31 de August de 2021
Sem respostas

Pesos livres ou Estação de Musculação: qual o melhor?

Se você já treinou ou treina com frequência, sabe que, no final, não importa qual é o objetivo, a escolha da atividade e dos aparelhos certos sim é o que fará toda a diferença.

Acontece que, como você já deve ter percebido, nos últimos anos temos visto o crescimento cada vez maior tanto de atividades como de aparelhos para nos auxiliar em nossas atividades físicas.

E como seria de esperar, é normal vermos diferentes opiniões a respeito do assunto. E uma das dúvidas mais comuns entre os praticantes de atividades físicas é qual seria a escolha mais eficiente – Pesos livres (barra, halteres e até o próprio peso do corpo) ou estações de musculação?

Hoje o que sabemos é que cada um desses modos tem suas finalidades características, formas de uso diferentes e vantagens e desvantagens próprias.

Neste caso, não há como definir qual dos dois é o melhor método como um todo, já que ambos são úteis dentro das necessidades particulares dos praticantes.

A grande verdade é que, em geral, inclusive, uma combinação de ambos na rotina pode fornecer o melhor resultado.

Porém, para quem não tenhamos mais dúvidas sobre esse assunto, no artigo de hoje, vamos abordar as principais vantagens, desvantagens e utilidades de cada um.

Vamos lá?

Índice

Acessórios para realização de atividades físicas:

Entenda porque escolher os equipamentos certos é algo essencial para melhoria do nosso rendimento

Não há dúvidas de que a escolha dos equipamentos certos pode não somente melhorar a performance do praticante, mas até determinar quanto tempo ele praticou aquele esporte.

Muitas pessoas, inclusive, acabam desistindo por dores ou porque se cansam demais sendo que, no fim das contas, o problema seria resolvido com uma simples troca dos equipamentos.

Utilizar o equipamento certo geralmente significa prolongar o tempo de treino, o rendimento e, principalmente, o bem-estar durante a prática.

E sim, sabemos que o investimento com a compra dos equipamentos de intermediário a profissional não é algo barato. Então deve ser feito, preferencialmente, logo que começar a atividade.

Pois como foi possível perceber, a diferença que um bom equipamento faz para que o praticante se mantenha no esporte é enorme.

Acontece que, como falamos no início do artigo, nos últimos anos temos visto o crescimento cada vez maior tanto de atividades como de aparelhos para nos auxiliar em nossas atividades físicas. Uma das dúvidas mais comuns entre os praticantes de atividades físicas é qual seria a escolha mais eficiente – Pesos livres ou estações de musculação?

Neste caso, para quem não tenhamos mais dúvidas sobre esse assunto, no próximo tópico, vamos abordar as principais vantagens, desvantagens e utilidade de cada um. Conheça agora:

Peso livre: mais mobilidade, tanto na escolha do local para se exercitar quanto no tipo de exercício

Utilizar pesos livres em exercícios significa usar objetos que não dependem de um equipamento físico, o que, no final, nos permite ter mais mobilidade, tanto na escolha do local para se exercitar quanto no tipo de exercício.

E sim, vai exigir mais do praticante, mas também garante bons resultados no corpo como um todo. É o caso de, por exemplo, os famosos halterestornozeleiras, kettle bell, barras e anilhas, medicine balls, entre muitos outros.

Neste caso, diferente das máquinas, o peso livre requer uma movimentação mais ampla para erguer e manejar as cargas e, por isso, acaba trabalhando outros músculos além do exercício principal.

No entanto, ele precisa de mais controle para manter a postura e realizar a atividade. O que acaba gerando um esforço físico maior e um maior poder de ativação muscular, com mais gasto calórico e perda de gordura.

Outro ponto interessante é que, utilizar pesos livres também ajuda a trabalhar músculos que não são ativados nos aparelhos, bom para acelerar o processo de ganho de massa corporal.

Porém, nem tudo são flores, pois também é preciso saber realizar os exercícios corretamente, já que uma má postura pode acarretar em lesões e uma série de outros problemas.

Pensando nisso, o indicado é que você comece nesse tipo de atividade apenas se tiver conhecimento sobre musculação, de preferência com um profissional auxiliando para instruir sobre os movimentos corretos.

E não se preocupe, pois com o passar do tempo, a própria postura vai melhorando e os resultados vão aparecendo.

Estação de musculação: aparelho multifuncional que permite a realização de muitos exercícios

Aparelho multifuncional para ajudar a fortalecer braços, pernas, peitoral, ombros e músculos do corpo no geral, as estações de musculação nos permitem a realização de muitos exercícios e algumas até vêm com saco de pancadas para boxe.

Em geral, dependendo do modelo, do tamanho e dos acessórios que a estação de musculação contém, ela te ajuda a puxar peso com a barra, seja para frente, para cima ou para baixo, sentado ou em pé; a fazer flexão de pernas, principalmente elevando-a com um peso em cima; a fazer agachamento e a trabalhar a panturrilha, entre outras opções.

Além disso, ela costuma ter toda a estrutura para você ficar sentado, levantar peso e se exercitar de diversas maneiras, quase como em uma academia, mas sem instrução profissional.

Porém, assim como acontece com a utilização de pesos livres, se você não souber os movimentos, ou não tiver a ajuda de profissionais, corre o risco de lesionar seu corpo efetuando movimentos errôneos de musculação, sendo necessário fazer tratamentos para recuperar e corrigir o problema.

Há o risco também de o aparelho estragar, arrebentar seu fio, e você não saber dar manutenção, tendo que pagar para alguma empresa ou alguém arrumar o mesmo.

Bom, como foi possível perceber, os problemas são mínimos, pois, assim como compramos uma geladeira, um micro-ondas ou um fogão, o adquirimos sem saber dar manutenção no mesmo, colhendo do mesmo jeito os benefícios.

O que é importante que você entenda mesmo é que, ao adquirir esse produto você poderá economizar o dinheiro de um ano ou menos da assinatura de uma academia, fora os benefícios de se poder malhar e fazer exercícios quando desejar.

Conclusão: afinal, qual a melhor escolha?

Como escolher o melhor simulador de remo

Bom, como você foi perceber, os dois são importantes para um treinamento a longo prazo, mas alguns detalhes podem fazer a diferença na escolha do melhor exercício para você.

Neste caso, treinar com peso livre pode, por exemplo, permitir uma maior solicitação da coordenação motora, equilíbrio e estabilização, o que faz com que o treino tenha um gasto calórico maior.

Além disso, exercícios com peso do corpo, por exemplo, podem ser executados em muitos lugares fora das academias.

Por isso, pessoas que não gostam do ambiente fechado podem se beneficiar muito deste tipo de treinamento com peso livre.

Além disso, quando o treinamento é com halteres e barras, é possível atingir maiores amplitudes do que com as estações de musculação.

O que nos permite trabalhar musculaturas e tendões que são menos solicitados nos aparelhos.

Apesar de diferentes, as estações de musculação também oferecem inúmeros benefícios para o praticante.

Como também foi possível perceber, dependendo do método de treinamento, as máquinas podem oferecer um maior grau de conforto e segurança.

Outro ponto interessante é que treinar com estações de musculação ajuda a reduzir ou aumentar cargas pode ser mais fácil em máquinas do que em halteres podendo assim, ser uma alternativa para quem apresenta dificuldade de coordenação motora.

Além disso, em casos de lesões específicas, algumas máquinas podem oferecer mais eficiência no treinamento de musculação.

Claro, é importante frisarmos que as 2 formas podem ser utilizadas de maneira eficiente, basta definir suas metas.

Além disso, também é imprescindível que seja feita uma avaliação física antes de começar a se exercitar para que o praticante possa saber entre quais faixas de batimento ele deve se manter durante o treino.

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações? Já sabe qual opção escolher?

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários.

Até a próxima!

 

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados