17 de August de 2021
Sem respostas

Como fazer agachamento lateral e seus benefícios

Você já ouviu falar em agachamento lateral, mas não sabe exatamente o que é, como fazer e quais os benefícios desta modalidade?

Então entrou no artigo certo, porque vou ajudar você a tirar as suas dúvidas explicando tudo sobre este tipo de exercício. Vamos lá!

Sei que quando estamos acostumados a malhar, acabamos ficando cansados de fazer sempre os mesmos exercícios. E o agachamento lateral surge como uma alternativa ao agachamento tradicional trabalhando os mesmos músculos como quadríceps e glúteos.

Nesse cenário, pensando em auxiliar você a realizar corretamente este tipo de agachamento, fiz este texto explicando o que é, quais as suas variações, os benefícios e como fazer o agachamento lateral.

Índice

Para que serve o agachamento lateral?

O agachamento lateral serve para trabalhar músculos das pernas e glúteos. Assim, ele aumenta a força da parte inferior do corpo, principalmente das coxas.

Este exercício também minimiza o risco de lesões nas articulações porque ele fortalece coxas e quadris e diminui o impacto sobre os joelhos.

Além disso, o agachamento lateral serve para aumentar o equilíbrio do seu quadril e para que você perca peso.

O que é agachamento lateral alternado?

O agachamento lateral alternado consiste em realizar o exercício alternando entre uma perna e outra. Isso permite que os dois lados do corpo sejam trabalhados da mesma forma e intensidade.

Além disso, essa é a maneira mais comum de fazer o agachamento lateral. Porque, além dos benefícios citados anteriormente, o exercício alternado é mais dinâmico e divertido.

Quais os benefícios de fazer agachamento lateral?

Mas por que optar por este tipo de treino dentre tantas opções?

Primeiramente, além de ser um exercício de fortalecimento de músculos, o agachamento lateral também melhora o equilíbrio do seu corpo porque ele envolve movimentos que fazem você se mover de um lado a outro utilizando o quadril e as pernas.

Além disso, como já comentamos, esse exercício também diminui o risco de lesões nas articulações por reduzir o impacto sobre os seus joelhos.

Outra vantagem clara é o fortalecimento e definição dos músculos das pernas, quadris, glúteos e abdômen. O agachamento lateral também auxilia na perda de peso, sendo capaz de eliminar 100 calorias a cada dez minutos. Além disso, ele também reduz a gordura localizada.

Já uma vantagem estética que esse treino proporciona é a redução de celulites.

Como fazer agachamento lateral?

Primeiramente, fique em pé com os pés retos virados para a frente, separados pela mesma distância dos seus ombros.

Depois, dê um passo grande para um dos lados, ainda mantendo os pés voltados para a frente. Supondo que o passo tenha sido dado para a direita, você deve flexionar o joelho direito neste momento, mantendo a perna esquerda esticada. E o seu quadril vai para trás.

Você pode posicionar os seus braços da forma que ajudar a proporcionar a você mais equilíbrio. Uma opção é manter os braços esticados para a frente, ou até unir as duas mãos usando os cotovelos para dar equilíbrio.

Depois do primeiro movimento, volte para a posição inicial. Então você pode repetir o exercício para o mesmo lado ou realizar o agachamento lateral alternado, o que é menos monótono.

O número de repetições desse exercício varia de treino para treino. Porém, geralmente se recomenda fazer de 8 a 12 repetições por lado.

Como utilizar halteres como complemento?

Se você quiser um peso maior para se exercitar do que o do seu próprio corpo, pode utilizar halteres para complementar o exercício.

Você pode fazer diferentes tipos de movimento com os halteres. Uma opção é manter os braços esticados para baixo segurando-os durante o agachamento lateral, já que isso não atrapalha o equilíbrio.

Outra alternativa é manter os halteres esticados para frente com os braços retos durante o treino. Mas você também pode usar o halter de outras formas adaptadas para o seu estilo de exercício.

Dicas para o meu treino

Quais erros devo evitar durante o agachamento?

É muito importante fazer os exercícios corretamente para garantir que os músculos realmente sejam trabalhados e que você não causará danos a outras partes do seu corpo, como as articulações.

Neste cenário, evite colocar o seu corpo muito para a frente porque isso pode aumentar o peso sobre os joelhos e causar lesões. O fortalecimento dos glúteos ajudará a manter a posição correta.

Outro erro é curvar a lombar durante o exercício, o que pode causar hérnia de disco a longo prazo. Você pode fazer alongamentos no quadril e desenvolver uma maior estabilidade abdominal para solucionar este problema.

Além disso, tenha atenção aos seus movimentos para você garantir que está realizando o mesmo número de repetições nas duas pernas, mantendo o seu corpo simétrico.

Conclusão

Aprender o que é e para que serve o agachamento lateral é o primeiro passo para entender este exercício completamente e realizar o seu treino de forma correta.

Mas não se esqueça de seguir as dicas que passamos, como fazer alongamentos e manter o abdômen contraído durante os treinos, para que você obtenha resultados melhores e tenha um risco mais baixo de lesões.

O agachamento lateral é uma ótima alternativa ao agachamento comum e você ainda pode fazer o exercício alternadamente e usando halteres, de forma mais dinâmica.

Ou seja, adapte o treino da forma que ele se enquadre melhor em seu caso e possa proporcionar a você melhores resultados e mais prazer ao realizar o exercício.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados