café
Ministério da Agricultura alerta para marcas de café impróprio para consumo – Crédito da imagem: ABIC /  IstoÉ Dinheiro / Reprodução 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta sexta-feira (23/5) que três marcas de pó saborizado vendido como “bebida sabor café” foram consideradas impróprias para consumo. A análise revelou a presença de impurezas, matérias estranhas e micotoxinas acima dos limites permitidos por lei.

As marcas reprovadas são:

Melissa (lote 0125A)
Pingo Preto (lote 12025)
Oficial (lote 263)

O que é o “café fake” e por que ele é perigoso?

Apesar de parecerem com café tradicional, esses produtos se enquadram na categoria de “pó para preparo de bebida sabor café”. As embalagens são semelhantes às de marcas conhecidas, mas a descrição técnica costuma aparecer em letras pequenas, o que pode enganar consumidores desatentos.

Além de conter impurezas como galhos, folhas e cascas, os lotes reprovados apresentaram níveis de micotoxinas, substâncias tóxicas produzidas por fungos, acima do permitido. Isso representa um risco direto à saúde.

Impurezas e matérias estranhas encontradas:

• Pedras, areia, torrões
• Sementes de ervas daninhas
• Galhos e folhas
• Micotoxinas prejudiciais à saúde

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Ministério da Agricultura, Hugo Caruso, afirmou que os itens das três marcas não tinham café em sua composição e eram feitos de “lixo da lavoura”.

Marcas e lotes reprovados – confira a lista completa:

MarcaLoteEmpresa ResponsávelUFProblema
Melissa0125ACom. E Ind. de Torrefação de Café Duas Marias Ltda – EPP – CNPJ 82.376.138/0001-54
PRImpurezas e micotoxinas
Pingo Preto12025Jurere Café Comércio de Alimentos Ltda – CNPJ 28.276.602/0001-95
SCImpurezas acima do permitido
Oficial263Master Blends Indústria de Alimentos Ltda. – CNPJ 71.993.380/0001-50
SPPresença de micotoxinas

O que fazer se você comprou uma dessas marcas?

O Ministério da Agricultura determinou o recolhimento imediato dos lotes e orienta que consumidores suspendam o consumo dos produtos. Quem comprou algum dos lotes pode solicitar a troca. Caso ainda veja esses itens à venda, é possível denunciar o estabelecimento pelo canal oficial Fala.BR.

🛡️ Dica da Melhor Escolha Fitness:

Na hora de escolher o café, verifique no rótulo se ele é “café torrado e moído”, com registro no Ministério da Agricultura. Fuja de descrições genéricas e embalagens suspeitas — cuidar da sua saúde começa pelo que você coloca na sua xícara. ☕

Share.

Faz assessoria de imprensa, escreve matérias, produz conteúdo e ainda arruma tempo pra pensar em título criativo pra bio. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Um pouco de cada coisa e tudo em todo lugar ao mesmo tempo.

Exit mobile version