Melhor óleo de coco extravirgem: 5 excelentes opções e suas vantagens

by Joanna Pimentel

Não é segredo que o óleo de coco é um suplemento muito útil para o corpo e também pode ser utilizado para cozinhar. Pode até substituir algumas gorduras, como a manteiga. Além disso, o óleo de coco ainda tem outras vantagens, oferecendo benefícios, inclusive, para pele e para o cabelo.

Por isso, preparamos este artigo completo para explicar mais detalhes sobre o óleo de coco e mostrar para você as opções do mercado que consideramos mais interessantes, considerando o custo-benefício de cada uma.

3 principais recomendações

Escolha Premium

Óleo de coco extravirgem – Santo Óleo

Esse é um dos melhores produtos da lista. Ele é grande, com 500ml, possui nível de acidez máximo de 0,3% e é rico tanto em ômega 9 quanto em ácido láurico. Além disso, o produto é extraído da película do coco, sem adição de conservantes nem produtos químicos.

Nossa recomendação

Óleo de coco – Empório Nuts

Essa é a nossa recomendação devido ao seu bom custo-benefício. O óleo de coco é extraído de cocos frescos, gerando um produto natural e de alta qualidade. Vem em uma embalagem de vidro de 200ml, um volume que ajuda a não estragar o produto caso você não o use em grande quantidade.

Melhor para o seu bolso

Óleo de coco extravirgem – Copra

Esse produto é o de menor investimento, mas também tem bastante qualidade. O valor se justifica pelo seu tamanho, apenas 100ml, ótimo para quem mora sozinho. Esse óleo de coco oferece baixa acidez e é extraído da polpa do coco, o que proporciona boa qualidade.

Os 5 melhores óleos de coco

Acidez abaixo de 0,3%
11 kcal para cada porção de 13ml (uma colher de sopa)
Rico em ômega 9 e ácido láurico
60 cápsulas em gel
1000 mg de óleo de coco extravirgem
Ajuda a melhorar o sistema imunológico e reduz o LDL
Sem glúten, colesterol ou gordura trans
Sem sabor e sem cheiro
Acidez máxima de 0,5%
Produto vegano extraído de cocos frescos
170 kcal para cada porção de 13ml (uma colher de sopa)
Pote com 200ml
Extraído da polpa do coco
Acidez máxima de 0,3%
Embalagem econômica e descartável, com 100ml

Review dos melhores óleos de coco

Óleo de Coco Extravirgem de Película – Santo Óleo

Ideal para a cozinha

Esse é o óleo de coco contém 500ml, acidez abaixo de 3% e é rico em ômega 9 e ácido láurico. Além disso, é um produto 100% natural e não tem cheiro e aroma, apesar de conter o sabor natural do coco.

Perfeito para quem quer cozinhar, não tem conservantes e nem produtos químicos, além de ser bastante natural e não passar muito sabor do coco para os outros alimentos.

Também vale comentar que esse produto não contém glúten nem lactose, sendo uma opção vegana. Ele é extraído por prensagem a frio da película do coco, tudo de forma bem natural.

Vantagens


Nível de acidez bem baixo
Pote grande de 500ml
Extraído por prensagem a frio
Vegano, 100% natural

Desvantagens


A textura desagrada alguns consumidores, pois tem alguns farelos

Óleo de Coco (cápsulas) – Nutrends

Ideal para consumir como suplemento

Essa é uma opção de óleo de coco em formato de cápsulas que pode ser tomada como suplemento, contendo 60 cápsulas em gel.

Para cada porção de 7,2 gramas (5 cápsulas), você encontra 51 kcal, 1,4 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras totais.

Esse suplemento também é rico em ácido láurico, ácido mirístico e ácido palmítico. Não contém glúten nem gordura trans.

O óleo de coco na forma de suplemento tem ação antioxidante, protegendo o corpo dos radicais livres. Ele também consegue ajudar a controlar os níveis de colesterol, principalmente o LDL.  Outro benefício muito importante para o corpo é que o óleo de coco atua no sistema imunológico, combatendo bactérias, fungos e até vermes.

A marca recomenda a ingestão de 2 a 3 cápsulas duas vezes por dia antes das principais refeições.

Vantagens


Atua diretamente no sistema imunológico, oferecendo diversos benefícios
Contém 1000mg de óleo de coco extravirgem
Ricos nos ácidos láurico, mirístico e palmítico

Desvantagens


Uso apenas como suplemento, sem ter utilização na cozinha
Dura menos de um mês

Óleo de Coco Extravirgem – Empório Nuts

Perfeito para quem busca uma quantidade menor do produto

Essa embalagem é um pouco menor do que a da maioria dos concorrentes, tendo 200ml. Por isso, esse investimento também é menor.

O produto é extraído de coco fresco, contém 0% de gordura trans e é rico em ácido láurico e ácido mirístico. Tem acidez abaixo de 0,3% e, depois de aberto, deve ser consumido em até 45 dias, tendo uma conservação razoável.

Também vai comentar que ele é considerado vegano, não tendo lactose nem glúten, além de não conter conservantes.

A empresa recomenda que ele seja usado para cozinhar ou consumido puro, com granola, sucos ou alguns outros alimentos na forma de tempero.

Por fim, cada porção de 13ml (uma colher de sopa) contém 170 kcal e 14 g de gorduras totais.

Vantagens


Extraído de cocos frescos, produto de alta qualidade
Investimento menor
Sem conservantes e vegano

Desvantagens


Pote de apenas 200ml
Validade de apenas 45 dias após aberto

Óleo de Coco – Qualicôco

Ideal para quem quer apenas cozinhar

O óleo de coco da marca Qualicoco é tanto sem sabor quanto sem cheiro. Além disso, não contém glúten, colesterol ou gordura trans. Porém, seu nível de acidez chega a 0,5%, um pouco superior à maioria dos demais produtos.

Esse produto vegano contém 500ml de óleo de coco, sendo naturalmente rico em ácido láurico e não demanda um investimento tão alto, considerando o seu volume. Por isso, é uma ótima opção para o preparo de alimentos.

Vantagens


Pote grande com 500ml
Investimento dentro da média
Sem cheiro e sem sabor

Desvantagens


Nível de acidez chega a 0,5%

Óleo de coco extravirgem stand pouch – Copra

O melhor para quem consome pouco

Essa é uma alternativa da marca Copra, com apenas 100ml. Pelo tamanho, também é um dos produtos de menor investimento, o que é benéfico para quem não quer adquirir uma grande quantidade do produto. Tem uma embalagem diferente das demais, sendo econômica e fácil de carregar.

O produto é extraído da polpa do coco, com acidez máxima de 0,3%. Serve como fonte de energia, tendo ação antioxidante. Também ajuda a melhorar o foco e a concentração.Muitas pessoas, inclusive, utilizam esse produto como hidratante.

A marca Copra é bem tradicional na produção de óleo de coco, tendo diferentes tipos de produtos nesse segmento. Esse item também se destaca como um dos mais vendidos do mercado, sendo bem avaliado pelos consumidores.

Vantagens


Útil tanto para cozinhar quanto para hidratação
Embalagem pequena, ideal para quem mora sozinho ou precisa de pouca quantidade
Investimento menor do que a maioria do mercado

Desvantagens


A embalagem incomoda alguns consumidores que preferem a de vidro

Como escolher o Melhor Óleo de Coco?

Para escolher o melhor óleo de coco, você precisa ter atenção a algumas características do produto. Para isso, leia bem o rótulo das embalagens para não fazer uma compra que não vale a pena. Lembre-se de que, muitas vezes, o barato sai caro. Além disso separamos algumas características importantes de se observar antes da compra:

Composição do Óleo de coco

A principal informação que você deve buscar é a composição do óleo de coco. Ou seja, é um produto puro, extraído da polpa do coco, sem conservantes? Tudo isso é importante para entender a qualidade do que está sendo consumido.

Alguns produtos, por exemplo, são feitos apenas do óleo de cocos frescos, mas outros contêm nutrientes específicos, e tudo isso deve ser analisado. Um bom óleo de coco, muitas vezes, tem uma forma de prensa a frio, o que melhora sua qualidade.

Reputação da marca

Também recomendamos que você analise a reputação da marca do produto que quer adquirir.

Para saber se a marca é de confiança, você pode usar sites como o Reclame Aqui e até verificar as redes sociais da empresa para descobrir o que os consumidores falam sobre a qualidade do produto.

Você também pode ver se aquela marca é tradicional e está há bastante tempo no mercado, porque isso também é um indicativo a mais da sua confiabilidade.

Tipos de Óleo de Coco

Outra característica importante de entender é o tipo de óleo de coco que você está adquirindo. Os principais são virgem e extravirgem.

Virgem / extravirgem

O virgem é aquele em que a extração do óleo inclui a película marrom ao redor do coco, que fica entre a casca e a polpa. Já o extravirgem é o óleo retirado somente da polpa branca do coco.

O benefício do óleo virgem é que essa película marrom tem alta concentração de vitamina E, com ação antioxidantes, o que o torna ideal para usar na pele e no cabelo.

Porém, se o seu objetivo é utilizar o óleo de coco para cozinhar, temperar ou mesmo como fonte de energia, o óleo extravirgem pode ser o mais indicado.

Caseiro

Também existe o óleo de coco caseiro, que você mesmo pode tentar fazer misturando a parte interna do coco com água filtrada. Apesar de essa ser uma opção mais barata e relativamente fácil de ser feita, é mais difícil de saber se o óleo de coco ficou com textura e nível de acidez ideais. Assim, fica mais difícil avaliar a qualidade e benefícios do produto.

Sua necessidade

Por fim, é importante você entender qual é a sua necessidade. A partir disso, pode encontrar o melhor óleo de coco para você.

