O que é, como escolher e onde comprar a espirulina?

Considerada por muitos biomédicos como um “superalimento”, a Spirulina é um dos principais suplementos alimentares disponíveis no mercado. Assim como a própria Chlorella, o seu uso é embasado em diversos estudos científicos que asseguram a sua eficácia no organismo humano (embora ainda não haja comprovação da comunidade científica acerca dos resultados entregues por ambos os componentes).

De forma contrária ao que muitas pessoas imaginam, a spirulina não é considerada um composto medicamentoso; por mais que atue, diretamente no corpo humano, como um ótimo recurso na manutenção orgânica e na prevenção de doenças crônicas, exemplificando a desregulação da pressão arterial e da diabetes (problemas de alta incidência em todo o mundo). Por conseguinte, ela pode ser considerada uma das principais recomendações dos profissionais nutricionistas e nutrólogos, muitos deles com a sua própria defesa no que diz respeito ao uso desses agregadores.

Além de todas essas informações iniciais, é relevante saber que a espirulina é uma cianobactéria fotossintética nutracêutica, com vários componentes relevantes e vendida em distintos formatos (com finalidades específicas) para quem busca consumi-la, como em cápsulas, barras e mesmo em pó. Saiba um pouco mais sobre esse importante suplemento e sobre as nossas recomendações!

Recomendações

A espirulina é um ótimo suplemento alimentar, capaz de melhorar o desempenho do nosso organismo através das suas várias propriedades químicas, consoante com os oito aminoácidos essenciais presentes na sua composição: Leucina, Isoleucina, Fenilalanina, Metionina, Valina, Lisina, Treonina e o Triptofano — responsáveis pelo bom funcionamento do corpo e que não são produzidos por nosso organismo —.

Além disso, este suplemento também é rico em Ferro, Vitaminas e outros componentes, capazes de melhorar o sistema imunológico, controlar e prevenir anemias e atuar no bem-estar geral. Todos esses benefícios em um único microorganismo: que possui até 70% de proteína natural.

Mas como comprar um bom produto para obter os resultados que você necessita? Trouxemos, em destaque, as nossas 3 recomendações de compra mais relevantes. Veja abaixo!

Escolha Premium

Para ter uma boa experiência com a espirulina, o Vegan Protein pode ser a melhor opção quando se trata de uma suplementação completa, totalmente vegana e enriquecida de vitaminas (sem o sabor ruim de suplementos comuns). Todos os ingredientes utilizados trazem o que o corpo necessita para um desenvolvimento saudável, sem deixar de lado o sabor atrativo e suave proporcionado pela Stevia.

Nossa recomendação

Para quem prefere uma maior liberdade no uso da espirulina, a opção em pó pode ser a melhor alternativa, possibilitando a realização de uma gama de preparos: em batidas, sucos e alimentos frescos, como as próprias frutas. A desvantagem dessa opção é ter que lidar com o sabor forte da spirulina pura.

Melhor para o seu bolso

Vendido em embalagens de 60 comprimidos, este produto traz as cápsulas com todos os benefícios nutricionais e imunológicos oferecidos pela cianobactéria. Por conter outros componentes, não é considerado totalmente puro, mas ainda pode ser uma alternativa para comprar a spirulina a um preço acessível.

Itens que também podem interessar:

Considerando a utilidade da composição nutricional da Spirulina, é bastante comum utilizá-la com diversas finalidades, o que faz com que o mercado desenvolva produtos cada vez mais variados, como é o caso das barras nutricionais, cápsulas, tabletes e o próprio pó “in natura” da spirulina.

Diante de todas as opções de produtos à base de espirulina que separamos nos nossos destaques, trouxemos mais algumas opções de compra que podem ser interessantes para você; confira a lista!

Melhores espirulina

Índice

Mini Guia de Compra

Ainda que a Espirulina seja considerada um dos “Superalimentos” mais importante atualmente, assim como ocorre com a Clorela e com outros componentes naturais, ela já era amplamente utilizada pelos próprios Astecas, que a colhiam na superfície dos lagos e faziam o processo de secagem natural, ao sol. Após esse processo, esses povos a consumiam como parte da alimentação nativa.

Após o lançamento de diversos artigos acadêmicos, já embasados nesses conhecimentos dos povos antigos, a cianobactéria unicelular Spirulina passou a ser considerada por muitos profissionais como um dos melhores recursos para a boa nutrição humana, o que fez com que o seu cultivo fosse iniciado em 1962. A sua cor azul-esverdeada se deve a sua função fotossintética, relacionadas à ficocianina (pigmento azulado) e à clorofila do tipo A, que traz o pigmento verde. O seu nome surgiu do formato anatômico da célula, em forma de espiral.

