Equipamento perfeito para quem quer praticar atividade física aeróbica de forma intensa sem sofrer impactos durante os movimentos, o elíptico já é hoje um dos equipamentos cardio mais queridos nas academias.
Também chamado de transport, uma de suas funções é simular a corrida, caminhada, bicicleta e até mesmo a subir escadas e, diferente de muitos equipamentos, não provoca o mesmo impacto nas articulações, preservando o corredor de uma série de lesões.
Este simulador de caminhada pode ser utilizado de maneira tradicional ou seguindo diversos programas de treino que ajudam a definir os músculos dos membros superiores e inferiores, enquanto ajudam a fortalecer também o sistema cardiorrespiratório.
Ficou curioso? Quer saber mais? Para saber mais basta continuar a leitura deste artigo até o final.
Afinal, o que é um treino elíptico? Entenda!
Os exercícios aeróbicos não são mais uma novidade nas academias, mas é sempre bom ficarmos atentos tanto aos benefícios como aos riscos que podem surgir durante os treinos.
O Elíptico, por exemplo, aparelho de ginástica que está sempre presente nas academias, tem favorecido a aptidão física de muitas pessoas, tornando os treinos mais dinâmicos e motivadores.
Hoje em dia o aparelho consegue atingir diversas regiões do corpo e sua popularidade só tem aumentado, já que é tido como um exercício aeróbico de baixo impacto e pode ajudar você a conquistar a boa forma que deseja, sem se esquecer de cuidar da saúde.
Principais benefícios
Como foi possível perceber, seja para emagrecer ou para criar resistência, o aparelho elíptico invadiu as academias em todo mundo. E não poderia ser diferente, afinal, o equipamento é capaz de proporcionar um treino perfeito com pouco impacto, porque o movimento feito não necessita tirar o pé do chão.
O equipamento proporciona um treino similar ao movimento da corrida, similar ao da esteira com foco no gasto calórico. Neste caso, dependendo da intensidade praticada e também das orientações médicas, pode-se queimar algo em torno de 200 a 400 calorias por hora com o elíptico.
Além disso, o melhor de tudo é que a sensação de esforço é menor que a da esteira, mas nem por isso você estará fazendo menos exercício.
Outro ponto interessante é que o elíptico ajuda também a trabalhar músculos da perna, o peitoral, deltoide, bíceps e tríceps, sendo que se comparado a esteira, oferece uma menor pressão sob os quadris e também sob a coluna.
O elíptico também ajuda a desenhar o corpo, principalmente a região das pernas. Além destes benefícios, o treino elíptico oferece também uma série de outros benefícios como:
- Baixo impacto e menor risco de lesões
- Fortalecimento dos quadríceps e isquiotibiais
- Mais equilíbrio e coordenação motora
- Fortalecimento dos membros superiores
- Capacidade aeróbica
- Ativação dos músculos
- Potencializa os efeitos de outras atividades físicas
- Ajustável à sua rotina de treinos
- Emagrecimento
E aí? O treino elíptico é capaz de oferecer inúmeros benefícios. Não é mesmo?
A grande verdade é que conhecendo mais sobre o elíptico, como ele funciona, tipos de treinos e seus benefícios, fica fácil concluir que ele é uma ótima opção de aeróbico que você pode ajustar facilmente sem medo à sua rotina de treinos!
Porém, como falamos no início do artigo, além dos benefícios é muito importante que você fique atento também aos riscos deste tipo de treino. Será sobre isso que falaremos no próximo tópico.
Principais riscos
Apesar de todos os benefícios, é importante ficarmos atentos a alguns riscos e tomarmos alguns cuidados. Podemos dizer que o principal deles é realizarmos o fortalecimento dos mesmos grupos musculares que são utilizados na corrida – são eles: o core, as costas, abdômen, glúteos e as pernas.
O próximo risco está relacionado ao movimento. Isso porque sempre que for necessário elevar a frequência cardíaca e a velocidade do movimento no aparelho é necessário também preservar a coordenação e o equilíbrio, realizando corretamente o movimento. Caso isso não seja feito, o risco de machucados e lesões é muito grande.
Apesar de não existir uma fórmula a ser seguida, já que cada pessoa tem uma necessidade e um biotipo diferente, a frequência também é um outro ponto que deve ser pensado. O mais recomendado, neste caso, é o acompanhamento de um profissional da área, caso resultados expressivos sejam o seu objetivo.
Para iniciantes, uma diretriz de frequência recomendada é de 5 vezes por semana, com 30 minutos de duração, em uma frequência moderada no aparelho.
Principais cuidados
Não há dúvidas de que os treinos elípticos trazem inúmeros benefícios tanto para nossa saúde física como mental. Assim como acontece com qualquer tipo de atividade física, é importante ficar atento aos riscos.
Neste caso, para evitar problemas, o recomendado é que você consulte um profissional adequado antes de fazer exercícios, mesmo se você realizar em casa.
Ao se exercitar, procure sempre manter a postura ereta e cuide sempre da posição da sua coluna. Trabalhe também com diferentes intensidades e intervalos para que o seu treino não seja nem muito fácil nem difícil.
Também não pegue pesado no treino. Pelo contrário, vá com calma. Em caso de dores, interrompa a prática imediatamente.
E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?
Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!
Até a próxima!