A prática da yoga acontece há milênios no mundo todo, cada um reconhece a melhor forma de aplicá-la em sua rotina, mas, hoje vamos concentrar nossa conversa na yoga em dupla.
Essa modalidade contribui para a evolução dos dois praticantes tanto nos aspectos da yoga quanto da relação entre as duas partes através das asanas (poses de yoga).
Sem dúvidas, ambos serão beneficiados pelos exercícios não somente no que diz respeito às sessões de yoga mas também com os resultados obtidos que se aplicam às demais áreas.
Vem conosco nessa leitura para compreender todo o processo da prática da yoga em dupla e como começar ainda hoje a se mexer.
Como fazer yoga em dupla?
A primeira coisa que você precisa saber é que a yoga em dupla pode ser feita por qualquer tipo de par, podem ser dois amigos, familiares, casal, enfim, quanto a isso não há uma regra específica.
O que de fato você precisa absorver é que praticar a yoga com alguém fará com que aconteça uma conexão aprofundada entre vocês, pois, o entrosamento em prol do objetivo comum fortalecerá essa relação. Por esse motivo é tão importante escolher alguém que também seja adepto da prática.
Além disso, a prática da yoga em dupla agrega mais descontração na aula que flui de maneira mais leve e bem-humorada. A isso acrescentamos o fator do desafio mútuo para a realização das posturas, motivação contínua para o enfrentamento de dificuldades e superação.
A yoga em dupla é uma versão adaptada de poses e exercícios para ser feita em conjunto, ou seja, as posturas, atividades de respiração e concentração, tudo feito em harmonia um com o outro.
Bom, até aqui você já compreendeu como se dá a yoga em dupla, agora vamos para a prática propriamente dita.
Quais as poses de yoga em dupla?
A maioria das posturas de yoga podem ser feitas em dupla, basta ajustar os movimentos para haver sincronicidade entre você e seu parceiro ou parceira, mas lembre-se: vocês serão suporte uma para o outro o tempo todo, devendo respeitar os limites de cada um.
Vale destacar que em toda a prática haverá alternâncias de quem servirá de suporte para que os dois sejam estimulados a realizar as posturas e para que o crescimento seja igual.
Dá uma conferida neste artigo aqui para entender um pouco mais sobre a transição das asanas que vocês podem aplicar nas próximas sessões de yoga.
Alongamento sentado
Vamos começar preparando o corpo, a mente e o espírito para a yoga e nada melhor que alongar a sua estrutura corporal estimulando a concentração no tempo presente.
- Sentem-se um do lado do outro com as pernas cruzadas, coloque as mãos sobre os joelhos com as palmas viradas para cima
- Comece a respirar profundamente, percebendo o caminho que o oxigênio percorre até chegar nos pulmões, concentre-se nesse momento
- Mantenha a coluna reta e alongada, vértebras espaçadas, procure relaxar o corpo e toda a musculatura
Alongamento em pé
Essa posição facilita a flexibilidade aquecendo a musculatura e tornando o corpo mais maleável aos movimentos que serão feitos ao longo da sessão.
Melhora a capacidade pulmonar porque efetivamente abre a caixa torácica, acelera o metabolismo e aumenta a capacidade respiratória.
- Em pé e de costas, vocês encostarão os calcanhares um do outro
- Segurarão as mãos para trás e penderão o tronco para frente
- Busquem abrir bem o peito e se concentrar na respiração
Postura do barco
Essa postura trabalha o equilíbrio e firmeza um do outro, pois os dois serão a base de sustentação para o parceiro.
Nessa posição há um pouco mais de dificuldade, porém, a cumplicidade permite que os dois trabalhem a flexibilidade corporal e alongamento muscular.
- Sentado de frente, os dois irão elevar as pernas e conectar as solas dos pés
- Ao mesmo tempo, irão esticar os braços e segurar as mãos
- Pratiquem a respiração concentrada buscando a interação mútua
Postura meia lótus
O intuito é elevar os níveis de concentração e conexão entre as duas partes, é fundamental permanecer com a mente no momento vivido.
As partes mais trabalhadas nesta posição são os quadris, joelhos e panturrilhas, também estimula a flexibilidade das coxas.
- Sentados de frente com as pernas cruzadas, coluna ereta e mãos dadas
- Concentre-se na respiração e fechem os olhos para dedicar-se inteiramente na atividade
Postura do quadrado
Nessa postura de yoga há a promoção do alongamento dos músculos, age como uma drenagem linfática na circulação sanguínea.
É uma ótima postura para trabalhar os músculos das costas, abdômen e braços, além de melhorar a correção postural.
- Um de vocês permanece sentado com as pernas esticadas para frente
- O outro descerá o tronco e apoiará as mãos nos tornozelos do parceiro
- Quem estiver sentado vai segurar as pernas do outro, formando um quadrado
Postura do ângulo
Nessa posição há uma forte conexão entre os parceiros e interação visual, isso ajuda bastante na relação dos dois, que deverão estar atentos mutuamente.
Também beneficia a elasticidade das pernas, sobretudo a musculatura e tendões que serão bem trabalhados.
- Sentados de frente, ambos irão esticar as perna para as laterais promovendo a abertura suficiente
- Os pés de vocês deverão estar conectados, mas virados para a frente
- As mãos serão colocadas nas pernas do parceiro, de modo a ajudar na feitura da postura
Postura da árvore
Essa postura trabalha fortemente a motivação e confiança de ambos, para que juntos encontrem um ponto de equilíbrio.
Além do equilíbrio físico, tal postura promove maior consciência corporal e alinhamento da coluna, também age na intuição e paciência.
- Ambos em pé e de costas, vocês irão encostar a coluna e os quadris
- Conduzam os braços nas laterais e entrelacem as mãos um no outro
- Vocês vão elevar a perna esquerda e encostar o pé no joelho direito, os dois irão determinar um ponto fixo de equilíbrio e depois é só trocar as pernas
Postura da prancha
É fundamental que o respeito ao limite do outro aconteça bem como a confiança em ambos para que a postura seja feita corretamente e em segurança.
Também atua na estimulação do sistema nervoso em conjunto com o curso das energias emitidas por cada um.
- Um de vocês faz a postura da prancha no chão
- O outro fará a prancha por cima do parceiro, segurando nos tornozelos e colocando os pés sobre os ombros dele
- Ambos olham para baixo e se concentrem na respiração
Postura do arco
O foco desta posição é a interação energética dos praticantes, a conectividade dos dois facilitará a evolução em parceria.
- Um sentará sobre as suas panturrilhas e inclinará seu tronco até o chão
- O outro se posicionará de costas sobre o parceiro, tocando o chão com as mão e pés
Postura da pinça
Os dois irão contribuir para alcançarem em conjunto os benefícios desta postura, é muito importante estar conectado ao parceiro, em suas limitações e desafiando-o à melhora.
- Sentados de frente com as pernas esticadas e pés conectados
- Segure as mãos de sua dupla e puxe-a para frente “forçando” ela a se alongar
- Depois, é seu parceiro que vai te ajudar a executar os movimentos
Claro que além dessas posturas que apresentamos há diversas outras que também podem ser realizadas em parceria, com a contribuição de acessórios como o bloco de yoga, tapetes, faixas, cintos ou com apenas o apoio um do outro.
Os dois decidirão qual a melhor maneira de praticar a yoga em harmonia.
Quais os benefícios de fazer yoga em dupla?
Praticar yoga por si só já agrega muitos ganhos aos seus praticantes, todos os movimentos e habilidades trabalhadas promovem uma elevação da qualidade de vida e crescimento pessoal a cerca de si e de tudo que o cerca.
Trazendo esse conceito para a prática em dupla podemos constatar que os parceiros caminham lado a lado para o progresso mútuo, trabalhando valores como a empatia, respeito e disciplina.
Mas, vamos pontuar aqui os principais benefícios que a yoga em dupla pode promover a vocês.
1 – Fortalecimento da relação
Isso porque ao se dispor a compartilhar suas habilidades com outra pessoa você está se conectando com ela em diversos níveis desde a sua energia até mesmo sua capacidade física de ser o apoio necessário.
Se doar ao outro implica em saber receber aquilo que o parceiro tem para te dar, isso constrói a confiança e a sinergia entre ambos.
Sem perceber você e sua dupla de yoga estarão efetuando um trabalho em conjunto, onde o sucesso de um depende do outro.
2 – Melhora da comunicação
Saber ouvir e perceber os sinais que o outro está transmitindo é um dos maiores pilares para fazer a yoga em dupla, isso porque vocês precisarão estar atentos aquilo que é dito e mais ainda às outras formas de comunicação.
Seja na condução de movimentos, na capacidade de concentração ou até mesmo direcionar exercícios respiratórios, qualquer ação pode ser entendida além das palavras.
Assim, a yoga é uma facilitadora para que a dupla desenvolva essa aptidão, a de ouvir até mesmo o que não é dito.
3 – Redução dos sintomas de estresse e ansiedade
Na nossa correria do dia a dia vamos acumulando sentimentos e sensações que transbordam nossa mente e coração impossibilitando novas perspectivas e evolução.
Isso acaba contribuindo para que se instale o estresse e a ansiedade através de sintomas como falta de concentração, nervoso excessivo, preocupação, sentimento de incapacidade e frustração entre outros.
Para dar vazão a tudo isso e saber lidar com as situações da vida, a yoga em dupla traz a calma e a mansidão necessária para olhar para si e para o outro de forma mais compassiva.
O toque promovido pelas posturas de yoga e a cumplicidade faz com que você se sinta melhor e mais apto, além do bem-estar quase que instantâneo que a prática conduz.
4 – Fortalecimento muscular
Não pense que a yoga em dupla só trará benefícios para a relação entre seus participantes, vamos além disso.
Toda a força física é estimulada nos momentos da yoga, por isso, ambos irão incitar um ao outro a movimentos que intensifiquem o tônus muscular e ganho de força.
A cada novo desafio imposto pelo seu parceiro, seja para alongar ou para sustentar uma postura, isso fará que o seu corpo ganhe aptidões para se tornar mais firme e forte, veja nesse artigo as posturas de yoga que aumentam a força.
5 – Emagrecimento
Se você está buscando perder peso de maneira consciente e definitiva, a yoga em dupla pode te ajudar muito nesse processo.
A yoga te dará condições para ter constância nesse caminho de emagrecimento, te ajudando a entender a sua relação com a comida e trabalhar para que você mude a sua forma de pensar na alimentação.
Muitas vezes nos alimentamos compulsivamente, descontando na comida todo o estresse, a ansiedade ou outro sentimento acumulado durante o dia.
Como você viu um pouco acima, a yoga em dupla é favorável ao controle dos sentimentos ruins que são grandes responsáveis pelo ganho de peso.
Onde praticar yoga em dupla?
A yoga pode ser praticada em qualquer lugar, no conforto da sua casa, naquele parque arborizado lindo e cheio de natureza, na praia, no estúdio de yoga ou em qualquer outro ambiente que seja favorável aos dois.
O importante é buscar um local onde não haja interferências que prejudiquem a realização da yoga, onde vocês se sintam à vontade e realmente conectados.
A yoga em dupla é uma ótima oportunidade para estreitar laços, se conectar com as pessoas, solidificar relações e ser mais feliz em conjunto, afinal, nunca somos totalmente sozinhos.
Os benefícios da yoga em dupla ultrapassam a interação entre os praticantes e influenciam positivamente o convívio com outras pessoas e ambientes, sem dúvidas a yoga se estende a qualquer modo de vida em sociedade.
Você já praticou yoga em dupla? Acreditamos que depois dessa leitura você já pode pensar em incluir essa modalidade na rotina da família, de amigos ou do casal.