Qual é o melhor Retinol? Saiba como escolher o ideal para você

by Joanna Pimentel

Sabemos que existem muitas formas de consumir o Retinol. Sendo um derivado da vitamina A é muitas vezes vendido na forma dessa vitamina. O Retinol oferece diversos benefícios ao corpo, principalmente quando falamos em investir na saúde da nossa pele, visto que ele consegue até alcançar a derme.

Dentre as muitas formas de consumi-lo, uma delas é por meio de suplemento, geralmente na forma de cápsulas, ou por outra via oral.

Desse modo, vamos mostrar a você quais são as 5 melhores alternativas, com as suas vantagens e desvantagens. Assim, você pode escolher o produto ideal de acordo com o custo-benefício que cada alternativa oferece.

Também falaremos sobre algumas outras informações relacionadas ao Retinol, como contra indicações e onde você pode encontrá-lo. Então vamos à leitura para aprender mais sobre essa substância.

3 principais recomendações

Escolha Premium

Vitamina A 10.000 IU – 100 Softgel – Now Foods

Essa vitamina A é da marca Now Foods, bem tradicional. Ela contém 100 cápsulas, mais do que a maioria do mercado, e ainda inclui em sua composição óleo de fígado de peixe, o que gera outros benefícios ao corpo além do retinol.

Nossa recomendação

Vitamina A 8.000UI Acetato de Retinol – 60 Cápsulas – Lauton Nutrition

Recomendamos a vitamina A da Lauton Nutrition como o melhor retinol, devido ao custo-benefício que esse produto oferece. Ele é vegano, relativamente barato e cada cápsula contém 2400 mcg, sendo bem concentrado e benéfico à saúde da pele.

Melhor para o seu bolso

Vitamina A 8000 UI – 2 unidades de 60 Cápsulas – Unilife

Essa não é a opção com menor preço, mas que vale mais a pena considerando que é um kit com duas unidades, sendo 60 cápsulas em cada. Além disso, é da Unilife, marca atuante desde 1996, e as cápsulas também são veganas.

Lista dos 5 melhores produtos

Cápsula vegana
Baixo investimento
Produto puro, sem adição de outras substâncias
Kit com dois potes e 120 cápsulas no total
Marca que já fabrica a vitamina A desde 1996
2424 mcg por cápsula
Uma das marcas mais tradicionais e de confiança
Pote maior, com 100 cápsulas e 10 mil UI
Cápsulas também contêm óleo de fígado de peixe
Sem glúten nem soja
Preço bastante competitivo
Cada cápsula contém 600 mcg
Marca menos tradicional no mercado brasileiro;
8735 UI, mais do que todos da lista considerando a quantidade de cápsulas
Sem glúten

Melhores Retinol

Vitamina A 8.000UI Acetato de Retinol – 60 Cápsulas Lauton Nutrition

Esse é o produto da Lauton Nutrition. Ele contém 60 cápsulas, não tem sabor e é multicolorido, sem adição de açúcar, lactose ou glúten. Ele é feito de acetato de Retinol, antiumectantes celulose microcristalina, estearato de magnésio e dióxido de silício. Também vale comentar que a sua cápsula é vegetal, feita de hipromelose e opacificante.

As principais vantagens que esse produto pode gerar é contribuir para a manutenção da pele, auxiliar na visão e no metabolismo do ferro e também agir na manutenção das mucosas.

Sobre seu modo de uso, a Lauton recomenda tomar 1 cápsula ao dia e não exceder essa recomendação diária. Também vale ressaltar que esse suplemento é indicado apenas para maiores de 19 anos e que você deve sempre consultar o seu médico antes de adquiri-lo.

Sobre a quantidade da vitamina por porção, você encontra 2400 mcg em cada cápsula, tendo, no total, 8000 UI de acetato de Retinol nas 60 cápsulas.

Vantagens


Sem açúcar, lactose ou glúten
2400 mcg por cápsula
Produto vegano
Investimento relativamente baixo, considerando a concorrência

Desvantagens


É um produto puro, não contém outras vitaminas que possam beneficiar o corpo, apenas vitamina A

Vitamina A 8000 UI – 2 unidades de 60 Cápsulas – Unilife

Esse é o Retinol da marca Unilife. Essa marca já atua desde 1996 na produção de suplementos, sendo bastante tradicional e confiável. O produto é interessante porque contém 2 unidades, ou seja, dois potes do produto com alto teor de vitamina A.

Cada unidade contém 60 cápsulas, ou seja, esse kit contém 120 cápsulas e cada cápsula tem 2424 mcg. Vale ressaltar que essa cápsula é vegetariana, tendo cada pote do produto 8000 UI. A marca recomenda a ingestão de uma cápsula por dia com um líquido, como a água.

O produto auxilia na visão, no funcionamento do sistema imunológico, no metabolismo do ferro, na manutenção das mucosas e no processo de diferenciação celular, como os outros com alto teor de vitamina A.

Também vale comentar que ele não contém glúten nem lactose. E deve ser mantido bem fechado em local fresco e seco e ao abrigo de luz solar.

Sobre os seus ingredientes, este produto é feito de amido de milho e acetato de Retinol. Já a sua cápsula é de gelatina vegetariana e água.

Vantagens


Kit com dois potes do produto
Considerando o tamanho e investimento, oferece o melhor custo-benefício da lista
Cápsula vegana

Desvantagens


Contém amido de milho

Vitamina A 10.000 IU – 100 Softgel – Now Foods

Essa é a vitamina A da Now Foods, marca muito tradicional na fabricação de suplementos, principalmente vitaminas.

Ela contém 10 mil UI em suas cápsulas de softgel. Além disso, cada cápsula contém 3000 mcg e elas são feitas de palmitato de Retinol e óleo de fígado de peixe.

Com isso, essa vitamina ajuda tanto no sistema imunológico quanto a saúde da pele e na proteção da visão.

A Now Foods recomenda que se tome 1 cápsula por dia e junto com uma refeição, ou de acordo com o que o médico orientar. Além da vitamina A, o suplemento é feito de de azeite de oliva extra virgem e cápsula em gel, feita de  gelatina bovina, glicerina e água

Contudo, apesar dos benefícios para a saúde, é importante comentar que esse suplemento contém glúten e peixe. Para os alérgicos, ele pode conter trigo, soja, leite, ovos, crustáceos e oleaginosas.

Vantagens


Pote maior com 100 cápsulas e 10 mil UI
Uma das marcas mais tradicionais na fabricação de suplementos
Altamente eficaz pela combinação de ingredientes em sua composição

Desvantagens


Não é uma boa opção para os alérgicos
Contém glúten

Vitamina A – 60 cápsulas – BioVitamin

Essa é a vitamina A da marca BioVitamin. Ela contém 60 cápsulas de 600 mcg cada, pesando em média 250 gramas.

Essa vitamina A é feita de óleo de soja, palmitato de Retinol, gelatina, água purificada e umectante glicerina. O seu uso deve ser oral, visto que consiste em cápsulas. É importante conservar o produto ao abrigo da luz, calor e umidade.

Por ter vitamina A, esse suplemento consegue ajudar a visão, o sistema imune e o metabolismo do ferro. Ele também contribui para a manutenção da pele e das mucosas, auxiliando, ainda, no processo de diferenciação celular.

Para os alérgicos, vale informar que não contém glúten nem soja na composição.

Vantagens


Boa opção para as pessoas alérgicas
Produto leve e fácil de guardar
Alto teor de vitamina A

Desvantagens


Apenas 600mcg em cada cápsula, sendo menos do que a maioria do mercado

Suplemento de Vitamina A – 60 Capsulas – Apisnutri

Essa é a vitamina A da Apisnutri. Ela contém 60 cápsulas, como a maioria dos outros produtos do meio. Possui alto teor de vitamina A e 8735 UI.

Sendo um suplemento alimentar, de acetato de Retinol em cápsulas, também vale comentar que esse produto contém aminoácidos essenciais, não contém glúten e é facilmente absorvido pelo organismo.

Ele é feito de amido, vitamina A e a cápsula, que é produzida com gelatina e água deionizada. Por conter o alto teor de vitamina A, esse produto ajuda no sistema imune, na manutenção da pele e na melhora da visão, de forma geral.

Vantagens


Contém, no total, 8735 UI, mais do que a média do mercado
Baixo investimento
Não contém glúten

Desvantagens


Marca menos conhecida no mercado

Benefícios do Retinol

Se você está procurando encontrar o melhor Retinol, provavelmente já sabe que existem diversas vantagens em consumir esse produto. Mas para esclarecer esse ponto para você, vamos falar sobre os principais benefícios dessa substância.

O Retinol é derivado da vitamina A em sua forma animal, ou seja, consumida através de produtos de origem animal, como fígado de boi. Ele consegue estimular a produção do colágeno e da elastina na pele.

Essa substância age de forma profunda porque ela vai além da epiderme, conseguindo atingir a derme, o que causa mudanças significativas na pele.

Além do efeito de rejuvenescimento, o Retinol consegue melhorar a saúde da pele, reduzir as rugas e combater certas manchas e marcas de sol. Ele também pode melhorar a elasticidade da pele, e tudo isso de maneira natural.

Como consumir Retinol

Existem diferentes formas de consumir o Retinol. Você pode encontrá-lo em alimentos, dermocosméticos e até como suplemento.

O mais importante é respeitar a quantidade máxima a consumir para evitar sofrer algum tipo de efeito colateral, como alergia, irritação na pele ou alteração no sistema imune.

Como suplemento

Quando falamos na ingestão em cápsula ou via oral, você também encontra as informações detalhadas no rótulo do produto. Mesmo assim, geralmente a ingestão é de apenas 1 cápsula por dia, podendo ser tomada após o jantar ou a última refeição do dia, preferencialmente.

Também vale comentar que tomar Retinol como complemento é indicado quando há déficit de vitamina A e D no corpo e isso pode ser indicado por um profissional da saúde.

Além disso, pessoas com raquitismo, espasmofilia e osteomalácia também podem se beneficiar bastante do uso do Retinol.

Em cosméticos

Quando você compra o seu dermocosmético, na própria embalagem ou em algum manual dentro dele, a empresa explica a forma de utilizar o produto. Isso também se aplica ao Retinol. Então recomendamos que você sempre verifique esse quesito antes de fazer o uso do Retinol por conta própria.

De qualquer forma, vale ressaltar que, de forma geral, o creme que contém Retinol deve ser aplicado uma vez ao dia, geralmente antes de dormir.

O Retinol deixa a pessoa com a pele mais sensível à ação dos raios solares. Por isso, o ideal é evitar aplicá-lo durante o dia, para não ter o risco de queimar a pele.

Contra indicações do Retinol

A principal contra indicação do Retinol é para gestantes. Além disso, ele também não é indicado para pessoas com hipersensibilidade a essa substância, pois, de forma geral, essas pessoas costumam desenvolver alergia e podem ter até a pele queimada diante do seu uso, depois da exposição a raios solares.

Quando falamos do consumo em cápsula, essa exposição é até menor para as pessoas hipersensíveis, mas ainda não é indicado para grávidas.

Se você tem alergia ao Retinol, mas faz o seu uso da maneira correta, ou seja, tomando uma vez por dia,  em um horário que você não vai mais pegar sol, pode usar o formato de cápsulas.

Mas vale ressaltar que é imprescindível consultar o seu médico e verificar com ele se essa substância está indicada para o seu caso. Apesar de o Retinol não ser um medicamento, você não deve tomá-lo sem a consulta de um profissional da Saúde.

Conclusão

Fizemos este artigo para ajudar você a encontrar o melhor Retinol do mercado de acordo com o custo-benefício que cada um oferece. Por isso, listamos cinco alternativas bem interessantes de vitamina A que podem ajudar você a melhorar a saúde da sua pele, auxiliar a sua visão e outras vantagens, como atuar no sistema imunológico e nas mucosas.

Diante de tantas opções, nós consideramos que aquela que oferece o melhor custo-benefício é a Vitamina A 8.000UI Acetato de Retinol – 60 Cápsulas – Lauton Nutrition.

Além de ser um produto vegano e recomendado até para as pessoas com alergias, ele necessita de um baixo investimento, e tem um alto teor de vitamina A, com 2400 mcg em cada cápsula, contendo no total 60 cápsulas e 8000 Ui. Por isso, consideramos que esse suplemento vale bastante a pena.

Mas se você procura um item mais premium que também contenha outras substâncias em sua composição, além do acetato de Retinol, uma opção é a Vitamina A 10.000 IU – 100 Softgel – Now Foods. Este suplemento ainda tem óleo de fígado de peixe, proporcionando outros benefícios.

Perguntas frequentes sobre Retinol (FAQs)