Calistenia: o que é e como são praticados os exercícios de força

by Romildo Roberto

Classificada como uma modalidade de exercícios ginásticos de alta resistência, a Calistenia é um tipo de atividade física que foca no desempenho máximo dos músculos, no equilíbrio da mente e na evolução gradativa do condicionamento físico.

Nascida em meados do século 19, na França, a Calistenia foi criada através de técnicas fisiológicas para tirar os músculos da inércia, sem praticar os movimentos com os quais já estamos acostumados na nossa rotina.

Sem exigir nenhum equipamento de peso externo, ela é baseada na total autonomia corporal, o que significa que você utiliza o seu próprio peso para praticar a resistência e a hipertrofia dos músculos. Esse detalhe torna a atividade ainda mais famosa para as pessoas que não gostam de se sentirem “presas” aos ambientes fechados das academias de musculação.

Praticada geralmente em locais públicos, como nos parques e praças, a Calistenia já é um esporte conhecido mundialmente, inclusive por meio de competições internacionais de força e flexibilidade, como o Arnold Calistenia e Street Workout South America, que reúne pessoas de todos os países da América do Sul para demonstrações desse esporte de rua.

Se você ficou interessado em saber como esses exercícios atuam no seu corpo, como dar os primeiros passos e quais são os cuidados necessários para treiná-los de forma segura, separamos dicas imperdíveis neste artigo. Saiba mais!

Os 5 benefícios mais relevantes da Calistenia

Assim como na execução de qualquer outro esporte de alto impacto, a Calistenia movimenta o corpo para estimular ganho de resistência e saúde para o tecido muscular, embora tenha exercícios bem diferentes de algumas outras práticas de atividade física, as quais já estamos acostumados, como treino de cardio, por exemplo.

Saindo da linha estética, que vem como uma das consequências da prática do esporte, a saúde e a qualidade de vida são completamente impactadas pela adaptação do corpo à atuação calistênica.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela BBC Brasil, esse novo “esporte contemporâneo” compõe histórias de superação, diversão compartilhada e saúde.

Veja quais são os 5 benefícios mais relevantes da Calistenia para o nosso corpo!

1. Força e resistência em todos os músculos

Diferente da musculação comum, em que os exercícios são voltados a equipamentos móveis, a Calistenia é “improvisada”, para ser praticada em qualquer lugar, não à toa, é conhecida como um esporte de rua simples e prático.

Em consequência dos exercícios amplos e de longo alcance, ela consegue atuar em quase todos os músculos do corpo em simultâneo, ao contrário dos movimentos localizados da musculação com mecanismos de peso, praticados nas academias.

2. Ajuda a perder peso

Com uma altíssima taxa de perda calórica, a prática da Calistenia de forma correta também ajuda a diminuir a gordura corporal, modelar o corpo e promover ganho muscular.

A relação é bastante simples: quanto mais intensos os exercícios, mais calorias serão perdidas na sua execução e mais massa magra será adquirida. Com o passar do tempo, vai ficando cada vez mais fácil perder peso e adquirir músculos, além de equilíbrio e bem-estar.

Vale lembrar que aliada a uma boa dieta e ao acompanhamento de um especialista, os resultados obtidos com a Calistenia serão potencializados, de forma segura e adequada para cada caso.

3. Mais flexibilidade e uma postura corporal adequada

A baixa flexibilidade corporal é uma das maiores vilãs da falta de mobilidade corporal. Mesmo com um bom condicionamento físico, músculos “enrijecidos” diminuem a nossa capacidade motora e limita os movimentos dos nossos membros. Esse problema se intensifica ainda mais quando precisamos fazer movimentos incomuns, quando geralmente percebemos a incapacidade.

A calistenia, além de promover a hipertrofia, também aumenta a flexibilidade, deixando o nosso corpo menos suscetíveis a lesões, ao estresse muscular e a deformações gradativas.

Relacionada à flexibilidade, a boa postura corporal também é trabalhada nos treinos de força do esporte, diminuindo dores provocadas pela movimentação incorreta dos músculos e ossos, especialmente de regiões como a coluna vertebral e a bacia.

Ademais, trabalhar a prevenção de doenças por sobrecarga e desvios também é função dessa modalidade ginástica.

4. Equilíbrio entre o corpo e a mente

Se exercitar com frequência é tarefa indispensável para quem quer ter corpo e mente equilibrados. O grande crescimento de doenças psicossomáticas prova o quanto a falta de atenção com a saúde emocional pode prejudicar o nosso físico.

A Calistenia, como quase todas as modalidades de atividade física, exige concentração plena na execução dos seus movimentos, ajudando a controlar a postura durante a respiração e ensinando como a força pode se tornar o caminho para a consciência de tempo e espaço, a partir dos seus exercícios e das sensações humanas.

De acordo com os médicos especialistas, os esportes também atuam na eliminação de substâncias fisiológicas importantes para a manutenção do nosso humor, como é o caso da endorfina e da serotonina. Além dessas, o nível de concentração adequado de outros químicos pode diminuir a ansiedade, o estresse e até tratar problemas como a depressão.

Bem-estar, autoestima e foco são alguns dos benefícios desse cuidado.

5. Diminui o risco de doenças crônicas

Os movimentos calistênicos, também ajudam na prevenção e no tratamento, das principais doenças crônicas relacionadas ao sistema cardiorespiratório, provocadas principalmente pelo sedentarismo.

Quando praticado sob orientação de um especialista, a prática do esporte reduz a pressão sanguínea em repouso, aumenta a capacidade do sistema pulmonar e cardíaco e diminui os índices de colesterol ruim. Isso diminui em até 50% os riscos de ter AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, câncer e dentre diversas outras doenças.

Principais cuidados ao praticar

Os principais cuidados ao praticar a Calistenia é se atentar para a execução correta dos exercícios, entendendo todos os limites do seu corpo e utilizando métodos de desenvolvimento gradativo. Estar sempre sob a supervisão de um médico e com o acompanhamento de um profissional de Ed. Física também é muito importante.

Para garantir o melhor equilíbrio nutricional, a visita rotineira a um nutricionista também pode diminuir o risco de lesões e outros contratempos, tornando o esporte ainda mais seguro e produtivo para a sua estética e saúde!

Conclusão

Entender o que é e como a Calistenia é praticada é um passo primordial para incluir o esporte no seu dia a dia. Agora que você já sabe quais são as vantagens dessa atividade física e como praticá-la com segurança, aproveite as nossas dicas e torne os seus hábitos mais saudáveis com os treinos.

Leave a Comment