Quais são os melhores probióticos atualmente?

by Joanna Pimentel

Redação: Joanna Pimentel

Redatora SEO, dona do site ViaJô Caminhando e apaixonada por escrever.

Continue lendo

Revisão: Dra Luana Hatanaka

Graduada em Nutrição pela Unip, pós graduada em Nutrição Esportiva pelo Instituto Racine e Fitoterapia pelo CIN. Nutricionista esportiva e fitoterápica, apaixonada por esportes e engajada nos assuntos relacionados a saúde e bem estar. CRN 343837

Continue lendo

Para cuidar da saúde corporal e aumentar a imunidade, muitas pessoas procuram os melhores probióticos para ajudar o organismo.

Esses probióticos funcionam como um suplemento, não como um medicamento. Por isso, não existe restrição de idade para fazer o seu uso e muitas pessoas podem se beneficiar desse produto quando ele é consumido da maneira correta.

A sua demanda cresce cada vez mais no Brasil. Diante disso, fizemos este texto mostrando uma lista dos melhores probióticos da atualidade e quais são os benefícios e desvantagens de cada um deles.

Esperamos que, assim, você possa conhecer melhor os produtos para decidir qual deles oferece o custo-benefício mais interessante para você.

Recomendações

Agora mostraremos as nossas principais recomendações baseadas em 3 realidades diferentes. Assim, indicaremos qual é o produto mais premium, qual nós indicamos e por qual motivo e qual é aquele que demanda menor investimento, mesmo sendo de qualidade.

Escolha Premium

Garden of Life Dr. Formulado Uma Vez Probióticos

Esse é com certeza o produto premium da lista. Ele contém 50 bilhões de bactérias que conseguem ajudar não apenas o sistema digestivo, mas também melhoram a imunidade e a saúde vaginal. Por isso demanda um alto investimento e conta com 30 cápsulas na caixa.

Nossa recomendação

Probiótico PB8 120 Cápsulas Nutrition Now

Nós recomendamos o PB8 pelo ótimo custo-benefício que ele oferece. Apesar de conter apenas 14 bilhões de bactérias, esse é um produto muito bom e bem avaliado pelos clientes, sendo um dos mais vendidos do Brasil. Ele ainda rende bem e contém 120 cápsulas. E é recomendado, principalmente, para as pessoas com problemas digestivos.

Melhor para o seu bolso

Probiotic 10-800 mg Sunfood 60 Cápsulas

Esse modelo da Sunfood é o mais econômico da lista. Mas ele não é a melhor opção se você escolher fazer uso do suplemento a longo prazo, porque ele rende pouco. Assim, recomendamos esse produto para momentos específicos, como o uso após usar antibióticos, por exemplo.

Itens que você também pode se interessar:

Melhores probióticos

Apenas 14 bilhões de bactérias
Ótimo para pessoas com problemas digestivos
Alta avaliação dos clientes e marca reconhecida no Brasil
Melhora a imunidade, a saúde vaginal e o sistema digestivo
Apenas 30 cápsulas no pote
Indicada a ingestão de uma cápsula por dia
Caixa com mais unidades da lista, contendo 150 cápsulas
É recomendado refrigerar o produto para manter sua validade
Alto número de bactérias, estimado em 30 bilhões
Produto vegetariano e hipoalergênico
Preço baixo e com 50 unidades na embalagem
Bem avaliado pelos consumidores
60 unidades na caixa
Contém 10 tipos diferentes de probióticos
Pouco mais de 2 bilhões de bactérias

Mini Guia de compra

O melhor probiótico é aquele que oferece o custo-benefício mais interessante dependendo de quais são os seus objetivos com a compra.

Esse suplemento se trata de um conjunto de bactérias boas que conseguem gerar vários benefícios para o corpo, como melhorar a imunidade, tratar doenças intestinais e até cuidar da saúde vaginal da mulher. Ainda existem diversas outras vantagens que abordaremos mais ao longo deste artigo.

Mas vale ressaltar que existem muitos produtos no mercado, com diferentes tipos e quantidades de bactérias, assim como tamanhos diversos. Por isso, vale a pena analisar os prós e contras de cada opção para identificar qual delas vale mais a pena.

Também vale ressaltar que recomendamos tomar probióticos antes ou logo após as refeições, como o café da manhã, o almoço ou o jantar. A ingestão do alimento facilita a absorção do suplemento, gerando melhores resultados.

