O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (27/5), a ampliação do tratamento para dermatite atópica no SUS com a incorporação de três novos medicamentos. Agora, pacientes da rede pública poderão contar com duas pomadas – tacrolimo e furoato de mometasona – e o medicamento oral metotrexato.
A medida beneficia especialmente quem não pode usar corticoides ou apresenta resistência aos tratamentos tradicionais. O tacrolimo, por exemplo, é uma pomada de alto custo que agora estará disponível gratuitamente no SUS.
Já o metotrexato será indicado para casos graves da doença, principalmente quando o uso da ciclosporina não for possível.
O que é dermatite atópica?
A dermatite atópica é uma doença crônica, inflamatória e não contagiosa, que causa coceira intensa e pele seca, afetando especialmente áreas como cotovelos, joelhos, pescoço e rosto (em crianças). É comum na infância, mas também pode surgir na adolescência ou na fase adulta.
Com a atualização, o tratamento da dermatite atópica pelo SUS torna-se mais completo e acessível, melhorando a qualidade de vida de milhares de brasileiros.
Leia mais sobre saúde e bem-estar em amelhorescolha-fitness.com.br.