Considerada um superalimento, a maca peruana é cultivada nas montanhas andinas do Peru. Suas raízes estão adaptadas às condições climáticas extremas da região e, por ser rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, tem sido usada, há séculos, pelos habitantes da região como fonte natural de energia, nutrição e vitalidade.
Pelo fato de ser uma fonte natural de energia, a maca desempenha um papel importante para as práticas fitness e para quem faz atividade física regularmente. A suplementação com maca aumenta a capacidade de resistência e força, reduzindo a fadiga.
Se você está procurando aumentar seus níveis de energia nos treinos, a maca peruana é uma ótima opção, no entanto, como todo suplemento, pode haver efeitos colaterais associados ao seu consumo.
Maca peruana: efeitos colaterais
Em geral, a maca peruana é bem tolerada e, de acordo com estudos, a dose adequada é segura para a maioria das pessoas, sem efeitos colaterais aparentes. Portanto, tenha em mente que você não pode exagerar no consumo da maca, e isso diz respeito a qualquer suplemento que for usar.
O ideal é a orientação de um profissional de saúde para definir a dosagem conforme a necessidade do seu organismo de seus objetivos com o uso da maca.
Os efeitos colaterais comuns da maca peruana estão relacionados a náusea, desconforto estomacal, dores de cabeça e insônia. Algumas pessoas podem apresentar reação alérgica à maca, com ulcerações na pele e urticária. O ideal é seguir as orientações de um nutrólogo ou nutricionista antes de tomar o suplemento de maca peruana.
Ainda há pouca informação sobre o consumo da maca peruana a longo prazo, mas a orientação é fazer uma pausa no uso da maca por 30 dias depois de manter uma suplementação diária por um período de 90 a 120 dias.
Malefícios da Maca peruana
A maca peruana não faz mal. É um vegetal natural, adaptógeno, rico em bioativos e nutrientes, conhecido por seus benefícios à saúde. Isso inclui melhorar os níveis de energia, resistência e força, aumentar libido e fertilidade e reduzir estresse e ansiedade.
Benefícios da Maca peruana
A maca peruana é conhecida pelo seu rico valor nutricional, incluindo altos teores de aminoácidos (proteínas), vitaminas, minerais, carboidratos, açúcares, ácidos graxos, taninos e fibras.
Vários estudos clínicos comprovam muitos dos seus benefícios para saúde e bem-estar, como aumentar a energia, melhorar a fertilidade e reduzir o risco de certas doenças. A maca também pode regular seus hormônios, o que pode ajudá-lo a manter uma libido saudável.
Também tem alta concentração de cálcio, ferro, magnésio, fósforo e zinco, minerais essenciais para o corpo funcionar corretamente. A maca peruana contém outros componentes importantes, como vitamina B, folato e ácido pantotênico, que podem ajudar o seu corpo a metabolizar carboidratos e proteínas com mais eficiência.
Esse superalimento tem sido usado por centenas de anos para melhorar o desempenho físico e pode ajudar você a aumentar resistência, força e foco durante treinos, especialmente para construir massa muscular. Também pode melhorar o tempo de recuperação, reduzindo a inflamação e a dor da musculatura no pós-treino.
Isso acontece porque a maca peruana é repleta de nutrientes que aumentam os níveis de energia e bioativos naturais que ajudam a fortalecer seu corpo e mente para os treinos.
Doses recomendadas para consumo da maca peruana – em pó e cápsulas
A quantidade que a maioria das pessoas consome diariamente de maca peruana em pó é 1-3 colheres de chá por dia, isso significa cerca de 3-10 gramas (10gr = 1 colher de sopa). Já em cápsulas, a porção é de 2 cápsulas (1.000 mg) diariamente.
Você deve levar em conta sua atividade física ou necessidade específica de tratamento para determinar a dose exata tanto da maca em pó quanto de cápsula. A orientação de um nutrólogo ou nutricionista pode ajudar.
A melhor maneira de obter os benefícios da maca é adicioná-la à sua dieta, seja na forma de pó ou cápsulas, diariamente. Você pode misturar o pó em smoothies ou em suas comidas favoritas, e tomar com água ou sua bebida preferida se forem cápsulas.
Qualquer um dos tipos de maca (negra, vermelha ou amarela) pode ser ingerida com ou sem alimentos. No entanto, para quem tem sensibilidade digestiva, o ideal não é tomar de estômago vazio, e sim junto de algum alimento.
Contraindicações da maca peruana
A maca peruana não é indicada para mulheres grávidas e lactantes, pois não há estudos clínicos que comprovem a segurança da suplementação para essas pessoas.
Para quem tem problemas hormonais, endometriose ou tem câncer de mama, ovário ou útero, por segurança, deve consultar um médico para usar o suplemento de maca.
Vale observar que a maca peruana é considerada um alimento e não um medicamento.
Conclusão
A maca, por ser um superalimento, tem sido usada há séculos por seus benefícios à saúde e ao bem-estar geral. Vários estudos clínicos comprovam a sua eficácia, desde que você tome a dose correta para o seu organismo.
No entanto, como qualquer alimento ou suplemento, pode haver efeitos colaterais associados ao seu consumo. A orientação de um profissional de saúde, além de ajudar a definir suas necessidades, pode deixar você mais tranquilo ao usar o suplemento.