Consoantes com a maioria das pesquisas que surgiram sobre o consumo desta bactéria, os benefícios se tornaram ainda mais claros para nutrologia, dentre os quais estão os 9 aminoácidos essenciais, os lipídios, vitaminas e principalmente o Ferro, que é encontrado em maior concentração que no próprio feijão orgânico que costumamos consumir. Livre de glúten, ela também é indicada para dietas, visto que é rica em carboidratos, antioxidante e fenilalanina, responsável por promover a sensação natural de saciedade.

Posto que não há consenso, no rigor científico internacional, sobre a eficiência da spirulina para indicações amplas de nutricionistas e médicos, os estudos que já surgiram trazem uma ótima margem de confiança sobre as suas propriedades para nós, o que permite que a interpretação dos profissionais adequem o seu uso para as nossas necessidades diárias como suplemento alimentar. Mas antes de adquirir o melhor produto para o seu consumo, é indispensável considerar todas as especificações de cada uma das opções disponíveis, visando a melhor adaptação do seu organismo para obter os resultados que você precisa!

Vegan Protein Greens Eat Clean 450g - O suplemento verde completo para a sua dieta nutricional

Bem avaliada no Brasil, a Eat Clean é uma empresa que produz suplementos alimentares à base de alimentos 100% naturais e puros, estimulando o uso prático e acessível dos superalimentos para o bem-estar corporal. Além de pastas, manteigas e snacks, os suplementos “mix” são os produtos mais práticos para quem quer melhorar a alimentação e evitar os produtos industrializados do mercado.

A espirulina é uma ótima proteína neste sentido, mas o seu uso com outros componentes nutricionais pode trazer ainda mais benefícios para quem está em busca de uma dieta completa. O Vegan Protein Greens foi desenvolvido à base de Ervilha, da Couve-flor, da Maca Peruana e da spirulina, o que torna este suplemento um dos mais enriquecidos do mercado, muito além do uso isolado da Espirulina como fonte protéica.

Produzido com uma mistura de alimentos verdes, este composto tem boa parte das vitaminas do grupo B: Tiamina, Riboflavina, Niacinamida, Piridoxina Hcl, Ácido Fólico, Cianocobalamina e Biotina. Além disso, ele tem uma enorme vantagem com relação aos suplementos comuns: contém a Stevia Rebaudiana Bertoni (Planta originária da América do Sul, com sabor até 300 vezes mais doce que os compostos da cana-de-açúcar e zero caloria), o que torna o seu uso diário mais agradável.

Muito recomendados por nutricionistas de todo o mundo, os alimentos verdes podem suprir as necessidades fisiológicas de boa parte do organismo, principalmente quando não planejamos a nossa alimentação e deixamos os componentes mais importantes em menor quantidade que o necessário, especialmente o Zinco e o Selênio. Para quem busca acrescentar a prática de exercícios físicos à dieta, ele também contém BCAA (Suplemento alimentar com os três aminoácidos essenciais: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina), que pode turbinar o seu dia e auxiliar na recuperação e tonificação muscular.

Se você quer obter uma dieta completa, sem utilizar a espirulina em maior concentração, esta é a nossa melhor indicação de compra!

Spirulina Orgânica Powder 113g Now Foods - A Espirulina em pó com o melhor custo-benefício do mercado

A Now Foods já é uma empresa bastante conhecida pelos seus suplementos totalmente orgânicos, bem embalados e com certificações internacionais de qualidade. A Spirulina Powder é a melhor indicação para quem prefere um composto puro para acrescentar nas receitas de bebidas e alimentos, além de ser uma das únicas opções de venda do produto em pó no Brasil. Para alcançar todas as necessidades, a marca também desenvolveu o seu produto em tablets, que citaremos nesta lista.

Uma exigência indispensável para o cultivo da Spirulina é ter um clima favorável para a sua disseminação, já que esta é uma cianobactéria fotossintética (obtém toda a sua nutrição através do calor e da luz do sol). A depender das condições proporcionadas para as suas cepas, elas podem ou não crescer com qualidade, impactando no nosso consumo. Mas a última etapa também é totalmente relacionada com a preservação dos seus principais compostos, tornando-a mais pura ou processada ao longo do tratamento.  Isso nos leva a considerar o pó de espirulina como uma das melhores opções de compra na relação custo-benefício do mercado, tendo em vista a presença da maior parte dos seus componentes, que geralmente são perdidos no caso dos produtos em tabletes.

Este pote tem 113 gramas de spirulina, livre de glúten e totalmente orgânica. Para obtê-la assim, é necessário retirá-la do ambiente de cultivo e fazer todo o processo de secagem ao calor; o que é mais um diferencial deste formato. Quando processada ou prensada, a espirulina sofre uma maior exposição a agentes externos (como metais pesados e outros).

Ela também vem muito bem embalada e pode ser utilizada em chás, batidas e sucos de distintos sabores (segundo a sua melhor adaptação), além do uso nos alimentos que já preparamos no dia a dia. Com uma alta concentração de ferro, potássio e cálcio, ela é ideal para a prevenção e o tratamento da anemia, que traz como principais sintomas a fraqueza e o cansaço.

Spirulina - Soulife (60) - O suplemento de spirulina com o melhor preço

Buscando produzir suplementos alimentares mais práticos e econômicos, a Soulife, localizada em Minas Gerais, traz diversos nutrientes orgânicos em cápsulas. Com toda a qualidade exigida pelas normas nacionais, a marca também produziu o composto com espirulina, em uma embalagem simplificada.

Um dos maiores benefícios de adquirir a spirulina em cápsulas é a forma de liberação da substância do organismo. Logo após a execução de exercícios físicos, o nosso corpo gera uma alta concentração de radicais livres (como reação metabólica natural), responsáveis pelo estresse oxidativo que precisa ser eliminado pelas substâncias saudáveis (antioxidantes). Neste caso, o uso de cápsulas pode controlar a absorção dos componentes e proporcionar a diminuição adequada e prolongada da oxidação. As cápsulas também não possuem sabor (já que estão revestidas) e são mais práticas para a suplementação diária.

No caso dos produtos da Soulife, as cápsulas de Softgel permitem uma melhor biodisponibilidade para o sistema digestivo, possibilitando mais eficiência dos compostos ativos quando absorvidos, e uma proteção adicional contra agentes externos ao produto, como a própria deterioração ou a incidência da luz, que atingem a eficácia da espirulina.

Por todos esses motivos este é o produto perfeito para quem quer aprimorar a dieta, investindo em uma nutrição de qualidade através de um suplemento alimentar. A spirulina também traz uma sensação de saciedade e uma maior ação da enzima LPL, que auxilia na manutenção da boa alimentação e na quebra da gordura acumulada nas regiões mais difíceis do corpo. Os seus resultados são ainda mais atenuados com a prática de exercícios físicos.

Now Foods Comprimidos de espirulina orgânica - Acrescente a suplementação na sua rotina de forma prática

Uma das dificuldades mais frequentes de quem precisa suplementar a alimentação com a espirulina é enfrentar o sabor desconfortável que ela deixa na boca. Isso pode levar muitas pessoas a rejeitarem esse produto logo no início do uso, deixando de lado os seus benefícios. Para minimizar ao máximo esse problema, algumas marcas criaram a spirulina em cápsulas, que são mais práticas para o consumo e podem garantir a quantidade ideal de proteínas e vitaminas para o seu dia.

A Now Foods é uma empresa em toda a conformidade com os órgãos brasileiros de controle, especialmente a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que permite uma melhor verificação de procedência dos seus componentes químicos e biológicos. O frasco vem com 180 cápsulas de Spirulina platensis, em altos índices de Ácido gamalinolênico (mais conhecido como Ômega-6), que diminui os níveis de inflamação do corpo, além de diversas vitaminas, minerais e os 9 aminoácidos essenciais que o nosso organismo necessita.

Se você quer iniciar a suplementação com a espirulina para melhorar a prática de esportes, prevenir a anemia ou auxiliar no emagrecimento, este frasco pode ser a melhor recomendação, tendo em vista a praticidade de levar os seus suplementos sempre com você e evitar o paladar mais característico do produto em pó. Por outro lado, o seu preço um pouco mais alto pode não compensar se você já está acostumado com o uso da spirulina em bebidas ou nos lanches diários, sem se incomodar com o seu principal ponto negativo.

Spirulina Premium 200 tabletes Pura vida - A espirulina produzida através do cultivo em nascentes alcalinas

Ao contrário do que muitas pessoas observam, a forma de produção da spirulina incide diretamente sobre o tipo de suplemento que você irá consumir. Assim como todos os produtos orgânicos obtidos da natureza, o cultivo de um bom alimento advém de práticas ecológicas e cuidadosas, o que não difere para esta cianobactéria, que necessita das condições perfeitas para se disseminar. A Pura Vida aposta em uma política de acompanhamento ponto-a-ponto dos seus produtos, destacando a origem de cada um deles. A spirulina que compõe os tablets do suplemento são obtidas através do “cultivo limpo”, em nascentes de água filtrada e alcalina da Mongólia.

O selo de produto orgânico do Brasil é uma das características da sua embalagem, que acompanha 200 cápsulas de spirulina pura. Neste ponto, uma desvantagem significativa com relação a outros produtos da nossa lista é a presença de cápsulas comuns duras, que ao contrário do Softgel, costumam ser mais difíceis de engolir e possuem menos biodisponibilidade, além de uma ação menos eficiente no sistema digestivo e um sabor mais forte. Entretanto, por esse mesmo motivo, ela traz a total pureza dos componentes químicos da microalga e 100% da sua composição.

Crispies de Quinoa & Mix de Sementes Sabor Spirulina & Ervas Flow Foods 25g - O mix de energia para os intervalos do seu dia

Seja antes ou depois do treino, entre uma refeição e outra ou mesmo como sobremesa, os crispies com espirulina são ótimas alternativas para consumir alimentos naturais e saudáveis no lugar dos lanches industrializados. Além de ter um sabor muito mais atrativo para quem nunca experimentou a espirulina, ele é composto por diversas vitaminas e proteínas orgânicas para o bom funcionamento do seu corpo. Para quem está fazendo alguma dieta restritiva, ele pode trazer saciedade e substituir as famosas barras cheias de colesterol ou os salgados com corantes artificiais e sódio.

Produzidos para trazer todas as suas necessidades nutricionais de forma compacta, os crispies da Flow Foods é uma boa compra, regulando a sua dieta, eliminando a oxidação e promovendo mais energia para a sua rotina, tudo de forma completamente natural. A união com outros ingredientes proporcionam um sabor atrativo, que aprimora a sua experiência com a espirulina e aproveita para acrescentar outros nutrientes, como a quinoa, as sementes de girassol, as sementes de abóbora e um mix de ervas verdes, como orégano, tomilho, manjerona e manjericão, também para melhorar a digestibilidade.

Além de não possuírem conservantes ou glúten, os crispies da Flow fica ainda mais rico em proteínas saudáveis, magnésio, cálcio, ferro e zinco, que melhoram o sistema imunológico e ajudam a corrigir os principais problemas de imunossupressão. As sementes de girassol também acrescentam um mix especial de gorduras insaturadas, como o ômega-3 e ômega- 6, para a prevenção de doenças cardiovasculares e o controle do colesterol. O produto contém 25 gramas e vem muito bem embalado.

Guia do comprador

Muito utilizada atualmente, a espirulina se tornou alvo de várias pesquisas científicas em diversos países (especialmente nos Estados Unidos e na China). Boa parte delas aprovam os benefícios  nutricionais para o nosso organismo, disseminando as vantagens oferecidas por esta microalga para a manutenção das nossas células. O fato é que ainda há muitas discussões sobre os seus benefícios no corpo humano, o que provoca o surgimento de alguns mitos sobre o seu uso para finalidades específicas.

Spirulina é o nome científico dado a um grupo de cianobactérias (bactérias primitivas), que possuem a forma anatômica em espiral, com capacidade de se proliferar na água — em climas favoráveis — através do processo de fotossíntese, obtendo a sua energia através do oxigênio e da luz solar. Por estas principais características, elas também são chamadas de microalgas, embora não façam parte do gênero. A sua presença é sempre marcada por uma cor verde-azulada, que representa as suas duas principais substâncias (Clorofila e a Ficocianina).

A spirulina foi muito utilizada pelos povos astecas, como parte da sua dieta nutricional, e hoje é conhecida popularmente como um “superalimento”, ou “Alimento do futuro”: sobretudo por ter em sua composição cerca de 70% de proteínas. Por possuir muitos nutrientes e uma alta capacidade imunomoduladora (Para o sistema imunológico), a espirulina é utilizada pela NASA (Agência Espacial Americana) para a dieta dos astronautas em missões espaciais. Além de ser utilizada na composição alimentar de pessoas com problemas nutricionais, na África. Tudo isso torna a espirulina um dos nutrientes mais relevantes para os dias de hoje, assim como a Chlorella.

Tendo em vista todos os seus benefícios, é comum encontrar “plantios” de espirulinas em todo o mundo (conforme as características climáticas), realizados desde formas artesanais até a produção industrial. Isso implica em diferenças impactantes no preço e na qualidade do produto final, o que exige uma boa escolha de compra! Veja algumas dicas sobre como escolher a sua melhor espirulina e como ela pode ser útil para o seu bem-estar!

1.0 Como escolher um produto de qualidade?

Adquirir um suplemento de qualidade exige a busca de algumas especificações, que podem garantir a sua boa experiência na hora do uso (que costuma ser diário). Fazer isso vai te entregar todos os componentes corretos para a sua dieta e assegurar que você estará consumindo-os de forma segura.

Especialmente se tratando da spirulina, saber qual é o produto perfeito vai fazer um grande diferencial, já que costumam variar bastante conforme a marca, o fabricante e o formato à venda. Por esse motivo, antes de sair comprando qualquer suplemento, tenha em mente algumas dicas que separamos abaixo!

Considere como ela foi fabricada!

Embora pareça desnecessário (como ocorre com muitos outros produtos), a forma de produto de um suplemento indica diretamente a sua qualidade para consumo. Com a spirulina não é diferente; Dependendo de como se deu o seu crescimento, você pode sim ter um suplemento de má origem.

As espirulinas produzidas nas indústrias costumam ter uma qualidade inferior aos produtos desenvolvidos de modo artesanal, uma vez que são deixadas em grandes tanques ao ar livre (sujeitas ao contato com impurezas) e não recebem os cuidados minuciosos quanto ao seu desenvolvimento, além de estarem em maior contato com metais pesados, como é o caso do chumbo.

O cultivo artesanal da spirulina (geralmente realizado em áreas distantes da zona urbana — incluindo a sua poluição ) é uma grande vantagem para quem quer um bom suplemento, por tanto, sempre dê preferências para estes produtos!

Decida entre praticidade ou dedique mais tempo para cuidar da saúde!

A spirulina também é encontrada em diversos formatos, como é o caso das cápsulas, dos tablets, das barras e do pó cru. Dependendo do que você necessita, um deles pode ser o mais acessível para você!

O pó é geralmente utilizado em bebidas ou nas refeições diárias, em receitas diversas que podem se encaixar na sua rotina. Mas comprá-lo pode exigir mais tempo para fazer seu preparo no dia a dia, já que o seu sabor costuma ser bem forte (e poucos aceitam o seu uso diluído apenas em água).

Já as cápsulas podem ser mais práticas e rápidas, com as mesmas propriedades (pois são feitas com o pó da spirulina prensado), o que não isenta totalmente o sabor pouco agradável. Já as barras são ótimas para levar o seu suplemento sempre com você, principalmente para os atletas.

Como fugir do sabor de peixe?

O sabor forte de peixe cru é uma verdade frequente para quem consome spirulina, o que faz com que muitas pessoas deixem de utilizar o suplemento. Ele pode ser pouco perceptível quando utilizado em misturas, mas se você quer fugir definitivamente dele, invista em produtos como a espirulina azul ou nas barrinhas nutritivas (que costumam vir acompanhadas de outros componentes). A Stévia também é uma boa saída para “amenizar” o sabor marcante da spirulina verde.

2.0 Como usar a espirulina?

Antes de tudo, o primeiro passo para fazer o uso de qualquer suplemento alimentar é buscar a orientação de um profissional, que deverá indicar a sua necessidade e recomendar (ou não) o uso da spirulina para a sua dieta. Vale salientar que caso utilizada de forma errônea, ela também pode apresentar efeitos colaterais indevidos, como problemas gastrointestinais e alergias. Por esse motivo, sempre mantenha as indicações do seu médico ou nutricionista, adequando o uso do suplemento quando necessário.

Veja mais informações aqui: 10 Receitas Com Spirulina

Conclusão

Após conhecer todos os benefícios da spirulina, assim como os melhores produtos disponíveis no mercado, basta fazer a sua melhor escolha através do nosso guia de compra e aproveitar todas as vantagens desse importante suplemento.

O que achou das nossas sugestões? Gostou dos melhores suplementos de spirulina? Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

Para ter uma boa experiência com a espirulina, o Vegan Protein pode ser a melhor opção quando se trata de uma suplementação completa, totalmente vegana e enriquecida de vitaminas (sem o sabor ruim de suplementos comuns).

Dentre todos os produtos que já apresentamos em detalhes na nossa lista, a espirulina azul é uma das melhores recomendações. Especialmente se você não se adequar ao sabor e cheiro fortes da spirulina verde.

Antes de tudo, o primeiro passo para fazer o uso de qualquer suplemento alimentar é buscar a orientação de um profissional, que deverá indicar a sua necessidade e recomendar (ou não) o uso da spirulina para a sua dieta.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados