O suplemento BCAA é um dos mais vendidos do Brasil. Além de entender como ele funciona e quais são os melhores produtos disponíveis, muitas pessoas também se interessam em aprender como tomar esse suplemento.
E isso realmente é bastante importante porque pode alterar a eficiência e a potencialização dos resultados desse nutriente.
Diante desta realidade, fizemos este artigo para explicar melhor sobre tomar BCAA antes ou depois do treino, e qual é o melhor horário para cada objetivo.
Então continue a leitura e aproveite as nossas dicas.
O que é esse suplemento?
De forma resumida, podemos definir o BCAA como um suplemento que contém aminoácidos muito importantes para o nosso organismo, como leucina e valina.
Presentes, principalmente, no tecido muscular, esses aminoácidos são essenciais para a produção de energia do nosso corpo. Por isso, esse suplemento funciona muito bem para suprir a falta desses nutrientes no corpo de pessoas que praticam atividades de intensidade e frequentes.
Quando tomar BCAA?
Primeiramente, nós recomendamos que você ingira o suplemento em horários próximos de alguma refeição, para não tomar o BCAA de estômago vazio.
O melhor horário depende do seu objetivo ao consumir o BCAA. Algumas pessoas fazem o seu uso para prevenir a fadiga muscular e proteger o corpo, visto que esse suplemento ajuda a fornecer energia.
Outras pessoas têm como principal objetivo combater o catabolismo e ajudar os músculos a se recuperarem.
Por isso, você pode tomar BCAA antes ou depois do treino, dependendo de em qual desses dois casos você se enquadrar mais.
Melhor horário para cada objetivo
Nós sempre recomendamos que você consulte um especialista para entender qual caso é melhor para você. Algumas pessoas, inclusive, alternam para alcançar objetivos diferentes.
Quando você toma BCAA depois do treino, ajuda o corpo a se recuperar do exercício físico feito, facilitando a síntese proteica e a recuperação muscular.
Porém, quando você ingere esse suplemento antes de treinar, ele auxilia o organismo a ter energia para realizar a atividade, o que pode potencializar os seus resultados. Além disso, você também evita a fadiga muscular.
Pode tomar BCAA quando não vai treinar?
Isso também depende do seu objetivo com o treino.
Quando as pessoas querem proteger os músculos da intensidade de um treino, seja para fornecer energia ao corpo ou para ajudar a recuperá-lo depois de uma atividade intensa, então vale a pena tomar BCAA somente quando for treinar.
Esse é o caso da maioria das pessoas, mas também tem aqueles que usam esse suplemento como forma complementar em alguma dieta específica. Neste tipo de caso, elas devem ingerir o nutriente todos os dias, fazendo atividade física ou não.
Quem pode usar BCAA?
Não há contraindicações para o uso do BCAA se você utilizá-lo na quantidade correta. Mas, a ingestão desse suplemento pode ser perigosa para pessoas com insuficiência renal que consomem uma quantidade acima da ideal para o seu corpo.
Por isso, nós sempre recomendamos consultar um médico antes de fazer o uso do BCAA. Isso serve para qualquer pessoa, mas é ainda mais importante para aqueles com problemas nos rins que devem ter um cuidado maior com a dose máxima diária ingerida.
Crianças e adolescentes também não devem tomar BCAA, a não ser que exista uma recomendação médica especifica nesse caso.
Isso acontece porque esse é um suplemento usado por atletas ou pessoas que fazem atividades físicas intensas e regulares. Não há motivo para ingerir esse suplemento se você não precisa proteger os seus músculos e fornecer energia extra para o seu organismo.
Principais conclusões
Tomar BCAA pode fazer toda a diferença para as pessoas que praticam atividades físicas intensas, como é o caso dos esportistas, por exemplo.
Apesar de certos alimentos serem ricos nesse nutriente de forma natural, você pode precisar de uma quantidade extra para o seu corpo e consumir o suplemento é uma ótima forma de fazer essa reposição.
Mesmo assim, sempre lembramos que é muito importante respeitar a quantidade máxima que deve ser ingerida para não ter efeitos colaterais.
Além disso, não existe uma resposta correta sobre ser melhor consumir esse suplemento antes ou depois de um treino, tudo depende do seu objetivo.
Para as pessoas que pretendem otimizar o resultado dos treinos através de um maior fornecimento de energia, elas devem tomar BCAA antes do treino. Isso também auxilia na proteção dos músculos que ficam mais preparados para os impactos de uma atividade física intensa.
Porém, para as pessoas que têm algum problema muscular ou simplesmente se preocupam mais com a recuperação do corpo após uma atividade física, então vale mais a pena ingerir esse suplemento depois do treino.
Muitas pessoas se sentem muito cansadas ou sem força depois de um treino, por exemplo, e tomar BCAA pode ajudar em uma recuperação mais rápida.
FAQs
Agora seguem as perguntas mais frequentes sobre BCAA para tirarmos dúvidas que você possa ter sobre esse suplemento.