18 de August de 2021
Sem respostas

Confira os melhores exercícios para se livrar da ansiedade

A ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso, tudo o que qualquer pessoa já sentiu pelo menos em algum momento da vida.

Esse fato, de ser um sentimento tão natural da vida de muitas pessoas, é o grande fator que torna muito difícil alguém diagnosticar que realmente está passando por um processo de crise ou preocupação excessiva com alguns problemas.

Muitas pessoas quando chegam a passar por uma crise de ansiedade supõem que estão tendo um AVC ou outro problema cardíaco, devido às semelhanças em seus sintomas.

Então vamos aprender mais sobre o assunto e como evitar essas crises com exercícios físicos tão benéficos à saúde física e mental.

A prática de exercícios físicos torna-se muito importante. Seja de forma isolada, seja combinada a tratamentos específicos, ela acaba diminuindo os sintomas e trazendo o bem-estar à rotina.

Veja os benefícios!

Índice

Em que grau de ansiedade estamos?

Nestes últimos dois anos o mundo passou por muitas mudanças e conflitos foram gerados por causa disso, mas como andam a cabeça dos brasileiros?

Segundo pesquisas, quatro em cada dez brasileiros (41%) têm sofrido de ansiedade como consequência do surto do novo Coronavírus.

As mulheres são as mais afetadas: enquanto 49% se declaram ansiosas, 33% dos homens estão lidando com o sintoma no momento.

Os dados fazem parte do levantamento Tracking the Coronavirus, realizado semanalmente pela Ipsos com entrevistados de 16 países.

O índice de 41% ranqueia o Brasil na primeira posição entre as nações mais ansiosas. Em segundo lugar, está o México, com 35%. Com 32%, o terceiro posto vai para a Rússia.

Nossa indicação

A relação entre o exercício físico e o combate à ansiedade e depressão está totalmente ligada ao resultado que ela produz.

O exercício físico além de manter os músculos e articulações sempre tonificadas eliminando a possibilidade de sedentarismo, também auxiliam na produção de endorfina, substância presente no cérebro que é responsável por promover a sensação de bem-estar.

Logo, o que elimina a ansiedade da sua vida é essa substância, que só é produzida quando nos excitamos. O exercício em si, pode não te trazer prazer, mas produz a endorfina, a substância responsável pela sensação boa que você sente após o exercício físico.

Então sempre busque uma atividade que venha te tirar do sedentarismo e produzir essa sensação boa resultado do exercício. Isso irá te manter longe da ansiedade.

Veja as vantagens e desvantagens de se exercitar

Vantagens:

Desvantagens:

Quais os melhores exercícios físicos para eliminar os efeitos da ansiedade?

Os exercícios físicos trazem muitos benefícios, e um deles é auxiliar na eliminação dos efeitos da ansiedade, produzindo a endorfina, substância que vai ajudar o seu corpo a se manter estável, sem as preocupações excessivas que podem causar as crises de ansiedade.

Dentre os melhores exercícios para prevenção das crises de ansiedade estão os exercícios de baixa intensidade como

Sempre priorize ou direcione o seu foco nos exercícios não no número de repetições neste momento, para que os hormônios que o seu corpo precisa sejam produzidos e o efeito seja mais rápido.

Se desligue dos problemas, das preocupações e sinta cada parte do seu corpo durante o exercício.

O melhor exercício segundo especialistas é aquele que te proporciona  prazer, se você não gosta de nenhuma das atividades aqui descritas, não se preocupe, busque alguma atividade que mexa com o seu corpo e produza a sensação boa, que a endorfina produzida te entrega.

Pode ser dançar, praticar trilhas, acampar se deslocando através da caminhada, hidroginástica e outras atividades que te entreguem prazer. Você pode assistir as dicas de exercícios e alongamentos para se manter livre da ansiedade

O que causa a ansiedade?

A ansiedade, é um evento normal produzido pelo corpo, mediante a preocupação com eventos futuros.

É um tipo de adaptação evolutiva que o ser humano encontrou para que sua chance de sobrevivência aumentasse.

Assim, de certa forma um pouco de ansiedade é até benéfico para as pessoas.

Um exemplo é quando estamos organizando uma festa de aniversário, buscamos idealizar tudo o que será necessário para essa festa dar certo. A comida, a decoração, a lista de convidados, etc.

Então começamos a pensar no que poderia dar errado na festa, para buscar a eliminação desse fator tornando a festa perfeita. Mas esta ansiedade do que vai acontecer na festa é boa para sua organização, mas se excessiva pode trazer transtornos.

Há um limite para essa ansiedade “do bem”.

Aliás, muitas vezes é uma linha tênue entre o transtorno e a ansiedade comum.

O sinal de alerta deve ser quando um pequeno evento do dia a dia causa uma ansiedade desproporcional. Isso certamente é um transtorno.

A causa do transtorno de ansiedade não é completamente conhecida.

Quais os fatores de risco podem desencadear o transtorno de ansiedade?

Quais os tipos de ansiedade?

Transtorno de ansiedade generalizada(TAG)

é a combinação de uma preocupação excessiva com o estresse recorrente. Ou seja, a ansiedade passa a interferir na rotina.

Transtorno do pânico

A síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade. Nesse caso, a pessoa sente uma sensação forte de que está prestes a morrer e perdendo o controle. Além disso, a sensação pode ser descrita como um ataque do coração, mesmo que não haja um verdadeiro sinal de perigo.

Fobia social

A fobia social é um dos tipos mais comuns e acontecem sempre quando se está em público.

Além disso, há também outros tipos de fobia, como a claustrofobia, medo de locais fechados, agorafobia, medo de ficar sozinho em locais públicos, aracnofobia, medo de aranhas, tripofobia, medo de buracos, que também fazem parte desses transtornos da ansiedade. No entanto, esses são referentes a objetos, situações e pessoas.

Transtorno obsessivo-compulsivo

Também conhecido como TOC é um distúrbio psiquiátrico. Nesse caso, é o medo de perder o controle ou ser responsável por algo terrível para si ou para os outros, como a culpa. Além disso, é caracterizado por movimentos repetitivos e comportamentos compulsivos.

Transtorno de estresse pós-traumático

O Transtorno de estresse pós-traumático ou TEPT, é causado por um trauma ou evento terrível. Ou seja, a pessoa passa por momentos de confusão e medo, recordando os mesmos sentimentos que sentiu durante o ocorrido.

O que é um ataque ou crise de ansiedade?

É o agravamento dos sintomas que se manifestam através de alguns sinais e sintomas típicos.

Por exemplo, em uma crise de ansiedade é comum sentir o coração acelerado, a respiração fica ofegante, há a sensação de que algo horrível está prestes a acontecer.

Outros sintomas são:

Compreenda melhor o que fazer neste momento.

Como diagnosticar a ansiedade?

A ansiedade deve ser diagnosticada por um psiquiatra devidamente habilitado, por existirem muitos tipos de ansiedade e seus sintomas serem específicos, eles devem ser devidamente estudados pelo profissional para se chegar a um diagnóstico específico. E dessa forma terem a indicação do tratamento correto.

Quais os tratamentos para quem sofre com crises de ansiedade?

Todos os medicamentos devem ser prescritos por um profissional da área e os tratamentos mais usados podem ser os ansiolíticos, antidepressivos e terapia.

Conclusão

Não podemos evitar preocupações e sentimentos naturais do nosso corpo, mas podemos eliminar os efeitos colaterais que ele nos causam, através dos exercícios físicos e do acompanhamento de profissionais especializados.

Então se você busca uma maior qualidade de vida busque um especialista, para que ele venha, faça a sua avaliação psicológica e busque sempre se manter ativo fazendo exercícios e atividades que te proporcionam prazer, isso manterá sua mente e seu corpo sempre saudável.

Os problemas psicológicos são comuns e podem interferir em toda sua vida, então não deixe para depois, busque auxílio o mais rápido possível, em caso de sintomas que interfiram no seu dia a dia, e se mantenha saudável.

Conte conosco para mais dicas!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados