênis de corrida ideal para as suas necessidades é uma decisão de extrema importância.

No final, seja você um maratonista profissional ou um corredor amador, saber qual é o melhor tênis para corrida faz toda a diferença para que o momento dos exercícios seja o mais agradável possível.

Pensando nisso, é importante que a escolha seja feita de acordo com o seu tipo de pisada e até seu nível na prática de exercícios.

Ao levar todos esses detalhes em consideração, você poderá ter o melhor aproveitamento possível em sua atividade física, o que é capaz de impactar até mesmo em mais tempo de exercícios, sem te proporcionar um desgaste excessivo.

E agora talvez você esteja se perguntando, afinal, com tantas opções diferentes à venda, qual escolher?

Bom, não se desespere, ou escolha o tênis pela cor, preço ou desenho mais bonito. O que sabemos é que uma vez que você conhece os tipos de tênis para corrida, fica mais fácil escolher o melhor para você.

Dentro da gama de tênis running, por exemplo, existem 4 categorias principais. No final, embora todos sejam tênis de corrida, eles atendem pessoas com necessidades diferentes.

Conheça agora quais são os principais tipos de tênis de corrida:

Tênis de Corrida: Principais Tipos e Diferenças entre tênis de corrida

Tênis para controle de movimento e estabilidade

Normalmente mais rígidos e pesados, a principal função deste tipo de tênis é proteger e dar suporte durante a corrida.

Isso é possível porque eles têm construção mais robusta e maior amortecimento do que outros da categoria running.

Devido a isso, em geral, eles são recomendados para pessoas com pés chatos (cavos e planos), ou indivíduos com sobrepeso/obesidade. Além disso, eles também são a melhor opção para pessoas que têm algum nível de pronação.

Isso porque já que os pés de quem tem over-pronação tendem a rolar para dentro, tênis desta categoria auxiliam os pés a manterem a estabilidade durante a passada.

No final, isso dá mais conforto e claro, estabilidade para o usuário.

Performance (Running)

Recomendados para corredores intermediários a profissionais, os tênis performance são os mais indicados para aqueles que já conhecem a biomecânica do seu corpo e participam ativamente em corridas na pista ou de rua.

Em geral, eles são leves (<300gr), estreitos e diferentes níveis de amortecimento e suporte. Atualmente, bons exemplos de tênis performance seriam o Adidas Ultra Boost  Uncaged e o Nike Air Zoom Pegasus 34.

Porém, é importante frisarmos que eles têm preço elevado e não vale a pena se você não tem prazer em correr.

Amortecimento/Neutro

Tênis neutros com diferentes níveis de amortecimento, essa modalidade de tênis é a mais recomendada para pessoas com pisada neutra ou com supinação leve e que não precisam de suporte para o arco dos pés.

Em geral, os modelos de tênis mais baratos e básicos estão nessa categoria, como por exemplo esses tênis da Kappa, Oxer e Olympikus.

No entanto, existem modelos mais caros que se enquadram nesse tênis para corrida, como é o caso do Nike Revolution 5 e o Asics Noosa.

Tênis Minimalistas

Sim, mesmo que o nome possa confundir, esses tênis não são básicos. Tais tênis são levíssimos, alguns com baixo nível de suporte e amortecimento.

Recomendados para corredores biomecanicamente eficientes que buscam resposta máxima de seu tênis, esses tênis foram criados para imitar a sensação de correr descalço, mas ainda assim protegendo os pés de forma mínima.

Tênis de Corrida: Principais critérios para compra

Tamanho

O primeiro ponto que precisa ser analisado no momento da compra é, sem dúvidas, o tamanho. O recomendado é que você deixe a distância de um dedo da mão entre o seu dedo maior e a ponta do tênis de corrida.

Isso evitará que você, por exemplo, lesione seu pé e, em algumas situações, caso não tenha esse espaço, o corredor pode perder a unha do dedão pelo impacto e atrito entre calçado e pé.

E sim, mesmo que já esteja acostumado a usar um determinado tamanho de calçado, lembre-se que, como foi possível perceber, é interessante escolher um número maior na hora de comprar um tênis.

Peso e Altura

O próximo ponto que precisa ser analisado no momento da compra é o peso e altura.

Neste caso, sua condição física, como o peso, altura, desenvolvimento muscular e a flexibilidade devem ser observadas na escolha do tênis para corrida

Tais informações são importantes, pois cada modelo de tênis possui taxas de peso recomendáveis em função da estabilidade e amortecimento. Então não esqueça de verificar esses requisitos na hora da compra!

Tipos de pisada

Sim, isso pode parecer um pouco estranho, mas existem sim formas diferentes de pisar, e assim como as informações anteriores, os tipos de pisada não podem ser ignoradas no momento da compra.

Isso porque para que você possa ter conforto na hora da prática, o modelo do tênis deve estar adaptado à forma que o seu pé pisa.

Atualmente, conhecemos três tipos de pisada: pronada, supinada e a neutra.

Sabemos que cerca de 50% da população mundial apresenta o tipo de pisada pronada referente quando corremos e o pé gira para dentro.

Esse tipo de pisada começa com o lado externo do calcanhar e finaliza próximo ao dedão. Neste caso, os tênis para corrida mais comuns para esse tipo de pisada são os de amortecimento, por exemplo.

O tipo de pisada Supinada representa cerca de 5% da população mundial e é referente quando os pés se movimentam para fora durante a corrida.

Basicamente, ela começa pelo lado externo do calcanhar e termina no dedinho. Os tênis para corrida para esses corredores, neste caso, precisam ser mais rígidos, então é necessário reforço no amortecimento como em molas e em gel, além de controle de estabilidade.

Por último, temos a pisada neutra que representa cerca de 45% da população mundial e é referente quando se realiza a pisada central.

Trata-se da pisada mais correta! Neste caso, ela começa a pisar com o lado externo do calcanhar e finaliza no centro da planta do pé. Por isso, com esse tipo de pisada, não há muitas restrições na hora de escolher um tênis de corrida ideal.

Palmilha e Meias

Por último, mas não menos importante, analise as palmilhas e meias que compõem a chuteira.

E sim, fazer isso pode parecer algo estranho, afinal, os tênis quando são comprados já possuem esse suporte.

No entanto, as palmilhas são sim necessárias para adequar o tipo de pisada ao calçado, não prejudicando os treinos, por exemplo.

Neste caso, ao olhar as palmilhas ‘ideais’, é comum procurar pelas ortopédicas, vendo a necessidade individual do corredor.

Isso porque neste cenário, elas vêm com força total para complementar a necessidade do atleta, caso a sua pisada seja pronada ou supinada.

Neste caso, quando for correr, é importante experimentar o calçado com o tipo de meia que normalmente usa.

Tal recomendação é necessária para evitar que o pé fique com incômodos. Por isso, alguns materiais não são recomendados, como as meias de algodão para corrida.

E aqui é importante frisarmos que muitos atletas preferem fazer o uso das meias de compressão pois se sentem mais confortáveis e seguros com elas.

No entanto, o tênis é um equipamento predominantemente pessoal. Ou seja, o que traz melhores resultados para um atleta não necessariamente trará para outro.

Por isso, recomendamos a escolha consciente para não se arrepender com o investimento.

Melhor tênis de corrida masculino: dicas e recomendações finais

Além de considerar as informações anteriores, recomendamos que preze sempre pelo conforto e funcionalidade e mude de tênis periodicamente.

Isso porque o tênis para corrida deve ter a dimensão correta para o corredor. Esqueça um pouco os atributos estéticos e foque na funcionalidade!

Lembre-se que de nada adianta ter um tênis caro e extremamente bonito, se não entrega o desempenho que precisa.

No final, a estética nesse momento não importa, pois lesões e acidentes podem ser causados pela escolha errada do calçado.

Neste momento, o máximo que o corredor pode fazer é escolher um modelo mais neutro, para assim não ter a preocupação com o estilo e não ‘enjoar’ dela nas atividades diárias.

E com relação a vida útil de um tênis esportivo, saiba que ela varia entre 600 e 800 quilômetros. Porém, a duração é ainda menor nos casos de competições.

Além disso, temos também outros fatores que influenciam na durabilidade são as condições nas quais corremos e o peso do corredor.

Levando isso em consideração, o recomendável mesmo é ficar de olho e trocar seu tênis de corrida no período correto. É bom também saber investir em toda a sua vestimenta, indo além do calçado ideal.

Conclusão

Por ser capaz de oferecer e mesclar, ao mesmo tempo, eficiência e conforto em um só lugar, o Tênis Asics Gel-Nimbus foi eleito pela maioria dos consumidores como a melhor escolha.

Como falamos anteriormente, além de possuir um design moderno que transpira estilo e sofisticação, esse tênis também é muito versátil sendo também composto por um cabedal confeccionado em Mesh tornando-o capaz de oferecer uma ótima respiração e controle de umidade, deixando seus pés secos por mais tempo.

O Tênis Asics Gel-Nimbus é também construído em borracha antiderrapante e feito por uma tecnologia AHAR que garante uma maior durabilidade e conforto podendo ser usado em terrenos mais abrasivos sem que isso seja prejudicial para sua saúde.

Além disso, outro ponto muito interessante é que sua entressola SpEVA em Gel fornece amortecimento que unido à tecnologia Flytefoam EVA com fibras orgânicas, permite passadas mais leves, voltando a sua forma original após o uso.

Por último, mas não menos importante, este tênis conta também com a tecnologia Trusstic System, que reduz o peso do calçado, mantém a integridade estrutural e proporciona estabilidade.

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações? Já sabe qual tênis de corrida escolher?

Aproveite, curta e compartilhe sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários.

Até a próxima!

FAQ

Para que possam criar uma superfície estável e consistente para corridas em estradas pavimentadas, os tênis de corrida de rua possuem solas mais planas e menos nodosas.

Além disso, sua borracha geralmente suporta melhor o atrito frequente com superfícies pavimentadas do que a borracha dos tênis de Trail Running, por exemplo.

Pensados para movimentos multidirecionais, os tênis de academia oferecem absorção de impactos, mas nem tanto como o tênis de corrida, pois aqui é priorizada a estabilidade.

Como sabemos, na musculação, nosso joelho não é tão impactado como ao correr.

Apesar de parecer o contrário, o processo de lavagem de um tênis de corrida é um processo relativamente fácil.

Neste caso, sua limpeza deve ser feita utilizando apenas uma escova com cerdas macias (pode ser até mesmo uma escova de dentes velha), sabão neutro e um pano úmido.

Ao finalizar, lembre-se de não deixar o tênis de molho, esfregar, torcer ou secar.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados