Você já ouviu falar em agachamento lateral, mas não sabe exatamente o que é, como fazer e quais os benefícios desta modalidade?
Então entrou no artigo certo, porque vou ajudar você a tirar as suas dúvidas explicando tudo sobre este tipo de exercício. Vamos lá!
Sei que quando estamos acostumados a malhar, acabamos ficando cansados de fazer sempre os mesmos exercícios. E o agachamento lateral surge como uma alternativa ao agachamento tradicional trabalhando os mesmos músculos como quadríceps e glúteos.
Nesse cenário, pensando em auxiliar você a realizar corretamente este tipo de agachamento, fiz este texto explicando o que é, quais as suas variações, os benefícios e como fazer o agachamento lateral.
Para que serve o agachamento lateral?
O agachamento lateral serve para trabalhar músculos das pernas e glúteos. Assim, ele aumenta a força da parte inferior do corpo, principalmente das coxas.
Este exercício também minimiza o risco de lesões nas articulações porque ele fortalece coxas e quadris e diminui o impacto sobre os joelhos.
Além disso, o agachamento lateral serve para aumentar o equilíbrio do seu quadril e para que você perca peso.
O que é agachamento lateral alternado?
O agachamento lateral alternado consiste em realizar o exercício alternando entre uma perna e outra. Isso permite que os dois lados do corpo sejam trabalhados da mesma forma e intensidade.
Além disso, essa é a maneira mais comum de fazer o agachamento lateral. Porque, além dos benefícios citados anteriormente, o exercício alternado é mais dinâmico e divertido.
Quais os benefícios de fazer agachamento lateral?
Mas por que optar por este tipo de treino dentre tantas opções?
Primeiramente, além de ser um exercício de fortalecimento de músculos, o agachamento lateral também melhora o equilíbrio do seu corpo porque ele envolve movimentos que fazem você se mover de um lado a outro utilizando o quadril e as pernas.
Além disso, como já comentamos, esse exercício também diminui o risco de lesões nas articulações por reduzir o impacto sobre os seus joelhos.
Outra vantagem clara é o fortalecimento e definição dos músculos das pernas, quadris, glúteos e abdômen. O agachamento lateral também auxilia na perda de peso, sendo capaz de eliminar 100 calorias a cada dez minutos. Além disso, ele também reduz a gordura localizada.
Já uma vantagem estética que esse treino proporciona é a redução de celulites.
Como fazer agachamento lateral?
Primeiramente, fique em pé com os pés retos virados para a frente, separados pela mesma distância dos seus ombros.
Depois, dê um passo grande para um dos lados, ainda mantendo os pés voltados para a frente. Supondo que o passo tenha sido dado para a direita, você deve flexionar o joelho direito neste momento, mantendo a perna esquerda esticada. E o seu quadril vai para trás.
Você pode posicionar os seus braços da forma que ajudar a proporcionar a você mais equilíbrio. Uma opção é manter os braços esticados para a frente, ou até unir as duas mãos usando os cotovelos para dar equilíbrio.
Depois do primeiro movimento, volte para a posição inicial. Então você pode repetir o exercício para o mesmo lado ou realizar o agachamento lateral alternado, o que é menos monótono.
O número de repetições desse exercício varia de treino para treino. Porém, geralmente se recomenda fazer de 8 a 12 repetições por lado.
Como utilizar halteres como complemento?
Se você quiser um peso maior para se exercitar do que o do seu próprio corpo, pode utilizar halteres para complementar o exercício.
Você pode fazer diferentes tipos de movimento com os halteres. Uma opção é manter os braços esticados para baixo segurando-os durante o agachamento lateral, já que isso não atrapalha o equilíbrio.
Outra alternativa é manter os halteres esticados para frente com os braços retos durante o treino. Mas você também pode usar o halter de outras formas adaptadas para o seu estilo de exercício.
Dicas para o meu treino
- Mantenha o seu abdômen contraído durante os movimentos
- Deixe a distância entre os seus pés ser, aproximadamente, a mesma do que entre os seus ombros
- Cuidado com a posição dos seus pés e sustente o peso do seu corpo sobre os seus calcanhares
- Aqueça antes de começar o seu treino para que o seu corpo se prepare e você obtenha melhores resultados
- Inclua o agachamento lateral em sua rotina para que esse treino realmente faça o efeito desejado
- Faça um alongamento antes do exercício
Quais erros devo evitar durante o agachamento?
É muito importante fazer os exercícios corretamente para garantir que os músculos realmente sejam trabalhados e que você não causará danos a outras partes do seu corpo, como as articulações.
Neste cenário, evite colocar o seu corpo muito para a frente porque isso pode aumentar o peso sobre os joelhos e causar lesões. O fortalecimento dos glúteos ajudará a manter a posição correta.
Outro erro é curvar a lombar durante o exercício, o que pode causar hérnia de disco a longo prazo. Você pode fazer alongamentos no quadril e desenvolver uma maior estabilidade abdominal para solucionar este problema.
Além disso, tenha atenção aos seus movimentos para você garantir que está realizando o mesmo número de repetições nas duas pernas, mantendo o seu corpo simétrico.
Conclusão
Aprender o que é e para que serve o agachamento lateral é o primeiro passo para entender este exercício completamente e realizar o seu treino de forma correta.
Mas não se esqueça de seguir as dicas que passamos, como fazer alongamentos e manter o abdômen contraído durante os treinos, para que você obtenha resultados melhores e tenha um risco mais baixo de lesões.
O agachamento lateral é uma ótima alternativa ao agachamento comum e você ainda pode fazer o exercício alternadamente e usando halteres, de forma mais dinâmica.
Ou seja, adapte o treino da forma que ele se enquadre melhor em seu caso e possa proporcionar a você melhores resultados e mais prazer ao realizar o exercício.