O que são termogênicos?

by fitnessislife

Termogênicos são todos os recursos utilizados através da alimentação e suplementação, com propriedades que possibilitam benefícios adicionais ao organismo.

Dentre esses benefícios estão estimular a termogênese, potencializar o emagrecimento, acelerar a quebra das moléculas de gordura e melhorar o metabolismo.

Todavia, os termogênicos podem ser obtidos através dos alimentos, chás ou através de suplementos como cápsulas, sachês ou em pó.

Nas últimas décadas, as substâncias termogênicas obtiveram um elevado crescimento no consumo. Por sua vez, os grupos mais beneficiados com o uso de termogênicos são os atletas e pessoas que querem emagrecer.

Função dos termogênicos

A principal função do termogênico é garantir a termogênese das células, que éo processo do metabolismo que consiste em regular a temperatura corporal, considerando o meio ao redor e as variações climáticas.

Neste caso, assim que a temperatura do corpo sobe, as células precisam gastar mais energia para reequilibrá-la novamente.

Então, a termogênese possibilita que as reservas de gordura armazenadas sejam utilizadas, facilitando o emagrecimento e melhorando o condicionamento físico, por exemplo.

Benefícios dos termogênicos

Os termogênicos proporcionam vários benefícios ao organismo, por isso, apresentaremos a seguir cada benefício de forma isolada e por que eles são importantes para o corpo:

Queimam as reservas de gordura

As substâncias termogênicas aceleram as funções do metabolismo, gerando mais energia para a realização de exercícios físicos ou para manter a temperatura do corpo.

Desse modo, o organismo consegue acessar as fontes de gordura armazenadas e transformá-las em combustível para o balanço energético.

Melhoram a performance esportiva

Outro benefício atribuído aos termogênicos é que eles sãocompostos que incentivam o aumento da oxigenação sanguínea.

Este aumento eleva os batimentos cardíacos, ao mesmo tempo que possibilita melhores rendimentos esportivos.

Portanto, eles também podem ser usados para melhorar o rendimento dos atletas, assim como oferecer mais energia para andar, correr ou trabalhar.

Promovem maior atividade cerebral

Todos os recursos termogênicos permitem que a atividade cerebral torne-se mais elevada e constante.Devido a essa capacidade, os termogênicos podem ser utilizados para otratamento de disfunções como depressão, ansiedade e desordens psicológicas.

Todavia, os efeitos mais consideráveis estão na capacidade de estimular a concentração, os reflexos e a cognição.

Além disso, alguns termogênicos como o chá verde, conseguem estimular a ação dos neurotransmissores da felicidade, como a serotonina e a dopamina.  Por essa razão, eles podem ser efetivos no controle das emoções e na regularização hormonal.

Suplemento Termogênico em pó

É extraído dos alimentos e vendido na forma de pó, geralmente vendido por quilo ou centenas de gramas.

Geralmente a extração é feita a partir da separação do princípio ativo do alimento, ou seja, a substância termogênica contida em seu interior.

Por exemplo, para vender a cafeína, é necessário extrair doses da substância de alimentos fontes como o café ou chá verde.

Pode ser utilizado tanto na água ou no leite quanto nos alimentos, a depender da prescrição nutricional.

Suplemento Termogênico em cápsula

É a forma do termogênico em cápsulas concentradas com doses elevadas da substância termogênica.

É mais indicado para os atletas durante a preparação para competições esportivas e também para aquelas pessoas que procuram uma alternativa mais prática de suplementação.

Termogênico natural

Diz respeito aos alimentos e plantas que apresentam substâncias termogênicas na sua composição nutricional de forma natural.

Logo, quando uma substância termogênica é extraída e isolada do alimento, ela continua sendo natural, porém, adquire a característica de suplemento.

Dentre os termogênicos naturais mais comuns estão os alimentos e os chás, que são os mais utilizados, por quem quer obter algum benefício do termogênico escolhido.

Alimentos termogênicos

São ótimas opções para aquelas pessoas que precisam emagrecer e diminuir a circunferência abdominal ou percentual de gordura localizada.

Contudo, o sucesso no emagrecimento é definido com o uso dos alimentos termogênicos somente em conjunto de mudanças na alimentação e prática regular de exercícios.

Veja abaixo, os principais alimentos considerados termogênicos:

Pimenta: é rica em capsaicina, substância que acelera a queima de gordura, deve ser consumida junto das principais refeições;
Vinagre de maçã: Possui ácido acético, que promove a saciedade e acelera o metabolismo;
Água gelada: as baixas temperaturas fazem o organismo liberar mais energia para manter a temperatura normal do corpo;
Gengibre: Um ótimo alimento termogênico que aumenta o gasto energético de repouso, pode ser ingerido através de chá ou na salada;
Chocolate amargo: Contém catequinas, agentes que previnem a oxidação celular e induzem queima de energia através da hidrólise das reservas;
Café: Rico em cafeína, substância que fornece energia rápida para o corpo e consegue estimular a termogênese;
Algas marinhas: Ricas em spirulina (um tipo de bactéria) rica em nutrientes e com elevada ação termogênica.
Mostarda: rica em antioxidantes e também possui a capsaicina na composição.

Chás termogênicos

Não são somente os alimentos que carregam em si as substâncias termogênicas,vários chás também são ricos nessas e em outras substâncias.

Além de emagrecer, os chás termogênicos são ricos em antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce, assim como fortalecem as células do coração e dos outros órgãos.

Os principais chás com atividade termogênica são:

Chá verde: Rico em cafeína, possui os mesmos benefícios do café, contudo possui atividade antioxidante e anti-inflamatória muito mais elevada
Chá de hibisco: Acelera o metabolismo e ainda contribui para aumentar o colesterol bom e diminuir o colesterol ruim;
Chá preto: Contribui para melhorar a digestão dos alimentos, absorvendo melhor cada nutriente e evitando que as reservas de gordura se acumulem;
Chá de canela: Diminui a retenção de líquidos e ainda melhora o grau de inflamação, principal condição ligada a obesidade;
Chá de guaraná: Contém grande quantidade de cafeína e ômega-3, ideal para atividades físicas e melhora da concentração e reflexos.

Jejum termogênico

O jejum termogênico é uma estratégia nutricional que tem a intenção de acelerar a perda de gordura armazenada, através da ingestão dos chás termogênicos.

Dessa forma, neste período, os adeptos são proibidos de consumir qualquer alimento que possua algum valor calórico.

Por sua vez, só é permitido o consumo de água e chás termogênicos no período. Em geral, pode durar de 8 a 12 horas por dia.

Muito parecido com o jejum intermitente, no entanto, como as substâncias termogênicas são utilizadas, espera-se um resultado superior.

Todavia, deve ser feito com a ajuda profissional e não deve durar o dia todo, pois gera riscos quando associado ao descontrole do uso dos chás termogênicos.

Logo, esta estratégia é  indicada para quem quer emagrecer muitos quilos em pouco tempo e não apresenta nenhuma doença preexistente, como diabetes ou doença cardíaca, por exemplo.

Termogênicos: Prós e Contras

Se por um lado, o uso de termogênicos é defendido por conta dos seus benefícios, por outro ele é contra-indicado por conta dos riscos que eles proporcionam a alguns grupos populacionais.

Por este motivo, devemos ter em mente que o uso de alimentos termogênicos possui benefícios e malefícios, dependendo da sua utilidade.

Prós

Queimam gordura armazenada: Situação ideal para quem precisa emagrecer e possui dificuldade para perder peso
Inibem o apetite: Promovem maior saciedade em conjunto do uso de fibras
Melhoram o rendimento esportivo: Proporcionam melhor condicionamento físico, potencializando o ritmo cardíaco para atividades que exigem fôlego intenso
Contribuem para a memória e concentração: Substâncias como a cafeína e spirulina promovem aumento da circulação cerebral, melhorando esses aspectos
Glicogenólise: Permitem a utilização dos carboidratos como fonte de energia
Melhoram a atuação dos hormônios: Os neurotransmissores cerebrais como a dopamina, melatonina e serotonina tem sua ação melhorada com o uso de alguns termogênicos como chá verde e chá preto.

Contras

Interferem na pressão arterial: não podem ser utilizados por hipertensos
Insônia: altas doses diárias de um suplemento termogênico favorece a insônia, principalmente se for no período noturno
Arritmia cardíaca: O excesso causa descontrole dos batimentos cardíacos
Sintomas digestivos: Gases, diarreia e dores abdominais podem ocorrer em alguns grupos
Efeitos colaterais: Tontura, tremedeira, fadiga e dor de cabeça podem ocorrer na hipótese de grande ingestão acidental.

Faz ou não faz mal tomar termogênico?

Diante das informações apontadas neste artigo, muitas pessoas vão ficar em dúvida se o uso de termogênicos faz bem ou mal para a saúde.

Como vimos, eles promovem muitos benefícios ao organismo, mais até do que os malefícios. No entanto, não podem ser consumidos por qualquer pessoa.

Portanto, o ideal é que, antes de começar a tomar qualquer tipo de substância termogênica, você procure uma avaliação nutricional.

Pois a consulta individual verifica se você apresenta qualquer risco que inviabilize o uso do termogênico e estabelece as doses seguras para cada indivíduo.

Termogênicos: Quem não pode tomar

Existe um pequeno grupo de pessoas que não pode consumir os termogênico devido a complicações que podem surgir pela suas condições físicas e de saúde, são elas:

Hipertensos
Gestantes
Lactantes
Crianças de 0 a 16 anos
Pessoas com problemas cardíacos
Indivíduos com diagnóstico de hipertireoidismo
O que são termogênicos?

Conclusão

Os alimentos termogênicos são uma excelente opção para aquelas pessoas que procuram o emagrecimento ou melhora da performance esportiva.

Contudo, eles não podem ser consumidos por qualquer tipo de pessoa, e o consumo excessivo traz efeitos colaterais adversos.

Eles estão disponíveis através de alimentos e também de suplementos. Além disso,vários chás também possuem atividade termogênica.

Para averiguar se uma substância termogênica é a melhor alternativa para seu organismo, uma avaliação nutricional completa deve ser realizada antes.

De forma geral, a maioria dos termogênicos são seguros e não oferecem riscos para a população adulta saudável.

FAQs

Leave a Comment