Além disso, existem vários tipos de comida que são ricos em probióticos. Alguns exemplos que podemos citar são o iogurte natural, a kombucha e os alimentos fermentados à base de soja.

Melhores probióticos de 2024

Fizemos uma lista dos melhores probióticos considerando o custo-benefício que eles oferecem. Seguem as 5 principais opções do mercado.

Probiótico PB8 120 Cápsulas Nutrition Now

Recomendado para pessoas mais focadas em solucionar problemas digestivos

Esse é o probiótico sem glúten na Nutrition Now. Ele contém 120 cápsulas feitas de gelatina a com água e Inulina. Este produto tem 14 bilhões de bactérias boas e também não contém lactose.

Ele é uma ótima opção para pessoas com a síndrome do intestino irritável ou outros problemas digestivos, sendo um dos probióticos mais tradicionais de venda no Brasil.

Além disso, o pote contém um alto número de cápsulas. É sempre importante analisar esse fator quando vemos o custo-benefício de um probiótico porque existe uma grande variação. Alguns modelos parecem baratos, mas a embalagem contém poucas unidades.

No caso do PB8, algumas pessoas tomam duas cápsulas por dia e outras apenas uma. Isso depende da orientação do médico.

Informações técnicas

  • Marca: Nutrition Now
  • Quantidade: 120 cápsulas
  • Informações adicionais: sem glúten, lactose ou soja
  • Bactérias: 14 bilhões

Vantagens


Pote com alto número de cápsulas
Marca bastante vendida no Brasil e com alta avaliação dos clientes
Sem ingredientes que causam alergia ou irritação como glúten e lactose

Desvantagens


Apresenta uma quantidade baixa de bactérias quando comparado a outros probióticos

Garden of Life Dr. Formulado Uma Vez Probióticos

Ideal para quem busca melhorar diversos sistemas do corpo, até a saúde vaginal

Esse é um suplemento bastante completo. Além de auxiliar em problemas digestivos, ele também é bastante indicado para mulheres que precisam reforçar a saúde vaginal.

Além disso, ele também tem 50 bilhões de bactérias boas. Esse número tão alto permite que esse suplemento auxilie o corpo em diversas funções, melhorando o nosso sistema imunológico de forma geral.

Outro benefício dele é ser hipoalergênico, sem glúten, soja nem nenhum tipo de laticínio em sua composição.

Ele recomenda que você tome apenas uma cápsula por dia e a embalagem contém 30 unidades. Com isso, este produto demanda um alto investimento comparado a outros modelos quando você compara o valor gasto por dia.

Mesmo assim, vale a pena devido aos diferentes benefícios que pode proporcionar, principalmente se você buscar uma melhora em seu corpo de forma geral, e não apenas no seu sistema digestivo ou imunológico, por exemplo.

Informações técnicas

  • Marca: Garden Of Life
  • Quantidade: 30 cápsulas
  • Informações adicionais: hipoalergênico
  • Bactérias: 50 bilhões

Vantagens


Funciona bem para tratar diversas patologias e melhorar o sistema imunológico
Alto número de probióticos, com 50 bilhões de bactérias boas
Apenas uma cápsula por dia é necessária

Desvantagens


Alto investimento

Probiotic Probiótico 30bi Healthy Origins

Ideal para quem busca um investimento a longo prazo e não se imposta de refrigerar o produto

Esse é um probiótico mais voltado para o tratamento do sistema digestivo e imunológico, com menos ação quando falamos na saúde vaginal. Ele tem 30 bilhões de bactérias, o que também é um número alto.

Além disso, um grande benefício desse produto é que ele vem com 150 cápsulas. Por isso, apesar de o seu preço ser mais elevado do que o da maioria dos concorrentes, ele rende mais e pode ser usado por bastante tempo, principalmente se você consumir apenas uma cápsula por dia.

Mesmo assim, alguns consumidores alegam que, apesar de conter muitas cápsulas, você precisa refrigerá-las ou podem perder a validade.

E ainda vale ressaltar que, assim como a maioria dos probióticos, esse é um produto sem glúten.

Informações técnicas

  • Marca: Healthy Origins
  • Quantidade: 150 cápsulas
  • Informações adicionais: sem glúten
  • Bactérias: 30 bilhões

Vantagens


Caixa com 150 unidades
30 bilhões de bactérias
Sem glúten

Desvantagens


Recomendada refrigeração para manter as cápsulas na validade

Probiótico 10-25 bu 50 vegetaps

Para quem quer investir em um produto com sucesso certo e alta avaliação dos consumidores

Esse é um probiótico da nossa lista que consideramos como intermediário. Ele tem 25 bilhões de bactérias, o que é um número razoável. Mas tem a vantagem de ser hipoalergênico sem lactose, glúten, trigo ou soja.

Esse é um produto de baixo investimento quando o comparamos com outros modelos, mas ele contém 50 cápsulas. Além disso, esse produto tem alta avaliação dos consumidores.

Além disso, a sua fórmula vegetariana atende bem pessoas com problemas digestivos e de imunidade. Ele é feito de celulose microcristalina, hipromelose, FOS, palmitato de ascorbila e dióxido de silício.

Informações técnicas

  • Marca: Now Foods
  • Quantidade: 50 cápsulas
  • Informações adicionais: sem glúten, soja ou laticínios
  • Bactérias: 25 bilhões

Vantagens


Hipoalergênico e vegetariano
Bem avaliado pelos consumidores, com nota máxima de média
Menor investimento necessário

Desvantagens


Apenas 50 unidades na caixa

Probiotic 10-800 mg Sunfood 60 Cápsulas

Ideal para quem quer testar o produto e a ingestão de probióticos

O probiótico da Sunfood vem com 60 cápsulas. Você encontra nele dez tipos diferentes de organismos probióticos e mais de 2 bilhões de bactérias.

Ele é um produto feito de probióticos e Inulina e não contém glúten, lactose, transgênicos, açúcar ou sódio. Apesar de não precisar refrigerar esse produto, você deve mantê-lo em local fresco e longe do sol.

Este é um produto que recomenda a ingestão de duas cápsulas por dia. Ou seja, além de ele conter 60 unidades, elas acabam duas vezes mais rápido do que em outros modelos.

Informações técnicas

  • Marca: Sunfood
  • Quantidade: 60 cápsulas
  • Informações adicionais: hipoalergênico
  • Bactérias: mais de 2 bilhões

Vantagens


10 tipos diferentes de organismos probióticos
Baixo investimento necessário
Não precisa de refrigeração

Desvantagens


Não rende muito

O que são probióticos e como funcionam?

Probióticos são bactérias que ingerimos para aumentar as defesas do nosso organismo. Muitas pessoas pensam que as bactérias só fazem mal ao corpo. Mas isso não é verdade!

Existem várias bactérias boas que podem nos beneficiar, e muito, quando ingeridas na quantidade correta. Se pararmos para analisar a morfologia da palavra probiótico, “pro” significa “a favor” e “bios” representa “vida”. Ou seja, até ao pé da letra os probióticos são a favor da vida.

Essas bactérias funcionam atuando quando há um desequilíbrio na flora intestinal. Isso geralmente acontece depois que uma pessoa toma antibióticos ou até em situações mais rotineiras que envolvam altos níveis de estresse ou uma alimentação não balanceada.

De forma geral, essas bactérias conseguem estimular o organismo a melhorar as suas defesas, evitando que doenças infecciosas sejam contraídas. Você consegue encontrar o probiótico em vários alimentos naturais, ou até como suplemento.

Quais as suas vantagens?

Ainda há muitas dúvidas sobre principais vantagens de usar probiótico. Listamos alguns deles para que você entenda melhor como funcionam os Probióticos. Mas lembre-se de pedir a orientação do seu nutricionista ou médico para ter a certeza de que esse suplemento é indicado para você.

Probióticos controlam a inflamação intestinal, auxiliando no tratamento de doenças como a colite ulcerativa e a doença de Crohn
Melhoram o sistema imunológico significativamente, aumentando as nossas imunoglobulinas e otimizando os níveis dos linfócitos;
Facilitam a digestão da lactose, conseguindo melhorar a intolerância que algumas pessoas têm;
Atuam na saúde cardiovascular melhorando os níveis de HDL e reduzindo o colesterol ruim;
Conseguem até tratar alergias porque reduzem a resposta inflamatória que o nosso corpo produz. Isso pode acontecer com asma e até alguns tipos de dermatite;
Reduzem diarreias infecciosas e previnem que outras apareçam após usar remédios como antibióticos;
Tratam, também, doenças digestivas como a gastrite, evitando que a doença piore e auxiliando a reduzir os seus sintomas.

Ainda existem outras vantagens, mas essas são as principais. Em alguns casos, o tipo de probiótico escolhido faz toda a diferença para ter resultados mais eficientes.

Por isso, pense quais são as suas prioridades antes de definir o melhor probiótico para você.

Qualquer probiótico oferece todas essas vantagens acima?

Quando escolher o seu produto, é muito importante você ler com atenção as informações da caixa porque cada modelo tem diferentes cepas de probióticos e auxiliam o corpo em diferentes funções.

Ou seja, você pode adquirir um produto e obter apenas parte dos benefícios que citamos, ou até todos eles. Por isso, é tão importante procurar se o que você está buscando está englobado nas vantagens do probiótico que você escolher.

Não adianta comprar um produto que ajuda a saúde vaginal, por exemplo, se você é um homem com problemas digestivos. Então, resumindo, nem todos os probióticos oferecem os mesmo benefícios, fique atento às indicações e informações do rótulo que condizem com o seu objetivo.

Qual é o melhor horário para tomar probióticos?

A maioria dos suplementos não tem um horário certo para serem tomados, apesar de fazermos recomendações. Mas isso não se aplica ao probiótico.

Nesse caso, você deve ingeri-lo antes ou logo após as refeições como o almoço, jantar e café da manhã. Isso se deve ao fato de que faz toda a diferença se alimentar próximo ao horário de tomar o probiótico.

As refeições são responsáveis por facilitar a passagem dos suplementos pelo estômago, que tem um alto nível de acidez. Com isso, se você tomar o probiótico em outro horário, terá uma chance muito maior de ter uma menor absorção do suplemento pelo organismo, visto que as bactérias podem aproveitar a acidez para destruir essas novas que chegaram.

Quanto tomar probióticos?

Os probióticos já são o 3º suplemento mais consumido pelos norte-americanos e segue com cada vez mais adeptos no Brasil.

No entanto, não faz sentido tomar esse suplemento se você não tiver necessidade disso. Por isso, sempre recomendamos que você consulte um médico ou nutricionista antes de iniciar o consumo. Mesmo que um probiótico não seja um medicamento, você estará ingerindo nutrientes que modificarão o seu organismo de alguma forma.

Nós recomendamos o seu uso quando a pessoa faz uso de antibióticos, o que pode modificar a flora intestinal. Se você sentir que a sua imunidade está baixa, também vale a pena comentar com um especialista sobre a hipótese de tomar o probiótico.

Além disso, outras situações são para pessoas que não têm uma boa alimentação ou são frequentemente submetidas a altos níveis de estresse.

Probióticos naturais

Existem diversos alimentos que contêm probióticos e você pode dar preferência em consumi-los em sua dieta. Tudo para aproveitar os benefícios dessas bactérias da maneira mais natural possível.

Dentre eles, o iogurte natural é um dos mais famosos e com maior quantidade de lactobacilos vivos. Além dele, os alimentos fermentados à base de soja, de forma geral, também são ricos em probióticos. Ainda vale citar o chucrute e as bebidas kombucha e kefir.

Melhores probióticos – Principais conclusões

Fizemos uma lista dos 5 melhores probióticos atualmente, considerando a qualidade do produto, a avaliação dos clientes, o preço e a quantidade de cápsulas em cada caixa.

Apesar das nossas recomendações, vale a pena você fazer uma avaliação própria dependendo de quais são as suas prioridades para escolher o produto ideal.

Se você está procurando um probiótico para fazer um uso esporádico, tomar o Probiótico 10-800 mg Sunfood pode ser uma boa opção, porque ele é barato e contém poucas unidades na caixa.

Mas se você tem diferentes problemas e procura um produto que atue na imunidade, no sistema digestivo e até na saúde vaginal, o produto da Garden of Life é o mais indicado. Ou seja, analise o que cada um oferece para entender a melhor opção para você.

De forma geral, nós recomendamos o Probiótico PB8 120 Cápsulas Nutrition Now porque consideramos que ele tem o custo-benefício mais interessante.

Primeiramente, ele é muito bem avaliado pelos consumidores e é um dos probióticos mais vendidos do Brasil. Isso mostra o quanto ele é eficiente, apesar de contar apenas com 14 bilhões de bactérias, o que é um número baixo se o compararmos com outros modelos.

FAQs