Quais os benefícios do açafrão-da-terra ou cúrcuma para minha imunidade?

Dentre os destaques nos produtos naturais esta a cúrcuma também conhecida como curcumina ou açafrão-da-terra. Essa planta que já e muito usada como condimento nas receitas culinárias tem se destacado por suas propriedades medicinais entregando muitos benefícios a saúde.

Hoje vamos mostrar quais os benefícios da raiz do açafrão pode entregar a nossa imunidade, além das várias formas de consumi-la, aproveitando ao máximo seus benefícios a saúde e ao organismo.

Vamos destacar as melhores opções, para você escolher qual vai te acompanhar no seu consumo diário. Veja nossas recomendações!

Recomendações

Escolha Premium

Essas capsulas contem 95% de cúrcuma e 5% de bioperine. O conjunto dessas duas substancia entrega um anti-inflamatório super potente, sendo muito indicado para idosos e atletas que precisão de maior absorção de nutrientes no organismo de forma rápida.

bioperina um estimulante natural que intervêm na absorção dos nutrientes ao organismo, intervindo na absorção de selênio, vitamina B e b-caroteno.

Nossa recomendação

Como a forma mais fácil de manter a imunidade e a saúde em dia é consumindo todos os nutrientes, as capsulas facilitam essa rotina mais saudável, trouxemos como nossa indicação outra opção em cápsulas, que  em conjunto com a pimenta-negra, potencializa e facilita a absorção da cúrcuma, entregando desta forma resultado mais rápido.

Melhor para o seu bolso

Essa é a opção para quem gosta de consumir tudo em sua forma mais natural. Aqui esta a opção que pode ser colocada em receitas culinárias ou em shots específicos para imunidade, além de outras receitas.

Em pó ele se torna um condimento mais acessível pelo seu preço e as várias formas de consumo.

Itens que você pode se interessar

Confira algumas características de cada opção de cúrcuma para sua escolha. Veja as melhores cúrcumas ou açafrão-da-terra do mercado.

Melhor cúrcuma para consumir

Índice

Mini Guia de Compra

O açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre, originária da Ásia.

Já muito conhecida na culinária asiática pelo leve ardor que provoca e o sabor marcante foi descoberta pela ciência  depois de muito utilizada tradicionalmente na medicina Ayurveda (medicina desenvolvida na Índia) há cerca de seis mil anos. Sendo indicada para problemas como resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo.

Hoje também descoberta pela ciência passou por vários estudos e foi visto que também pode ser utilizada para proteger o coração de problemas cardíacos, diminuir o risco de câncer, evitar envelhecimento precoce e de diversas doenças mentais além de evitar o diabetes e reduz a inflamação no organismo.

Vamos ver as melhores formas de uso dessa iguaria tão benéfica à saúde, siga conosco e descubra.

Confira agora qual é a melhor cúrcuma  para o seu dia a dia.

Puritans pride - açafrão curcumina 1000mg e bioperine 5mg

A Puritans pride é uma marca importada muito conceituada no mercado estrangeiro, sim, essa é uma opção importada de açafrão-da-terra que trouxe uma capsula de 1 grama, logo ela carrega uma boa quantidade de cúrcuma e bioperine, que é um alcalóide extraído das sementes de pimenta-preta.

É um estimulante natural e intervêm na absorção de selênio, vitamina B e b-caroteno. Tem sido utilizada no tratamento de atletas e idosos cuja capacidade de absorver nutrientes é deficiente. Piperina é um alcaloide amídico, componente majoritário da pimenta-do-reino planta originária da Ásia.

A junção dessas duas maravilhas da natureza, entrega uma maior capacidade de regeneração das células, proporcionando melhora de quadros anti-inflamatórios de forma super rápida.

Sollo Nutrition - Cúrcuma com pimenta preta - 60 Cápsulas

Outra combinação de açafrão e pimenta-negra em capsulas são as entregues pela Sollo Nutrition, que proporciona 550 miligramas por cápsula dos benefícios destas iguarias naturais ao organismo.

A principal razão para a imensa popularidade deste produto é a eficácia de um composto ativo chamado curcumina, que possui alta qualidade anti-inflamatória, anti-séptica e antioxidante.

Outros benefícios da cúrcuma: são a melhora das articulações, parte inferior das costas, joelho e alívio da dor além do estímulo ao humor, a função cerebral e a memória.

Entregando ainda a melhora na  digestão, na função do fígado e redução  da inflamação no cólon, no sistema digestivo, a redução do colesterol e a melhora a saúde cardiovascular.

Muito popular entre atletas para o fortalecimento do sistema imunológico, nervoso, redução  do estresse.

Segundo os estudos o extrato de pimenta-preta (Piperina) junto ao açafrão  aumenta a absorção da Cúrcuma em 2000 porcento.

Cúrcuma em pó - puro, Prasadam Brasil

Outra ótima opção super acessível é o uso do açafrão em pó, ele pode ser usado em muitas receitas proporcionando um sabor inconfundível, para alguns, um  pouco forte,  já que ele é uma raiz muito parecida com o gengibre, ele traz sim um leve ardor se usado em excesso.

Mas entrega muitos benefícios a saúde de modo geral. Este é um produto 100% natural e sem conservantes, é um antioxidante, não possui  corantes e aromatizantes artificiais além de ser gluten free.

Confira uma opção de suco utilizando esse ingrediente:

Fito Curcuma - Curcumina e Piperina 60 Cápsulas

Caso você queira experimentar os poderes da cúrcuma e seus benefícios devagar de forma gradativa, essa é uma ótima opção.

Estas capsulas possuem 1,5 miligramas a cada 3 capsulas, tendo menos cúrcuma que outras, mas para iniciar os seus resultados e ver como seu organismo reage já e uma concentração muito boa.

Este produto foi desenvolvido por pesquisadores da Inglaterra e proporciona um bom equilíbrio do sistema imunológico além de diminui muito as inflamações no seu corpo.

Esta é uma opção muito  eficaz para aliviar as dores, desconfortos e inflamações nos joelhos, cotovelos, mãos, costas e juntas além de sua ação anti-inflamatória para acabar com o desconforto e o equilíbrio do sistema imunológico.

Leve Crock - Açafrão Da Terra (Cúrcuma) em Pó 40g

Para quem gosta de uma alimentação saudável o uso da cúrcuma nas receitas culinárias pode trazer um sabor a mais, além de entregar um alimento 100% natural e mais saboroso.

Enquanto você se alimenta de forma saudável se protege das inflamações e proporciona uma imunidade mais forte. 100% natural e muito saudável. Confira as dicas de como consumir  o açafrão ou cúrcuma em pó:

Guia do comprador

O que é cúrcuma ou açafrão-da-terra?

A cúrcuma ou cúrcuma longa é conhecida também como açafrão-da-terra, possui um rizoma subterrâneo e é da mesma família do gengibre. Já o açafrão tradicional é proveniente dos estigmas de flores da planta crocus sativus. São duas plantas distintas, mas com cores bastante parecidas e, propriedades medicinais semelhantes.

Logo a cúrcuma é de cor amarela marcante e o açafrão é de cor roxa ou avermelhada.

Para que serve a cúrcuma?

Por sua cor marcante a cúrcuma serve para colorir alimentos, além de ser usada como condimento em receitas culinárias, sucos e chás.

Um dos temperos mais conhecidos na culinária indiana é o curry, onde há uma boa concentração de açafrão-da-terra proporcionando sua cor e sabor marcantes.

Quanto aos seus benefícios a saúde, ele pode ser benéfico para tratamentos de artrite, dores articulares, controle da glicose, atua na melhorar de problemas gastrointestinais, febre, além de tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.

E ainda tem mais, a cúrcuma melhorar a digestão, ajuda na perda de peso, evita crises de asma, desintoxica e trata problemas de fígado, regula a flora intestinal, regula colesterol, estimula o sistema imune, alivia inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase e ainda melhora a resposta anti-inflatória natural.

Como consumir a cúrcuma?

A cúrcuma pode ser encontrada em capsulas ou em pó. E das duas formas entrega o mesmo benefício a saúde.

As capsulas são mais indicadas para quem deseja ter um efeito rápido dos benefícios da cúrcuma, e ainda para aquelas pessoas com dificuldade para se alimentar com produtos naturais, se tornando uma suplementação.

Já a opção em pó, é indicada para aquelas, pessoas que gostam de uma comida saudável, nutritiva e bem temperada, por que com a cúrcuma em pó várias receitas podem ser preparadas,  desde molhos, sucos, vitaminas, além do seu uso no  tempero de pratos com carnes, frangos e saladas.

Como utilizar a cúrcuma em shots para imunidade?

Shot são bebidas para reforçar o sistema imunológico, em que há a mistura ingredientes que podem ajudar na limpeza do organismo e assim, ajudar o corpo a se proteger de doenças, inflamações e infecções.

A cúrcuma pode ser grande aliada neste preparo simples.

Confira a receita:

Você deve espremer um limão, misturar uma colher de chá da cúrcuma, uma colher de chá do gengibre e  duas gotinhas do (própolis) e misturar nesse suco do limão, adicione um copo de  água.

É possível fazer substituições de alguns ingredientes da bebida, como, por exemplo, usar hortelã ou alecrim no lugar do gengibre e suco de laranja ou abacaxi ao invés do de limão. No entanto, é sempre bom usar a cúrcuma, por suas propriedades anti-inflamatória e antioxidante.

A cúrcuma com pimenta-preta traz benefícios?

Sim. Os cientistas descobriram que a curcumina, principal substancia da cúrcuma e a piperina, substância encontrada na pimenta-preta facilita a absorção da cúrcuma no organismo.

Trazendo um efeito mais rápido ao organismo quando estas duas substâncias são unidas, sejam em cápsulas ou em preparos na culinária.

Confira no vídeo como fazer o leite de açafrão-da-terra:

Veja algumas dicas de uso da cúrcuma:

Confira qual é  a melhor forma de uso, que se adequá ao seu dia a dia, sua rotina e seu paladar.

Confira mais benefícios e receitas no vídeo

Quais os efeitos colaterais da cúrcuma?

Apesar de ter vários benefícios para saúde a cúrcuma é contraindicada em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares, devido à pedra na vesícula. A cúrcuma na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

Quais doenças podem ser evitadas com o consumo  da cúrcuma?

A cúrcuma é uma planta rica em compostos químicos importantes, como o óleo essencial e os compostos curcuminoides, que incluem a curcumina.

Na medicina chinesa, por exemplo, é utilizada contra icterícia, problemas hepáticos e digestivos. Além disso, há estudos que apontam  que a curcumina, pode ajudar a combater alguns tipos de câncer, retardar o processo de envelhecimento e combater o mal de Parkinson e o Alzheimer.

A cúrcuma pode ser toxica para algumas pessoas?

A curcumina é uma substância que apresenta baixa toxicidade, ou seja, não causa danos à saúde, se utilizada com moderação.

Estudos demonstram que não é observada toxicidade em doses inferiores a 10 g por dia. Entretanto, algumas restrições devem ser feitas.

Ela não deve ser usada, por exemplo, por pacientes com problemas na vesícula biliar e por pessoas que usam anticoagulantes ou antiplaquetários.

A cúrcuma também intensifica a atividade de alguns medicamentos e interfere na absorção de outros, portanto, é essencial observar as interações medicamentosas sempre que utilizarem algum medicamento.

Existem contraindicações no uso da cúrcuma?

Apesar de não causar grandes danos, o uso da cúrcuma apresenta algumas contraindicações.

Pessoas que possuem úlceras gástricas ou que apresentam histórico do problema não devem fazer uso prolongado da cúrcuma.

Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem usar a cúrcuma.

Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas. Seu uso também não é adequado para lactantes e crianças.

Conclusão

Chegamos ao fim sabendo que a cúrcuma traz muito benefícios a saúde como anti-inflamatório anatural, além de conseguir afastar possíveis doenças como câncer, Alzheimer e outas.

Pode ser consumida em pó nas receitas ou em capsulas diariamente. E que seus benefícios são potencializados quando combinada com a pimenta-negra, fazendo nosso corpo absorver mais rápido.

Por conta disso, nossa indicação é o Sollo Nutrition – Cúrcuma com pimenta preta – 60 Cápsulas, por ser em capsulas, seu consumo se torna mais prático, sem a necessidade de preparos no dia a dia.

Ele tem a combinação entre a piperina da pimenta-preta e suas 60 cápsulas nos entregam a quantidade necessária para consumo,  por um bom tempo, além do seu preço acessível.

FAQ

Pessoas que possuem úlceras gástricas ou que apresentam histórico do problema não devem fazer uso prolongado da cúrcuma.

Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem usar a cúrcuma.

Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas. Seu uso também não é adequado para lactantes e crianças.

Apesar de ter vários benefícios para saúde a cúrcuma é contraindicada em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares, devido à pedra na vesícula. A cúrcuma na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

Por sua cor marcante a cúrcuma serve para colorir alimentos, além de ser usada como condimento em receitas culinárias, sucos e chás.

Quanto aos seus benefícios a saúde, ele pode ser benéfico para tratamentos de artrite, dores articulares, controle da glicose, atua na melhorar de problemas gastrointestinais, febre, além de tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.

E ainda tem mais, a cúrcuma melhorar a digestão, ajuda na perda de peso, evita crises de asma, desintoxica e trata problemas de fígado, regula a flora intestinal, regula colesterol, estimula o sistema imune, alivia inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase e ainda melhora a resposta anti-inflatória natural.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados