Considerado um método para o tratamento de diversos problemas locomotores, além de uma prática com diversos benefícios para pessoas saudáveis, o Pilates consiste na execução correta de vários exercícios que estimulam o bem-estar e o controle entre o nosso corpo e a mente.
Na maioria das vezes, o Pilates pode ser praticado em qualquer espaço, necessitando apenas de alguns equipamentos adicionais e do próprio peso e equilíbrio do corpo para a execução dos movimentos.
Entretanto, para quem prefere um acompanhamento profissional, já é possível encontrar diversos estúdios da modalidade no Brasil, que tendem a se expandir ainda mais nos próximos anos.
Criamos um guia com todas as dicas que você precisa saber sobre o Pilates, além de uma lista com os 5 principais exercícios que podem ser feitos em casa!
Entenda a razão das práticas no surgimento do Pilates
Da mesma forma que a Ginástica, o Crossfit e a Calistenia, o Pilates também teve o seu ‘pontapé’ inicial na procura pela melhora do condicionamento físico, entretanto, diferente das anteriores, ele teve o seu início na própria Fisioterapia.
Em meados de 1914, ainda durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates precisou de um ‘novo método’ para tratar diversos problemas relacionados aos movimentos do corpo, enquanto atendia pacientes em um hospital onde trabalhava. Com resultados satisfatórios na aplicação dos exercícios, o seu método se tornou o Pilates moderno, da forma que conhecemos hoje.
Atualmente, com a grande repercussão da modalidade, muitas pessoas são indicadas às práticas pelos próprios especialistas da área da saúde, visando a solução e a prevenção de problemas posturais e traumáticos, especialmente na região dos membros inferiores e da coluna. Mas os benefícios do Pilates não acabam aqui, conheça alguns outros antes de começar a praticá-lo.
Os benefícios do Pilates que você precisa conhecer!
Conhecer o motivo da execução dos exercícios do Pilates é indispensável para promover os resultados esperados, visto que essas informações são importantes na hora de entender como efetuar os exercícios de forma correta.
Veja os 4 benefícios mais notáveis para quem faz Pilates:
- 1. Reduz o estresse e traz bem-estar
- 2. Aumenta a resistência e corrige a postura
- 3. Diminui sintomas da ansiedade
- 4. Melhora o sistema cardiorrespiratório
Agora que você já conhece melhor o Método Pilates e seus benefícios, separamos os 5 melhores exercícios para você fazer somente com a bola. Confira!
Os 5 exercícios do Pilates com bola que você pode praticar em qualquer lugar
Ajudando na execução dos movimentos no chão, a bola do Pilates, também chamada Fitball, é uma das principais ferramentas do método, capaz de equilibrar o corpo em posições específicas e atuar em membros específicos para alcançar os resultados necessários. Entenda cada um dos principais movimentos que existem com este acessório.
1. Prancha lateral: core e abdômen
O primeiro exercício deve ser realizado com a bola sob o tronco, em posição lateral e com uma das pernas e um dos braços estendidos para o alto, enquanto os outros apoiam o corpo no chão.
Permaneça nessa posição por cerca de 40 segundos, após isso, vire para o outro lado e repita o exercício, em até 3 séries com intervalos de 1 minuto entre cada uma delas.
2. Abdominal com bola: abdômen e inferiores
O abdominal com bola é um dos exercícios mais fáceis e práticos do Pilates. Deite com a lombar apoiada sobre a bola e mantenha os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus. Equilibre-se e execute o levantamento do tronco com as mãos fixas atrás da cabeça. Repita esse exercício em duas a três séries de 10 repetições.
3. Elevação de quadril com o pé na bola
Esse exercício trabalha a mobilidade do quadril e do abdômen. Mantenha um dos pés na bola, com o joelho flexionado em 80 graus. Eleve o quadril com os braços fixos e apoiados no chão. Eleve uma das pernas para o alto e depois retorne à posição inicial.
Realize esse mesmo movimento com a outra perna e repita-os em 3 séries de 5 repetições cada.
4. Elevação de quadril com apoio do tronco
Para fortalecer o quadril, glúteos e inferiores, esse exercício é o ideal. Apoie a parte superior do tronco na bola, mantenha os pés firmes no chão e eleve o quadril até a altura dos joelhos. Após isso, retorne o tronco à posição inicial e refaça o movimento.
Repita o exercício em 4 séries de 5 repetições cada.
5. Flexão de braços com a bola
Bem parecida com a flexão de braços comum, a flexão do Pilates tem o apoio da Fitball. Para realizá-la, mantenha os dois pés sobre a bola, levemente espaçados, e estenda os braços para elevar o tronco até a mesma altura do acessório.
Volte o tronco à posição inicial, sem tirar os pés da bola, e repita o mesmo movimento. Execute 5 repetições em cada série. Utilize o intervalo de 3 séries com 1 minuto de descanso entre cada uma delas.
Conclusão
Agora que você sabe como o Pilates atua, quais são alguns dos principais benefícios de praticá-lo e como começar utilizando um dos acessórios mais comuns da prática, basta incluir essa modalidade na sua rotina e estimular uma boa postura e um melhor condicionamento físico para o seu corpo e mente!