23 de August de 2021
Sem respostas

Como praticar mindfulness durante a corrida?

A importância de cuidar da saúde mental já não é mais novidade. Por isso, muitas pessoas buscam implementar em sua rotina práticas que geram bem-estar e diminuem a ansiedade.

Nesse contexto, elas fazem exercícios físicos, meditação, ioga e outras atividades que produzem este efeito.

E o mindfulness surge com força neste ambiente com o poder de melhorar a concentração, reduzir o estresse e até melhorar a produtividade das pessoas.

Mas, se você não sabe o que é mindfulness e quais são os seus benefícios, então não se preocupe porque vou explicar tudo sobre este tema durante o artigo.

Índice

O que é mindfulness?

Traduzindo literalmente o termo, “mind” significa mente e “fullness” transmite a ideia de completude. Ou seja, mindfulness acontece quando estamos focados no que estamos fazendo, com toda a nossa atenção naquela atividade, sem distrações e pensamentos secundários.

Para exemplificar, é comum tomarmos banho pensando nas atividades que temos para fazer no dia ou cantando uma música, por exemplo. Assim, acabamos nem prestando atenção na experiência completa do banho, ou seja, no som do chuveiro ligado, na sensação do toque da água no corpo, no cheiro do sabonete.

O mindfulness busca exatamente essa consciência do momento presente, para podermos aproveitar ao máximo cada experiência do nosso dia a dia.

Muitas pessoas utilizam este conceito apenas para a meditação ou outras atividades relacionadas. Porém, eu recomendo que você tente aplicá-lo ao máximo em seus afazeres rotineiros.

Assim, pratique o mindfulness em atividades simples como comer, para sentir todo o prazer que a alimentação pode proporcionar, desde o cheiro e a visão da comida até a sua diversidade de sabores. Tente não se distrair com outros pensamentos porque isso só gera ansiedade e faz você perder um dos melhores momentos do dia.

Também aplique este hábito em suas atividades físicas, para você perceber melhor o prazer e os benefícios do exercício.

Quais os benefícios de praticar mindfulness?

Já comentei sobre alguns benefícios deste conceito, mas vou explicar melhor essas vantagens para você entender a sua importância.

Redução do cansaço e da ansiedade

Praticar mindfulness reduz o cansaço e a ansiedade. Quando você foca no agora, evita pensamentos tóxicos e o sofrimento por antecipação.

Assim, você passa o dia com uma sensação de leveza e menos estresse, o que também reduz o cansaço emocional e físico.

Aumento da produtividade

Tanto no trabalho quanto em outros ambientes, o mindfulness aumenta a produtividade de forma significativa.

É comum nos distrairmos no trabalho dando uma olhadinha no celular, ouvindo uma música e pensando sobre outras tarefas que precisamos fazer. Assim, quando praticamos o mindfulness, conseguimos nos concentrar muito mais na atividade presente, exercendo-a com mais eficácia e rapidez.

Isso também vale para a faxina que você precisa fazer em casa e para o almoço que você precisa preparar, por exemplo.

Estímulo à criatividade

Além de tudo isso, a sua criatividade também é estimulada. Quando você se abre para explorar ao máximo todos os seus sentidos, o olfato, a audição, o tato, o paladar e a visão, a sua mente recebe uma quantidade maior de incentivos e, assim, a sua criatividade é estimulada.

Ou seja, essa prática é excelente para quem tem bloqueio criativo e quer resolver esse problema.

Desenvolve a empatia e a paciência

O mindfulness ainda desenvolve a empatia e a paciência. Ao focar no que está acontecendo no momento, você age racionalmente e busca entender as situações antes de criticá-las.

Então, antes de se estressar com algum momento ruim, você busca entender por quais motivos ele está acontecendo e o que você pode fazer para melhorá-lo. Isso faz com que você se coloque mais no lugar do outro e tenha mais paciência para que os problemas se acertem.

Melhora o bom-humor e produz relaxamento

Outro benefício de praticar mindfulness é melhorar o bom-humor e o relaxamento. Com a redução da ansiedade e a experimentação máxima de cada momento do dia, você fica menos ansioso e mais relaxado, com menos estresse.

Isso também melhora o bom-humor e você passa a se importar menos com problemas pequenos. Todas essas características são bastante benéficas a longo prazo, proporcionando uma vida mais plena e feliz.

Por que praticar mindfulness durante a corrida?

Primeiramente, correr é uma forma de aliviar o estresse e se desconectar do trabalho e de problemas da vida através do exercício físico.

Porém, quando você está correndo e segue pensando em suas questões pessoais, você não aproveita aquele momento ao máximo.  Isso reduz a eficiência e resultados do seu exercício e também faz com que ele não seja tão prazeroso quanto poderia.

Nesse contexto, ao praticar mindfulness durante a corrida, você se concentra totalmente nessa atividade, sentindo o vento no rosto, o impacto dos pés no chão, o esforço das suas pernas, a vista a sua volta, e até o suor pelo seu corpo.

Isso evita pensamentos negativos, melhora a sua concentração e ainda faz com que você tenha resultados mais proveitosos, alcançando maiores distâncias e velocidades.

Dicas de mindfulness durante a corrida

Mesmo sabendo dos benefícios do mindfulness, pode ser difícil conseguir realizá-lo, principalmente para pessoas que se distraem facilmente.

Por isso, preparei algumas dicas para você seguir e conseguir implementar o mindfulness na sua corrida.

  1. Não use fones de ouvido. Quando você escuta música durante a corrida, o seu foco é desviado e você começa a prestar atenção na letra. Isso pode te lembrar de determinadas situações e você terá mais dificuldade de se concentrar na prática do mindfulness.
  2. Procure correr em um ambiente aberto. Primeiramente, é mais dinâmico e divertido fazer exercícios físicos ao ar livre. Além disso, você tem mais estímulos visuais, o que afasta outros tipos de pensamento. O ambiente aberto também costuma ser parques e praias, o que ainda conecta você com a natureza.
  3. Use roupas e acessórios apropriados para corrida e confortáveis. Quando você corre com roupas inadequadas, fica desconfortável, podendo sentir calor ou até algum tipo de dor, principalmente se o exercício for feito com o sapato errado. Tudo isso tira o seu foco do momento presente.

Conclusão

O conceito de mindfulness existe em prol da atenção plena em nossas atividades do dia a dia.

Fazer essa prática durante a corrida ajuda a obter melhores resultados, ficar mais relaxado durante o exercício e aproveitar ao máximo toda a experiência da atividade.

Assim, procure praticar mindfulness para aproveitar todos os benefícios dele em seu dia a dia.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados