Termogênico é uma palavra usada para definir qualquer substância que tem a capacidade de interferir no metabolismo, seja transformando energia ou utilizando as reservas do corpo.
Sendo assim, o termogênico é utilizado principalmente para o emagrecimento, onde a ação dos componentes consegue gerar efeitos sobre a perda de peso.
Entretanto, uma das dúvidas mais comuns das pessoas que começam a utilizar o termogênico é quanto tempo ele demora para fazer efeito.
Pois bem, este é o intuito deste artigo, informar sobre o que de fato é verdade e o que precisa de esclarecimentos sobre o termogênico.
- Termogênico emagrece em quanto tempo?
- Quais são as substâncias emagrecedoras presentes nos termogênicos
- Como o termogênico age no organismo
- Por quanto tempo tomar termogênico
- Contraindicações – Quem não pode tomar termogênico
- Devo considerar usar o termogênico para emagrecer?
- Conclusão
- Perguntas Frequentes sobre termogênico
Termogênico emagrece em quanto tempo?
O uso de termogênicos para emagrecimento é uma estratégia nutricional de adaptação, visto que não é possível determinar em quanto tempo eles vão fazer efeito.
Isso acontece porque existem muitos fatores que influenciam como um termogênico produzirá efeitos no organismo.
Dentre esses fatores podemos mencionar:
- Sexo e idade da pessoa;
- Atual estado nutricional;
- Marcadores biológicos como dosagem de vitaminas e minerais;
- Alimentação diária;
- Prática de atividade física;
- Uso de medicamentos;
- Histórico de consumo do termogênico.
Dessa forma, existem termogênicos que podem apresentar resultados de maneira rápida e num curto espaço de tempo para alguns grupos.
Em compensação, outras pessoas têm dificuldade de emagrecer com a ajuda de termogênicos, por alguma questão em particular.
De maneira geral, o termogênico quando alinhado a uma alimentação equilibrada em calorias e prática de atividade física constante, traz resultados em semanas.
Por outro lado, apenas utilizar o termogênico sem modificação nos hábitos de vida influencia diretamente na demora para verificar seus efeitos sobre o emagrecimento.
Quais são as substâncias emagrecedoras presentes nos termogênicos
Existem infinitos suplementos e alimentos com propriedades termogênicas benéficas para o emagrecimento. Contudo, cada tipo carrega consigo uma substância principal, que realiza o efeito emagrecedor quando seu uso é estimulado com mais frequência.
Para citar exemplos, veja alguns alimentos termogênicos e seus respectivos princípios atuantes sobre a perda de peso:
- Chá verde: cafeína;
- Pimenta: capsaicina;
- Açafrão: curcumina;
- Alho: alicina;
- Algas marinhas: spirulina;
- Gengibre: gingerol;
- Chocolate amargo: teobromina.
Como o termogênico age no organismo
A maior parte dos termogênicos atuam sobre a perda de peso através das modificações que promovem no metabolismo celular. Isso significa que, quando são absorvidos, as substâncias termogênicas interferem no catabolismo e no anabolismo.
Por sua vez, o catabolismo é a quebra das moléculas de energia, enquanto o anabolismo é o contrário, ou seja, a produção de novas moléculas.
Sendo assim, ao utilizar moléculas de estoques de nutrientes como o glicogênio e o tecido gorduroso, o termogênico promove a perda de peso.
No entanto, este processo é individual e varia de pessoa para pessoa, assim como é dependente do estado endócrino do corpo. Pois se alguém apresenta disfunções hormonais, o metabolismo não é tão operante quando o metabolismo de uma pessoa normal.
Por essa razão é comum encontrarmos pessoas com hipotireoidismo que são muito obesas ou mesmo pessoas que possuem hipertireoidismo e são muito magras.
Por quanto tempo tomar termogênico
O tempo que uma pessoa deve tomar termogênico para emagrecer deve ser avaliado com a ajuda de um profissional da nutrição.
A maior parte dos profissionais não prescrevem termogênicos para uso acima de 90 dias e é comum que um mês teste seja utilizado como referência. Tal fato é explicado porque existem vários tipos de termogênicos e cada indivíduo se adapta melhor a um deles.
Contraindicações – Quem não pode tomar termogênico
A maior parte dos termogênicos são retirados de alimentos comuns, já que a maioria é o princípio ativo do próprio alimento no corpo.
Por este motivo, eles são seguros para a saúde, desde que respeitada a dosagem prescrita e os horários de consumo.
No entanto, alguns grupos não devem utilizar termogênico por questões fisiológicas:
- Hipertensos e cardíacos não devem tomar termogênicos que contém cafeína;
- Pessoas com distúrbios na tireóide não devem tomar qualquer tipo de termogênico;
- Mulheres grávidas e lactantes;
- Crianças de 0 a 15 anos;
- Pessoa com câncer ou em tratamento cirúrgico.
Devo considerar usar o termogênico para emagrecer?
Existem diversos estudos científicos a favor do uso do termogênico para emagrecimento, contudo, o número de artigos contrários aos termogênicos são tão altos quanto.
Na comunidade médica e nutricional os termogênicos são bem aceitos pela grande maior parte dos profissionais, desde que com orientação habilitada.
Portanto, se você deseja utilizar qualquer termogênico para emagrecer deve considerar antes do uso:
- Procurar um nutricionista (de preferência especialista em metabolismo);
- Acompanhar seus exames de rotina para verificar se estão todos normais;
- Ter uma alimentação saudável e baixa em gorduras e carboidratos;
- Praticar atividade física constante;
- Escolher um termogênico que seja bem aceito pelo seu corpo;
- Analisar e relatar os efeitos positivos e negativos do uso com o profissional;
- Concentrar-se em utilizar apenas um termogênico por ciclo.
Conclusão
Apesar do termogênico ser muito utilizado para perda de peso, ele não deve ser tomado sozinho, sem alterações no estilo de vida e na alimentação.
A resposta da ação de um termogênico dependerá de fatores bioquímicos, genéticos, nutricionais e biológicos. Por essa razão, muitas pessoas não conseguirão emagrecer de forma imediata com a ajuda de um termogênico, enquanto outras vão se beneficiar de maneira integral.
Contudo, a melhor forma de tomar termogênico para emagrecer com resultados é através de acompanhamento nutricional, dieta de baixas calorias e prática de exercícios físicos constantes.