24 de September de 2021
Sem respostas

Aparelhos elípticos: 6 principais benefícios das máquinas elípticas

Todos nós sabemos ou, em algum momento, já ouvimos falar sobre a importância das atividades físicas. Não é mesmo?

O que não poderia ser diferente, afinal, a prática da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida.

Neste caso, dependendo do tipo de atividade você poderá reduzir consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.

E para nos ajudar a conseguir implementar tais atividades em nosso dia a dia, muitos equipamentos foram criados e desenvolvidos pensados, especificamente, em como torná-los parte essencial do nosso dia a dia.

Hoje podemos contar, por exemplo, com os famosos aparelhos elípticos que, apesar de não serem tão conhecidos como as esteiras e as bicicletas ergométricas, tais equipamentos também podem trazer uma série de benefícios.

E para entender quais são esses benefícios de uma forma detalhada, basta acompanhar a leitura deste artigo até o final.

Neste texto vamos te mostrar o que exatamente é um aparelho elíptico, como usá-los e quais benefícios podemos esperar.

Índice

Afinal, o que é um aparelho elíptico?

O aparelho elíptico, ou transport, é um equipamento cardio, que simula uma caminhada ou até uma corrida, dependendo da velocidade, mas com a grande vantagem de não ter nenhum impacto, aliás, por essa razão, ele acaba sendo muito procurado por pessoas que tem problemas nos joelhos!

Fator este que torna o aparelho, inclusive, perfeito para novatos, idosos, pessoas que estejam acima do peso ou que tenham algum tipo de problema com as articulações do quadril, joelho e cotovelo.

Além disso, como grande diferencial o aparelho elíptico possui braços, que podem ser utilizados ou não, para exercitar simultaneamente os membros superiores e os inferiores, o que permite aumentar a intensidade do exercício e queimar bastante calorias.

O aparelho pode atingir diversas regiões do corpo e sua popularidade só tem aumentado por isso, já que é tido como um exercício aeróbico de baixo impacto e pode ajudar você a conquistar a boa forma que deseja, sem se esquecer de cuidar da saúde.

Outro detalhe importante é que algumas máquinas possuem até mesmo rampa de inclinação ajustável, para que você mude o ângulo do exercício, trabalhando assim outros grupos musculares.

Neste caso, ao mudar a inclinação do elíptico, você eleva a intensidade, tornando o treino mais desafiador.

Porém, é claro, o interessante é ir evoluindo e dificultando conforme o limite e a prática de cada um, sempre respeitando a limitação do corpo.

Principais tipos de aparelhos elípticos

Atualmente, podemos encontrar no mercado o aparelho elíptico em três versões distintas de funcionamento.

O aparelho mecânico, magnético e eletromagnético.

Claro, no momento de escolha é importante que você saiba que esse equipamento é acionado eletricamente por meio do painel de controle, por isso precisa estar ligado à rede elétrica.

Além disso, para escolher o tipo de aparelho ideal é importante que você considere o seu perfil, condicionamento e rotina de exercícios esperada, por isso é importante a avaliação de um médico para que ele esclareça qual é a maneira mais adequada de se fazer o exercício.

Tipos de treinos possíveis e recomendados utilizando um aparelho elíptico

Como falamos anteriormente, o aparelho permite fazer corrida, bicicleta e caminhada. Já o tipo de treino vai depender de alguns fatores: condição física e do seu objetivo.

Neste caso, se você está iniciando agora as atividades físicas e tem algum problema articular, fique atento para não exagerar.

Pensando nisso, o ideal é começar com uma leve caminhada e depois ir aumentando a intensidade aos poucos.

O interessante é que o elíptico também é usado em treinos regenerativos, muitos atletas se recuperam de alguma lesão articular, através desses treinos no aparelho.

Isso porque o elíptico permite fazer diversos tipos de treinos, seja para iniciantes, regenerativos e intensos. No final, tudo vai depender da fase que cada pessoa está em relação às atividades físicas.

Neste caso, o importante é ressaltar que você sempre alterne o peso e a intensidade sendo o mais indicado o de 20 segundos de forma mais elevada e intensa e 40 segundos mais leves de pouca intensidade.

Assim, você vai aumentando a sua capacidade aeróbica, vai conseguindo ficar muito mais tempo se exercitando no aparelho, efetivando cada dia mais seus resultados.

Principais benefícios que você poderá obter:

Baixo impacto sem riscos de lesões

Como primeiro benefício temos o fato dos aparelhos elípticos não causarem pressão e, por isso, diminuem o risco de lesões.

Como mencionamos no início do artigo, o criador do aparelho desejava criar uma máquina que colocasse menos pressão sobre as articulações, diminuindo as lesões de impacto, pensando principalmente nos idosos.

No final, o aparelho acaba sendo muito benéfico pelo seu baixo impacto para aquelas pessoas que sofrem com varizes, obesidade, doenças como osteoporose, artrite e outras doenças ósseas e articulares.

Considerado uma das melhores opções para prática de aeróbico, tais aparelhos melhoram também o seu equilíbrio e coordenação motora, já que ao executar o exercício no aparelho, mantêm as pernas e os braços em movimento, além de não perder a atenção com a respiração coordenada.

Com o tempo, você pode praticar algumas pequenas variações de exercícios, invertendo a direção dos pedais e revezando o apoio das mãos sobre o corrimão, com isso, favorecendo o equilíbrio corporal.

Fortalecimento muscular

O próximo grande benefício dos aparelhos elípticos é o fortalecimento muscular.

Tais aparelhos fortalecem significativamente, por exemplo, os quadríceps, melhorando a coordenação, através de sua grande utilização.

Já nos isquiotibiais (conjunto de 3 músculos localizados na região posterior da coxa), o fortalecimento é através da execução do movimento de forma inversa, passos e passadas para trás.

No final, o fortalecimento estende-se por toda a perna, favorecendo a resistência e induzindo ao alinhamento correto.

E o melhor é que os benefícios do Elíptico não atingem só os membros inferiores (pernas), muito pelo contrário, os movimentos feitos sobre o aparelho exigem movimento dos braços, ombros, tríceps, tórax, bíceps e costas, todos de forma simultânea ao seu treino cardiovascular, envolvendo todo o corpo.

Além disso, a postura ereta possibilita que você utilize melhor os músculos, o que podemos chamar de treinamento postural.

No final, podemos dizer que o exercício no Elíptico trabalha todo o seu corpo com uma carga horária menor.

Ajuda no processo de emagrecimento e perda de peso

Sim, além de ser um aparelho que causa poucas lesões e que ajuda no fortalecimento muscular, os aparelhos elípticos também ajudam no processo de emagrecimento e perda de peso. 

Porém, assim como acontece com os outros aparelhos, é necessário fazer a combinação com outros tipos de atividades físicas, além de ter uma dieta alimentar saudável.

Somente com essa combinação de fatores você poderá alcançar os resultados com mais eficiência.

Capacidade aeróbica

Outro grande benefício proporcionado pelos aparelhos elípticos é o aumento da capacidade aeróbica.

Muito importante para a atividade física, se a capacidade for alta, com o aumento da capacidade aeróbica, você será capaz de realizar atividades por mais tempo e não ficará com aquela falta de ar que tanto incomoda.

Aumentando sua capacidade aeróbica você aumenta também o seu ritmo cardíaco.

Praticando de 20 a 30 minutos, pelo menos 2x por semana, por exemplo, você já irá notar o aumento da sua resistência aeróbica a partir da 3ª semana.

Potencializa os efeitos em outras atividades físicas

Ao incluir os aparelhos Elípticos em sua lista de aeróbicos, você poderá potencializar sua força em outras atividades físicas, ou seja, seu condicionamento vai evoluir.

As passadas de maiores comprimentos propiciadas por esse tipo de aparelho podem, por exemplo, maximizar os efeitos esperados por essa prática.

No final, os benefícios cardiorrespiratórios, musculares e afins, melhoram o suporte e favorecem um melhor comportamento corporal para as demais atividades físicas.

Ajustável à sua rotina de treinos

Por último, mas não menos importante, temos o fato dos aparelhos elípticos nos ajudarem a exercitar de forma completa.

Acredite, apenas meia hora por dia pode ser o suficiente para seu organismo, se adaptar, se manter equilibrado e trazer resultados.

Não é demandado horas na academia e nem atrapalha suas outras atividades físicas, mas sim complementa seus treinos e otimiza seus resultados.

Claro, para obter tais resultados é importante que você utilize estes equipamentos da forma correta.

Pensando nisso, e para te ajudar, no próximo tópico vamos te passar algumas dicas de como usar esses aparelhos da forma correta.

 

Dicas de como utilizar aparelhos elípticos da forma correta

Apesar dos aparelhos elípticos serem muito práticos e fáceis de serem utilizados como você deve ter percebido. A sua utilização vai muito além de apenas subir e começar a treinar.

Pelo contrário, assim como acontece como em todo exercício, é preciso estar atento à postura da coluna, que deve estar bem alinhada, e também à posição dos pés, que precisam ficar totalmente apoiados na plataforma do simulador de caminhada, evitando assim sobrecarga articular nos joelhos e tornozelos.

O aparelho conta com uma roda de inércia que serve para orientar as passadas do usuário a cada movimento, e conta com braços de apoio, que pode ser usado para exercitar os membros superiores.

Em geral, a roda está localizada na parte traseira ou frontal do equipamento.

Neste caso, ao executar a movimentação no aparelho, é importante que o corpo esteja estável, assim a carga muscular fica somente nos membros corretos, o tronco deve ficar parado e bem estabilizado.

Você consegue também regular a carga e a intensidade ao fazer os exercícios, sempre adequado ao tipo de treinamento que vai executar.

 

Aparelho Elíptico ou Esteira: afinal, qual é a melhor escolha?

Como foi possível demonstrar anteriormente, os aparelhos elípticos ajudam também no processo de emagrecimento.

Hoje sabemos que, inclusive, o aparelho elíptico queima quase a mesma quantidade de calorias que a esteira, mas nele a sensação de esforço é menor e as articulações são poupadas.

Nele, pode-se queimar, por exemplo, de 200 a 400 calorias por hora e o condicionamento físico atingido é praticamente o mesmo que na esteira.

Na esteira, no entanto, temos a possibilidade de poder regular a inclinação e a velocidade, fazendo com que haja um maior gasto calórico e sendo ainda mais benéfico para os ossos.

O impacto sobre as articulações dos joelhos e tornozelos, em contrapartida, é maior, podendo levar a lesões.

Além disso, podemos concluir também que, tanto a esteira quanto o elíptico são ótimas opções para melhorar o condicionamento físico.

Na esteira você pode começar, por exemplo, com uma caminhada leve e ir aumentando aos poucos a velocidade até a corrida rápida.

No elíptico, no entanto, você aumenta a gradação de resistência, que nos equipamentos mais básicos vai de 1 a 7.

 

Conclusão

E aí?  O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, cada tipo de elíptico é desenvolvido com o mesmo objetivo: trabalhar os músculos eficientemente, mas sem causar danos às articulações.

Trata-se de uma ótima opção de aeróbico que você pode ajustar facilmente sem medo à sua rotina de treinos!

Porém, há alguns modelos mais indicados para se ter em casa e outros mais apropriados para instalação em academias.

Os aparelhos elípticos profissionais são, geralmente, mais robustos. Isso porque precisam suportar melhor o impacto, já que muitas pessoas os utilizam, sem contar a frequência, que é intensa.

Uma última dica bacana é prestar atenção ao tamanho da passada, porque quanto maior for, melhor será a sensação de estar fazendo uma caminhada naturalmente, garantindo conforto, principalmente para as pessoas mais altas.

Porém, queremos saber também a sua opinião. Já utilizou ou utiliza algum aparelho elíptico? O que achou?

FAQ

O aparelho elíptico vem com sistemas de rodas que fazem movimentos para trás e para frente, simulando uma corrida e trabalhando a panturrilha e a parte de trás das coxas.

Atualmente, podemos encontrar no mercado o aparelho elíptico em três versões distintas de funcionamento, o aparelho mecânico, magnético e eletromagnético. O aparelho mecânico, neste caso, exige que o usuário coloque um pouco mais de força nos movimentos para que funcione, pois esse sistema é feito por atrito.

O aparelho elíptico magnético garante que o exercício seja mais uniforme, pois a regulagem do esforço é acionada por cabos e realizada magneticamente pelos imãs internos. O mais moderno, no entanto, é o elíptico eletromagnético, sendo geralmente utilizado por semiprofissionais e profissionais, pois a sua regulagem do esforço é feita de maneira magnética.

Completo e moderno, o elíptico ajuda a trabalhar músculos da perna, o peitoral, deltoide, bíceps e tríceps.

Neste caso, comparado a esteira, o aparelho aplicar uma menor pressão sob os quadris e também sob a coluna. No final, ele ajuda a desenhar o corpo, principalmente a região das pernas.

Sim, além de ser um aparelho que causa poucas lesões e que ajuda no fortalecimento muscular, os aparelhos elípticos também ajudam no processo de emagrecimento e perda de peso. 

Porém, assim como acontece com os outros aparelhos, é necessário fazer a combinação com outros tipos de atividades físicas, além de ter uma dieta alimentar saudável.

Somente com essa combinação de fatores você poderá alcançar os resultados com mais eficiência.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados