Afinal, o que procurar ao comprar uma Mini Band? Entenda!

by Carlos Eduardo Carvalho

Acessórios populares na prática de vários exercícios físicos, com as Mini Bands é possível tonificar e aumentar a resistência das pernas, braços e glúteos em treinos de funcional, crossfitmusculação e yoga.

Porém, para ter bons resultados é preciso ficar atento a alguns detalhes. Por exemplo, como você provavelmente já deve saber, existem diferentes tipos de mini band e cada uma garante um resultado diferente, de acordo com o seu objetivo de treino.

Neste caso, para obter o resultado esperado, é muito importante que você conheça as características técnicas que diferenciam um modelo de outro.

Pensando nisso, e para ajudar você nessa escolha, selecionamos os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar a mini band ideal.

Vamos lá?

O que é uma mini band?

Bom, resumidamente, a mini band nada mais é do que uma faixa elástica circular com dimensões pequenas utilizada, principalmente, para exercícios funcionais, de reabilitação e de tonificação muscular.

Criado na Rússia ainda no começo dos anos 1950 este acessório foi feito pensando em atletas que estão em fase de recuperação muscular, articular e dos tendões.

No entanto, atualmente, este item já é utilizado em treinamentos funcionais e em salas de academia. Isso porque, além de ser prática e acessível, a mini band pode turbinar o treino.

E diferente de outros itens projetados para academia, uma das principais características das minis bands é a sua resistência, que é progressiva, aumentando conforme a faixa é esticada com a força do próprio corpo.

Basicamente, é como se fosse um exercício de musculação , mas os pesos são substituídos pelo peso do corpo de cada pessoa e potencializado pelo uso das bands.

Para que servem as Mini Bands?

As Mini Bands hoje podem ser usadas nos exercícios para fortalecimento e tonificação das pernas, braços, glúteos e abdômen. Por isso, são indispensáveis em treinos funcionais e de musculação.

Considerado um acessórios muito barato e fácil de usar, essas faixas elásticas servem também para fazer alongamentos nas práticas de YogaPilates.

Além disso, este acessório também pode ser útil para exercícios de reabilitação de lesões musculares. Outro grande benefício das mini bands é que elas são compactas e você pode carregar para a academia, viagens e parque.

E sim, o uso das mini bands é indicado para praticamente qualquer pessoa, de diferentes idades e condicionamento físico. Porém, para aproveitar seus benefícios, quem está pensando em comprar uma mini band, deve saber que cada modelo proporciona um resultado diferente.

Neste caso, é importante conhecer os principais pontos de cada modelo. Pensando nisso, e para te ajudar, no próximo tópico te mostraremos o que você procurar ao comprar uma mini band.

Afinal, o que procurar ao comprar uma Mini Band? Principais critérios de Compra!

Dimensão

Bom, o primeiro ponto que você deve observar antes de comprar a sua mini band é, sem dúvidas, a dimensão da faixa elástica. Isso porque como você já deve saber, existe uma variedade enorme de modelos.

Em geral, os tamanhos das faixas elásticas são definidos de acordo com o grau de dificuldade e resistência, mas como isso não é uma regra é preciso que você conheça as medidas da mini band antes de comprá-la, já que isso terá reflexo na prática da atividade física.

Atualmente, você poderá encontrar modelos de mini band com grau de resistência baixo que medem, em geral, 25cm de comprimento, 5cm de largura e 0,5cm de espessura.

Uma mini band com grau de resistência maior, em contrapartida, pode medir cerca de 60cm de comprimento, 7cm de largura e 1,5cm de espessura.

Material

O próximo ponto que você deverá analisar antes de comprar uma mini band é o material que compõe o acessório. Atualmente, no mercado, você poderá encontrar modelos de mini band confeccionados em tecido, borracha ou látex.

Neste caso, o importante é que você entenda que os modelos em borracha apresentam maior dureza e resistência, enquanto os modelos de látex possuem maior elasticidade e flexibilidade. E ambos podem estourar devido ao uso.

Já as de tecido – como as nossas da Sport Elements -, são mais maleáveis e elásticas, têm maior durabilidade, não enrolam ou grudam no corpo com a transpiração. Trazendo mais conforto e segurança no seu treino.

Grau de resistência

Ponto que varia de um modelo para o outro e é indicado em quilos, o grau de resistência é um outro ponto que precisa ser analisado no momento da compra.

Característica ligada também ao tipo material utilizado, atualmente, os modelos mais leves apresentam grau de resistência de 2,5Kg enquanto os modelos podem apresentar grau de resistência de até 12Kg.

Neste caso, quanto maior o peso/ grau de resistência da mini band, mais desafiadora será a execução dos exercícios.

A nossa recomendação é que você sempre comece a praticar atividade física com um modelo com peso menor e vá evoluindo gradualmente.

Cor

Diferente de muitos acessórios utilizados para treinos, nas mini bands, cada cor representa um grau de dificuldade diferente, sendo cores claras mais leves e cores escuras mais pesadas.

Da mais leve a mais pesada, em ordem crescente, por exemplo, estão as faixas elásticas nas cores amarela, vermelha, verde, azul, preta, prata e dourada, sendo as últimas utilizadas por atletas com alto desempenho.

Claro, apesar dessa organização por cores, saiba que a característica também não é um padrão. Nesse sentido, sempre cheque o peso e nível de dificuldade do modelo, de acordo com o fabricante.

Kit

Por último, mas não menos importante, avalie como você irá usar a mini band, em que partes do corpo e com qual intensidade em cada uma delas.

Isso porque hoje em dia você pode comprar a mini band de duas formas: unidade ou kit. Neste caso, a sua decisão aqui vai influenciar diretamente no resultado do seu treino.

O importante é que você entenda que uma mini band apenas pode ser funcional para trabalhar uma parte específica do corpo e não ser suficiente para um treino completo e progressivo, por exemplo.

O kit, em contrapartida, costuma ser a opção mais rentável e eficaz, já que inclui de três a cinco mini bands com graus de dificuldade diferentes. Portanto, pense também neste ponto antes de realizar a compra.

Exercícios com Mini Bands: Conheça 5 exercícios simples e eficientes

Conclusão

A mini band é um acessório realmente muito versátil. Ideal para quem deseja praticar atividade física respeitando os limites do corpo e fortalecendo tanto os músculos, quanto às articulações, tendões e ligamentos.

Além disso, como também foi possível perceber, uma mini band pode ser usada em uma grande variedade de exercícios, e você pode treinar em casa ou em uma academia de ginástica.

Acontece que existem diferentes tipos de mini band e cada uma garante um resultado diferente, de acordo com o seu objetivo de treino. Neste caso, para obter o resultado esperado, é muito importante que você conheça as características técnicas que diferenciam um modelo de outro.

Para finalizar, é importante frisarmos que nossas mini bands fitness possuem uma das melhores qualidades do mercado. Além disso, focamos não apenas em criar os melhores produtos, mas também em ajudar o nosso planeta.

Tem dúvidas, críticas ou elogios? Deixe nos comentários.

 Até a próxima!

Leave a Comment