Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Add Your Heading Text Here

A gravidez é um momento único na vida de toda mulher pois gerar uma vida é uma dádiva, porém inspira cuidados e hoje vamos conversar um pouco sobre a yoga para gestantes como uma alternativa para se preparar para a chegada do bebê.

Há tantas dúvidas que cercam a cabeça das futuras mamães, mas uma coisa é certa: todas buscam ter melhor bem-estar.

Saberemos como a yoga pode te ajudar a ter uma gestação mais tranquila, saber sobre as contraindicações e benefícios, além de outras dicas importantes.

Aproveite a leitura para saber tudo sobre a yoga para gestantes.

O que é a yoga?

Para que você entenda como a yoga pode contribuir na sua gestação é necessário ter o entendimento sobre o que significa praticar yoga.

Yoga é uma ciência milenar com mais de 5 mil anos de existência vinda da Índia, basicamente, significa união do corpo, mente e espírito.

Não se trata tão somente de realizar posturas, a yoga está longe de ser somente um exercício físico, vai além em todos os aspectos. Cada tipo de yoga tem seu objetivo próprio e modos de execução, veja.

Hatha Yoga

É um meio de preparar o corpo para o estado de meditação, tal processo acontece com a prática de posturas físicas e técnicas de respiração.

Karma Yoga

Nesse caso, o objetivo está no servir ou praticar a ação de se doar sem esperar nada em troca mantendo o equilíbrio interior frente a qualquer resultado.

Bhakti Yoga

Refere-se à libertação espiritual, buscando reconhecer o divino em todas as coisas e pessoas, executando a entonação de mantras.

Jnana Yoga

É a prática da meditação para a compreensão do “verdadeiro eu”, isto é, discernimento intelectual.

Raja Yoga

Basicamente, é a aptidão de controlar os pensamentos e adquirir autoconhecimento com a prática da meditação.

De fato, a yoga é ampla e acolhe de maneira democrática todos que a praticam, transformando a forma de compreender a si próprio e o meio em que vive refletindo positivamente em qualquer fase da vida.

Mas, vamos direcionar essa compreensão da yoga para as gestantes e entender melhor como tudo isso se aplica na prática.

Yoga para grávidas: como funciona?

Na gravidez, a yoga é uma aliada potente para conduzir os altos e baixos da gestação de maneira mais equilibrada e controlada.

Sabemos que durante a gestação a mulher se torna mais sensível, há mudanças drásticas físicas, hormonais, emocionais e todas elas precisam ser conduzidas de maneira que não causem influências negativas.

A yoga para gestantes atua no relaxamento da mente e preparação do corpo para o parto.

Na mente a yoga age agregando mais equilíbrio dos pensamentos e emoções, contribui para o controle da ansiedade que é  tão comum nessa fase, aliando a isso a aptidão de liberar endorfina em níveis suficientes para reduzir e controlar o estresse e ansiedade.

Além disso, a prática promove o entendimento e aceitação melhor das alterações que a mulher sofrerá para gerar uma nova vida, pois nem o corpo e nem a mente serão as mesmas após o nascimento do bebê.

Em relação ao corpo, a yoga ocasiona condições favoráveis para a gravidinha ter mais flexibilidade, tônus muscular, melhora na circulação sanguínea e postura.

Não é saudável que a gestante passe toda a gravidez sedentária e sem capacitar o seu físico para a evolução da gestação, é preciso fortalecer as estruturas ósseas e musculares a fim de que elas suportem a demanda.

Nisso, a yoga para gestantes pode ajudar muito e, o melhor, sem causar impactos ou sobrecargas nas articulações como em outros exercícios poderia acontecer.

Vimos até aqui que a yoga para gestantes oferece inúmeros benefícios diretos e indiretos de preparação física, mental e emocional, mas não vamos parar por aqui, tem mais coisas que você precisa saber.

Toda grávida pode fazer yoga para gestantes?

Qualquer exercício que você pretenda fazer durante a gravidez deve ser autorizado pelo seu médico, somente ele sabe as condições em que você e seu bebê estão e quais práticas serão favoráveis à saúde de ambos.

A yoga para gestantes é ótima, porém deve estar autorizada pelo médico, ok?

Outra questão muito importante é você praticar a yoga com orientação profissional, o instrutor de yoga saberá conduzir suas posições, respirações e meditações de maneira segura e assertiva.

Então, ainda que você não seja adepta da yoga, você poderá praticá-la pois a atividade pode ser feita em qualquer momento da vida e da gestação.

Claro que, dependendo do tempo de gestação algumas técnicas devem ser evitadas, mas de uma forma geral a yoga pode ser praticada por grávidas.

Toda gravida pode fazer yoga para gestantes

Quais posições de yoga para gestantes podem ser praticadas em cada trimestre?

Seguimos para o maior objetivo deste artigo: que é te ajudar a praticar a yoga na gestação de forma segura e consciente do que você pode ou não fazer de acordo com o estágio da gravidez.

Durante a geração da vida o objetivo da yoga é preparar o corpo e a mente não só para a gestação e tudo o que a envolve, mas também para o pós parto.

Por isso, cada trimestre possui suas exigências e limites a serem respeitados, agora vamos saber quais as posições de yoga para gestantes para cada trimestre.

1º Trimestre

Nessa fase inicial há de se ter um cuidado maior, pois o risco de aborto é elevado, então tenha cautela e sempre respeite os seus limites.

O objetivo da yoga no 1° trimestre é tornar o seu corpo mais flexível, principalmente nas regiões pélvica e uterina, além de aliviar dores e desconfortos.

Baddha Konasana (Postura da Borboleta)

Gomukhasana (Postura Cara de vaca)

2º Trimestre

Nesse segundo momento já é possível trabalhar posições em pé, onde o foco está na construção do equilíbrio e fortalecimento de membros superiores e inferiores, sem esquecer de atuar de forma a prevenir desconfortos na região lombar.

Nesse momento é muito importante adquirir a consciência corporal suficiente, para desenvolver melhor mobilidade e equilíbrio físico.

Tadasana (Postura da Montanha)

Balasana (Postura da criança)

3º Trimestre

Aqui na reta final o objetivo maior é a preparação para o parto, reforçando as estruturas musculares e ósseas, alinhando a coluna e diminuindo a tensão lombar.

Trikonasana (Posição do triângulo)

Virabhadrasana I (Posição do guerreiro)

Quais posições de yoga que gestantes devem evitar?

Antes de mencionar as posições de yoga não recomendadas para gestantes, é bom destacar que, mesmo as práticas aconselhadas e benéficas para a gravidez e para o bebê, estas devem ser executadas de maneira controlada sem grande intensidade.

Assim como em qualquer modalidade de atividade física, há restrições para as gestantes incluindo a consideração de seu estado de saúde e do feto, então podemos entender que há um contexto a ser avaliado profissionalmente para discernir o que pode ou não ser feito.

Porém, de uma maneira geral existem algumas posições de yoga em que não é recomendado a prática pelas gestantes independente do período de gestação.

Posturas não recomendadas

Tais posturas podem causar a pressão abdominal e do diafragma, condições que colocam o feto em sofrimento devido à obstrução de oxigênio.

Yoga no pós-parto

Como a yoga é uma prática que serve para todas as etapas da vida, nada mais justo ela ser introduzida no puerpério também.

Trouxemos um vídeo prático para mamães que querem começar agora:

Assim como foram feitos tantos cuidados durante a gestação e preparação para parto, agora é o momento de se recuperar e se manter firme em todos os aspectos para dar continuidade à maternidade.

Na rotina acelerada de ter um bebê em casa onde a mãe é exigida 24 horas por dia, essa nova mamãe precisa de um tempo para respirar e se reconectar consigo e com a sua essência para, assim, ter condições de conduzir a nova fase de sua vida.

Antes de qualquer atitude, sempre consulte o seu médico para saber se você está liberada para praticar a yoga no pós-parto, isso é fundamental.

As técnicas de posturas, de respirações e meditações são extremamente benéficas para a mulher do pós-parto relaxar o corpo, a mente e as emoções, também reposicionar o turbilhão de sensações que viveu na gestação.

Lembre-se de começar devagar, respeitando os seus limites e incluindo a yoga de maneira harmônica na sua nova rotina.

A yoga para gestantes é uma forma agradável e maravilhosa de você se organizar e aguardar a chegada de seu bebê, tendo condições físicas e mentais para viver essa fase da melhor maneira possível e, o principal, em paz.

Share.
Exit mobile version