Ou seja, qual é a finalidade do produto? Você vai usar para cozinhar? Quer tomar o óleo de coco apenas como suplemento? Pretende usar para o corpo e para a pele? Tudo isso indica qual é o melhor tipo de óleo de coco para você.

Além disso, também é importante entender a quantidade de óleo a ser usada. Se for comprar apenas para você, o pote de 500ml pode ser muito grande.

a jug of coconut oil whit coconut put on dark background

Para que serve o Óleo de Coco?

O óleo de coco é visto como um item coringa por muitos brasileiros, e não é para menos. Ele realmente tem diversos usos e traz muitos benefícios para o nosso corpo.

Primeiramente, ele pode ser utilizado na cozinha, no lugar de outras gorduras, como a manteiga e o azeite. Como existem muitos óleos de coco sem cheiro e sem sabor, esse se torna um excelente produto para fritar ou refogar alimentos.

Além disso, você pode consumir óleo de coco como suplemento por conta de sua ação antioxidante. Afinal, o produto fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar tanto os níveis de colesterol quanto os de glicose. Esse poder antioxidante, somado ao ácido láurico, ajuda a combater algumas infecções por vírus.

Ademais, o óleo de coco é um excelente hidratante e creme capilar, devido ao seu poder antioxidante, principalmente na forma virgem, que é rica em vitamina E. Assim, o óleo de coco serve para manter a pele saudável, reduzindo o aparecimento de rugas e flacidez. Também é um bom aliado para a saúde do cabelo, mantendo os fios saudáveis.

Uma coisa que muitas pessoas têm dúvidas é se o óleo de coco pode ajudar no emagrecimento. Isso é verdade, porque ele contém ácidos graxos de cadeia média, aumentando o gasto energético e diminuindo a fome ao promover a sensação de saciedade.

Vantagens do Óleo de Coco

Existem muitos estudos que mostram as inúmeras vantagens do óleo de coco. Por isso, podemos falar com propriedade sobre suas vantagens, tais como:

Melhor do que outras fontes de gordura saturada contém ácido láurico e outros ácidos graxos de cadeia média
Tem ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo rico em vitaminas A,D, E e K
Fortalece a imunidade, combatendo bactérias, fungos e outros vírus
Ajuda no emagrecimento
Pode ser usado como hidratante e até como creme de cabelo devido ao seu poder de rejuvenescimento, promovendo a saúde dos fios
Por não conter sabor e nem odor, é um item coringa na cozinha, sendo substituto da manteiga e do azeite

Desvantagens do Óleo de Coco

Como o óleo de coco tem tantos benefícios, algumas pessoas acreditam que ele não tem nenhuma desvantagem e o consomem em excesso.

Porém, devemos lembrar que, apesar de ele ser mais saudável do que outras gorduras, o seu exagero também pode levar ao acúmulo de gordura nas artérias e causar doenças cardiovasculares. Por isso, o óleo de coco deve ser consumido com moderação, mesmo na cozinha.

Além disso, quando você adquirir o seu produto, verifique a validade e a conservação. Afinal, após aberto, o óleo de coco dura cerca de 2 meses. Para quem quer cozinha, existem outras opções de gordura com uma validade maior. Se a pessoa mora sozinha, por exemplo, isso pode ser um diferencial.

Por fim, não se esqueça de que o óleo de coco também possui alto teor de gordura saturada. Saiba dosar o seu uso e consulte o seu nutricionista para saber a quantidade ideal para você.

Usos do Óleo de Coco

Quando estamos falando da cozinha, o principal uso do óleo de coco é substituir o óleo de soja ou outros óleos de cozinha. Ele também pode ser usado para fritar alimentos, substituindo a manteiga e o azeite, por exemplo

Além disso, na cozinha, o óleo de coco também pode ser usado em receitas de cozimento para modificar um pouco o sabor, inclusive de doces como pães e bolos.

Apesar de muitas pessoas não saberem, você também pode usar o óleo de coco para fazer pipoca, o que modifica o sabor do alimento e até incrementa alguns nutrientes, independente de ser pipoca doce ou salgada.

Além dessas opções, o óleo de coco também pode ser tomado como suplemento em cápsula devido ao seu poder antioxidante e aumento da imunidade, protegendo o corpo contra bactérias e vírus.

Por fim, também existe um uso muito conhecido do óleo de coco para proteger a pele e os fios do cabelo, podendo ser usado até como hidratante labial.

Conclusão

Ao longo deste artigo, mostramos diversas informações sobre o óleo de coco, como os seus tipos de uso e suas vantagens e desvantagens. Explicamos as melhores formas de escolher o produto ideal para você e mostramos também as cinco opções que consideramos mais benéficas no mercado atual.

Nossa recomendação é o óleo de coco extravirgem da Empório Nuts, que oferece o melhor custo-benefício. Além de ser um produto de alta qualidade, não demanda um investimento tão alto e vem em uma boa quantidade.

Perguntas frequentes sobre Óleo de Coco (FAQs)